Como limpar piscina inflável: passo a passo, dicas para manter e mais!

Como limpar piscina inflável: passo a passo, dicas para manter e mais!

Possui uma piscina inflável e está com dúvidas de como cuidar e limpar? Confira aqui as melhores dicas para limpá-la e mantê-la em boas condições!


A importância de limpar a piscina inflável

Uma piscina inflável com água e uma escada

Com a chegada dos climas mais quentes a piscina inflável se torna uma ótima opção acessível para a família se divertir e refrescar, devido ao menor custo das piscinas de fibra por exemplo. No entanto, mesmo ela tendo suas diferenças da piscina convencional é preciso ter muitos cuidados que acabam por ser semelhantes.

Neste artigo, você vai encontrar um manual completo de dicas práticas para você manter sua piscina bem cuidada e água tratada. Assim, evitando problemas com irritações de pele, proliferação de mosquitos como o da dengue, e, trazendo toda a sua segurança para a sua família curtir o verão!

Como limpar uma piscina inflável passo a passo

Muitas pessoas acreditam que limpar uma piscina inflável pode ser trabalhoso e complicado. No entanto, é muito mais simples e prático do que aparenta. As piscinas necessitam de um cuidado semanal, porém o tempo gasto realizando a tarefa é bem pequeno. Veja abaixo o passo a passo completo de como limpar sua inflável.

Fazendo a escovação da piscina

Alguém com luvas usando uma esponja para limpar a piscina

A escovação é um processo importante na limpeza da piscina inflável, pois evita que sujeiras fiquem grudadas nas paredes e no fundo, consequentemente evita-se que crie lodo e suje rapidamente a água da piscina. Assim, é necessário escovar semanalmente.

Para realizar o procedimento, é recomendado o uso de uma escova própria para a piscina e uso de algum produto químico, como cloro ou algicida. Também é indicado realizar a escovação com movimentos contínuos e para o mesmo sentido, evitando assim, que a sujeira se espalhe demais. Logo, basta escovar com o produto e depois realizar os procedimentos citados logo abaixo.

Use uma peneira para remover impurezas

Uma peneira na piscina

Em época de calor em que a sua piscina inflável fica a céu aberto por um longo período é importante realizar a peneiração da água para remover impurezas que se acumulam com o tempo, como folhas e insetos que ficam na superfície da água. Este é um processo extremamente importante, pois evita o tratamento excessivo da água.

O recomendado é utilizar o peneirador de 2 a 3 vezes por semana e, assim, evitar que a sujeira se dissolva e vá para o fundo da piscina. Lembre-se também de peneirar com a movimentação para o mesmo lado, facilita o seu trabalho. Logo, quanto mais vezes for realizada a peneiração, menor será o custo e tempo gasto realizando as outras etapas de limpeza da piscina inflável.

Aspire o fundo da piscina

Um aspirador dentro da piscina

A aspiração é realizada quando já existe um nível de sujeira maior, um acúmulo no fundo da piscina e você não deseja desperdiçar a quantidade de água que está dentro dela. Para início é necessário o equipamento próprio chamado de aspirador, fácil de encontrar em lojas de piscinas e sites.

É recomendado realizar a aspiração uma vez por semana, com movimentos leves e na mesma direção para evitar que a sujeira presente se espalhe pela água. Não tem muito segredo, você consegue realizar esse processo sozinho.

Use um filtro de piscina

As mãos de uma pessoa pegando um filtro de piscina

É importante realizar o filtro de piscina até mesmo nas piscinas infláveis para manter a água tratada, evitando problemas de saúde, como dermatite, conjuntivite e outros tipos de reações alérgicas. O filtro geralmente é recomendado para piscinas que contém mais de 2.500 litros de água e pode aumentar a durabilidade da água boa em até 3 meses.

O uso do mesmo deve ser realizado diariamente por pelo menos três horas, podendo variar de acordo com a necessidade da limpeza da água. É importante seguir a indicação, pois é o filtro que vai retirar todas as impurezas presentes na água.

Sempre seque sua piscina antes de guardar

Uma piscina vazia e desmontada no jardim

É importante ter cuidado ao guardar a sua piscina inflável, para evitar o desgaste das peças da piscina e a acúmulo de lodo quando guardada ainda molhada. É recomendado desmontar ela por completo, retirar a água de todas as peças, secar bem todo o plástico e guardar apenas quando estiver completamente seca.

Caso a piscina esteja suja, também é recomendado realizar uma lavagem antes de secá-la para guardar ela da melhor maneira possível, e assim, aumentando o tempo de vida dela. Lembre-se de ter cuidado ao lavá-la e guardá-la, devido a fragilidade do material da piscina inflável.

Dicas de cuidados e manutenção de sua piscina inflável

Alguém com as mãos dentro de uma piscina inflável

Apenas realizar a limpeza da piscina inflável, como exemplificado anteriormente, não é o suficiente para mantê-la bem cuidada. Dessa forma, com as piscinas infláveis é preciso ter um olhar mais cuidadoso, devido a uma certa fragilidade que o material tem. Veja abaixo as melhores formas de cuidado e manutenção para a sua piscina inflável.

Faça uma boa limpeza na piscina antes do primeiro dia de uso

Diferente da piscina de fibra, a piscina inflável te oferece a opção de guardá-la em períodos que não tem uso. Dessa forma, quando você vai reutilizá-la, é necessário realizar a escovação completa para retirar impurezas, como por exemplo a poeira.

Logo, é recomendado que primeiro você escove todo o plástico da piscina com o cloro, depois deixe por uns minutos. Após o enxágue com água, aplique sabão e escove novamente para ter certeza que não ficou nenhum resquício do cloro e enxágue. Depois desse processo sua piscina vai estar limpa para encher com água.

Cuidado com o local de montagem

É importante ter cuidado ao escolher o local de montagem da piscina inflável para evitar que a mesma estoure ou rasgue. Com isso, é necessário averiguar se o solo possui algum tipo de irregularidade, inclinação, se o solo é úmido demais ou arenoso.

O recomendado é que você escolha um local plano, limpo e liso. Lembre-se que a superfície precisa ser bem firme para suportar o peso da piscina com a grande quantidade de água e das pessoas que a usam. Assim, evita-se que aconteça até mesmo um acidente.

Use uma lona ou capa para proteger a piscina

O uso da lona para proteger a piscina pode ser em dois sentidos. O primeiro é colocar uma lona entre o chão e o fundo da piscina para evitar que o solo a danifique, como rasgos. Assim, você aumenta o tempo de vida da sua piscina.

Outro modo é utilizar a lona ou uma capa para proteger a superfície da piscina, evitando com que caia folhas, insetos, entre outros tipos de sujeiras. Assim, a qualidade da água perdura por mais tempo e você terá menos trabalho para manter a piscina limpa. É indicado principalmente para aqueles que possuem piscina a céu aberto.

Guarde sua piscina inflável em lugares secos

É necessário guardar a piscina inflável em lugares secos para manter a qualidade do material e evitar a criação de lodo. Para isso é indicado dobrar a piscina com cuidado e guardar na caixa em que ela veio para ter maior proteção. Lembrando que guardá-la após estar completamente seca também.

Caso você não tenha mais a caixa do produto, recomenda-se que guarde em uma sacola de plástico, porém evitando lugares úmidos e próximos a objetos cortantes. Seu material por ser de plástico requer um cuidado maior, então atente-se aos detalhes.

Use um chuveiro para limpar os pés antes de entrar na piscina

O uso do chuveiro, de uma mangueira ou até mesmo de um balde d'água é indispensável, pois ao limpar os pés antes de entrar na piscina, você evita que a água da piscina suje mais rapidamente. Esse cuidado possibilita que diminua a quantidade de tratamento da água da piscina.

Muitos também recomendam a importância de jogar água em todo corpo, incluindo os pés, assim a possibilidade de levar pequenas partículas de sujeiras para a piscina de plástico é ainda menor. Assim, consequentemente, aumenta o tempo de qualidade da água e do material da piscina.

Mantenha a água da piscina limpa com produtos específicos

A água da piscina merece um cuidado especial, pois com o tempo a falta de manutenção e limpeza pode gerar proliferação de fungos, bactérias e aspecto sujo. Essa sujeira acumulada e com falta de uso de produtos específicos pode gerar problemas de saúde, como reações alérgicas.

Com isso, destaca a importância de utilizar cloro granulado e algicida para a limpeza da água da piscina. Ambos os produtos servem para livrar a água de qualquer impureza e parar a proliferação de bactérias e fungos, que devem ser usados uma vez por semana.

Limpe a piscina regularmente

A limpeza da piscina, como já citado anteriormente, é fundamental para evitar doenças e irritações da pele e olhos. Com isso, destaca a importância de manter uma rotina regular de limpeza e manutenção, você pode se basear em todos os tópicos deste artigo para compreender como funciona.

Além disso, a manutenção das piscinas infláveis são extremamente práticas e simples, basta mantê-las cobertas com uma lona, realizar a peneiração sempre que puder durante a semana, entre outros tópicos aqui discutidos.

Faça a conservação e tratamento da água

A água da piscina inflável quando não tratada corretamente possui uma durabilidade de no máximo 3 dias, com isso destaca-se a importância do tratamento. Já a conservação da água tratada é necessária para evitar gasto excessivo. Pense que toda vez que a água da piscina estiver suja, você retirar e encher de novo.

Além de aumentar notoriamente a conta de água, tem o ponto negativo prejudicial ao meio ambiente. Então, destaca-se novamente a necessidade de seguir as dicas de uso de lona na superfície para evitar sujeira e o uso dos produtos químicos para tratar a água de sua piscina inflável.

Tipos de piscina inflável

Antigamente as piscinas infláveis seguiam um modelo padronizado, os com suportes de alumínio, o famoso modelo que muitos possivelmente tenham lembranças antigas. Mas hoje em dia, há uma gama maior de modelos, formatos e cores. Sendo possível encontrar também de diversos valores. Segue abaixo a indicação de dois modelos mais utilizados pelos adoradores de piscinas infláveis!

Redonda inflável

Uma piscina inflável e redonda no jardim com uma mangueira dentro

As piscinas redondas totalmente infláveis são consideradas mais práticas na hora da montagem, justamente por não possuir suportes de montagem. Elas possuem entrada de ar nas bordas que precisam ser enchidas com uma bomba específica, ao terminar basta enchê-las com água e pronto, está finalizada a montagem! A piscina cria maior formato depois do abastecimento de água.

Por outro lado, as piscinas redondas precisam de uma atenção maior, pois por não possuir estruturas de ferro e caso aconteça um rasgo na borda, pode causar acidentes desastrosos. Além dos reparos das piscinas redondas serem difíceis de encontrar e realizar.

Piscina com armação de ferro

Uma piscina com armação de ferro e um instrumento de limpeza preso no ferro

As piscinas com armação de ferro já estão no mercado há mais tempo e possuem estruturas de alumínio que dão sustentação e apoiam nas bordas da piscina, passando por um cano PVC. A partir dessa estruturação a piscina assume seu formato, geralmente são retangulares.

Outro ponto importante é que as piscinas com armação de ferro possuem um custo-benefício maior devido a sua facilidade de reparo, caso precise repor alguma peça basta ir ao fornecedor onde comprou a piscina.

Tenha uma piscina inflável sempre limpa usando estas instruções!

Uma piscina inflável e redonda cheia de água e duas bóias

Quem não deseja a facilidade e o preço baixo de possuir sua própria piscina inflável no quintal de sua casa, não é mesmo? Mas para isso, não deixe de seguir as dicas citadas acima neste artigo para mantê-la sempre limpa e a água da hidratada. Assim, evitando riscos de acidentes e cuidando da saúde das pessoas que a usam.

Além disso, não se esqueça de ter cuidado com crianças e animais ao usar as piscinas infláveis, pois em caso de uso inadequado, há um risco de acidente e rasgo da piscina. Hoje em dia, existem piscinas infláveis das mais variadas cores e jeitos. Agora basta você adquirir sua piscina do modelo de sua preferência e aproveitar o verão com os amigos e familiares!

Autor deste artigo

Psicóloga, bailarina e amante da natureza. Tenho apreço em atividades ao ar livre e uma boa leitura.

Últimos posts


Os 16 Melhores Presentes para Amigo Secreto de 2022: Mochila, livros e muito mais!

Os 16 Melhores Presentes para Amigo Secreto de 2022: Mochila, livros e muito mais!

Quer surpreender com o melhor presente para amigo secreto? Veja neste artigo dicas de como escolher o ideal e um ranking com as 16 melhores opções do mercado!


As 10 Melhores Máquinas de Estampar Camisetas de 2022: Pelegrin, Sun Special e muito mais!

As 10 Melhores Máquinas de Estampar Camisetas de 2022: Pelegrin, Sun Special e muito mais!

Em dúvida sobre qual é a melhor máquina de estampar camisetas? Veja dicas de como escolher a máquina ideal e uma seleção com os 10 melhores modelos de 2022!


Os 10 Melhores Fones com Cancelamento de Ruído: Soundcore, JBL e mais!

Os 10 Melhores Fones com Cancelamento de Ruído: Soundcore, JBL e mais!

Procurando um fone com cancelamento de ruído? Confira nosso artigo com as melhores dicas de como escolher o seu e os 10 melhores modelos disponíveis!


Os 10 iPhones com Melhores Câmeras em 2022: iPhone 13 Pro, iPhone SE e mais!

Os 10 iPhones com Melhores Câmeras em 2022: iPhone 13 Pro, iPhone SE e mais!

Quer a qualidade Apple para registrar momentos incríveis? Neste artigo, apresentamos os 10 iPhones com melhores câmeras em 2022, como escolher e onde comprar!


Os 20 Melhores Notebooks de 2022: Samsung, Dell e mais!

Os 20 Melhores Notebooks de 2022: Samsung, Dell e mais!

Em dúvida sobre qual é o notebook ideal para o que você precisa? Veja os 20 melhores modelos de 2022 e dicas de como escolher a opção mais adequada ao seu uso!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Saúde sexual Treinos Sapatos