Símbolos de lavagem de roupas: conheça os significados e mais!

Símbolos de lavagem de roupas: conheça os significados e mais!

Conheça aqui os principais símbolos de lavagem, secagem e passagem de roupas e dicas de como cuidar corretamente das suas peças a cada lavagem!


Qual a finalidade dos símbolos de lavagem?

Símbolos de lavagem de roupa

As etiquetas das roupas não devem ser removidas, pois desempenham um papel muito importante que muitas vezes é ignorado pelas pessoas. As etiquetas apresentam alguns símbolos que explicam os cuidados necessários, isto é, a temperatura exata que o tecido deve receber e a forma correta de lavar as nossas roupas. Portanto, a etiqueta de cuidado atua como uma diretriz para aumentar a vida útil de nossas roupas.

Certos materiais simplesmente não podem ser submersos por períodos de tempo em água quente ou fria, ou mesmo limpos com detergentes tradicionais. As etiquetas de cuidado também explicam aos consumidores quanto calor um item pode suportar se for colocado em uma secadora ou passado a ferro para remover quaisquer rugas e vincos.

Este grupo de símbolos de etiqueta de lavanderia permite que você saiba se sua roupa é segura para passar na máquina de lavar ou se precisa de um tratamento mais delicado. Conheça aqui os principais símbolos de lavagem e aprenda os cuidados necessários para obter uma rotina de lavanderia mais eficiente!

Símbolos de lavagem com água

Pessoa lavando roupa com água

Conheça aqui os principais símbolos de lavagem com água, dentre eles, o símbolo do balde de água, o balde de água com uma mão, balde de água com traço inferior, entre outros.

Balde de água

Se você vir um símbolo que se parece com um balde com água na etiqueta da sua roupa, isto significa que não há problema em lavar esse item na máquina de lavar. Se houver um ponto no meio do balde, use água fria. Os símbolos de lavagem de roupas abaixo podem indicar a temperatura ideal, que é mostrada através do número de pontos no símbolo do balde de água.

Há também os diferentes tipos de ciclo são representados por um balde com uma ou duas linhas desenhadas sob ele. Representado como um balde cheio de água, o símbolo de lavagem informa também qual temperatura ou configuração da máquina você deve usar para lavar a peça de roupa.

Balde de água com mãozinha

O símbolo de uma mão sobre ou dentro de um balde na etiqueta da roupa indica que você deve lavar o item à mão utilizando detergente suave e água. O símbolo da lavagem à mão é o símbolo padrão universal do balde com uma mão na parte superior. Se a etiqueta de sua roupa apresentar este símbolo, significa que você não deve usar uma máquina de lavar.

Em vez disso, você poderá lavar as roupas em uma pia ou banheira pequena, usando as mãos para garantir que o líquido de limpeza seja bem esfregado no material e posteriormente enxaguado. Verifique se o seu líquido de limpeza é adequado para lavagem à mão - detergentes mais suaves foram especificamente desenvolvidos para serem lavados à mão e são seguros para elas e suas roupas.

Balde com água com traço inferior

O símbolo do balde com água no traço inferior indica que o tecido deve ser lavado com centrifugação suave e roupas mecânicas. Os tecidos de prensagem permanente devem ser tratados com produtos químicos para garantir que resistam a rugas e retenham sua forma original.

Se uma peça de roupa for permanente, isso, geralmente, significa que você não deve passá-la com o ferro. Caso haja dois traços, a lavagem deve ser feita no modo mecânico, com centrifugação muito suave ou delicada.

Balde com água com o X sobreposto

O número dentro do balde indica a temperatura em que você deve lavar a roupa. No entanto, se o balde tiver uma cruz em forma de X, não lave na máquina, este é um símbolo de proibição de máquina de lavar.

Portanto, um balde de água com um X significa que você não deve lavar esse item na máquina de lavar, devendo ser lavado as mãos ou lavar a seco (indicado por um círculo aberto), sendo obrigatório para não danificar o tecido.

Há também o símbolo com água e o X sobreposto indica que não deve ser lavado em água, nem mesmo lavado à mão. Esse símbolo de não lavar é geralmente acompanhado por um símbolo de lavagem a seco.

Balde de água com temperatura

O símbolo do balde de água com temperatura geralmente indica a necessidade de um ciclo suave, possuindo duas linhas abaixo do símbolo de lavagem padrão. O ciclo suave é para fibras delicadas como lã ou seda, ou para peças de roupa que podem ser danificadas por uma lavagem vigorosa (como tops com lantejoulas, collants ou lycra). Ajustar a temperatura e o ciclo de lavagem corretos é importante para obter ótimos resultados na lavanderia e pode até mesmo evitar danos às suas roupas.

Você poderá encontrar roupas com seis pontos, significando que você pode basicamente fervê-los. Dois pontos no meio do balde significam que água quente é o método correto. Balde com um ponto: Lave a frio. Três ou dois pontos significam que água quente é melhor. Este símbolo pode também ser indicado com o número de temperatura de lavagem você deve usar.

Como todo o sistema foi desenvolvido por franceses, esse número está em Celsius: o balde com 30 indica que a roupa deve ser lavada a frio. Balde com 40 e 60: Lave a quente.


Símbolos de lavagem a seco

Lavagem de roupa a seco

Saiba aqui os principais símbolos de lavagem a seco, representado pelo símbolo de círculo vazado, círculo com letras (A, P, F, W) e descubra o que significa o círculo com o X sobreposto.

Círculo vazado

Um círculo vazado indica para limpar a seco apenas. Um círculo vazio riscado significa que não deve ser lavado a seco, indicando que uma roupa deve ser limpa com uma lavanderia profissional. Evite lavar qualquer coisa marcada com este símbolo em sua máquina de lavar, pois pode danificar ou destruir certos tecidos. Em vez disso, leve-o a uma lavanderia profissional e aproveite seu item por muitos anos.

Círculo com a letra A

Um A dentro do círculo significa que você pode limpar o item a seco em um ciclo normal usando qualquer solvente. A lavagem a seco ainda envolve líquido, mas as roupas são embebidas em um solvente líquido sem água, o tetracloroetileno (percloroetileno), conhecido na indústria como "perc", que é o solvente mais usado.

A limpeza a seco é qualquer processo de limpeza de roupas e têxteis com um solvente diferente da água. Se você notar o círculo acima, mas tiver um 'A' dentro, isso significa que ao levar o item para a lavanderia a seco, qualquer solvente pode ser usado na limpeza. O solvente é usado para embeber a roupa para remover as manchas completamente.

Círculo com a letra F

Um F dentro do círculo significa lavagem a seco de ciclo normal apenas com solventes a base de petróleo. A limpeza a seco é simbolizada por um círculo com a letra P ou F nas etiquetas das peças de roupa.

Geralmente o círculo com a letra F significa que lavagem a seco profissional pode ser feita, havendo ainda solvente inflamável (exceto tricloroetileno) como percloroetileno e hidrocarbonetos. Portanto, estas roupas podem ser lavadas a seco na máquina.

Círculo com a letra P

Se você vir este símbolo com as letras A, P ou F, ele se refere ao tipo de solvente que pode ser usado durante a limpeza. Um P dentro do círculo significa que a limpeza deve ser feita a seco em um ciclo normal com qualquer solvente, exceto o tricloroetileno.

Também indica uma imprensa permanente para sintéticos, sendo de tecido delicado e suave. Não lave a seco, apenas deve ser secado por gotejamento. Portanto, este símbolo do círculo com a letra P significa que seu item deve ser limpo a seco profissionalmente.

Círculo com a letra W

O círculo com a letra W é o símbolo universal da lavanderia para limpeza úmida - o que não é, ao contrário da crença popular, o que você já está fazendo na máquina de lavar de sua casa. A limpeza úmida é um método de limpeza de roupas que é ecologicamente correto e seguro para suas roupas mais delicadas.

Com a limpeza úmida, água e detergente são adicionados a uma máquina especialmente feita, controlada por computador, junto com as roupas. As roupas podem ser agitadas com extrema suavidade ou secas a uma temperatura muito específica, permitindo que os limpadores personalizem completamente o processo de limpeza úmida para cada item

Círculo com o X sobreposto

Se sua roupa tiver um ícone de círculo, é uma instrução para lavagem a seco profissional. Mais especificamente, caso a sua roupa tiver um círculo com um X, isso significa que você não deve fazer a limpeza a seco dessa peça de roupa, devendo tomar extremo cuidado para não danificar a peça que está lavando. É recomendado levar neste caso para uma lavanderia que realize o procedimento.

Símbolos de centrifugação e secagem

Roupas sendo centrifugadas

A secagem é uma parte importante do processo de cuidado da roupa. Descubra aqui o que significa o símbolo de centrifugação e secagem, representado pelo quadrado com elipse, quadrado com linhas verticais e muito mais.

Quadrado acompanhado ou não de círculo

O símbolo de secagem quadrado também ajuda você a saber como secar roupas naturalmente ou com uma secadora. Saber os símbolos da máquina de secar, como o quadrado com um círculo no meio que indica que a secagem é permitida, pode ajudá-lo a evitar colocar a roupa errada na máquina de secar. Três linhas verticais no quadrado indicam que as roupas devem ser penduradas para secar, em vez de colocadas na secadora.

Uma linha curva no quadrado indica o tipo de secagem. Outros símbolos podem fornecer informações adicionais, como um quadrado com uma linha horizontal no meio significa que você deve secar o item horizontalmente, ou o símbolo riscado torcido, que indica para você não deve torcer a roupa. A temperatura adequada para a secagem é dada pelo número crescente de pontos dentro de um círculo.

Quadrado com elipse

Um quadrado representa a melhor maneira de secar sua roupa. Se você vir um quadrado ao redor de um círculo totalmente colorido, isto indica que não há problema em secar na máquina. No entanto, não se deve usar o calor, pois isto pode danificar o tecido. Não confunda com um ponto dentro do quadrado, pois este símbolo significa secar em fogo baixo, e dois pontos significam fogo médio e três pontos significam calor alto.

Quadrado com bolinha interior

O símbolo de secagem da roupa é marcado por um quadrado, e caso a secagem na máquina estiver OK para o item, haverá um círculo dentro do quadrado. Se houver apenas um ponto, isso significa que você deve secá-lo em um ambiente suave.

Quadrado com três linhas verticais

Se o símbolo quadrado de secagem de roupa tiver linhas dentro dele, isso significa que você deve secar a roupa naturalmente. Existem vários símbolos diferentes para a secagem natural. A secagem em linha é marcada por uma linha vertical dentro do símbolo quadrado de secagem da roupa.

No entanto, se o quadrado tiver três linhas verticais, isso significa que você deve secar o item naturalmente e, caso for uma linha pendurada no topo, isso significa que você deve pendurar a roupa para secar.

Quadrado com uma linha horizontal

A secagem em uma superfície plana é marcada por uma linha horizontal dentro do símbolo quadrado de secagem da roupa. Logo, caso você encontre essas palavras "secagem plana" e símbolo em uma das etiquetas de uma roupa, significa simplesmente que, após ser lavado, o item deve ser colocado em uma superfície plana, talvez com uma toalha por baixo, e secar ao ar.

A secagem em um pano seco reduzirá a chance de encolhimento de qualquer material ou no amassamento do tecido.

Quadrado com X sobreposto

O símbolo X basicamente significa que se houver um X no círculo e no quadrado, você não deve secar o item. Se você vir um quadrado ao redor de um círculo aberto com um X em ambos, isso significa que não se deve utilizar a secadora.

A roupa ou o item deve ser colocada de forma estendida para secar, o que é indicado também por um quadrado com o que parece ser um sinal de menos através dele. Ao passar roupas, você precisa usar o calor certo para um determinado tecido para que ele não fique danificado.

Símbolos de passagem

Ferro de passar roupa na lavanderia

Conheça aqui como o símbolo de passagem é representado, incluindo o símbolo de ferro com bolinha, símbolo do ferro com bolinha, símbolo do ferro com X (inferior ou completo) e muito mais.

Ferro

Muitas roupas ficam ótimas quando recém-passadas, enquanto outras podem ser danificadas pelo calor. O pictograma parece um ferro para indicar como o tecido de uma roupa ou objeto deve ser utilizado por esse equipamento. Tal como acontece com os símbolos de lavagem e secagem, o número de pontos dentro do símbolo do ferro indica a temperatura ideal.

Ferro com uma bolinha

Os símbolos na etiqueta que representam um ferro com pontos no interior indicam a temperatura máxima que deve utilizar para engomar a roupa. Se o ferro não tiver pontos, significa que pode passar a ferro a sua peça de roupa a qualquer temperatura. Se tiver um ponto, a peça deve ser passada a ferro a fogo baixo. Mais precisamente, um ponto dentro do ferro significa que não há problema em passar a até 110 graus Celsius.

A alta temperatura é indicada por três pontos dentro do símbolo do ferro, mostrando que não há problema em passar o item em uma configuração de aquecimento de até 200 graus Celsius. O calor médio é representado por dois pontos dentro do ferro e significam que não há problema em passar sua peça de roupa em temperaturas de até 150 graus Celsius.

Ferro com X

Um símbolo de ferro riscado significa que você não deve passar o item com um ferro. Se houver apenas dois pontos, você deve usar uma temperatura amena e, com um ponto, passar a peça de roupa em fogo baixo. Portanto, se houver um X no símbolo da roupa a passar, significa que você não deve passar a ferro a roupa, pois pode comprometer a qualidade do tecido.

Ferro com X inferior

O símbolo do ferro com um X inferior, ou um ferro riscado com vapor saindo por baixo, significa que você deve evitar usar a configuração de vapor ao passar a roupa, que geralmente é utilizada para amaciar e tirar as rugas formadas após a lavagem da roupa. Um símbolo de ferro vazio indica que você pode passar em qualquer temperatura, com ou sem vapor.

Usando estas dicas você saberá os significados de cada símbolo na hora da lavagem!

Mulher na lavanderia

Um símbolo de lavanderia, também chamado de símbolo de cuidado, é um pictograma que indica as sugestões do fabricante quanto aos métodos de lavar, secar, lavar a seco e passar roupas. Os símbolos da lavanderia parecem outra linguagem, mas eles informam exatamente como lavar e secar, além de fornecer informações extras sobre branqueamento e engomagem.

Lavar as suas roupas com os cuidados indicados na etiqueta ajuda a preservar a qualidade do tecido, o que significa que você irá poder desfrutar da peça por muito tempo! Não deixe de ler as etiquetas das peças e faça a lavagem correta, para o bem da suas roupas e do seu bolso também.

Aproveite nosso guia rápido sobre o que os símbolos significam para realizar a melhor limpeza sem danificar suas roupas!

Autor deste artigo

Escritora e revisora formada em Letras pela Universidade de São Paulo.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos