Iluminação de jardim: tipos como poste, balizadores e muito mais!

Iluminação de jardim: tipos como poste, balizadores e muito mais!

Neste artigo, veja dicas valiosas de como inserir uma boa iluminação em seu jardim, diferentes tipos de luz, como iluminar cada jardim e mais curiosidades!


Iluminação de jardim: iluminando a área externa da casa!

Um jardim com iluminação

A luminosidade de um jardim possibilita que as áreas externas possam ser funcionais também à noite, além de deixar mais belo o local e permitir mais segurança. A claridade do jardim além de segurança, garante também beleza e conforto para o espaço externo.

Inserindo as luzes, pode-se aproveitar o seu jardim durante à noite, seja com festas, jantares ou atividades de lazer em família, bem como também destacar árvores, arbustos e caminhos. Para garantir uma movimentação segura e evidenciar a beleza das plantas, é preciso decidir os tipos de lâmpadas e as temperaturas de cor adequadas.

Os dispositivos de luminosidade precisam ser aconselhados para uso em espaços externos para que assim possa coabitar harmoniosamente com a jardinagem. A luminosidade do jardim deve ser muito bem elaborada para dar um charme a mais a área externa, valorizando assim a jardinagem, ampliando a segurança e impedindo que alguns pontos fiquem escuros ou desprotegidos.

Tipos de iluminação de jardim externo

A luminosidade de um jardim precisa ser bem planejada de modo que seja funcional, inteligente e conforme as tendências paisagistas. Não deve apenas iluminar a parte externa, como também enriquecer os detalhes mais belos do jardim. Veja a seguir os tipos de iluminação para um jardim externo.

Poste

Poste de iluminação em um jardim

São pilares médios ou altos que fornecem luminosidade e são perfeitos para iluminação geral, que pode difundir a luz por todo o ambiente. São vários modelos que se destacam no jardim pelas suas formas e estilos. Alguns usam a energia de forma sustentável e econômica e podem ser feitos de ferro, alumínio ou metal.

Por exemplo, um poste de luz de jardim é um dos postes de luz mais solicitados, usado para luminosidade geral, facilitando a utilização em espaços externos e auxiliando na decoração. Normalmente, aconselha-se escolher por um pilar acima de 1,8 metros, o que não prejudica a visualização da área. Vale a pena investir em mini postes, especialmente para iluminação de caminhos leves ou de plantas próximas ao solo.

Cordões de luz

Luzes do jardim em uma corda

São acessórios da moda para pendurar luzes. Eles podem ser aproveitados de diferentes formas e pendurados em árvores, pérgulas ou pilares no jardim. Formam um efeito encantador na decoração e luminosidade geral de áreas externas. Vários modelos de lâmpadas podem ser usados, sejam coloridas ou brancas.

Os cordões de luz são as alternativas mais delicadas para compor a iluminação de um jardim. Seu principal benefício é ser um produto bem versátil, pois possibilita formar cenários únicos, exclusivos e personalizados.

Balizadores

Os balizadores são recomendados para a iluminação de marcação de caminhos, degraus e escadas. Com fachos de luz para baixo, inserem segurança, visão e beleza para a movimentação no jardim. Podendo ser de piso, de parede ou até pequenos bastões. Seu uso é ideal para deixar harmonioso os níveis de luminosidade, além de possibilitar uma visibilidade mais clara do caminho completo.

Um dos modelos de balizadores é como um poste de luz pequeno iluminando de baixo para cima. Normalmente fica misturado com as plantas passando completamente despercebido, podendo notar somente a claridade iluminando as folhas.

Luminárias espeto

Há vários tipos de luminárias espetos, sendo algumas com facho direcionado. Ideais em espaços de jardim que possuem forrações, pedras ou chão visível. Um dos benefícios é a praticidade no momento da instalação, pois é com um sistema de colagem no chão como “espeto”, entrando facilmente na terra. Podem ser facilmente encontrados de vários tipos, tamanhos, com luzes e potências diversas.

É possível a utilização com iluminação branca, amarela, verde ou prateada. Tudo dependerá do seu gosto, visto que o tom verde é compatível com as folhas, evidenciando um ponto do jardim. Beneficiando ainda mais, há os tipos que são articulados, pois esses direcionam a claridade sem haver a necessidade de arrancar do solo. Muito usado como balizador para apontar caminhos.

Refletores

Uma luminosidade adequada é muito importante para que um jardim possa ser desfrutado. As luzes concedidas pelos refletores para jardim deixam o espaço externo muito belo para ser visto à noite e, além do mais, em dias muito quentes, o espaço pode ser desfrutado como uma área de lazer.

Muito usado na luminosidade de decoração em jardins, sendo recomendados para a iluminação de uma parte em específica, visto que revelam uma luz muito forte e focada. Geralmente são postos no solo, com a luz de baixo para cima indo de encontro a um ponto.

São perfeitos para evidenciar ornamentos decorativos como estátuas, vasos, arbustos ou árvores. São bem comuns e muito usados nos mais diversos tamanhos e modelos de jardins. O foco de luminosidade é para um ponto estratégico no intuito de deixar evidente.

Embutidos de solo

São postos em pequenas aberturas no jardim, dessa forma exigem um bom planejamento na instalação. Dispõem de características duradouras, pois sua vida útil é alta. A luminosidade acontece de baixo para cima e são recomendados para evidenciar detalhes da arquitetura como as texturas e os revestimentos. É possível também servirem de iluminação para corredores e passagens no jardim.

Uma das principais formas de iluminação para ambiente externo, para assim embelezar as plantas. Você pode optar por esse tipo de iluminação, usando também as luzes coloridas, há a alternativa de lâmpada verde que destaca muito mais o paisagismo. Os embutidos de solo possuem a durabilidade muito longa, visto que são elaborados para serem encravados seja no chão, em pedras, granitos ou até madeiras.

Arandelas

Arandelas em um cômodo cheio de plantas

São luminárias fixas unicamente em paredes e são muito práticas para serem usadas em espaços externos e jardins. Oferecem uma luminosidade vertical indireta e bem suave. São recomendadas para a iluminação de passagens, varandas, muros e paredes em volta da residência.

Caso queira formar uma luminosidade indireta, para assim reforçar os traços de plantas e ornamentos decorativos, a sugestão é apostar em arandelas. Podem ser achadas em diversos modelos e designs inovadores, feitos de diferentes materiais como o ferro, plástico, vidro etc. Sustentam vários tamanhos e modelos de lâmpadas, no entanto, em espaços externos normalmente são usadas as lâmpadas fluorescentes e as de LEDs.

Luminárias subaquáticas

Só pelo nome já dá para ter uma noção da funcionalidade, iluminar dentro da água. São perfeitas no interior de piscinas pois deixam a água com uma visualidade muito charmosa. Entretanto, sabemos que água e energia não foram feitos para combinarem, sendo assim é de extrema importância procurar um bom eletricista e um ótimo equipamento.

Podendo escolher por uma luminosidade externa no interior da piscina, para ficar mais seguro. A piscina com iluminação seja dentro ou fora, além de indicar, ainda evidencia o jardim. As lâmpadas de LED que se alteram de coloração produzem efeitos muito interessantes.

São produzidas com utensílios adequados para que assim possam ser colocados no interior de piscinas, fontes ou espelhos d’água em jardins. Além do mais, podem ajudar na luminosidade do espaço, chamando a atenção para a visibilidade da água em um cenário surpreendente.

Lanternas

Lanterna pendurada em uma jardim

Além da luminosidade em um espaço, ainda servem como peças de decoração em um jardim. Podendo ser colocadas facilmente pela parte externa tanto pelo solo como sendo penduradas em árvores ou pérgulas, pois não necessitam de fiação elétrica.

Apresentam diversos estilos dando um ar muito aconchegante no jardim. São perfeitas para servir de decoração em festas e receber convidados ao ar livre. Os vários modelos de luminosidade de jardim possibilitam criar diversos efeitos reluzentes e são ideais para fazer com que seu jardim fique ainda mais belo, sofisticado e charmoso.

Luminária tartaruga

As luminárias tartarugas são alternativas com uma versatilidade muito maior e são muito utilizadas em ambientes próximos de piscinas, muros, varandas, churrasqueiras e jardins, dando destaque e evidenciando flores e plantas.

Você pode encontrar essas luminárias em vários modelos como oval, quadrado, redondo ou até cilíndrico, bem como em vários materiais também, como policarbonato, vidro ou até mesmo de plástico. A luminária tartaruga além de decorar, deixa uma iluminação delicada para ambientes externos, principalmente jardins.

Spots

Os spots são utensílios muito usados para iluminar ambientes que oferecem uma luz mais focada. São recomendados para a luminosidade geral de um espaço, pois sua funcionalidade é melhor em um ponto específico do ambiente. Os spots são peças bem pequenas em relação aos outros, no entanto, é preciso muito cuidado e atenção para escolher e dependendo do espaço em que será iluminado.

É preciso estar atento quanto ao tamanho da lâmpada. Além do mais, os spots também servem como elementos de decoração, visto que ajudam a compor o visual de um ambiente externo, principalmente os jardins.

Sobre a iluminação de jardim

Pequena lanterna em um canteiro de flores

Quem possui ou pretende ter um jardim, deve saber que este será um dos principais cenários da residência. Sendo assim a iluminação do jardim deve receber uma atenção muito especial. Neste post, você verá algumas dicas sobre iluminação de jardim.

Como fazer a iluminação de um jardim de inverno?

Em um jardim de inverno é preciso planejar muito bem a parte da iluminação, pois é ela que fará com que esse ambiente fique mais requintado ou leve, tudo dependerá de suas escolhas. Uma boa alternativa é utilizar spots de LED que são embutidos em paredes ou até mesmo no solo, iluminando as plantas mais altas como palmeiras.

Além de deixá-las com mais evidência, com a luminosidade embutida é possível direcionar a luz para qualquer ponto. Outra alternativa são os refletores de LED, que são utilizados em tons quentes, para dar mais conforto. Também pode ser utilizado as luminárias também de LED, preferencialmente as de pedestal e de solo, pois gastam menos energia e não deixam o espaço muito quente.

Como fazer a iluminação para jardim pequeno?

Em um jardim pequeno, a primeira etapa para realizar uma boa iluminação é conhecer muito bem as plantas que farão parte da paisagem do ambiente. As luminárias adequadas auxiliam no destaque da beleza das espécies de plantas, dando um charme a mais para o ambiente externo. Outro fator relevante é definir qual o melhor tipo de luz para um jardim pequeno.

Para evidenciar melhor as plantas, basta escolher a melhor temperatura de cor em tons amarelados, visto que podem destacar muito bem, criando um efeito mais autêntico. No mais, a luz branca também é recomendada, porém quando o objetivo for somente iluminar o espaço.

Qual a função?

A luminosidade de um jardim possui uma ligação direta com o reconhecimento de ambientes externos bem como com a qualidade de vida dos habitantes. A função da luminosidade de um jardim é fazer com que seja funcional no período noturno, deixando o espaço mais seguro e belo.

Acertar na iluminação apropriada é fundamental para que o projeto de paisagismo possa ficar o mais sofisticado possível. Além do mais, é essencial planejar a iluminação e acabamento em objetos decorativos, como vasos, móveis ou até formando espaços bem agradáveis ao ar livre.

Dicas sobre a iluminação de jardim

O jardim é um dos ambientes mais bonitos e aconchegantes de uma casa, pois é devido a ele que as pessoas podem aproveitar um pouco da natureza, mesmo estando na cidade. Para isso, é preciso um bom paisagismo e uma ótima iluminação. Confira a seguir algumas dicas para iluminar seu jardim da melhor forma possível.

Local para iluminar

Lanternas no solo e plantas

A luminosidade de ambientes externos, como os jardins, deixa o espaço com outro aspecto. Para colocar uma boa iluminação em seu jardim , deve-se primeiro verificar quais os locais serão iluminados, pois são esses que receberão a iluminação. Caso haja um caminho no jardim, este é um local que será preciso ter focos de luz. As luzes podem ser tanto altas como no solo, para deixar o espaço mais seguro.

Se o jardim tiver degraus, é fundamental que disponham de pontos de iluminação, visto que além de seguro, deixará com uma sensação de continuidade ao local. Um outro ponto do jardim que também merece uma atenção na luminosidade é a entrada, como as portas de casa e portões.

Luz quente ou fria

Um jardim iluminado com lampadas

Para esses tipos de luz, é necessário selecionar qual a melhor cor e intensidade, podendo haver variações entre as luzes quentes e frias. As luzes do tipo quente são o mais usado para uma luminosidade direta. Ideal para ser colocado em frente dos coqueiros, atrás dos arbustos ou em paredes acima de bancos, para dar um toque bem charmoso no espaço.

Já do tipo luz fria, combina com luminosidades gerais, que acontecem sempre de baixo para cima, como em luminosidades de chafarizes, no interior de sancas de gesso ou até mesmo em piscinas. Normalmente, são mais usadas para evidenciar do que para dar um toque na decoração.

Lâmpadas LED

Vários tipos de lâmpadas LED

Escolher qual o melhor tipo de lâmpada é fundamental, pois fazer uma escolha incorreta prejudica e muito não apenas seu jardim como também a saúde das plantas, afetando seu bolso também, por conta da conta de luz. Por conta disso, as lâmpadas mais indicadas são as de LED, visto que é muito mais econômico.

A durabilidade é longa e não aquece as plantas, podendo ser encontradas em diversos tons. Ainda que as lâmpadas de LED possam parecer um pouco mais caras, seu retorno é visto na duração e na economia que trazem consigo. Devido a não emissão de calor no facho de luz, a tecnologia de LED pode ser usada em vários projetos de ambientes externos, como os decks e os jardins.

As lâmpadas, luminárias ou fitas LED, por mais que estejam em contato direto com as flores e as plantas, não causará queimaduras, muito menos que as impeçam de crescer de modo rápido e saudável.

Energia solar

Painéis de energia solar

Um jardim é um ambiente de várias possibilidades para quem é apaixonado por decoração. Além do mais, é um local muito agradável pois pode ser palco de momentos inesquecíveis com a família e amigos. Contudo, esse espaço deve receber uma atenção redobrada em relação a iluminação.

A luz solar é um dos itens próprios para jardins. Além de muito prática, também possui uma pequena placa solar posta em seu interior. Fora que é o elemento chave responsável por modificar a energia captada do sol em energia elétrica, esta por sua vez será utilizada para fornecer luz nas luminárias.

Através de baterias e com a ajuda dos chamados controladores de carga, a energia é então guardada no período do dia. Quando anoitece, a luminária usa dessa energia para acionar automaticamente e clarear a área onde está instalada.

Como iluminar esses tipos de jardins

Ter um jardim em casa é sinônimo de bem-estar para todos os moradores, seja em um espaço interno ou externo. No entanto, o que deixa um jardim belo e encantador é utilizar uma boa iluminação. Veja a seguir dicas de como fazer a iluminação em jardins de culturas diferentes.

Jardim italiano

Vaso com plantas e morangos

Parecido com o jardim Francês, no entanto existe uma característica fundamental: faz uso de plantas frutíferas, flores, estátuas e especialmente fontes d’água, para deixar o jardim ainda mais bonito. Na iluminação de um jardim italiano, a sugestão é inserir luminárias para destacar plantas e árvores.

Pode-se também utilizar postes de luz que são perfeitos para iluminar um caminho ou até mesmo as plantas que ficam próximas do chão. Há vários modelos de iluminação para jardins, escolha o que mais estiver adequado para o seu estilo.

Jardim francês

Jardim francês com arbustos de formatos diferentes

Mais conhecido por ser um jardim estilo clássico. Nesse estilo de jardim, existe um domínio completo do homem com a natureza. Além do mais, possui formatos geométricos e uma perfeita simetria, desse modo as passagens são bem largas e definidas.

Na iluminação pode-se utilizar tanto os cordões de luz quanto as luminárias espetos, pois deixam com um toque bem delicado, muito romântico e charmoso. Pode ser instalado em jardins com árvores, colunas ou pérgulas.

Jardim japonês

Um jardim japonês com ponte

Nesse estilo de jardim, valorizam muito elementos como água, pedras e plantas, pois é um ambiente que traz muita paz e espiritualidade. Dessa forma, os detalhes visíveis como por exemplo as texturas e as cores não são tão importantes.

Na iluminação desse tipo de jardim, pode-se utilizar luminárias refletoras, pois evidenciam os elementos do jardim com o foco direcionado. São colocados no solo e o feixe de luz é de baixo para cima, indo em direção ao elemento que receberá o foco.

Jardim inglês

Jardim cheio de flores diferentes

Conhecido também como jardim da vovó, visto que traz consigo formas e curvas arredondadas. Por não ser completamente plano e possuir ondulações no solo é preciso de um espaço muito grande para que possa ser planejado esse estilo de jardim. Quem possui um jardim nesse estilo tem a sensação de caminhar por um bosque antigo, pois não tem nenhuma interferência humana, deixando evidente o paisagismo natural.

Por conta disso, a iluminação aqui deve ser feita através de arandelas, pois são postas nas paredes em volta do ambiente e assim, destaca os contornos de plantas e objetos decorativos, disponibilizando uma luminosidade indireta ao espaço.

Jardim indiano

Um jardim com um lago e uma estátua de elefante

Alguns dos jardins indianos mais bonitos são de fato tão em contraste com as ruínas de palácios, no qual as fundações dos palácios eram construídas de pedra, não argila. Aqueles que desejam criar um jardim exótico, diferente, nesse estilo indiano, podem complementar a paisagem com elementos misteriosos e características culturais locais, como Buda, Tigre-de-Bengala e o Elefante.

No mais, a iluminação nesse tipo de jardim deve ser feita por meio de luminárias espetou ou os refletores, pois os dois são usados para que os elementos de um jardim fiquem em destaque, visto que tem o foco de luz direcionado. São inseridos no chão e o feixe de luz é de baixo para cima, indo em direção ao elemento que receberá o foco.

Escolha um destes tipos de iluminação de jardim para valorizá-lo!

Linda lâmpada vintage no jardim à noite

Agora que você já sabe a importância de uma luminosidade em um ambiente externo de sua casa. Com as dicas dadas neste artigo, você conseguirá investir em lâmpadas assertivas para clarear, decorar e levar segurança ao espaço externo. Pode-se optar entre a luz direta ou luz indireta, porém ambas são colocadas na luminosidade externa do seu jardim.

Uma ótima luminosidade externa criará sombras, destacará objetos e plantas, iluminará seu jardim e tornará tudo mais bonito e encantador. Além do mais, para uma perfeita iluminação em seu jardim, é imprescindível fazer boas escolhas e uma delas é a escolha de ótimos materiais, visto que ficarão expostos em altas e baixas temperaturas, além de chuvas e vento.

Aproveite todas as dicas dadas aqui neste artigo, escolha qual o melhor tipo de jardim mais te agrada e mãos à obra. A partir daí, é só escolher qual o melhor tipo de iluminação que mais se adeque ao estilo do seu jardim e valorize esse espaço tão lindo em sua casa.

Autor deste artigo

Formada em Jornalismo, com um blog e um livro em andamento. Sou apaixonada pela escrita e por histórias. Nas horas vagas, amo ouvir músicas ou ver o pôr-do-sol para recompor as energias.

Últimos posts


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Avaliações do Samsung Galaxy S23 Ultra: Preço, ficha técnica e mais!

Avaliações do Samsung Galaxy S23 Ultra: Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se vale a pena comprar o Samsung Galaxy S23 Ultra? Neste artigo, conheça a ficha técnica do aparelho, vantagens, desvantagens para ver se é o ideal!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos