Dançar emagrece: barriga, quantos quilos, tipos, benefícios e mais!

Dançar emagrece: barriga, quantos quilos, tipos, benefícios e mais!

Você sabia que é possível perder quase 1000 calorias em uma aula de dança? Veja neste artigo sobre as suas principais modalidades e os benefícios!


Dançar emagrece? Quantos quilos será que queimamos?

Jovem casal dançando

Os exercícios ideias para promover o emagrecimento são aqueles que queimam muitas calorias de uma vez de maneira rápida e fácil (como corrida e natação, por exemplo). Mas além disso, é necessário combinar estes com atividades que promovem o ganho muscular, o que acontece com treinos em academias ou crossfit.

Contudo, um tipo de exercício físico que muitos não relacionam à queima de calorias são as diferentes modalidades de dança. Além de servirem de entretenimento, elas são capazes de modelarem as curvas, tonificarem músculos, melhorarem a saúde das articulações, promoverem flexibilidade e alongarem o corpo.

Contudo, a queima de calorias na dança é proporcional a energia demandada durante as aulas, por isso quanto mais intensa for a dança, maior será a taxa de emagrecimento. Hoje em dia são inúmeras as academias de dança, basta você escolher um ritmo que abarque os movimentos de seu gosto pessoal. Para saber sobre as modalidades de dança que mais queimam calorias, continue lendo o artigo a seguir.

Motivos para dançar e aprender

Homem dançando em casa

Agora que você sabe que as danças são ótimos potencializadores do emagrecimento, é importante entender quais são os principais benefícios adquiridos. Conheça as suas características a seguir.

Modela o corpo

Um dos primeiros motivos da procura desse esporte é o da melhora da estética corporal. Cada modalidade é capaz, de certa forma, trabalhar as partes superiores e inferiores do corpo, fazendo com que o praticante emagreça (isso acontece claro, com o apoio de uma dieta saudável).

A partir disso, depois de alguns meses praticando a dança é possível perceber que na região abdominal, por exemplo, onde havia tecido adiposo acumulado, houve a definição do músculo pelo ganho de massa corporal magra. Ou ainda, há o ganho de músculos nos braços e coxas, definição das costas e fortalecimento dos ossos.

Melhora a postura

Além de ser uma boa opção para quem busca emagrecer, a dança é indicada para as pessoas que sofrem de doenças ósseas e rigidez muscular (contudo, é indicado que elas façam um acompanhamento médico durante o percurso). Ademais, a dança é capaz de aumentar a flexibilidade e a força, promove a resistência e a saúde dos ossos.

A simples movimentação do corpo nesse esporte é capaz de corrigir a má postura que passa despercebido na correria do dia a dia. E ela estando endireitada, o nosso corpo é capaz de evitar lesões, deformações, desequilíbrio e dores nas costas e de cabeça.

Bem-estar

Diante de todos os pontos positivos acerca das mudanças promovidas pela dança na atividade corporal, como perda de calorias, tonificação dos músculos, ajeitamento da postura entre outros, também é necessário pontuar o bem estar que ela promove na saúde mental dos praticantes.

Ela é capaz de melhorar a autoestima e a autoconfiança, combater a depressão, a liberação de sensação de bem-estar e de prazer. De acordo com especialistas, a dança promove a regeneração de células cerebrais, ajuda a lutar contra enfermidades e, sobretudo, a lidar com a vida de uma maneira mais leve.

Existem muitos estilos de dança

Um dos motivos que acarreta a intensa procura das danças é que existem diversas modalidades, sendo capaz de agradar todos os gostos. Caso o intuito seja praticar danças clássicas e tradicionais, o balé clássico, a dança circular ou de roda se encaixam muito bem à ideia.

No entanto, se o desejo é aprender danças rítmicas e movimentadas, há o axé, break, zumba, hip hop, a dança contemporânea, de rua, entre muitos outros. Estes exclusivamente perdem muitas calorias. Mas, caso você queira colocar a sensualidade em jogo, as aulas de pole dance, funk e dança do ventre são boas opções.

Aumenta a flexibilidade

As danças de modo geral trabalham com a flexibilidade do corpo diante do alongamento dos músculos e tendões que acontecem durante a realização da dança ou antes e depois dela, no aquecimento inicial e alongamento conclusivo para relaxar o corpo dos movimentos realizados.

De acordo com profissionais, é importante ter a parte superior do corpo (ombros e braços) flexível para comandar uma maior quantidade de movimentos durante a dança. Dessa maneira, a melhora da flexibilidade a partir da dança é muito importante para o alivio de dores no corpo, para a resistência corporal, a fadiga muscular entre outros.

Tipos de danças para emagrecer

Agora que você está mais por dentro dos benefícios trazidos pelas danças no modo geral, é o momento de aprender sobre algumas modalidades e como elas atuam no fator do emagrecimento corporal. Sendo assim, continue lendo o artigo.

Zumba

Zumba

A Zumba é uma modalidade que mistura movimentos de ginástica e de outras danças. Estes acontecem ao som de ritmos latinos e internacionais como de dança e ginástica, embalados por ritmos latinos e internacionais como Cumbia, Reggaeton, Salsa e Merengue.

Um fator que chama muita atenção sobre essa dança é o seu gasto calórico: em uma aula de 1 hora é possível perder de 600 a 1.000 calorias, podendo ser comparado com atividades como Muay Thai, Corrida, Spinning e Body Attack. Entre outros benefícios estão o aumento do metabolismo, a eliminação de toxinas, a tonificação dos músculos e é claro, diversão.

Aeroboxe

O Aerobox é uma modalidade individual o qual mistura a ginástica e atividades aeróbicas com movimentos da luta (o box) embalados pela música eletrônica. Ela é a escolhida por aqueles que procuram aliviar o estresse ao mesmo tempo perderem peso e tonificarem os músculos.

Dentre os seus inúmeros benefícios estão a redução das medidas corporais, o ganho da flexibilidade, o fortalecimento de membros superiores e inferiores e a queimação de cerca de 600 calorias em 1hora de aula. É possível praticar essa modalidade em academias ou em casa com acompanhamento profissional.

Salsa

Salsa

Surgida nos anos 60, na Cuba, a salsa é uma modalidade que teve influência de outros ritmos da América Latina como o ambo, cha-cha-cha, rumba cubana, reggae e, até mesmo, do samba brasileiro. Essa dança de cunho sensual e envolvente é muito difundida no mundo todos e por isso possui várias outras modalidades.

Em 1 hora de aula, a salsa é capaz de queimar cerca de 500 calorias. Esta dança, que possui uma pluralidade de movimentos, normalmente é dançada a dois em um ritmo de percussão rápido.

Jazz

Jazz

O Jazz é uma dança que tem as suas origens a partir das danças africanas e é constituída de movimentos coreografados baseado na criação livre, contudo com base nos princípios do ballet clássico e do moderno. Apropriada para todas as idades, é uma forma de dança atual.

Essa modalidade é capaz de trabalhar o físico do praticante, tanto na força e tonicidade muscular, coordenação motora e flexibilidade. Ademais, em 1 hora de aula praticada o jazz pode eliminar cerca de 500 calorias.

Balé

Balé

O ballet, ou simplesmente balé, é uma dança muito antiga que possui origens na Itália e hoje em dia há dois tipos muito praticados: o clássico e o contemporâneo. Trata-se de uma modalidade que exige muito preparo físico, uma alimentação equilibrada e saudável.

A partir de muitos treinos, o balé atribui flexibilidade, alinhamento e a habilidade do bailarino distribuir o peso do seu corpo para que ele seja capaz de se manter em posição ereta por bastante tempo. Em uma aula de balé é possível perder cerca de 340 calorias.

