Flor onze-horas: como cuidar e muito mais sobre esta planta!

Flor onze-horas: como cuidar e muito mais sobre esta planta!

Você sabe porque a flor onze-horas tem esse nome? Veja o significado da planta e seus principais cuidados neste artigo.


O significado da flor onze horas!

flor onze horas

A flor onze horas (Portulaca grandiflora) é parente dos cactos e de outras suculentas, seu nome se refere ao fato de que as suas flores só começam a se abrir perto das 11 horas da manhã. Isso ocorre devido a sua capacidade de abrir no horário onde terá maior incidência de luz solar, essa característica fez com que a flor onze horas se tornasse muito popular.

Suas flores irão se fechar próximo ao fim da tarde, mas em dias nublados elas não se abrem. Você aprenderá como cuidar e cultivar da flor onze horas, preste atenção em todas as dicas!

Informações básicas da onze-horas

onze horas branca


Nome científicoPortulaca grandiflora
Outros nomesOnze-horas, Portulaca
OrigemArgentina, Uruguai, Brasil
Porte0.1 a 0.3 metros
Ciclo de vidaAnual, Bienal, Perene
FloraçãoPrimavera, Verão
ClimaContinental, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Temperado, Subtropical, Tropical


A flor onze-horas é muito popular e vendida durante a primavera. Caso você encontre elas à venda no verão, observará que elas estarão tão lindas quanto estavam na primavera, o que mostra o quanto ela pode durar. Suas folhas verdes, cilíndricas e suculentas são outra indicação de que ela tolera períodos de seca.

A flor é uma das raras suculentas que podem apresentar um ciclo de vida anual, mas geralmente costumam ser perenes por mais de um ano. A onze-horas também é uma das floreiras mais apreciadas no mundo todo, justamente por que ela é fácil de cuidar e tem uma floração muito abundante.

A flor é nativa da América do Sul, elas crescem entre 7 e 23 centímetros de altura e gostam de se espalhar e cobrir o solo. As flores costumam ter cores brilhantes e suas pétalas podem ser franzidas e se parecem com rosas em miniaturas.

A flor onze-horas costumam crescer em cachos, ela é muito fácil de cuidar e crescem rápido. São plantadas na primavera, pois é quando o perigo de geada já passou. É importante cuidar onde a planta será cultivada, já que todas as partes dela são tóxicas para os animais domésticos.

Como cuidar de uma flor onze-horas

onze horas em vaso

Aqui você verá todos os cuidados necessários para cuidar da sua flor onze-horas. Elas podem ser cultivadas em jardins, bordas de canteiros, orlas com passarelas movimentadas e até em jardins de pedra.

Luz solar para onze-horas

A onze-horas irá precisar de cerca de seis a oito horas de luz solar por quase todos os dias, assim ela irá florescer melhor. Caso você a coloque em lugares com muita sombra, isso irá prejudicar o crescimento da flor e é quase provável que ela não abra suas flores.

Você pode colocar a onze-horas em uma janela que pegue muita luz solar, caso você tenha sua planta dentro de casa. Se a flor estiver em um jardim, ela precisa estar em um local estratégico para que possa ter muita luminosidade, já que ela é uma planta que ama as estações quentes e o clima tropical.

Qual tipo de solo é o melhor para onze-horas?

Essas flores irão se desenvolver em solo arenoso e para o crescimento ela precisa de um excelente sistema de drenagem. Caso o jardim da sua casa tenha um solo argiloso, cultive a flor onze-horas em recipientes, pois o solo argiloso acaba retendo muita água, e isso causará a morte da flor.

O solo arenoso acaba sendo o mais indicado, pois ele possui uma textura leve e se destaca pela grande proporção de areia e uma pequena parte de argila, sendo o ideal para flores que precisam de um solo com boa drenagem.

Quando irrigar a onze-horas

A flor onze-horas não precisa de muita umidade, mesmo não sendo muito tolerante à seca, mas para florescer é importante um pouco de umidade de uma forma equilibrada. A rega pode ser realizada se houver um longo período sem chuva, no clima quente do verão uma rega deve ser o suficiente para o desenvolvimento saudável da flor.

Se a temporada de chuva for muito longa, fique de olho e observe se o solo não ficou muito úmido, pois isso poderá danificar as raízes da onze-horas e pode até mesmo apodrecê-las.

Temperatura e umidade para onze-horas

Por ser nativa de países tropicais, a flor onze-horas gosta de muito calor e pouca umidade, mas ela pode tolerar climas úmidos e os frios da primavera, desde que ela não congele. A flor onze-horas consegue ser bem tenra nas geadas e podem morrer durante o inverno, mesmo se as temperaturas não forem tão baixas, você ainda pode perder sua flor para o frio.

Em regiões quentes não haverá problemas no desenvolvimento ou na floração da onze-horas, ela fica bem em temperaturas em torno de 26 ºC a uns 32 ºC. Caso você more em regiões que o calor atinja quase 40 ºC apenas fique de olho para ver se ela parece saudável e se o solo não está muito seco.

Adubação para onze-horas

A flor onze-horas pode tolerar um solo menos "encorpado", sem necessitar de fertilizantes. Porém, colocar fertilizantes balanceados de forma lenta no momento em que você for plantar a sua flor, pode ajudar muito no seu desenvolvimento saudável e para uma floração abundante.

Durante o período de crescimento da flor você pode fertilizá-la duas vezes, usando uma mistura rica em fósforo.

Podando a onze-horas

A onze-horas irá precisar de uma poda leve e só deve ser podada se você morar em regiões onde a flor possa sobreviver o ano todo. O início da primavera é o melhor período para realizar a poda, antes que um novo crescimento comece a surgir.

Retire as partes que parecem doentes ou que morreram, caso a sua flor esteja muito densa é possível desbastá-la para melhorar a circulação de ar, isso irá evitar o surgimento de fungos. As flores gastas não precisam ser retiradas.

Propagando a onze-horas

As flores podem ser propagadas através de estacas, muitos jardineiros possuem vários métodos de propagação. Você pode usar uma tesoura afiada e fazer uma estaca da planta "mãe", esta deve estar madura e ter florescido há pelo menos uma estação. Realiza o corte uns 3 ou 4 centímetros de comprimento e deve incluir pelo menos um nó.

Remova todas as flores e folhas do corte e coloque a estaca em uma tigela pequena com água, enquanto prepara o resto material. Pegue uma panela pequena e combine uma mistura úmida, mas bem drenada de areia, solo e pode usar musgo também.

Pegue o caule e enterre ele com o lado cortado a pelo menos 7 centímetros de profundidade desta mistura, cubra a panela com um saco plástico ou outro material que possa reter umidade. Após, mova o corte para um local onde a flor receba muita luz e fique em temperaturas quentes.

A rega deve ser feita ocasionalmente, apenas para o solo ficar um pouco úmido. As estacas devem enraizar cerca de duas semanas depois.

Como ter uma onze-horas através de sementes

O cultivo por sementes pode ser realizado, você pode plantá-la dentro de casa seis a oito semanas antes da data do último frio mais intenso que ocorreu. Coloque as no solo um pouco úmido e cubra elas, mas não muito para que as sementes possam pegar luz e assim germinar.

A germinação deve ocorrer em duas semanas, mantenha o solo ligeiramente úmido e regue as plantas só quando a parte superior do solo estiver seca. As mudas precisam ficar perto de uma janela bem iluminada caso sejam cultivadas dentro de casa.

Como fazer a onze-horas florescer

O segredo para que a onze-horas floresça bem está na umidade, se caso ela não esteja produzindo flores abundantes o suficiente, certamente algo errado com a umidade. Estas flores não gostam do solo úmido ou encharcado, e se estão em terrenos que retém muita umidade elas também não irão florescer.

Para melhorar a floração tente diminuir o número de regas, e pode colocar sua flor em um vaso durante um tempo, porque ele irá drenar a água mais rápido do que o solo.

Outro fator importante é a luminosidade, é preciso garantir que ela receba a quantidade de luz necessária, pois a onze-horas gosta de luz e calor. Certifique-se que ela receba pelo menos seis a oito horas de luz solar direta diariamente.

Caso você tenha ela em um jardim ao lado de plantas que ofuscam a luz, é preciso aparar estas plantas para que a onze-horas pegue a luminosidade necessária.

Como plantar a flor onze-horas em vasos

Para cultivar a onze-horas em recipientes você deverá usar um vaso com furos no fundo, para que a água seja drenada adequadamente. Coloque argila expandida e após um pedaço de manta de bedim, caso não tenha pode usar qualquer tecido bom para filtragem.

Depois coloque terra, também pode usar esterco ou húmus, adicione um pouco de areia e misture bem. Pegue um galho de uma onze-horas adulta, retire as folhas e enterre este galho de 2 a 3 centímetros de profundidade, após é só umedecer o solo do recipiente.

Pragas e doenças comuns da flor onze-horas

A flor onze-horas pode ficar mais suscetível às pragas durante a primavera, portanto fique de olho nos pulgões, eles sugam a umidade das plantas e caso se fizer nas pontas onde estão crescendo novas mudas, pode matar a planta.

Em períodos de muita chuva, podem aparecer lesmas e caracóis, fungos também podem aparecer, geralmente pela umidade excessiva.

Características e curiosidades da flor onze-horas

onze horas rosa

Agora que você aprendeu como cuidar e cultivar a flor onze-horas, verá a seguir algumas características importantes dessa flor encantadora que é capaz de transformar jardins deixando eles mais alegres e coloridos.

Características físicas da flor onze-horas

A onze-horas é uma planta herbácea e suculenta, os seus ramos são prostrados, macios e ramificados, as vezes podem ser avermelhados. Suas folhas são bem carnudas, com formato arredondado com cores verde ou com tons vermelhos, e apresenta uma disposição alternada.

Suas flores terminais são grandes e vistosas, elas são simples ou dobradas e podem ter uma variedade de cores e mesclas, como o vermelho, amarelo, laranja, branco, rosa e lilás.

A onze-horas é pequena, mas é muito versátil podendo ser aplicada no paisagismo. Ela pode ser capaz de formar maciços, grupos irregulares ou bordaduras, mesmo sendo flexível ela é uma planta de estrutura muito delicada, por isso não tolera pisoteios.

Floração da flor onze-horas

A floração irá ocorrer nos meses mais quentes do ano, principalmente nas estações da primavera e verão. As flores irão se abrir durante o dia, deixando qualquer jardim ou ambiente muito colorido, leve e delicado. Durante a noite ela se fecha, e se o outro dia for de Sol e muita luminosidade ela se abrirá novamente.

Preço médio e onde comprar a flor onze-horas

O preço da onze-horas pode variar muito, você pode encontrar sementes por R$ 1,50 e flores de R$ 80. Ela poderá ser encontrada nas floriculturas espalhadas pelo país, e nas demais lojas de materiais de jardinagem também pode ser que encontre sementes e mudas.

Na internet você também conseguirá comprar sementes variadas da onze-horas, conseguindo encontrar espécimes de diversas cores.

Tenha uma flor onze-horas bem cuidada decorando sua casa!

flor onze horas

A flor onze-horas é realmente encantadora, suas flores mesmo pequenas são delicadas e coloridas. Neste texto você viu as características da flor e a forma como cuidar bem dela.

Essa flor ainda pode ser usada para decorar seu jardim ou sua casa, no jardim ela trará harmonia e cor para as demais plantas. Além disso, ela é responsável por atrair muitas abelhas contribuindo para polinização e dispersão da espécie.

Dentro de casa ela pode ser usada em recipientes adequados, perto de janelas bem iluminadas ou de cômodos que recebam luz, ela pode decorar estantes, mesas de centro e mesas de canto. Certamente essa lindeza de flor vai deixar o ambiente da sua casa mais leve, alegre e muito colorido. Adquira já a sua e tenha essa beleza em casa.

Autor deste artigo

Bióloga, professora e mestranda em Bioquímica. Apaixonada pela Biologia e pelo universo das letras.

Últimos posts


As 10 melhores tequilas de 2021: José Cuervo, El Jimador e mais!

As 10 melhores tequilas de 2021: José Cuervo, El Jimador e mais!

Pensando em apreciar uma deliciosa tequila? Confira neste artigo as 10 melhores tequilas, os tipos de envelhecimento e como escolher a ideal para seu gosto.


Os 10 melhores whiskys de 2021: Jack Daniels, Ballantines e muito mais!

Os 10 melhores whiskys de 2021: Jack Daniels, Ballantines e muito mais!

Se você aprecia um bom whisky, confira aqui as opções mais recomendadas do mercado atual e aprenda a escolher a garrafa ideal para você!


As 10 melhores chapinhas de 2021: de cerâmica, de titânio, de turmalina e mais!

As 10 melhores chapinhas de 2021: de cerâmica, de titânio, de turmalina e mais!

Em busca de uma chapinha? Neste artigo, confira os 10 melhores modelos de 2021, como escolher a ideal para o seu cabelo e outras dicas de compra.


Os 10 melhores matizadores de 2021: da Salon line, Kamaleão color e mais!

Os 10 melhores matizadores de 2021: da Salon line, Kamaleão color e mais!

Indecisa sobre qual matizador comprar? Confira aqui os melhores matizadores para as diversas cores de cabelo, quando usar, tempo de duração e dicas de compra!


Os 10 melhores repetidores de sinal WiFi de 2021: da Intelbras, Xiaomi, Multilaser e muito mais!

Os 10 melhores repetidores de sinal WiFi de 2021: da Intelbras, Xiaomi, Multilaser e muito mais!

Veja aqui um guia básico para encontrar um bom repetidor de sinal Wi-Fi, uma seleção de ótimos modelos para todos os orçamentos e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Ciclismo