Cacto rabo de macaco: como plantar, cuidar e muito mais!

Cacto rabo de macaco: como plantar, cuidar e muito mais!

Já ouviu falar no Cacto rabo de macaco? Confira este artigo para conhecer mais sobre essa planta, seus cuidados, características e curiosidades!


Você conhece o Cacto rabo de macaco?

O cacto rabo de macaco com uma flor vermelha

A Família das Suculentas é uma classe de plantas que são caracterizadas por terem corpos rígidos e tecidos preenchidos por água, estruturas espinhosas com função de reter umidade e raízes eficientes. Ademais, possuem uma expectativa de vida muito longa.

Conhecido como Hildewintera colademononis, o cacto Rabo de Macaco é uma planta que leva esse nome por ter ramificações alongadas e peludas encobertas por uma infinidade de espinhos. Dessa forma, trazem a similaridade com o rabo do animal. Originária da Bolívia, essa planta é uma dentre as outras de sua família que não demandam muito cuidados e por isso, são perfeitos para as pessoas que não possuem muito tempo livre no dia a dia.

No artigo a seguir, trabalharemos as características fundamentais da aparência dessa planta, os cuidados recomendados para que essa planta cresça de forma produtiva e algumas curiosidades e significados interessantes. Venha saber mais sobre o cacto rabo de macaco!

Informações básicas do Cacto rabo de macaco

Cacto rabo de macaco com uma flor no meio


Nome CientíficoHildewintera colademononis
Outros nomesRabo-de-macaco
OrigemBolívia
PorteAté 1.2 metros de comprimento
Ciclo de VidaPerene
FloraçãoPrimavera e Verão
ClimaTropical e Subtropical

O Cacto rabo de macaco é uma espécie que se diferencia das demais pela característica pendente. Indicado ser plantado em jardins verticais ou em vasos suspensos, as suas ramificações revestidas por espinhos finos e curtos que se assemelham a uma pelúcia caem ao redor dando uma estética muito interessante para o ambiente.

Nas estações da primavera e verão surgem pequenas e delicadas flores em um tom avermelhado em alguns pontos dos caules suspensos que contrastam com o tom verde característico do cacto, e desta podem surgir até pequenos frutos (não comestíveis).

Como cuidar do Cacto rabo de macaco

Ferramentas de jardinagem em um fundo de madeira

A seguir, mostraremos alguns cuidados essenciais que você deve dar atenção durante o cultivo do cacto rabo de macaco. Dentre elas estão o tipo de solo, a periodicidade da irrigação, prevenção contra pragas e entre outros.

Iluminação para o Cacto rabo de macaco

A grande maioria das espécies cactáceas gostam de ficar expostas à luz solar. Mesmo aquelas que vivem em desertos e regiões áridas, elas conseguem sobreviver sob temperaturas altas e com escassez de água graças ao seu caule que é um grande reservatório aquífero, e também pelas profundas raízes.

Não diferente dessa situação, o cacto rabo de macaco também gosta muito de luz solar, mas cuide para que ele não fique exposto a ele o dia todo. Por isso, caso você tenha um ambiente disponível o qual pegue o sol direto da manhã e se mantenha iluminado o resto do dia, é o ideal.

Temperatura ideal para Cacto rabo de macaco

O cacto Rabo de Macaco é uma planta originária da Bolívia, e por isso como no Brasil, é de clima tropical. Dessa maneira, é comumente cultivado em regiões úmidas e de temperaturas elevadas, contudo, o caso de espécies domesticadas é diferente pois normalmente são plantadas em vasos.

Para que o desenvolvimento da planta se dê de maneira eficiente ela deve estar disposta em ambientes de temperatura entre 10 e 32°C. Caso o Rabo de Macaco esteja plantado em regiões de geada ou mais quentes do que ele pode suportar, fique ciente que ele terá problemas.

Solo ideal para o Cacto rabo de macaco

Para cultivar o cacto Rabo de Macaco são indicados solos bem aerados (isto é, que entre oxigênio) para que este conduza os compostos necessários para que as raízes se desenvolvam, que façam uma boa drenagem, ou seja, que retenha rapidamente a água em excesso da rega e que sejam leves.

Por isso, tanto os solos argilosos quanto os arenosos são ideais para o cultivo dessa planta. Contudo, caso você deseje comprar uma mistura pronta de terra, invista nos que são indicados para bonsais, pois estes não precisam ser misturados com outro substrato, combatem a podridão das raízes e possuem o pH regulado.

Rega do Cacto rabo de macaco

Como o cacto Rabo de Macaco é uma planta que floresce nas estações da Primavera e do Verão, a sua irrigação deve ser feita exclusivamente durante essas épocas. Porém, como esses vegetais vivem em ambientes quentes e de temperatura elevada, eles deverão pedir mais regas.

Um teste para verificar se o cacto necessita de rega é sentir o seu substrato com os dedos. Caso ele esteja seco é porque está na hora de regá-lo, mas cuidado com excessos pois muita umidade causará o apodrecimento dos caules e das raízes. Atente-se também aos períodos de baixas temperaturas, visto que a planta precisará diminuir a frequência das regas.

Adubos e substratos para Cacto rabo de macaco

A prática da adubação das plantas é essencial para que o seu desenvolvimento se dê de maneira produtiva e saudável. Os adubos possuem a função de reciclar os compostos orgânicos, os nutrientes e sais minerais e os substratos são matérias que dão sustentação às raízes para que estas retenham água e componentes para o seu crescimento.

No caso do cacto Rabo de Macaco é possível fazer a adubação com uma mistura de terra vegetal e de areia de construção em partes iguais. Se você deseja apenas reciclar as substâncias do cacto já plantado, basta colocar a mistura superficialmente e regá-la.

Floração do Cacto rabo de macaco

Como foi exposto anteriormente, a floração do cacto Rabo de Macaco se dá nas estações da Primavera e Verão, por isso, não deixe de se atentar aos cuidados, principalmente nessas épocas. Já nos períodos de temperaturas baixas a planta passa por uma etapa de dormência, o que significa que ela crescerá menos e não produzirá flores.

Falando em flores, do cacto Rabo de Macaco nascem lindas e delicadas flores avermelhadas que, assim como os caules, caem em pêndulos e dão um toque muito especial para o ambiente. Do ressecamento dessas flores se dá pequenos frutinhos não comestíveis que podem servir para a propagação da cactácea.

Manutenção do Cacto rabo de macaco

O cacto Rabo de Macaco é uma planta os quais seus caules podem ter mais de 1 metro de comprimento e, por isso, à medida que vão crescendo vão caindo em pêndulos ao seu redor. Para que esses caules não sofram acidentes e de desprendem desnecessariamente, é preciso fazer o seu transplante para outro vaso.

Para fazer isso, basta preparar um vaso de sua preferência com o solo aerado, de boa drenagem e leve como expusemos anteriormente. Depois, corte com uma tesoura apropriada os caules que estiverem em excesso e coloque-os na terra preparada, regue em seguida e espere que se desenvolva.

Vasos para o Cacto rabo de macaco

O ideal para o cultivo do cacto Rabo de Macaco são os vasos feitos de plástico ou de barro. É indicado que estes tenham buracos na parte de baixo para que a água da irrigação escoe e não se acumule nas raízes, promovendo o seu apodrecimento.

Ademais, uma dica para que a terra não escape por esses buracos é colocar no fundo do vaso uma manta geotêxtil antes de dispor o substrato. Para que o cultivo nestes vasos tenha uma boa drenagem, coloque também pedriscos ou brita para que retenham a água da terra, favorecendo assim a umidade.

Propagação do Cacto rabo de macaco

A propagação do cacto Rabo de Macaco pode ser realizada de duas maneiras muito simples: a primeira conduz o crescimento da planta mais rapidamente, feita pela transposição dos caules cortados do próprio cacto e plantados novamente na terra. Esse procedimento já foi ensinado logo acima.

A segunda maneira não deixa de ser eficiente, contudo o seu processo de desenvolvimento é muito lento. Ela é dada pelas sementes contidas nos frutinhos vermelhos produzidos pelo cacto, as quais devem ser plantadas em uma mistura de terra úmida e arenosa e serem regadas frequentemente.

Pragas e doenças do Cacto rabo de macaco

Dentro das espécies dos cactos, a Hildewintera é uma das que são mais propensas a atraírem invasores. Ácaros, pulgão e cochonilha são as pragas mais comuns, mas por outro lado não necessitam de processos complicados para domá-las. No caso da cochonilha basta pulverizar a planta com água ou limpá-la com uma solução de água e álcool em uma bola de algodão.

Já os ácaros são mais difíceis de serem localizados, mas caso você veja manchas marrons em torno do caule, deixe a planta bem úmida para eliminá-los. Já com os pulgões é preciso ter mais cuidado e paciência. Se for possível esfregar as folhas com uma escova de dente mergulhada em álcool facilitará a remoção do invasor.

Dicas e curiosidades do Cacto rabo de macaco

Cacto rabo de macaco em um jardim com várias folhas verdes

Um dos pontos positivos de se cultivar um cacto é que eles não demandam cuidados complexos. Para aflorar ainda mais a vontade de adquirir essa planta, acompanhe a seguir algumas dicas e curiosidades acerca da simbologia, como usar decoração e entre outros.

Forma do Cacto rabo de macaco

Diferentemente da maioria dos cactos que possuem o formato cilíndrico, tubular ou globular, o Rabo de Macaco é formado por diversos Ramos espinhosos (que são os seus caules) que se assemelham ao rabo do animal e que caem lateralmente como pêndulos.

