Organize seu guarda-roupa da melhor maneira!
Para muitas pessoas, organizar o guarda-roupa pode ser uma tarefa complicada, afinal, é tanta coisa que colocamos lá dentro que por vezes chegamos até a nos perder na nossa própria bagunça. Entretanto, não tem nada melhor do que estar com o espaço ajeitado e ao procurar uma peça de roupa achar logo de cara, não é mesmo?
Para te ajudar nesse momento, separamos algumas das principais dicas de como organizar guarda-roupa de forma simples, fácil e, o melhor, contanto com instrumentos que você tem em casa, como: caixas cabides, etiquetas, cestos e muito mais.
Está pronto para começar a sua organização? Então continue lendo esse artigo e descubra as melhores formas de arrumar toda a bagunça e ficar com as coisas organizadas. É clichê, mas quando você arruma suas coisas, a sua vida também flui.
Dicas para organizar seu guarda-roupa
Não existe uma forma certa de como organizar guarda-roupa, pelo contrário, cada uma faz da forma que achar melhor. Entretanto, para facilitar nesse momento, tem algumas dicas que podem ser seguidas. Elas vão desde a utilização de cabides e caixas para uma melhor organização, até se desfazer de roupas que estão há tempos paradas.
■Limpe e esvazie o guarda-roupa
Quando se decide arrumar o guarda-roupa, o primeiro passo é começar retirando todas as peças que estão em seu interior. Isso faz com que você consiga analisar cada uma delas e, dessa forma, já ir se livrando daquelas coisas que não fazem mais sentido para você.
Ao se falar em organizar o guarda-roupa, não é somente dar uma geral no que está no interior, é higienizar o móvel. Mesmo que não esteja tanto tempo exposto a poeiras, também é preciso fazer a limpeza. Afinal, não faz sentido organizar uma coisa e deixar a outra suja.
■Desapegue-se dos objetos que não usa
Com a correria do dia a dia, acabamos acumulando muitas coisas e, para que elas não fiquem expostas a olho nu, é normal que a gente jogue em qualquer lugar que tenha porta. O guarda-roupa é um desses lugares. E quando mais vamos colocando em seu interior, menos nos lembramos do que tem lá.
Por isso, quando for organizar o guarda-roupa, é a hora ideal de analisar atentamente tudo o que guarda, pois, muito do que está ali você não vai utilizar. Então, para não ficar com coisas que não tem utilidades, por que não dispensá-la e dar para quem quer? E se estiver quebrada, jogue fora.
■Use as gavetas para guardar pequenas peças
Um ótimo aliado da organização são as gavetas. Elas facilitam nossa vida quando precisamos guardar as roupas, principalmente aqueles itens pequenos que não dá para colocar em um cabide. Então, tenha sempre esse utensílio por perto para auxiliar na sua organização.
Apesar de poder comportar qualquer coisa, o mais recomendado, é que você deixe as gavetas para guardar roupas íntimas, biquínis e meias. Sendo assim, essas peças que são menores ou que você não utiliza com tanta frequência, evita ficar bagunçando toda hora, para poder encontrar facilmente o que deseja.
■Sempre guarde as roupas dobradas
Você é do tipo que coloca todas as roupas na cabine, joga tudo de qualquer jeito do guarda-roupa ou dobra cada peça? Se você falou a última opção, está certinho, pois, esse é o melhor jeito de deixar o guarda-roupa arrumado e as peças sempre prontas para serem vestidas.
Quando você guarda uma roupa dobrada, além de manter a organização, também ganha mais espaço e mantém as peças sempre em bom estado. Então, quando precisar sair, não vai ser necessário passá-la, pelo contrário, é só pegar, vestir e pronto.
■Use os cabides
Assim como as gavetas, os cabides são ótimas opções de organização. Porém, ao invés de utilizar para guardar peças pequenas, você deve dar preferência para as peças maiores e mais pesadas, sabe por quê? Pelo simples fato de que elas tendem a ocupar mais espaço e serem mais pesadas do que as outras peças.
Por isso, quando você coloca essas peças em cabides, é possível manter a organização do seu guarda-roupa e ainda ganhar mais espaço para poder armazenar outras coisas. Uma coisa boa do cabide é que ele possibilita que você guarde as peças por cor, estação e, em alguns casos, junta-se mais de uma peça em uma cabine.
■Faça proveito de todos os espaços
Já ouviu aquele ditado de que quanto mais espaço melhor? Então, é assim no guarda-roupa, quando mais organizado ele estiver, será possível acoplar mais coisas em seu interior. E, não tenha medo de utilizar os espaços, pelo contrário, faça bom proveito de cada parte. Afinal, se você não usar quem vai?
Então, não tema em utilizar todas as gavetas, e cada lugarzinho, quando bem feito, não fica desorganizado e sempre é possível colocar mais uma coisa. É tipo coração de mão, se apertar, vai dar para colocar.
■Guarde as roupas de acordo com as estações
Uma das primeiras coisas que se deve ter em mente quando se vai organizar o guarda-roupa, é pensar: “o que eu uso com mais frequência?” porque são essas peças que precisam estar à frente de todas as outras. Pois, se estiverem muito escondidas, é impossível não fazer bagunça com o tempo.
Por isso, uma dica é arrumar o guarda-roupa de acordo com a estação. Quando for verão, dê preferência para essas peças e deixe-as de um local de fácil acesso. Ao mudar a estação e ir para o inverno, faça o processo reverso. Seguindo esse passo, a organização sempre vai estar presente e você não terá problemas.
■Separe as roupas pela cor
Parece besteira, mas separar as roupas por cor é uma das melhores formas de organizar as peças e deixar o guarda-roupa arrumado. Isso porque, dessa forma, você já vai direto na cor que você quer e pega a roupa que precisa, sem ter necessidade de ficar buscando entre todas as roupas até encontrar o que deseja utilizar.
Colocar as peças por cor facilita a escolha e também faz com que se aproveite a dimensão delas e, dessa forma, ter a ilusão que o espaço é maior do que você está imaginando.
■Classifique suas roupas
Mercados, livrarias e demais comércios não classificam as coisas e setores por acaso, pelo contrário, tudo tem um sentido, que nada mais é do que… manter as coisas arrumadas. Se dá certo para eles, porque não adotar essa tática no seu dia a dia e na organização do seu guarda roupa?
Quando estiver fazendo a arrumação, classifique cada uma das peças. Ou seja, o que você utiliza para sair, ir à festas, no dia a dia, ir à praia e assim vai, dessa forma, você monta pequenos grupos e, quando precisar pegar uma das peças, já vai diretamente onde precisa e não precisa ficar revirando espaço por espaço atrás do que deseja.
■Caixas para organizar os sapatos
Guardar sapatos é sempre um problema, porque, em muitos casos, o guarda-roupa não vem com um local direcionado para esse produto e quando vem, às vezes não comportam algumas peças, como os saltos ou aqueles nº maiores de sapato. Isso faz com que a gente acabe colocando-os em qualquer lugar, o que não ajuda em nada na hora da organização.
Uma boa opção para armazenar essas peças é colocá-lo em caixas. Assim, é possível separar por ocasião, como por exemplo: festa, treino e dia a dia. Para mantê-los sempre em algum lugar, que não seja jogado por cada canto da casa.
■Organize as gavetas com divisórias
Já falamos aqui o quando as gavetas são ótimas para ajudar na organização das peças. Mas, uma coisa que auxilia ainda mais, é contar com as divisórias. Dessa forma, você consegue deixar separado uma peça da outra e não corre o risco que elas se misturem e que, com o tempo, aquilo vire uma bagunça ainda maior.
As divisórias são boas opções para separar aqueles itens menores, como: calcinhas, sutiã, cueca, biquíni e entre outras. Essas peças que, por mais que estejam guardadas e alinhadas, sempre parecem que estão jogadas. Com esse utensílio, fica mais fácil de mantê-la organizadas.
■Coloque roupas grandes em organizadores
Apesar do guarda-roupa ter espaço, ele não vem com tanto suporte. Por isso, é sempre bom contar com algo a mais, como é o caso dos organizadores. Assim como os cabides, eles são ótimas opções para guardar aquelas peças que são maiores ou que não são tão utilizadas.
O bom deles é que eles já vem na proporção certa para serem guardados no guarda-roupa, o que já facilita a vida. E, ainda existem aqueles que são maleáveis, o que torna ainda mais prático o manuseio.
■Faça uso de etiquetas
Se você é daquele que quer uma organização melhor e se preocupa com cada detalhe, não hesite em utilizar as etiquetas. Elas podem ser ótimas aliadas na hora de nomear as caixas e facilitar o acesso.
Com as etiquetas, fica ainda mais fácil de manter a organização pois vai estar tudo etiquetado e, quando precisar, você já vai no lugar certo, sem que seja necessário ficar buscando em cada um dos espaços. Etiquetas combinadas com caixas, são ótimos aliados da organização e não decepcionam ninguém.
■Coloque ganchos nas laterais do seu guarda-roupa
Que tal dar uma adaptada no seu guarda-roupa e colocar ganchos nas laterais? Dessa forma você consegue aproveitar ainda mais o espaço e aproveitar essa nova parte para colocar peças que você utiliza constantemente como um casaco no frio, ou um shorts que use para ficar em casa, coisas desse tipo.
Esses suportes, fazem com que você não fique abrindo o guarda roupa toda hora e corra o risco de bagunça-lo. Pelo contrário, só irá abrir quando for extremamente necessário. Esses ganchos, vão do gosto de cada um, pois tem gente que pode achar que eles vão deixar o ambiente bagunçado.
■Use cestos para ajudar a organizar
Assim como as divisórias, os cestos também são boas opções para manter a organização. Você pode tanto utilizar os menores para acomodá-los dentro da gaveta, como optar por uma versão maior para deixar em uma parte mais espaço do guarda-roupa.
Mas, independente da sua escolha, vai ser possível organizar o seu espaço. Os cestos podem servir como divisores, e facilitar na hora de arrumar as peças por grupos, fazendo com que cada uma fique na parte correta, sem interferir no canto alheio.
■Faça seus organizadores caseiros
Se não quer gastar dinheiro para organizar o seu guarda-roupa e quer utilizar apenas produtos que tem em casa, não tem problemas, é possível reaproveitar os materiais que tem e fazer as divisórias, caixas, cesto, de forma que transforme-os em organizadores caseiros.
O melhor de construir o seu próprio organizador, é que você pode adaptá-lo e deixá-lo da forma que desejar, além de poder ter a cor que sempre quis. Quando se faz um produto desse em casa, mais do que economizar, você também deixa o seu espaço mais estiloso.
■Coloque divisores de prateleiras
Achou mesmo que íamos esquecer delas, as prateleiras? É claro que não! Coisa boa a gente sempre lembra. Não tem dúvida da utilidade das prateleiras, afinal, são a principal aliada da organização. E se você achou que não dava para colocá-las no guarda-roupa, está completamente enganado, porque dá sim.
Pegue os divisores que vem no guarda-roupa e transforme-os em prateleiras. Dessa forma você consegue aproveitar melhor os espaços e deixar as coisa mais alinhadas e organizadas. Lembra que lá em cima a gente falou sobre separar as roupas por cores? Então, ao utilizar esse utensílio, é possível fazer essa organização. Pense nisso, e adote para o seu dia.
Deixe seu guarda-roupa organizado facilmente com as dicas!
Com nossas dicas ficou muito mais fácil deixar o guarda-roupa arrumado, não é mesmo? Sendo assim, abuse nas ferramentas que podem auxiliar na sua organização, como os cabides, caixas, prateleiras e cestos. Tudo vai depender do que você acha melhor e mais prático para a sua arrumação.
Uma coisa que se precisa ter em mente na hora de arrumar o seu espaço, é que não tem certo ou errado, tem o que é melhor para você e seu dia a dia. Quando se fala em organização há quem pense que é só tirar as coisas do lugar, dobrar e colocar de novo. Mas não, é um trabalho muito mais complexo do que esse. Porque é nessa hora que você vai se desfazer daquelas peças que não fazem mais sentido ou estão rasgadas.
Nas horas da organização, é o momento de dar uma limpada em tudo e se livrar do que não faz mais parte da sua vida. Agora, que você já tem as principais dicas de uma boa organização, não perca mais tempo. Aproveite um dia de folga e dê uma geral no seu espaço. Aposto que você vai gostar do resultado!
Uma jovem jornalista apaixonada pela escrita e por criação de conteúdos para blog. Apaixonada por esporte, música, natureza e estilo de vida, gosta de estar sempre embarcando em um novo desafio e buscado novas formas de conhecimento.