Sapateado

Sapateado

Ainda há dúvidas sobre a sua origem, mas especialistas acreditam que o sapateado tenha nascido na Irlanda. Esse estilo de dança tem como características os movimentos serem acompanhados pelo sapatos que fazem ruídos ao serem batidos no chão incessantemente.

Nesse tipo de dança são aprendidos alguns passos que dão ênfase nos pés (já que o ritmo se dá pelo barulho que fazem) e a partir disso, são construídas coreografias. Essa modalidade pode gastar até 450 por aula e trabalha todo o corpo, especialmente o ganho de musculatura no bumbum, abdômen e pernas. Dentre outros benefícios estão a correção da postura e o ganho de coordenação motora.

Axé

O Axé é uma modalidade de dança tipicamente brasileira que nasceu na década de 80 no estado da Bahia e que hoje em dia, está presente de certa medida em todos os estados do país. Mistura-se com as danças de Carnaval, de frevo, dança Afro-brasileira, reggae, merengue, Forró, Maracatu e outros ritmos.


Essa dança pode queimar de 400 a 700 calorias em uma única aula e traz diversos benefícios para a saúde do corpo, como a melhoria da flexibilidade e da coordenação motora, a redução da gordura localizada. Ademais, ativa o senso criativo, divertido e sensual do praticante.

Forró

Também conhecido como "arrasta-pé", essa dança tem origem no Nordeste com o cantor e compositor Luiz Gonzaga em meados da década de 30. Normalmente, o forró é dançado em duplas com contato corporal total ou parcial. Por isso, é divertido aprender essa dança junto dos parceiros e amigos.

Essa modalidade de dança é embalada por um ritmo musical muito acelerado, é capaz de queimar cerca de 200 calorias por aula além de fortalecer os músculos das pernas, promover flexibilidade e o emagrecimento. Além de fazer essas aulas em academias de dança você pode aproveitar a época de festa junina para colocar os passos em prática.

Dança do ventre

Dança do ventre

A dança do ventre é tão antiga que não se sabe a sua origem, mas ela é fortemente influenciada pelas culturas do Oriente Médio e Norte da África. Antigamente, os movimentos de vibrações e ondulações eram usadas com intuito de aliviar dores menstruais e as contrações do parto.

Mas hoje em dia, é difundida como uma dança típica, ritualística e cultural que além de trabalhar a confiança, a sensualidade, o equilíbrio e energização ajuda no alongamento corporal, na tonificação dos músculos, e é claro na perda de peso. Em uma única aula é possível perde cerca de 350 calorias.

Funk

O funk é uma modalidade de dança que chegou no Brasil a partir da década de 60 e era tradicionalmente produzida nas periferias do Rio de Janeiro, nos chamados bailes funk. Essa dança é embalada de ritmo sincopado, percussão rápida, marcante e dançante, hoje é misturado com outros estilos musicais.

Essa dança trabalha com todos os membros do corpo, mas principalmente as coxas, a panturrilha, os glúteos, o abdômen e também os músculos das costas. Além de trabalhar a sensualidade, o funk faz o praticante perder cerca de 500 calores em uma hora de aula.

Street dance

Street dance

O Street Dance não é apenas um, mas um conjunto de estilos de danças que possuem passos fortes, sincronizados, rápidos e coreografados. E não para por aí: elas movimentam todas as partes do corpo. São chamadas assim pois eram realizadas no meio da rua ou em centros movimentados do EUA em meio a músicas de batida forte e dançante.

Nascida do Hip Hop, essa dança trabalha com a flexibilidade, coordenação motora, memorização, socialização, equilíbrio, ritmo e expressão corporal. Ademais, essa modalidade de movimentos livres e soltos é capaz de eliminar cerca de 400 calorias em 1 hora de aula.

Dança de salão

Dança de salão

Nas suas origens, as danças de salão eram realizadas em festas e confraternizações com o intuito de fortalecer o laço entre casais e amigos. Até os dias de hoje são realizadas em duplas, em que um dos integrantes possui o papel de condução.

Estes se deslocam em amplos salões e acompanham o ritmo musical que caracteriza a dança, dentre elas estão samba de gafieira, bolero, passo doble e o tango. A dança de salão fortalece o sistema muscular, aumenta a flexibilidade e resistência física, melhora a coordenação e equilíbrio, reduz a tensão da rotina e queima entre 300 e 500 calorias em 1 hora de aula.

Fatores que influenciam no emagrecimento

Pessoas dançando na academia

Além de se preocupar em aprender os passos de dança, o embalo e o ritmo da modalidade, é preciso estar atento a outras questões que envolvem a saúde do praticante. Saiba mais a seguir.

Tempo e intensidade

Como todos sabem, em toda atividade física realizada é preciso levar em consideração que os resultados levam tempo para aparecer. E na dança isso não é diferente. O emagrecimento a partir da dança demandará tempo e também será proporcional ao metabolismo do praticante.

Além disso, outro fator fundamental de se levar em conta é a intensidade ou periodicidade que será realizada a dança. De acordo com bailarinos profissionais, é indicado que pessoas iniciantes respeitem o seu tempo de aprendizado e vão mais devagar no começo para não sofrerem lesões. A partir do momento que a prática for adquirida, é possível pensar em aumentar a intensidade do exercício gradativamente.

Alimentação

Para o emagrecimento corporal se dar de maneira eficiente é necessário ter de uma alimentação equilibrada e saudável em concomitância com a prática das danças. É claro que os resultados não acontecerão se o praticante realizar as aulas de dança com grande intensidade e se alimentar de produtos industrializados e não proteicos.

Antes mesmo de começar a praticar exercícios físicos é indicado fazer exames de rotina e se consultar com um nutricionista, que fará uma dieta de acordo com o seu peso, estatura e objetivo (nesse caso, o de emagrecer). Mas, caso você já queira melhorar a sua alimentação, opte por alimentos naturais e evite produtos feitos com farinha, com muito açúcar e engordurados.

Dançar emagrece, é um bom hobby e traz bem-estar!

Casal dançando em casa

Em resumo, os benefícios de praticar uma dança vão além do fator de emagrecimento. Qualquer que for a modalidade de sua escolha, tenha certeza que ela trabalhará quase todas as partes do corpo mas de maneiras diferentes.

Ademais, os benefícios trazidos pela dança podem ser compartilhados para a saúde mental do praticante. Como vimos, a dança pode ser um forte combatente contra a depressão, é capaz de trabalhar a autoconfiança e segurança, deixa o bailarino mais feliz e habilidade para viver uma vida mais leve e tranquila.

Caso você tenha se interessado por uma ou mais danças apresentadas nesse artigo não se esqueça das informações e dicas expostas sobre elas. Além disso, fique ciente que é preciso verificar se você é apto a realizar determinada modalidade e faça acompanhamento médico por segurança.

Autor deste artigo

Estudante de Letras, redatora e revisora freelancer. Amante assídua dos livros, da escrita e de um bom café pra acompanhar.

Últimos posts


O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G24? Neste artigo, veja as especificações técnicas do celular da Motorola, vantagens, desvantagens e indicações de uso!


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G14? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


Os 10 Monitores com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Samsung, AOC, LG e muito mais!

Os 10 Monitores com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Samsung, AOC, LG e muito mais!

Neste artigo, saiba como escolher o melhor monitor com bom custo-benefício para você. Conheça as dicas essenciais de escolha e os 10 melhores modelos de 2024.


Os 16 Melhores Monitores de 2024: Dell, LG, Samsung e mais!

Os 16 Melhores Monitores de 2024: Dell, LG, Samsung e mais!

Escolher um bom monitor é essencial para o cotidiano. Veja neste artigo os melhores modelos do mercado e dicas para escolher o que mais combina com você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas Acessórios para moto