Esses caules podem adquirir cerca de 1 metro de comprimento e os espinhos finos e curtos possuem a função de absorver a umidade do ar. Além disso, na época de floração surgem delicadas flores avermelhadas.

Conheça a simbologia dos cactos

A palavra cacto tem procedência do grego (kaktos) significando resistência, superação e adaptação. Isso pode ser explicado pelo fato dessa planta habitar situações de escassez o qual necessita lutar por água e nutrientes para sobreviver.

Servindo de exemplo para os seres humanos, essa planta nos mostra que somos capazes de vencer desafios e lidar com a solidão. Em algumas culturas a flor produzida pelo cacto simboliza sabedoria, prosperidade e perseverança.

Você sabia que todos os tipos de cactos florescem?

Até hoje, muitos dos amantes de jardinagem possuem certa aversão contra os cactos pelo seu formato peculiar e por terem o corpo vegetal coberto de espinhos (que podem ser perigosos ou não). Além disso, muitos ainda acreditam que essas plantas não atribuem nada de exuberante ao paisagismo.

Contudo, a maior parte das espécies dos cactos produzem lindíssimas, exuberantes e exóticas flores que combinam muito bem em qualquer espaço decorativo. Elas são caracterizadas por serem grandes e solitárias, nascem a partir do caule do cacto e possuírem um perfume delicioso.

Decoração usando Cacto rabo de macaco

Muitos dos cactos que são cultivados em casa (senão a sua maioria) são indicados serem plantados em vasos pela facilidade que há para transportar entre os ambientes e também, por servirem de objeto de decoração de acordo com o gosto pessoal do cultivador.

Os vasos de barro ou de plástico os quais eles vivem podem ser colocados sobre mesas, nas alturas sobre nichos, em jardins suspensos e até mesmo em canteiros na área externa da casa ou estabelecimento. Basta unir a criatividade com o cumprimento dos cuidados indicados (como por exemplo, estar em um local que bata luz solar) que o Rabo de Macaco embelezará o espaço de maneira exuberante.

Saiba o ciclo de vida do Cacto rabo de macaco

O ciclo de vida de uma planta diz respeito sobre os estágios de vida que ela passa, assim como o ser humano: nascimento, crescimento, reprodução e morte. No caso dos cactos podemos dizer que o seu ciclo é muito longo, visto que de acordo com especialistas essa planta pode chegar a viver cerca de 200 anos.

No caso do cacto Rabo de Macaco, a sua sobrevivência dependerá da qualidade dos seus recursos, como terra bem nutrida, irrigação adequada, temperatura e umidade do ar propícias, combate eficiente contra pragas e entre outros. Caso essas etapas sejam cumpridas de acordo com suas demandas, é possível que ele dure muito tempo.

O que o Feng Shui diz sobre o Cacto rabo de macaco?

Como expusemos anteriormente, os cactos de uma maneira geral simbolizam espécies de mantras que auxiliam os seres humanos a serem resistentes, persistentes, aptos à adaptação e terem força. Além disso, há uma corrente taoísta que também traz uma significação interessante para essa planta.

De acordo com ela, o Rabo de Macaco é considerado um guardião do local que habitam, e também repele os raios gama emitidos por computadores e aparelhos de TV. Ademais, ele é capaz de purificar o espaço. Por isso, caso você seja supersticioso, leve esse pensamento filosófico em consideração caso planeje cultivar essa planta!

Veja também os melhores equipamentos para cuidar do cacto rabo de macaco

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar e plantar o cacto rabo de macaco, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Decore seu ambiente com o Cacto rabo de macaco e surpreenda-se com a época de floração!

A flor desabrochada de um cacto rabo de macaco

Em resumo, o cacto Rabo de Macaco é uma espécie que se destaca dentre as demais pelo seu formato diferenciado e exótico capaz de dar um toque a mais ao ambiente, por demandar necessidades básicas como toda planta e sem muitas dificuldades. Também, colocam vida no ambiente pela produção de belíssimas flores vermelhas em duas épocas do ano.

Além de atribuir valor estético, é uma planta carregada de simbologia e significados que podem influenciar o ser humano a lidar com situações extremas do dia a dia, com suas inseguranças e expulsar energias negativas.

Caso você tenha se identificado com o cacto Rabo de Macaco e deseje cultivá-lo, não se esqueça das dicas oferecidas no nosso artigo, visto que elas são fundamentais para que o seu desenvolvimento se dê de maneira produtiva e saudável.

Autor deste artigo

Estudante de Letras, redatora e revisora freelancer. Amante assídua dos livros, da escrita e de um bom café pra acompanhar.

Últimos posts


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Considerando comprar um Samsung Galaxy S23+? Confira neste artigo a ficha técnica do aparelho, vantagens e desvantagens e comparações com outros modelo!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos