Isca para lambari: artificial, viva, equipamentos para pesca e mais!

Isca para lambari: artificial, viva, equipamentos para pesca e mais!

Neste artigo, apresentamos as melhores iscas para pegar o peixe lambari, dicas de equipamentos de pesca e as principais características da espécie. Confira!


Isca para lambari: artificial ou natural?

Para você ter sucesso na pescaria do lambari as iscas naturais são, sem sombra de dúvida, a melhor opção. As iscas artificiais também funcionam, mas as vezes é preciso dar alguns toques na linha para chamar a atenção dos peixes, por isso que as vivas são melhores, já que são mais atrativas.

Você verá neste texto todos os itens que serão necessários para realizar a pesca do peixe lambari, não é uma tarefa muito difícil, mas com as dicas certas fica mais fácil e prazeroso de pescar o lambari.

Sobre o lambari

lambari no habitat

O lambari também é conhecido como piquira, maturi, piaba e tambiú. É muito abundante pelas águas doces do país, e só no Brasil existem mais de 300 espécies. Os mais conhecidos são o lambari-guaçu, ou do rabo-vermelho (A. fasciatus), e o tambuí ou lambari-do-rabo-amarelo (A. altiparanae). A seguir você verá todas as informações e características do lambari.

O que é lambari?

O lambari é uma designação popular as várias espécies de peixes que pertencem ao gênero Astyanax, que fazem parte da família Characidae, muito comum nas represas, córregos, rios e lagoas do país.

O nome lambari significa serrote de lâmina muito estreita, isso se deve as suas características físicas. É um peixe muito ágil, o seu pequeno porte ajuda na locomoção rápida, por isso a pescaria do lambari pode se tornar uma aventura.

Hábitos do lambari

O lambari precisa de muito oxigênio para conseguir sobreviver, por isso a poluição afeta tanto a sobrevida das populações dessa espécie, pois não irão sobreviver em águas pouco oxigenadas.

O lambari é muito importante também na cadeia alimentar, pois serve de alimentação para uma grande diversidade de animais vertebrados, mamíferos, aves, aquáticos, répteis e anfíbios. Além disso, ele contribui para a preservação das matas sendo dispersor secundário de sementes.

O lambari tem o hábito de, quando as águas começam a baixar, sair em grande quantidade dos ambientes que estavam inundados, junto com outros peixes pequenos, esse processo é conhecido como "lufada", e durante este fenômenos eles serão perseguidos pelos peixes maiores.

Características física do lambari

O lambari é um peixe de escamas considerado de porte pequeno, o seu tamanho médio para variar de 10 a 20 centímetros, mas ele dificilmente irá ultrapassar os 15 centímetros, a maior espécie é o lambari-guaçú medindo cerca de 20 centímetros.

É conhecido popularmente como a sardinha da água doce, ele tem um corpo alongado, um pouco comprimido e robusto. O lambari tem a boca pequena e uma enorme ferocidade, então costuma fisgar com bastante força.

Onde encontrar o lambari

Não é difícil encontrar os lambaris, já que se distribuem por todo o país,é uma espécie encontrada nas bacias do Paraná, Paraguai e São Francisco. Serão encontrados em águas rasas, geralmente buscando alimentos que sejam trazidos pela correnteza, nas épocas de cheias podem ser vistos também em matas inundadas.

Eles adoram represas e lagoas, mesmo que nesta haja a ocupação humana, não se importam com a presença dos humanos na água, e quando há banhistas nos locais, costumam se aproximar e até mordiscar alguns. Geralmente seus cardumes podem ser vistos nas margens e até cardumes de filhotes.

Coloração do lambari

O peixe lambari apresenta uma coloração prateada, e possui nadadeiras que variam entre amarela, preta e vermelha. Uma das suas principais características referente a coloração, é apresenta duas manchas, uma próxima à nadadeira peitoral, com uma forma ovalada e posicionada bem horizontalmente. A outra mancha possui um formato de clava e segue o pedúnculo da cauda até a região mediana do corpo

Reprodução do lambari

Na natureza o lambari realiza a fecundação externa, não migradora, ou seja, ele não sobe os rios para realizar a desova. Os lambaris não costumam ter o comportamento de cuidar da prole e seu período reprodutivo é de setembro a março, mas a desova ocorre de forma parcelada podendo ocorrer de 3 a 4 vezes ao ano.

Eles precisam de um bom local para a desova, pois gostam de se abrigar, então geralmente usarão aguapés para obter a proteção necessária e também servem como substrato para desova. Os alevinos vão surgir por volta de 30 a 6o dias após a desova.

Alimentação do lambari

Os lambaris possuem uma alimentação onívora, se alimentando de detritos, insetos, sementes, flores, frutas, pequenos crustáceos e até pequenos peixes, tudo aquilo que encontrar nas margens dos rios e lagoas.

Essa base alimentar deve ser usada como base para a escolha das iscas naturais, já que possui um cardápio extremamente variado. Mesmo pequenino, o lambari é considerado o maior predador dos rios, por causa do seu hábito de se alimentar das desovas de peixes maiores.

Predadores do lambari

Os lambaris são a base da alimentação de inúmeras espécies, diversos peixes predadores, aves e mamíferos como lontras. Aves como as garças e mergulhões apreciam muito os lambaris, até mesmo rãs, sapos e cobras d'água se alimentam dele.

O mamífero que mais costuma se alimentar do lambari é a lontra, ela possui uma grande distribuição, sendo comum em toda a América do Sul e habitando os mesmos ambientes que o lambari, por isso ele acabou se tornando um dos seus alimentos preferidos.

Pesca do lambari

pesca do lambari com vara

O lambari é um dos peixes mais abundantes das águas doces do Brasil afora. Seu porte é pequeno e se você dominar algumas técnicas e macetes não terá dificuldades em pescá-lo. O pescador que deseja pegar o lambari precisa ser ágil e rápido, só assim conseguirá pegar esses pequeninos.

Iscas artificiais e naturais para lambari

Você já sabe que as iscas naturais são sempre a melhor opção para pescar o lambari, você pode utilizar muitos itens como: minhocas, tenébrios, larvas, milho verde, formigas, bichinhos da laranja, larvas de mosca, massinhas prontas e até macarrão espaguete cozido.

Outra ótima opção é usar sagu, já que ele tem o tamanho e a consistência que se assemelha muito as ovas dos peixes. Você deve ficar atento a coloração da água, em lugares com águas claras e limpas, iscas amarelas são as ideais, já em locais onde a água está turva devido a chuva, as iscas vermelhas serão a opção mais indicada.

Equipamentos para pescar lambari

Como é um peixe muito pequeno, a pesca do lambari é uma atividade delicada, então se você usar equipamentos muito robustos o peixe ficará desconfiado, ou anzol pode rasgar sua boca devido a força.

Em relação as varas, estas devem ser bem leves, sendo indicadas as telescópicas de até 30 libras. O tamanho delas deve ser entre 3,60 e 4,60 metros, se ficar com dúvida faça um teste na região em que estiver pescando. As varas de bambu também são uma opção válida.

Dependendo da estação, terá que investir em varas diferentes. No inverno use a vara telescópica de carbono, de 5 a 6 metros, pois os lambaris estarão na parte mais funda dos rios e lagos, e também eles ficam mais "manhosos", mas quando fisgam a isca são exemplares de um bom tamanho.

Durante o verão as varas podem ser as mais curtas, de até uns 4 metros, pois nessa época eles estarão bem agitados e ficarão mais próximos da margem.

O comprimento da vara também pode diferenciar conforme o local da pescaria, se for pescar em barrancos fique sempre de olho se há árvores no local, pois elas podem atrapalhar o arremesso da linha.

As linhas devem ser incolores e mesclas, ou seja, uma parte grossa que vai até o cabo da vara e outra parte mais fina depois do girador. Já as boias devem ser as menores, sendo recomendado dos números 16 ao 10. O anzol também deve ser o menor, e escolha aqueles sem fisga.

Armadilha com garrafa pet

A pesca do lambari com garrafa pet é muito conhecida pelas pescadores que pegam o lambari, geralmente usando-o como iscas vivas para pescar outros peixes maiores. O ponto principal da pesca com a garrafa pet é qual isca você irá adicionar dentro da garrafa, você pode usar o tópico anterior para escolher as iscas.

Após a escolha das iscas, você colocará ela dentro da garrafa de forma que eles não consigam sair, eles ficarão se alimentando e não sairão mais. Você pode colocar a armadilha no local em que estará realizando a pesca e pode verificá-la a cada 30 minutos.

Melhor estação para a pesca do lambari

A estação pode sim influenciar a pesca, os lambaris ficam mais agitados durante o verão e menos no inverno. Assim, os pescadores utilizam as varas menores no verão, até três metros, pois o lambari fica se movimentando próximo á margem, se você estiver com um equipamento longo, não conseguirá pescá-lo.

Durante o inverno opte por varas de até seis metros, pois como se movimentam menos nessa estação, eles estarão localizados mais longe da margem.

Peixe lambari na gastronomia

O lambari certamente está presente nos cardápios de restaurantes de comida caseira espalhados pelo Brasil. O lambari tem uma carne saborosa e é bem aceita por quem o consome, ele pode ser adquirido em cortes de filé, enlatado, defumado e salgado. A seguir você verá dicas das melhores receitas para serem feitas com o lambari.

Como limpar o lambari

Uma das tarefas mais difíceis após a pesca do lambari é limpá-lo, uma dica valiosa é você adquirir um escamador de lambaris, estes estão disponíveis nas lojas de pesca.

Para limpá-lo você deve pegar uma quantidade de lambaris, colocá-los dentro do escamador, que é um saquinho muito parecido com os sacos de laranja, e esfregar os peixes dentro da pia. É necessário estar com a água corrente, esfregue para frente e para trás que as escamas vão saindo.

Após tirar as escamas, você pode retirar as nadadeiras, a cabeça e a cauda se quiser, depois é só abri-lo ao meio e retirar os órgãos, no fim você dois filés de lambari prontinhos para serem cozidos.

Lambari frito

O lambari frito é uma receita fácil e prática de fazer, após tê-lo limpado bem, coloque el uma vasilha com suco de limão e sal a gosto. Você deixará o lambari nesta mistura por bastante tempo, se ficar de um dia para o outro melhor ainda.

Aqueça o óleo em uma panela funda até estar no ponto de fritura, passe os filés de lambari na farinha de trigo ou farinha de rosca e coloque-o para fritar, se quiser você pode passar na farinha de trigo, em ovos e depois na farinha de rosca. Pronto, em questão de minutos você tem um lambari frito saboroso.

Lambari no forno

lambari no forno

Em um recipiente você pode colocar o suco de limão, vinho branco, alho, coentro, sal e mostarda. Coloque o peixe nessa mistura e deixe ele marinando durante 1 hora na geladeira. Após, você deverá untar uma assadeira com azeite e colocar o peixe nela, regue com mais azeite.

Leve o recipiente ao forno alto, cerca de 220 °C preaquecido. Asse por 15 minutos, virando os pedaços ao longo do tempo e estará pronto.

Lambari grelhado

O lambari grelhado também é bem simples de ser feito. Os filés do peixe devem ser colocados em uma mistura de suco de limão, sal e demais temperos à gosto, deixe marinar por cerca de 1 horas. O processo de marinar o peixe é bem importante, pois possibilita transformar a sua textura e adicionar um sabor acentuado.

Após aderir bem o tempero, leve os filés a grelha, que deve estar com uma temperatura alta, e depois de 15 a 20 minutos o peixe estará pronto.

Moqueca com lambari

moqueca com lambari

A moqueca de lambari é mais uma receita saborosa e fácil de ser feita. Lave bem o peixe e regue ele com suco de limão, deixe ele 1 hora marinando. Pegue uma panela grande e nela coloque o peixe, pimentões, cebola, tomates e coentro.

Pegue o leite de coco e regue o peixe com ele, após leve o recipiente ao fogo baixo por 20 minutos, durante este tempo mexa na panela algumas vezes. Coloque azeite de dendê e tempere com sal, depois é só servir.

Existem muitas iscas para lambari!

lambari na mão

O lambari é realmente um peixe muito versátil, ele é a base da alimentação de diversos animais e também tem a sua alimentação muito diversificada, podendo se alimentar de outros pequenos peixes.

Neste texto você aprendeu tudo sobre o lambari, todas as suas características e como pescá-los. Os pescadores que acham que pegar um lambari é tarefa fácil, se enganam, esse peixe pequenino é extremamente ágil e pode dar trabalho na hora da pesca.

Além disso, sua carne é muito prestigiada ao longo do país, e aqui você conferiu receitas práticas, fáceis e saborosas para fazer na sua casa.

Autor deste artigo

Bióloga, professora e mestranda em Bioquímica. Apaixonada pela Biologia e pelo universo das letras.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos