Árvore do viajante: em vaso, como cuidar, características e mais!

Árvore do viajante: em vaso, como cuidar, características e mais!

Quer plantar uma árvore do viajante? Este artigo é para você! Conheça dicas de cuidado, onde plantar e outras curiosidades sobre esta bela planta.


Árvore do viajante: a planta que parece um leque

árvore do viajante e um céu azul

A Ravenala madagascariensis, também conhecida como árvore do viajante, é uma belíssima planta que conquistou lugar especial dentre jardineiros do mundo todo, e tornou-se bastante popular no meio do paisagismo por causa de sua beleza exótica composta pela forma exuberante e pelas folhas gigantes que chamam bastante a atenção de quem é apaixonado pela natureza.

Ficou com vontade de ter uma em seu quintal? Então leia a seguir inúmeras informações sobre essa bela planta, sobre todos os cuidados necessários para realizar o cultivo dela, e além disso diversas curiosidades acerca de seu nome, origem e características interessantes sobre as folhas.

Informações básicas da árvore do viajante

Árvore do viajante e ao fundo prédios de uma cidade


Nome CientíficoRavenala madagascariensis

Outros Nomes

Árvore-do-viajante, Palmeira-dos-viajantes
OrigemMadagascar, África
PorteDe 9 a 15 metros de altura
Ciclo de VidaPerene
FloraçãoOutono
ClimaTropical

A Árvore-do-viajante é uma planta de grandes proporções, tanto de altura, facilmente superando a marca dos dez metros de altura, quanto de largura, já que suas folhas se abrem em um leque. Com isso em mente, é claro que o plantio dessa planta deve ser em ambientes bem abertos, ou externos de preferência. Essas plantas também gostam bastante de temperaturas elevadas, já que vieram da ilha tropical de Madagascar, localizada no sudeste do continente africano.

Como cuidar da árvore do viajante

Ferramentas de jardinagem em um jardim

Esta planta tropical, que pode chegar a atingir até 8 metros de altura, é ideal para ser plantada em jardins, fazendas ou parques bastante espaçosos e abertos e que permita seu crescimento, seja isolada em algum canto ou junto com outras plantas. No entanto, quais os cuidados essenciais? É uma planta que necessita de muito comprometimento?

Continue lendo a seguir sobre os cuidados mais essenciais dessa planta e quais o solo, a iluminação e a quantidade de água ideais, além de também aprender como prevenir e tratar doenças e pragas, para que assim, você possa admirar o crescimento vigoroso da sua Ravenala madagascariensis radiante em seu lar.

Vasos para plantar árvore do viajante

A Árvore do viajante pode ser plantada em vasos, dito isto, seu crescimento é refreado quase que totalmente, nessas condições, seu leque não passa de apenas algumas folhas, e ela mal chega a desenvolver um caule principal que garante alturas mais elevadas. Mesmo assim, se for do seu desejo realizar o plantio dessa maneira, naturalmente é necessário tomar alguns cuidados para garantir o bom crescimento e a saúde plena da sua muda.

Quando plantada em vaso, deve ser garantido para a árvore do viajante um bom escoamento. O substrato deve ser aerado e de boa drenagem, a água deve escoar livremente e não deve-se usar prato embaixo do vaso, já que ele canaliza a água e pode umedecer demais a planta, o que pode levar ela ao apodrecimento.

Iluminação ideal para árvore do viajante

Sendo proveniente de uma região com temperaturas elevadas e clima tropical, a árvore do viajante adora bastante luz solar. É extremamente importante que ela receba pelo menos duas horas diárias de sol, idealmente a incidência de luz deve ser direta, mas luz indireta na meia sombra já é suficiente. Quanto mais luz do sol a árvore do viajante receber, mais saudável ela será, e mais forte ela crescerá.

Temperatura ideal para árvore do viajante

Em Madagascar, local de origem da árvore do viajante, as temperaturas são elevadas. A fauna e a flora encontradas nessa ilha são muito peculiares, e são muito bem adaptadas para esse habitat. Portanto, é de extrema importância se atentar para a temperatura, já que essa planta mal suporta temperaturas baixas, e muita exposição a essas condições adversas rapidamente podem levá-la à morte.

Falando especificamente de graus, o intervalo ideal para o cultivo da Árvore do Viajante é entre 17 e 30 graus Celsius. Percebe-se que o recomendado é uma faixa de temperatura moderada.

Rega da árvore do viajante

O clima tropical da ilha de Madagascar é bastante úmido, a preferência da árvore do viajante não podia ser diferente. Essa é uma planta que precisa estar em solo constantemente úmido. As regas são frequentes, mas é bom fazê-las com moderação, pois da mesma forma que falta de água é prejudicial, excesso de água pode encharcar as raízes da planta e ocasionar doenças.

Para uma rega infalível, cheque sem falta a umidade presente no substrato próximo à planta, se ele estiver seco, está na hora de regar. Além disso, pode-se apontar que a frequência de regas sofre mudanças conforme o método de plantio e a estação atual.

Caso você tenha a sua árvore do viajante plantada em um vaso, durante o verão as regas são quase diárias, já durante o inverno é recomendado que se diminua consideravelmente a frequência delas. Caso a árvore do viajante esteja plantada no chão, é bom que as regas sejam frequentes durante o período inicial da vida da planta, mas conforme ela vai crescendo a quantidade pode ser diminuída tanto no verão quanto no inverno.

Solo ideal para árvore do viajante

Há dois fatores que são de extrema importância quando se trata do solo onde a árvore do viajante está plantada: os nutrientes nele presentes; e a capacidade de drenagem dele. Considerando o primeiro fator, o recomendado é que haja grande abundância de matéria orgânica no solo, a matéria o tornará fértil, e oferecerá os nutrientes necessários para que a árvore do viajante chegue com força até a fase adulta.

Já para o segundo fator, o tipo de solo recomendado é aquele que força torrões, que não fica muito compactado, e assim oferece um bom escoamento para a água.

Adubos e substratos para árvore do viajante

Como dito anteriormente, o solo para o cultivo da árvore do viajante deve ser rico em nutrientes, para permitir um crescimento pleno até a fase adulta. A adubação é uma forma efetiva de suprir esses nutrientes para a planta, mas para se obter melhores resultados é importante fazer a escolha certa do adubo.

A árvore do viajante responde bem à fertilizantes que são ricos em nitrogênio, ele é um elemento que estimula a produção de folhas, e também a viçosidade delas. Outras alternativas são: torta de mamona, uréia ou NPK na proporção 20-10-10.

Poda da árvore do viajante

A poda é parte essencial do desenvolvimento de toda planta, consistindo basicamente no corte de folhas velhas afim de direcionar a força da planta para um crescimento mais pleno, a poda é ainda mais importante para plantas como a árvore do viajante. O leque da planta deve ser composto por folhas novas e resistentes, que suportam as condições adversas da grande altitude e fortes ventos. Folhas velhas e secas podem inclusive oferecer risco à segurança de quem passa próximo da árvore, já que podem cair e acertar as pessoas.

Retirando folhas velhas, a planta pode focar nas folhas novas, fazendo-as crescer mais plenamente, com uma quantidade menor de folhas, o peso da árvore também fica menor, o que previne esforço excessivo no caule para suportar o peso.

Pragas e doenças comuns da árvore do viajante

Toda espécie de planta está sujeita a uma série de doenças e pragas que podem levá-las inclusive à morte se não forem tratadas direito. Plantas são acometidas por doenças quando ficam fracas e pouco resistentes à elas, para prevenir que elas enfraqueçam é necessário suprir na medida certa todas as necessidades delas, sem faltar e sem exagerar. No caso da Árvore do Viajante, o principal fator que deve ser atendido com cuidado é a rega.

Regar em excesso pode ser extremamente prejudicial à saúde dela. Com o solo encharcado fica propício o surgimento e proliferação de fungos, que tomam conta das raízes da planta. Os fungos roubam nutrientes do solo e com o tempo as raízes vão apodrecendo. Isso faz com que a planta fique cada vez mais fraca, até que ela morra.

Como fazer mudas de árvore do viajante

O método mais efetivo é a divisão de mudas, ou touceiras. Técnica também empregada com bananeiras, é necessário que você parta toda a estrutura da planta que seja necessária para o seu desenvolvimento, e assim separando duas metades capazes de se sustentarem de forma independente.

Ao realizar esse procedimento com a sua árvore do viajante, retire-a do vaso, exponha toda a raiz da planta, encontre o meio entre as folhas e parta ali, separando o leque e as raízes da forma mais igual possível. Em seguida, plante em locais diferentes as duas novas mudas.

Sobre a árvore do viajante

Árvore do viajante encostada em uma parede

A exótica árvore do viajante não para por aqui com suas surpresas, desde a origem de seu curioso nome, até as minúcias de seu belo leque de folhas, ainda há muitos fatos e curiosidades que essa bela e exuberante planta tem a oferecer. Leia a seguir, e conheça todas essas informações e mais.

Características das folhas da árvore do viajante

Sem sombra de dúvida as folhas são a parte mais chamativa da árvore do viajante. Essas folhas vêm em formato de leque, similares às folhas de bananeira, elas crescem imensas, e chegam a um comprimento de até três metros. Enquanto crescem elas são protegidas por espatas, estas que são estruturas resistentes e duras, em formato de canoa e de coloração em degradê de amarelo na base, para verde nas pontas.

Conforme o tempo vai passando, novas folhas vão surgindo. As folhas mais velhas dessa forma secam e caem, revelando nesse processo o tronco cinza e resistente da planta. O período mais comum de renovação da folhagem é no outono.

Onde plantar a árvore do viajante?

A árvore do viajante pode ser plantada em um vaso ou no chão, no primeiro dos casos, o crescimento dela é quase completamente comprometido, então a planta não alcançará toda a estatura e beleza que a faz tão famosa. Em um vaso, o leque que a planta forma é contido em apenas algumas folhas, que alcançam uma altura máxima de dois metros, e uma espessura também diminuída.

O plantio dessa maneira oferece algumas vantagens, já que é mais fácil controlar a exposição da planta à condições climáticas que podem ser adversas como muito vento ou muito frio. Já a outra maneira de se plantar, é a que melhor se aproveita do tamanho da planta, permitindo que ela alcance seu maior potencial.

Plantar a árvore do viajante no chão, significa não conter o crescimento das raízes dela, assim permitindo também que ela cresça para se tornar uma planta maior em todos os aspectos. Quando comparado com a planta de vaso, o leque conta com pelo menos cinco vezes mais folhas, as folhas chegam em seu tamanho máximo de três metros. A única ressalva desse método é a exposição ao frio e vento, que podem machucar a planta.

Motivo do nome árvore do viajante

O nome popular Árvore do Viajante remonta a uma suposta prática antiga, onde viajantes peregrinos e necessitados procuravam por essa planta a fim de matar a sede. Quando chove, a água da chuva fica canalizada nas bainhas das hastes das folhas. Supostamente era essa água canalizada que os viajantes consumiam para depois continuar suas viagens.

Considera-se essa prática uma suposição, porque era bem improvável que isso de fato ocorresse, isso se dá porque a água armazenada no interior da árvore do viajante tem uma tonalidade escura e é extremamente mal cheirosa, tornando-a imprópria para o consumo sem que antes haja um tratamento para purificá-la.

Uso da árvore do viajante no paisagismo

A árvore do viajante chama a atenção com sua beleza exuberante, esse é um dos principais motivos dela ser uma ótima opção para o paisagismo. A versatilidade desta planta permite fazer diferentes composições, onde ela pode desde tomar o protagonismo e ser a planta principal de um jardim, ou ser uma das peças mais secundárias que compõem o jardim.

De qualquer forma, a beleza dela é bastante chamativa, então fica a seu critério como usar essa atenção. A seguir, há alguns exemplos de como usá-la em seu jardim: Junto de outras plantas diferentes, a árvore do viajante é uma planta bem alta, mesmo que com o caule ainda pequeno, as folhas alcançam alturas de até três metros.

Você pode aproveitar essa altura para posicionar plantar mais rasteiras na base da árvore, fazendo uma composição com as duas e aproveitando melhor o espaço; ao longo de um caminho ou muro, pelo tamanho que o leque se estende, é possível usar essa planta como se fosse moldura, pode-se usar várias árvores do viajante margeando e embelezando um caminho principal em um amplo jardim, o mesmo pode ser feito com um muro, ao plantá-las ao longo dele.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da árvore do viajante

Neste artigo apresentamos informações e dicas de como cuidar de árvores do viajante, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Plante a árvore do viajante em um local grande para se abrir!

Árvore do viajante com enormes folhas em um jardim

Uma planta exótica, de aparência estonteante e história rica, que cresce imponente e revela seu grande leque esverdeado. A árvore do viajante é uma linda planta, capaz de conquistar aqueles que a veem decorando o jardim. Depois de ter lido este artigo, você sabe tudo que é necessário para trazer essa árvore para o seu entorno, e assim garantir a ela um crescimento pleno, e em retribuição ela trará mais beleza à sua vida.

Autor deste artigo

Desenvolvedor de Jogos, Mestre de RPG e músico. Sempre fui apaixonado por toda forma de expressão artística, hoje trabalho para dar vida a universos fantásticos através de minhas palavras.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos