Tumbérgia azul: uma trepadeira ornamental
Se você já passou em frente a alguma casa e viu alguma planta muito bonita cobrindo todo o muro, pode ser que tenha sido a Tumbérgia azul! Essa planta é uma trepadeira muito usada para decorações de ambientes externos e certamente muito encantadora, capaz de conquistar com sua simplicidade.
De cuidados simples, a Tumbérgia azul é uma trepadeira que cresce bastante e pode rapidamente tomar toda a sua parede, muro, portão ou cerca. Mas apesar de fácil de cultivar, é sempre importante saber do que cada planta mais gosta e precisa, por isso separamos para você uma série de dicas de cuidados e mais informações para conhecer melhor essa belíssima trepadeira.
Assim, confira a seguir tudo o que precisa saber para cuidar dessa planta em sua casa, como o fato de que ela não gosta de muita luminosidade e água e em que época ela floresce, e ainda veja como usá-la decorativamente. Não perca tempo e leia com mais detalhes!
Informações básicas da Tumbérgia azul
Nome científico | Thunbergia grandiflora |
Outros nomes | Tumbérgia-azul, Azulzinha |
Origem | Ásia, Índia |
Porte | 4,7~6 metros |
Ciclo de vida | Perene |
Floração | Primavera |
Clima | Equatorial, Subtropical e Tropical |
A Tumbérgia azul é um tipo de planta trepadeira, ornamental muito usada em decorações. Possuindo flores grandes na coloração azul, essa planta pode chegar a medir cerca de 6 metros de altura. Embora seja de origem asiática e indiana, essa flor pode ser cultivada em países que tenham um clima Equatorial, Subtropical ou Tropical, sendo o Brasil um lugar perfeito para seu cultivo.
Cuidados da Tumbérgia azul
Nesta seção você irá aprender como cuidar da Tumbérgia azul, desde a escolha do vaso e do solo e condições ideais para seu cultivo até informações sobre adubação e poda. Veja mais a seguir!
■Vasos para plantar Tumbérgia azul
Embora a Tumbérgia azul seja uma planta trepadeira, ela também pode ser cultivada em vasos. Porém, ao escolher um vaso para essa planta é importante levar em consideração o tamanho que a Tumbérgia pode chegar em sua fase adulta. Por ser uma planta que pode medir até 6 metros de altura, dê preferência a vasos grandes.
Além disso, fique sempre atento para que as raízes não fiquem com pouco espaço. Bem como, o vaso precisa ter furos no fundo para escorrer a água e precisa ser fundo, caso contrário você terá que mudá-la com frequência, o que pode ser prejudicial para a planta.
■Luminosidade para Tumbérgia azul
Em relação à iluminação, a Tumbérgia é uma planta que prefere climas mais amenos, portanto ela não necessita de muita luz do Sol. Para o seu pleno desenvolvimento e floração, você pode deixá-la apenas 4 horas no sol da manhã. Depois disso, ela deve ficar na meia-sombra.
Vale lembrar também que, por ser uma planta trepadeira, pode ser que você decida plantá-la em muros em vez de vasos. Por isso, escolha uma parte do muro que não pegue mais de 4 horas de sol, caso contrário sua planta pode morrer ou ter suas folhas queimadas.
■Clima para Tumbérgia azul
Essa planta gosta mais de temperaturas que ficam entre 15º a 28ºC. Apesar de preferir temperaturas mais frias, a Tumbérgia se adapta muito bem a climas quentes, desde que não tenha sido plantada recentemente. Dessa forma, essa planta suporta épocas de chuva e de seca, desde que não haja mudanças bruscas na temperatura.
Devido a essas características, o Brasil se torna um local ideal para essa planta, já que possui maior parte do país com regiões de clima tropical, e alguns estados como São Paulo, o sul de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, com clima subtropical.
■Rega da Tumbérgia azul
Para saber o quanto de água essa planta precisa é importante levar em consideração o local em que ela está plantada. Se você estiver cultivando-a em vasos, a Tumbérgia azul precisará ser regada cerca de 3 vezes na semana, dependendo da estação do ano e da região em que você mora.
Dependendo da cidade em que você reside, pode ser que chova ao longo de todo o ano, logo, não será necessário regar a cada 3 dias. Porém, quando cultivada diretamente no solo, depois de estabelecida, ela precisa de menos água, então você pode regá-la apenas uma vez na semana.
■Solo ideal para Tumbérgia azul
Por ser uma planta de climas tropical e subtropical, a Tumbérgia prefere solos mais úmidos, para isso use húmus. Porém, tenha cuidado para não deixar o solo encharcado, pois pode apodrecer a raiz dessa planta. O ideal é que você deixe o solo levemente úmido e muito bem drenado.
Solos que ficam muito encharcados podem ser a porta de entrada para que várias doenças, como fungos, atinjam a raiz da sua planta. Por isso, em épocas de muita chuva, caso a sua Tumbérgia esteja plantada em um vaso, é importante não a deixar por muitos dias na chuva.
■Adubos e substratos para Tumbérgia azul
Essa planta gosta de solos que sejam ricos em matéria orgânica, ou seja, de origem animal, como esterco de boi ou galinha, por exemplo. Essa planta prefere esterco de galinha e farinha de osso, com atenção para o fato de que a farinha de osso deve ser usada apenas a cada 2 ou 3 meses.
Caso sua Tumbérgia esteja plantada em um vaso, lembre-se de que o solo deve ser conter húmus de minhoca, terra de jardim e terra vegetal. Preparando o solo com esses adubos, você garantirá que a planta cresça na época certa. Além disso, adicione areia para que o solo não fique úmido demais.
E para mais opções e sugestões sobre fertilizantes e adubos para Tumbérgia e outras flores, não deixe de também dar uma conferida em nosso artigo sobre Os Melhores Adubos para Flores de 2022, veja lá!
■Manutenção da Tumbérgia azul
A Tumbérgia azul está entre as plantas que não são difíceis de serem cuidadas, afinal não precisa ser regada com frequência e pode ser plantada diretamente no solo do seu jardim. Entretanto, para que ela cresça saudável e coloque flores ao longo de todo o ano, é importante fazer algumas manutenções nela.
Sendo assim, a cada três mês mude a terra do vaso, adicionando mais adubo que contenham nitrogênio, fósforo e potássio. Mas, se a sua Tumbérgia estiver plantada diretamente no solo do seu jardim, você pode pegar essa mistura e jogar em volta da planta e logo depois regá-la.
■Poda da Tumbérgia azul
Além da manutenção do solo é importante podar essa planta. A época ideal para podar a Tumbérgia é nos períodos em que ela não está florando, ou seja, fora do período da primavera. A única coisa que você deverá cortar são os ramos que se sobressaem demais do formato da planta.
E claro, é muito importante fazer a poda em várias etapas, um pouco em um dia e mais um pouco em outro dia, para que a sua planta não fique fraca devido os galhos que perdeu. Sendo assim, esse processo de podar a Tumbérgia vai deixá-la com uma aparência agradável.
■Pragas e doenças comuns da Tumbérgia azul
Um dos grandes problemas enfrentados pelos cuidadores de plantas é o ataque de pragas e doenças em seu jardim. Porém, a Tumbérgia azul é uma ótima escolha para se ter em seu quintal, já que ela não tem problemas graves com doenças e pragas.
Isto não quer dizer que fungos e insetos como a mosca branca não vão tentar se hospedar nela. O que acontece é que essa planta é muito resistente às toxinas dessas pragas, o que faz com que ela não fique doente. Por isso, é muito importante sempre manter a sua planta saudável.
■Propagação da Tumbérgia azul
A propagação desta planta é fácil de fazer e você pode reproduzi-la através de sementes, que podem ser plantadas na primavera. Para isso, você precisará preparar um local com um substrato leve, como a casca de arroz carbonizada ou uma mistura de areia e terra de canteiro.
Depois de ter plantado, cubra com areia e regue. Para que a semente germine mais rápido e nenhum pássaro venha a comer a semente, cubra com um plástico, assim você estará contribuindo com a umidade do solo. Somente depois de nascer os primeiros brotos, retire o plástico.
■Como fazer mudas de Tumbérgia azul
Para fazer mudas dessa planta você precisará inicialmente esterilizar as ferramentas com água sanitária. Depois de ter feito esse procedimento, corte galhos de 30cm, de preferência aqueles que estejam deixando a planta com uma aparência feia.
Logo em seguida, pegue um solo fértil, adubado com matéria orgânica e coloque dentro de um saquinho de polietileno. Então, pegue a sua estaca e enterre a metade dela, cerca de 15cm precisa ficar debaixo do solo. Somente quando as estacas brotarem mude para o local definitivo.
■Conheça o ciclo de vida da Tumbérgia azul
O ciclo de vida dessa planta se caracteriza por ser perene, ou seja, longo. O ciclo de vida dessa planta pode durar mais de dois anos. A sua reprodução acontece somente através de sementes que quando caem em solo fértil germinam, demorando cerca de 7 dias para nascer os primeiros brotos.
Essa planta cresce muito rápido, não demorando muito para atingir 6 metros de altura, sendo necessário enquanto cresce colocar estacas para sustentá-la caso seja cultivada em vasos, já que é uma trepadeira e precisa de algo para se fixar.
■A Tumbérgia azul pode ser cultivada em vaso?
A Tumbérgia é uma planta do tipo trepadeira, ou seja, que não possui uma base para se fixar, pelo contrário, ela necessita de uma extensão para se apoiar, como muros e grades, por exemplo. Devido a essas características não é sempre recomendado plantá-la em vasos, pois pode isso prejudicar seu crescimento se não estiver plantada adequadamente.
Mas, caso você não tenha espaço suficiente e não queira colocá-la em seu muro, você pode sim plantá-la em vasos. Para isso, você precisará ter um certo cuidado na hora de escolher o vaso, como falamos anteriormente, pois ele não pode ser pequeno, e também terá que colocar estacas para que a Tumbérgia se apoie enquanto cresce.
Sobre a Tumbérgia azul
Agora que você já aprendeu a como cuidar da sua Tumbérgia, desde a quantidade de luz até como é o seu ciclo de vida, chegou a hora de saber mais sobre essa planta ornamental. Veja abaixo com mais detalhes!
■Características físicas da Tumbérgia azul
Essa planta possui características muito próprias, suas folhas verdes tem um formato oval com bordas denteadas de forma irregular, medindo cerca de 4 a 5cm de comprimento. As flores, por sua vez, são bem grandes, normalmente na cor azul, mas também podem ser encontradas na cor branca, ambas com o interior meio branco e formato tubular.
Além disso, as flores são peludinhas, o que dá um aspecto de aveludadas. Seus ramos são muito flexíveis, o que faz com que não sejam muito grossos, facilitando seu processo de crescimento, e os frutos dessa planta são arredondados e pequenos.
■Época das floradas da Tumbérgia azul
Essa planta pode florir durante todo o ano, caso seja bem cuidada e as condições climáticas sejam favoráveis, ainda que, de um modo geral, ela costuma florir durante a primavera, período em que brotam mais flores do que nas outras épocas do ano.
O fato de Tumbérgia poder florir esporadicamente durante todo o ano é possível apenas devido a ela se adaptar facilmente a climas mais quentes, por isso é comum vê-la no Brasil com flores em diversas épocas em dois importantes climas do país, o Tropical e o Subtropical.
■Paisagismo com a Tumbérgia azul
Essa é uma planta que se tornou muito popular entre os apreciadores de plantas ornamentais. A Tumbérgia azul pode ser usada para paisagismo e decoração, podendo cobrir pérgulas (varandas) e caramanchões (estrutura feita de madeira).
A Tumbérgia também pode ser uma excelente opção para decorar muros e cercas, pois depois que floresce ela passa a ter longos ramos floridos azuis. Uma outra possibilidade é cultivá-la junto com outras plantas que sejam do mesmo gênero, porém de outra cor. Você pode misturar as flores azuis com Tumbérgias brancas para criar um jardim mais colorido.
Veja também os melhores equipamentos para cuidar da tumbérgia azul
Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar da tumbérgia azul, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!
As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!
https://portalvidalivre.com/articles/2088Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!
Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!
https://portalvidalivre.com/articles/1041Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!
As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!
https://portalvidalivre.com/articles/1523Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!
Aproveite as dicas de cuidado e tenha uma Tumbérgia azul!
A Tumbérgia azul é uma planta ornamental muito bonita, que quando floresce possui flores na cor azul. Ao longo deste artigo, você aprendeu que essa planta não é difícil de ser cultivada, porém como toda planta ela necessita de alguns cuidados especiais, como a quantidade de luz e água que recebe, por exemplo.
Ainda sobre como cuidar dessa planta, você aprendeu como preparar o solo para a Tumbérgia, quais adubos e substratos usar a fim de deixar a terra drenada, como também descobriu que essa planta não é atingida por pragas e doenças facilmente, a não ser que você não mantenha ela sempre adubada e regue demais.
Para finalizar, você descobriu algumas curiosidades sobre essa planta e entendeu porque afinal ela é tão popular, já que pode ser usada em decorações, colocada muros e cercas. Agora é só utilizar os conhecimentos e dicas que aprendeu aqui e cultivar você também uma Tumbérgia azul!
Atualmente sou estudante de Psicologia e nas horas vagas amo cuidar de plantas, caminhar ao ar livre e ver o pôr do sol.