Bodybuilder: o que é, dicas para se tornar um e muito mais!

Bodybuilder: o que é, dicas para se tornar um e muito mais!

Pensando em se tornar um Bodybuilder? Descubra neste artigo várias dicas de pequenos treinos diários, atividades físicas complementares e hábitos alimentares.


O que é o Bodybuilding?

Fisiculturista barbudo fazendo pose, em um fundo cinza.

A origem do termo Bodybuilder remete aos anos 60 e 70, nos Estados Unidos, e se referia a fisiculturistas que, com muita dedicação, esforço e renúncia de algumas atividades cotidianas menos saudáveis, conseguiam justamente "construir" um novo corpo, através da hipertrofia.

Durante muito tempo, o representante máximo da ideia de Bodybuilder no continente americano foi o ator Arnold Schwarzenegger, que foi atleta durante todo o início da sua carreira. Porém, com o tempo, com a popularização dos exercícios físicos e das dietas para hipertrofia, um novo nicho se criou a partir dos anos 90: pessoas que apenas queriam construir um novo corpo na academia, mas sem participarem de eventos ou competições com isso.

Já hoje, essa categoria se inovou cada vez mais, popularizando como nunca o Bodybuilder. Essa categoria, porém, não designa apenas uma pessoa muito forte e que sustenta muito peso nos aparelhos da academia.

Bodybuilder é também sinônimo de comprometimento com o corpo, saúde e, mais importante, determinação. Nesse artigo, iremos te ensinar mais os passos de como se tornar um Bodybuilder na prática.

O que fazer para se tornar um Bodybuilder?

Mulher focada no treino com peso na academia.

Todos podem se tornar Bodybuilder. Porém, nem todas as pessoas são. Isso significa que existem algumas etapas que, apesar de não serem literalmente dolorosas, devem ser transformadas em rotina, a fim de que se atinja os resultados desejados. Por isso, separamos os primeiros passos, as primeiras etapas para quem quer ser Bodybuilder com saúde e segurança. Confira agora!

Primeiramente faça uma consulta ao médico

A primeira coisa a se fazer em qualquer esporte que se pretende praticar (e lembre-se, a musculação também é um esporte!), é ir ao médico. Isso porque um especialista vai analisar a sua estrutura física e passar orientações importantes tanto de saúde, quanto de precauções.

Existem muitos atletas que, negligenciando essa primeira etapa, sobrecarregam partes do corpo que necessitariam de uma atenção especial, como por exemplo a coluna. Essa atitude acarreta danos severos. Por isso, nunca deixe de visitar o médico ao iniciar um esporte, principalmente a musculação com pesos.

Tenha foco na base muscular

A base muscular é essencial para dividir o seu treino e entender, na prática, como um treino de musculação deve ser. Isso porque, além dos exercícios, é importante que os exercícios de um mesmo dia tenha um sentido para estarem agrupados. Esse agrupamento é baseado na base muscular que cada atividade desenvolve ou atinge. Por isso, tenha sempre em mente quais as áreas que você está treinando.

Assim, por exemplo, se em determinado dia você deseja malhar pernas, procure realizar todos os exercícios para pernas direcionadas ao seu nível de treinamento por possível, sem se preocupar com outras áreas e outros conjuntos de músculos. Isso será importante para a questão do descanso muscular, que explicaremos mais abaixo.

Faça treinos refinados para atingir os resultados

Os seus treinos para ser um Bodybuilder devem ser localizados e extremamente bem feitos. Isso porque, são eles que farão o seu corpo crescer e se desenvolver de forma exponencial. Assim, procure se atentar primeiro com o refinamento do exercícios, isto é, na sua prática mais acertada e perfeita possível.

Caso contrário, com o movimento errado você pode atingir outras bases musculares. Por exemplo, treinar braço e acabar sustentando um pouco do peso do exercício com o abdômen ou mesmo com as pernas.

Apesar disso não ser o pior erro possível, é essencial para um Bodybuilder ter controle sobre quais áreas do corpo você está atingindo no momento, além de saber na prática, literalmente sentir estas áreas e, assim, realizar os movimentos com perfeição.

Harmonize com exercícios aeróbicos

Há um movimento muito recorrente na cultura e nos meios Bodybuilders de negligenciar as atividades aeróbicas. Porém, essa atitude pode prejudicar em muito o desempenho do atleta com o passar do tempo.

Para se ter uma ideia, todos os principais atletas e fisiculturistas balanceiam as atividades físicas mais pesadas com exercícios aeróbicos. Isso porque, além de auxiliar a manter a baixa taxa de gordura, o aeróbico pode ser uma ótima alternativa para ganho muscular.

Isso mesmo. O aeróbico não vai diminuir a sua massa muscular. Caso feito na intensidade correta, ele pode se fazer desenvolver ainda mais seus músculos, enquanto que, com uma baixa massa de gordura, os seus resultados enquanto Bodybuilder serão ainda mais perceptíveis.

Sempre tenha um bom período de descanso

O descanso é uma atividade que faz parte da rotina do Bodybuilder. Pode parecer exagero, mas sem o descanso dos conjuntos de músculos específicos, você não conseguirá desenvolvê-los, acarretando até mesmo em uma sobrecarga, que geralmente resulta em lesão e te tira da vida de academia por um bom tempo.

Por isso, procure sempre manter um horário destinado ao descanso, seja lendo um livro, trabalhando no escritório ou se divertindo com amigos. Isso ocorre pois os seus músculos, no exercício, rompem algumas fibras musculares.

Essas fibras resultam na pequena dor que você sente após um treino. A lógica da academia é sempre: romper um pouco de fibra muscular e depois ingerir proteína para que ela reponha as fibras que foram danificadas.

Porém, esse processo acarreta em mais fibras nos seus músculos, visto que seu corpo entende que ele necessita de mais esforço, afinal, você tem uma rotina de treino. Contudo, esse processo de reposição das fibras musculares só acontecem no descanso, nunca no momento em que se pratica exercícios. Por isso, atente para o descanso.

Faça exames médicos para ter cuidados especiais

Com o passar do tempo na academia, é sempre bom retornar ao médico e fazer uma análise de como seu corpo tem se desenvolvido. Isso pois, por ser uma atividade que exige muito do corpo, pode acarretar em pequenas lesões impercetíveis, mas que no dia a dia de academia podem se tornar algo mais sério.

Além disso, existem muitos especialistas hoje dedicados a orientar exatamente Bodybuilders, fornecendo dicas de treinos, dietas e cuidados especiais que cada pessoa possa necessitar. Por isso, o acompanhamento médico é essencial tanto no início quanto nas fases avançadas da sua trajetória enquanto Bodybuilder.

Defina metas

O sistema de metas é muito conhecido pois dá resultados. Isso acontece porque é difícil chegar na academia como uma pessoa normal e se comparar, por exemplo, com pessoas que treinam há mais de 5 ou 10 anos.

Chega a ser injusto, e a vontade de ir embora para a casa bate forte nesse momento. Porém, não desista, isso é natural, e todos ali já estiveram na posição de iniciante, mesmo que há muito tempo.

Por isso, estabelecer metas de curto prazo para o seu desenvolvimento é essencial. Se você deseja manter um desenvolvimento de, por exemplo, 5 kg a cada dois meses, procure focar especificamente nesse quesito e esqueça todas as pessoas ao redor. Assim, você chegará no nível deles mais rápido.

Escolha uma boa academia ou treinador

A academia é uma condição essencial para quem quer ter um treino sério. Isso pois, independente de haver muitas academias de maior ou menor valor, a seriedade não é algo que se compra.

Existem tanto academias de alto custo que não são bem preparadas para o projeto Bodybuilder, quanto academias de menor custo que, por isso, não tem condições materiais para sustentar o reparo e a compra de equipamentos importantes, além de profissionais adequados para orientação.

Por isso, faça uma escolha rigorosa, entre em contato, faça aulas-teste e, se possível converse com amigos sobre o espaço antes de fazer a sua matrícula. É a sua saúde, a saúde do seu corpo, que estão em jogo quando se fala de musculação, então é necessário escolher com muito rigor.

Faça treinos para Bodybuilder que respeitem seus limites

Assim como você irá definir metas curtas para o seu nível, também é necessário estabelecer o quão rígido será o seu treino, em relação à intensidade e ao tempo que você irá treinar. Isso porque, para um iniciante, não tem segredo.

O treino ideal dura em média de 1 hora à 1 hora e 30 minutos, e tem como base uma quantidade de peso que você consiga fazer 3 séries de 12 repetições em cada exercício, chegando à exaustão muscular localizada apenas no final da terceira série. Se você mantiver essa preocupação em não ultrapassar seus limites, saberá em pouco tempo os benefícios dessa ação: resultados mais rápidos e seguros para o seu corpo.

Vantagens de ser um Bodybuilder natural

Ser um Bodybuilder natural tem todas as vantagens possíveis. Isso porque, apesar de os métodos artificiais prometam resultados mais rápidos e satisfatórios no curto prazo, eles acarretam em muitas dificuldades.

O principal motivo é que, apesar de seus músculos se desenvolverem, não há um desenvolvimento de forma natural, para que seu corpo, seus ossos, acompanhem, gerando alguns problemas físicos.

Além disso, acompanhar um ritmo natural e com rigor irá fazer com que você atinja resultados em pouco tempo, sem se preocupar com injeções que prometem te fazer crescer de um dia para o outro.

Atividades físicas que vão bem com o Bodybuilding

Além dos exercícios aeróbicos, existem muitas atividades e esportes que combinam muito bem com a musculação. Isso porque, enquanto a musculação é um treino localizado, existem outras formas de garantir um treino mais completo para o seu corpo. Veja abaixo, os exercícios que combinam bem com o Bodybuilder.

Crossfit

Mulher atlética se exercitando com um pneu grande.

O Crossfit é um exercício muito parecido com a musculação, que consiste, dentre muitas coisas, também no levantamento de peso. Porém, o crossfit é um pouco mais dinâmico e mais natural, isto é, não utiliza muitos equipamentos, apenas objetos como pneus e cordas. Assim, o treino de crossfit garante uma intensidade diferente para o seu corpo, complementando a musculação.

Tênis

Indivíduo segurando uma raquete de tênis e uma bola.

O tênis é uma excelente atividade física que, em alto nível, é famosa por tornar os atletas muito saudáveis e definidos. Por isso, aposte no tênis como uma forma de complementar o seu desenvolvimento na academia.

Isso porque, o tênis trabalha muito a parte inferior do corpo, com ênfase nas coxas e na panturrilha. Isso é um ponto positivo tanto para mulheres, que geralmente focam nessas áreas de treinamento, quanto para homens, que têm certa resistência ao treino de pernas.

Natação

Homem com touca e óculos de natação, praticando nado na piscina.

A natação é considerada por muitos especialistas o melhor esporte possível para se realizar em conjunto da musculação. Isso porque, como a água envolve o seu corpo e fornece uma resistência típica por todos os lados, a natação acaba por desenvolver de forma relativamente igualitária os músculos. Além disso, a natação é um exercício que pode vir a ser leve ou mais intenso, a depender do seu próprio ritmo de treino e seu nível.

Vôlei

Mulheres jogando vôlei de salão.

O vôlei se assemelha ao tênis no quesito treinamento de pernas, já que exige muitas transições e saltos. Porém, além disso, esse esporte garante um ótimo treinamento de braço, tanto para o saque quanto para as recepções e bloqueios, agindo de forma muito benéfica ainda no abdômen. Por isso, o vôlei é um ótimo esporte para compor junto da musculação.

Futebol

Indivíduos uniformizados jogando futebol no campo.

Como se observa nos jogos, os atletas de futebol são geralmente muito definidos e tendem a ter uma taxa de gordura muito baixa. Isso ocorre porque é um esporte que exige muita corrida, em níveis desde o trote quanto ao arranque.

Isso faz com que o aeróbico do futebol seja muito utilizado por Bodybuilders que, além de descansarem as partes superiores do corpo, ainda conseguem se divertir com esse esporte tão famoso no Brasil.

Sobre a dieta de um Bodybuilder

Fontes naturais de proteína.

Agora, não adianta de nada treinar de forma correta, praticar esportes, intercalar os treinos e os descansos, se você não mantiver uma dieta saudável e adequada ao seu nível de vida. Isso porque, como já dissemos, o corpo necessita da ingestão de nutrientes para repor as fibras que são rompidas na academia. Veja a seguir diversas dicas alimentares:

Coma boas fontes de gordura

Não só de proteínas e carboidratos vive o Bodybuilder. A gordura é uma fonte de energia muito utilizada nesse meio, principalmente como pré-treino. Isso porque as gorduras boas são queimadas de forma mais lenta, garantindo que você tenha disposição para os seus treinos de forma mais contínua. Assim, amendoins, nozes e castanhas devem fazer parte da sua rotina.

Adote regimes que conciliem com o Bodybuilding

Caso você mantenha alguma dieta específica, como a vegetariana, low carb ou mesmo vegana, saiba que não existe qualquer problema com relação ao bodybuilder, são apenas métodos diferentes da dieta onívora para se chegar aos mesmos resultados. Porém, todas as dietas devem pensar no aumento da ingestão de calorias, a fim de desenvolver o corpo e ganhar massa.

Faça refeições com frequência

A frequência das suas refeições é muito importante. Isso porque, para ingerir mais calorias e nutrientes, é impossível que se faça isso em apenas 3 refeições ao dia. Portanto, para não se sentir pesado após o almoço, particione os seus alimentos e mais refeições em um só dia, a fim de que esse número maior de refeições se reverta em resultados na academia.

Além disso, busque conciliar os seus treinamentos com o horário das refeições, para não ir treinar de estômago vazio, nem de estômago muito cheio.

Sempre esteja bem hidratado

A hidratação é uma parte essencial da dieta Bodybuilder, e quanto mais água você ingerir, mais rápido se desenvolverá. A água deve ser a sua melhor amiga, e deve te acompanhar em todos, literalmente todos os momentos da vida.

Muitos esquecem dessa máxima e acabam por não atingir os resultados esperados apenas por diminuírem muito os níveis de água no organismo. É a água que irá fazer o seu corpo funcionar de forma regular.

Ela irá transportar de forma mais rápida e eficaz os nutrientes até as células dos seus músculos, irá promover uma noite mais tranquila de sono e um descanso mais intenso. Por isso, caso consiga, aposte em beber em média 4 litros por dia, no mínimo.

Consuma hidrato de carbono

Os hidratos de carbono são alimentos típicos da nossa dieta normal, como arroz, cereais, raízes, tubérculos, leguminosas e frutas. Porém, é importante saber quais são os seus representantes para saber a hora certa de ingerir esses alimentos.

Isso porque, os hidratos de carbono são carboidratos que garantem uma rápida absorção pelo corpo. Assim, quando consumidos enquanto pré-treino, ajudam a manter níveis saudáveis de açúcar no sangue, além de que as suas fibras garantem um bom trânsito intestinal.

Faça uma consulta com um nutricionista

Um nutricionista sempre acompanha os atletas de alto nível de qualquer esporte, inclusive da musculação. Isso porque se trata de um esporte cuja dieta é parte essencial, quase que uma segunda etapa após o treino cotidiano. Por isso, a ajuda de um especialista vai ajudar você a ter uma dieta exclusiva, de modo a aumentar seu rendimento de forma exponencial.

Considere o consumo de suplementos

Diferentemente dos métodos artificiais, como injeções ou coisas do tipos que geralmente são oferecidas nas academias, existem suplementos, que não fazem mal à saúde. Esses suplementos são basicamente versões concentradas dos nutrientes que você necessita para o bom desempenho na academia. Assim, todas as vezes que você se sentir um pouco menos disposto, considere a utilização de suplementos para a sua rotina de treinos.

Siga estas dicas e alcance um corpo Bodybuilder!

Homem segurando uma barra de peso em um fundo claro.

Agora que você já conhece desde a origem do termo, passos e técnicas importantes, além de dietas e todos os cuidados médicos que você necessita ter para alcançar o nível Bodybuilder, não deixe de lado essa oportunidade e se dedique hoje mesmo a essa vida de saúde e cuidado corporal.

Isso porque, além de qualquer vaidade, a musculação é um hábito saudável que vai trazer muitos benefícios, além de ser uma prática extremamente indicada por especialistas para as idades mais avançadas, devido à perda de massa muscular e osteoporose que podem vir nessa idade. Assim, praticar essa atividade física é algo que leva seu corpo a uma vida saudável durante todo o processo de treino.

Além disso, a disciplina necessária para manter uma vida Bodybuilder se assemelha às artes marciais mais rígidas, e vai te ajudar a manter uma rotina fixa de trabalho, esporte, lazer e família. Enfim, a vida Bodybuilder é feita de muita determinação, mas também de muitas felicidades.

Autor deste artigo

Um aspirante a jornalista apaixonado por literatura e cinema, procuro sempre uma indicação de filme ou livro para passar o próximo fim de semana.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos