Tipos de figueira: espécies, como cuidar e mais!

Tipos de figueira: espécies, como cuidar e mais!

Pensando em cultivar uma figueira? Confira aqui os principais tipos de figueira que podem ser cultivados em ambientes externos e internos e seus cuidados!


O que é figueira?

Figueira vistosa ao ar livre com vários frutos.

Há muitos tipos de árvores de figueiras que são ótimas plantas domésticas e também podem adicionar vegetação ao seu jardim. A maioria das variedades de plantas dessa espécie são fáceis de cuidar. Os tipos de figueira incluem plantas semelhantes a arbustos, trepadeiras e árvores lenhosas. Além disso, elas servem como plantas decorativas, plantas alimentícias e até mesmo símbolos religiosos.

Alguns tipos de figueiras também produzem os frutos e suas variedades internas de árvores são plantas populares, como a figueira-da-folha, a seringueira, a figueira Audrey e a figueira-chorona. A razão pela qual as figueiras são tão populares em interiores é que elas são muito versáteis e atendem a uma ampla gama de necessidades de design de interiores.

Tipos de figueira externas

Conheça os tipos de figueiras que podem ficar do lado de fora da sua casa e as suas principais características. Confira!

Ficus religiosa

Árvore da espécie Ficus religiosa no jardim.

A Ficus Religiosa é uma árvore muito bonita e nativa do continente asiático, mais especificamente da Índia. Com folhas em forma de coração e longas pontas de gotejamento, esta bela espécie de Ficus irradia vibrações de sabedoria.

Conhecida como árvore "Peepal" nas línguas locais, esta espécie de folha caduca semi-perene possui grande significado histórico e religioso. É a mesma árvore sob a qual se acredita que o Buda atingiu a iluminação, por isso também conhecida pelos nomes figueira sagrada ou árvore Bodhi.

A figueira sagrada é fácil de cuidar e uma ótima planta para novatos. Cultive-a dentro de casa ou ao ar livre. As folhas de aspecto único e os seus padrões magníficos irão certamente adicionar uma vibração espiritual ao seu espaço.

Ficus deltoidea

Ficus deltoidea com folhagens na cor verde e detalhes brancos.

Ficus deltoidea é usada como planta ornamental que precisa de proteção de vidro durante os meses de inverno, em zonas onde a temperatura cai abaixo de 8 graus. Essa planta precisa de sol. Entretanto, elas são utilizadas como planta de interior porque são plantas tropicais que não resistem ao frio intenso.

Em Barcelona (Espanha) podem ser vistos em potes na entrada de lojas e hotéis. Quanto a luz do sol, elas precisam de uma exposição à luz evitando a luz solar direta nas horas mais quentes do dia. O solo pode ser uma mistura, em partes iguais, de turfa, cobertura morta de folhas e areia grossa. Transplante a cada 2 anos na primavera.

Ficus microcarpa

O Ficus microcarpa também é conhecido como a planta Ficus Nana, com suas folhas brilhantes é diferente e conhecido por seu tamanho menor e sistema radicular que se enraíza facilmente. Ficus microcarpa é relativamente fácil de cultivar ao ar livre em regiões quentes e úmidas como o norte do país, mas requer um pouco mais de paciência em áreas mais frias.

Em suas regiões nativas, a Ficus microcarpa pode atingir mais de seis metros de altura com um dossel maciço. A planta é normalmente cultivada como uma sebe baixa ou como cobertura do solo. A forma dela pode ser administrada através de uma boa poda para manter o Ficus na altura desejada.

Ficus carica

Árvore da espécie Ficus carica no jardim.

Ficus carica, mais conhecida como figueira comum, é a espécie arbórea que produz os famosos figos verdes, pretos ou roxos. As árvores são o único membro europeu nativo do gênero e são consideradas símbolos do Mediterrâneo e da Provença em particular, junto com as oliveiras.

Os figos são produzidos por um longo período de tempo e a produtividade pode chegar a 100 kg do fruto para uma única árvore. A figueira também é uma árvore frutífera muito apelativa, famosa pelo sabor delicado e consistente dos seus frutos, associados a inúmeros benefícios para a saúde.

São árvores bonitas, resistentes e versáteis, pois se adaptam à maioria dos tipos de solo. Ela é resistente a temperaturas negativas e às vezes até mais frio se houver rajadas de frio no local.

Tipos de figueira internas

Descubra a seguir, quais são os tipos de figueiras ideais para se ter dentro de caso ou em qualquer ambiente interno.

Ficus benghalensis

Ficus benghalensis com belas folhagens e frutos vermelhos.

Ficus benghalensis é uma árvore do tipo dossel, nativa da Índia e do Paquistão. É a árvore nacional da Índia, onde é comumente chamada de figueira-da-índia. Essas plantas desenvolvem raízes aéreas que, quando ancoradas no solo, crescem em troncos lenhosos que fornecem suporte adicional para a planta e permitem que ela se espalhe e forme um grande dossel.

Os espécimes da Índia são algumas das maiores árvores do mundo com base no tamanho do dossel. Na Índia, esta planta é considerada sagrada, com templos sendo frequentemente construídos sob ela.

Ficus lyrata

Árvore da espécie Ficus benghalensis no jardim.

Ficus lyrata é uma espécie de planta perfeita para ambientes internos. A planta apresenta folhas muito grandes, fortemente nervuradas e em forma de violino que crescem na vertical em uma planta alta.

Essas plantas são nativas dos trópicos, onde se desenvolvem em condições quentes e úmidas. Isso as torna um pouco mais desafiadores para o jardineiro leigo duplicar essas condições em casa.

Além disso, essas plantas são robustas e podem resistir a condições menos que perfeitas por um tempo razoavelmente longo. Por causa de suas folhas grandes, essas não são plantas naturais para serem aparadas em um tamanho administrável, embora possam ter uma poda modesta para moldar.

Ficus maclellandii

Ficus maclellandii é uma planta fácil de cultivar, relativamente nova e que dá uma excelente planta doméstica de baixa manutenção. Ela tem folhas longas e semelhante à maioria das árvores de figueira.

Além disso, ela deve ser colocada onde receberá bastante luz indireta brilhante. Não se sai bem com longos períodos de luz solar direta, no entanto, esta planta não tolera condições de pouca luz.

Idealmente, coloque-o diretamente em uma janela voltada para o sol ou a poucos metros de distância de uma janela bem iluminada. Com folhas atraentes, brilhantes, caules graciosos e arqueados que têm uma aparência quase semelhante à de uma palmeira, é uma opção versátil e atraente de folhagem verde para interiores.

Ficus elastica

Duas plantas de interior da espécie Ficus elastica em vasos de cerâmica branca.

A seringueira (Ficus elastica) pode ser a planta de casa ideal para você se você deseja uma planta de interior resistente, mas fácil de usar, que pode atingir alturas incríveis em apenas alguns anos. As folhas brilhantes ficam ótimas na maioria das casas e, embora as plantas jovens comecem pequenas, elas irão preencher o espaço em um canto vazio rapidamente.

O tamanho da Ficus elastica pode ser restrito até certo ponto com a poda regular. No entanto, você deve ter em mente que essas plantas de casa estão determinadas a crescer para cima, não importa o que aconteça e não ficam pequenas e compactas para sempre, eventualmente exigindo uma certa quantidade de espaço vertical.

Ficus benjamina

Ficus Benjamina na mesa e próximo a uma parede branca.

A figueira benjamina, também conhecida como figueira-chorona, cresce como uma grande árvore perene de folha larga em climas tropicais e subtropicais, mas é mais frequentemente cultivada como planta de casa em residências, escritórios e destaque no paisagismo comercial de interiores. Esta planta é elegante de ramos delgados que se arqueam graciosamente de um tronco cinza claro.

Quando cultivada dentro de casa, as plantas são normalmente podadas para mantê-las com cerca de 1 a 2 metros de altura, e seus troncos às vezes são trançados para fins decorativos. É uma planta de crescimento rápido e pode precisar ser replantado até uma vez por ano, mas faça isso no início da primavera para obter melhores resultados.

Ficus pumila

Entre as escolhas mais populares está o Ficus pumila, também conhecido como figo rasteiro. Ao contrário de seus primos maiores, de caule lenhoso, que querem crescer e se tornarem árvores altas, a figueira rasteira é uma planta de vinha bem comportada.

Nativa da Ásia, pode ser cultivado em jardins ou usada como cobertura do solo em vasos maiores, onde cairá em cascata pelas laterais do vaso. A figueira rasteira é um alpinista ávido e pode suportar um corte agressivo muito mais do que variedades meticulosas como a hera inglesa.

É melhor plantar no outono e vai crescer lentamente no início, aumentando o ritmo à medida que amadurece. Ela pode, eventualmente, atingir o comprimento de até 4 metros de altura.

Ficus moclame

Ficus Moclame é uma planta de casa ornamental perene. Tem lindas folhas ovais brilhantes e filtra as toxinas transportadas pelo ar do ambiente. É considerado venenoso, portanto, mantenha longe do alcance de crianças e animais.

Ela prefere luz indireta brilhante, mas se beneficia de algumas horas de sol direto, idealmente de uma exposição voltada para o sul ou oeste. A exposição oriental também pode funcionar, desde que a planta esteja diretamente na janela e o espaço pareça muito claro.

Mantenha a área o mais úmida possível, especialmente se a planta for colocada em uma área que receba mais de seis horas de luz solar direta por dia, e evite colocá-la nas proximidades de saídas de ar e correntes de ar.

Como cuidar de uma figueira

Ferramentas de jardinagem coloridas sobre a madeira.

Descubra a seguir, como cuidar de uma figueira, entre outras dicas para que a figueira se desenvolva bem.

Luminosidade para figueira

A figueira precisa de luz forte, mas apenas as plantas aclimatadas podem lidar com o sol direto. Eles gostam de ser movidas para fora no verão, mas não os coloque sob a luz solar direta. A luz brilhante e direta queima as folhas e causa a perda delas.

Dentro de casa, coloque a figueira perto de uma janela em uma sala que recebe luz forte no verão e luz mais moderada no inverno. Vire a planta ocasionalmente para que todo o crescimento não ocorra de um lado só.

Solo para figueira

Uma figueira precisa de solo fértil e bem drenado. As misturas de envasamento à base de solo devem funcionar bem para esta planta e fornecer os nutrientes de que necessita. Evite usar solos para rosas ou azáleas, pois são solos de envasamento mais ácidos.

Compre um solo argiloso com vermiculita ou perlita para drenagem, ou misture o seu próprio. Use 3 partes de argila, 1 parte de turfa e 1 parte de areia para uma mistura bem drenada. Plante em uma panela funda com orifícios de drenagem para que a água possa escoar.

Como regar a figueira

Regue semanalmente durante o verão com água à temperatura ambiente. Adicione água até que escorra do fundo da panela. Descarte o excesso de água se ela fluir para um recipiente.

Ajuste a rega para sua planta particular. Deixe o solo secar ligeiramente entre as regas. Se as folhas ficarem amarelas e começarem a cair, pode ser necessário aumentar ou diminuir a quantidade de água.

Verifique a raiz e se as raízes estiverem encharcadas, regue a planta com menos frequência. Se estiverem secas, aumente a rega. Os níveis de umidade e luz afetam a quantidade de água necessária.

Temperatura e umidade para figueira

Essas plantas não toleram baixas temperaturas ou correntes de ar. Mantenha uma temperatura acima de 15 graus o tempo todo; eles se sairão muito melhor com temperaturas acima de 21 graus. Quaisquer correntes de ar frio de janelas, portas ou unidades de ar condicionado causarão danos.

Mantenha essa planta longe de locais com correntes de ar. Elas gostam de um ambiente relativamente úmido. Borrife regularmente as folhas ou coloque uma bandeja de seixos com água embaixo da planta.

Adubação para figueira

Fertilize durante o período de crescimento ativo no verão. Você verá novas folhas aparecerem e galhos crescerem durante esse período. Use um fertilizante de uso geral diluído na metade e fertilize a cada três ou quatro semanas até que o período de crescimento ativo termine.

Não há necessidade de fertilizantes durante o inverno. Você também pode aproveitar o verão quente para deixar a figueira ao ar livre. Coloque a planta sob luz brilhante indireta durante os meses sem geada.

Plantio e replantio da figueira

Após seu plantio, perceberá que uma figueira saudável rapidamente crescerá mais do que seu vaso e sua casa. Replante apenas a cada dois anos para desacelerar o crescimento e manter a planta em um tamanho gerenciável. Ao fazer o repoteamento, use sempre solo para vasos de alta qualidade.

Propagação da figueira

O Ficus pode ser enraizado a partir de estacas de ponta com hormônio de enraizamento. Utilizam-se estacas com crescimento verde nas pontas e bases lenhosas. Se tentar com as sementes, saiba que não são fáceis de encontrar, a menos que você more em uma área tropical. Plantas de casa de Ficus normalmente não produzem sementes férteis.

Outro método, é pela colheita de estacas de caule é o método comum de propagação das variedades de videiras e arbustos. Por fim, a estratificação de ar produz uma grande planta mais rápido do que qualquer um dos outros métodos. Este processo é usado em figueiras ornamentais e tipos de árvores maiores.

Como podar a figueira

Usando ferramentas esterilizadas, pode a Ficus para manter seu tamanho pequeno e dar forma à copa. Faça a poda no final do inverno ou início da primavera, antes que o novo crescimento apareça, usando uma pequena tesoura de poda.

Faça cortes nos galhos logo acima de um nó de folha ou haste ramificada. Você verá que o novo crescimento aparecerá abaixo do corte. Remova os galhos mortos em qualquer época do ano. Faça cortes fora da gola do galho para não danificar o tronco. A poda anual pode ajudar a construir uma copa mais cheia.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da figueiras

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar de uma figueira, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar de uma figueira, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

Tenha uma destas figueiras em sua casa ou jardim!

Agricultora em uma horta de figos.

Existem mais de 850 membros do gênero Ficus, muitos dos quais se tornaram plantas caseiras populares por muitas décadas e por um bom motivo. Não são apenas atraentes e fáceis de cultivar, mas também são plantas de interior excelentes e relativamente resistentes, que podem suportar uma variedade de ambientes diferentes e até um certo grau de abandono benigno.

A família Ficus inclui um grande número de espécies, incluindo a seringueira (Ficus elastica), a figueira-da-índia (Ficus benjamina) e a figo-folha (Ficus lyrata). Figueira cultivadas como plantas domésticas são muito menores do que as que estão ao ar livre, que crescem nas zonas de robustez de plantas, como jardins, campos e etc.

A maioria das figueiras cultivadas em ambientes internos são plantas lenhosas semelhantes a árvores com troncos únicos ou múltiplos. Ao cuidar de plantas da espécie Ficus de interior, a luz, solo, poda e fertilização adequados são essenciais para uma planta saudável. Assim, não deixe de plantar essa planta de fácil manutenção e com uma beleza única a cada variedade sua.

Autor deste artigo

Redatora de Jardinagem, Casa e decoração, Turismo e Cotidiano.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos