Como organizar a casa: dicas para facilitar seu dia a dia e mais!

Como organizar a casa: dicas para facilitar seu dia a dia e mais!

Com problemas em organizar a casa? Veja neste artigo as melhores dicas para manter cada cômodo organizado e limpo, desde a entrada até cozinha, sala e quartos!


Qual a melhor maneira de organizar a casa?

Caixas organizadora com roupas

Com a correria do dia a dia manter a casa organizada se tornou um desafio. O que acaba acontecendo na maioria das vezes é que chega o fim de semana e as pessoas passam os dias tentando arrumar toda a bagunça acumulada da semana, perdendo tempo em tarefas cansativas ao invés de aproveitar os dias de folga.

Para evitar essa situação, surgiram diversos especialistas em organização da casa (como a famosa Marie Kondo, que é personal organizer) que formularam e compartilharam em suas redes e livros diversas técnicas de arrumação que são simples e rápidas, portanto viáveis de serem colocadas em prática na rotina da casa.

E é essa a melhor maneira de organizar o lar, criando uma rotina de organização que seja fácil de manter. Para descobrir como fazer isso, ler mais sobre dicas de organização e como adaptá-las a sua casa, leia os tópicos a seguir!

Dicas para deixar a casa organizada

Casa moderna organizada

A organização da casa é dever de todos que moram nela, então um dos primeiros passos é dividir o que cada um irá fazer para ajudar a manter o lar arrumado. As tarefas vão desde faxinas básicas até organização de espaços, portanto veja abaixo as principais dicas de arrumação.

Varra a entrada da casa todo dia

A entrada da casa não está abrigada entre paredes como o restante dos cômodos, então é uma das partes que mais suja, principalmente por causa da poeira e fuligem das ruas, dos carros e da poluição. Com o tempo, se essa sujeira não é varrida, ela deixa manchas no chão que são difíceis de limpar.

É por isso que uma das primeiras dicas é varrer a entrada da casa todo dia. Quando a fuligem ainda está pueril, umas poucas varridas com uma vassoura de cerdas macias já é o suficiente para expulsar a sujeira.

Coloque um tapete na frente da porta

Não adianta manter a entrada da casa limpa se não há onde limpar os pés após vir da rua, pois a sujeira externa irá adentrar em todos os cômodos do mesmo jeito. Para evitar que isso aconteça, coloque um tapete na frente da porta para que os moradores, e as visitas, possam esfregar a sola do calçado.

Outra utilidade do tapete em frente à porta é evitar que poeiras e sujeiras da rua entrem na casa, principalmente se for um tapete grosso. Ele deve ser posicionado na fresta que há entre a porta e o chão justamente para bloquear esse espaço, barrando a fuligem da rua.

Use um cabideiro ao lado da porta

Usar um cabideiro ao lado da porta é uma dica preciosa. Ao ter esse objeto em casa, o morador se livra do acúmulo de bolsas, casacos, chapéus e afins em cima de camas e mesas, locais que precisam estar livres para serem usados de acordo com suas funções.

Além disso, o cabideiro é um ótimo aliado dos dias em que se recebe visita em casa. A visita pode pendurar os seus pertences no cabideiro logo ao lado da porta ao invés de deixá-los espalhados por bancadas da casa, então a chance de esquecer algo quando ir embora é menor.

Coloque um chinelo ao lado da porta de entrada

Uma das maiores dificuldades ao se organizar a casa é mantê-la limpa. Na correria do dia a dia fica difícil arranjar tempo para varrer o chão e passar um pano no piso, pois são tarefas trabalhosas e que ocupam muito tempo.

Para conseguir manter a limpeza do chão dos cômodos ao máximo, uma boa dica é sempre ter um chinelo ao lado da porta de entrada. Assim, sempre que alguém chegar da rua, ao invés de entrar com o calçado sujo pela casa, é só tirar o que está e colocar o chinelo limpinho.

Defina uma rotina de descarte de materiais

O acúmulo desnecessário de materiais torna a tarefa de manter a casa organizada algo quase impossível. É por isso que é importante definir uma rotina de descarte, assim evita-se criar pilhas de objetos desnecessários que ocupam espaço, acumulam sujeira e ainda contribuem com a bagunça da casa.

O ideal é que todos da casa se juntem e recolham materiais que não são mais usados, por estarem danificados ou por simples desuso, para que sejam descartados no lixo ou doados. Dessa forma, além de contribuir com a manutenção da limpeza da casa, ainda abre espaço para novos e necessários objetos.

Guarde os objetos logo após o uso

Após se livrar dos materiais desnecessários, é hora de lidar com os objetos que ficaram. Um bom conselho é sempre guardá-los logo após seu uso, esse simples ato contribui com a organização das bancadas, mesas e camas, evitando que fiquem frequentemente amontoadas com objetos.

Impedir esse acúmulo traz três vantagens: a organização do lar se mantém por mais tempo, consequentemente o morador ganha mais tempo para se concentrar em outras coisas que não seja a arrumação da casa; com as superfícies livres de objetos, a limpeza da casa é mais rápida e duradoura. Pondo cada objeto em seu lugar, a chance de perdê-los cai drasticamente.

Dicas para deixar a cozinha organizada

Utensílios de cozinha devidamente organizados

Uma cozinha organizada é imprescindível, pois facilita no momento de preparo das refeições, ajuda a manter a higiene do local e se torna um ambiente convidativo. Há vários truques para deixar a cozinha organizada, leia adiante alguns dos mais importantes!

Mantenha a pia sempre livre da louça

As vezes a cozinha nem está realmente desarrumada, mas só de deixar a pia acumulada de louça a sensação geral é de que tudo está bagunçado, principalmente se a louça ainda não foi lavada. Então o primeiro conselho para manter a cozinha arrumada é sempre manter a pia livre de louça.

Lave os utensílios, panelas, pratos e talheres logo após usá-los e os coloque de forma organizada no escorredor de louça. Assim que secar, já guarde esses objetos em seus devidos lugares, pois não adianta nada transportar o acúmulo de louça de dentro da pia para a bancada da pia.

Limpe o fogão sempre que derramar algo

Na pressa de terminar um almoço ou janta é normal acabar derramando algum molho ou pedaço de alimento no fogão. Na hora pode parecer que não é nada, que é uma sujeira fácil de limpar, mas após um tempo o líquido das comidas seca e vira uma crosta.

Essa crosta, além de ser difícil de limpar, mancha o fogão (e essa mancha não sai nem com o melhor produto de limpeza do mundo). Portanto a dica é limpar o fogão assim que derramar algo, faça isso usando um papel toalha e umas gotinhas de detergente ou desengordurante (tipo Veja).

Organize os armários da cozinha

Para facilitar o uso diário da cozinha é essencial manter um padrão de organização nos armários. Pense nessa parte da seguinte forma: primeiro é preciso descartar os objetos que não são mais usados, segundo é preciso categorizar esses materiais de “mais usados” para “menos usados” e, por fim, organizá-los nos armários.

Os armários de fácil acesso devem receber os objetos que são mais usados, esses precisam ser colocados em fila na parte da frente dos armários. Já o fundo dos armários, e aqueles de difícil acesso, devem ser preenchidos pelos materiais menos usados.

Use divisórias para os talheres

Não tem nada mais confuso do que uma gaveta enorme lotada de talheres. Além de ficar visualmente incômodo, dificulta a procura pelos garfos, colheres e facas, objetos que são frequentemente utilizados dentro de uma cozinha.

Mas esse problema é fácil de resolver, basta comprar divisórias de talheres de acordo com o tamanho das gavetas dos armários, encaixá-la em alguma das gavetas e demarcar um espaço para cada tipo de talher. As divisórias podem ser de plástico, de madeira ou de acrílico.

Guarde as panelas de forma organizada

Guardar as panelas de forma organizada significa guardá-las de forma prática, de um jeito que faz sentido para a sua rotina. Ou seja, um bom modo de fazer isso é separar as panelas de acordo com seu tamanho e utilidade, para depois guardá-las em seus devidos lugares.

O lugar mais recomendado para guardar as panelas é dentro de um armário que fique embaixo da pia. Como o preparo de alimentos necessita da pia e do fogão, é interessante manter tais recipientes próximos. Na parte da frente coloque as panelas que mais use e atrás as de menos uso.

Como deixar o quarto organizado

Homem arrumando a cama

Você é daqueles que só usa o quarto para dormir e mesmo assim ele está sempre com cara de bagunçado? Isso pode estar acontecendo porque, apesar de estar tudo em seu lugar, não há uma padronização organizacional. Confira nos tópicos a seguir dicas de como manter o quarto organizado.

Arrume a cama ao acordar

A primeira dica é a mais preciosa e parece um pedido de mãe: arrumar a cama. Esta tarefa é simples, rápida e já deixa o quarto com cara de organizado, por isso as mães sempre enfatizam o quanto é importante arrumar a cama logo depois de acordar.

Ademais, se atentar à higiene do jogo de cama (lençol, fronha do travesseiro e manta) também ajuda na arrumação do quarto. Afinal, entende-se que o cômodo está limpo e sendo bem cuidado.

Use caixas de sapato como organizadores de gaveta

A primeira dica que todo decorador especializado em organização dá é comprar caixas organizadoras para separar os materiais em categorias. Esse é um ótimo conselho, porém essas caixas costumam custar caro quando são de materiais resistentes.

Um macete, então, é substituir essas caixas organizadoras por caixas de sapato. O processo é simples: pegue uma caixa de sapato, pinte ou encape com papel pardo e as identifique com uma etiqueta. Depois, é só colocar os objetos dentro da caixa de acordo com a identificação e organizá-las nos armários e gavetas.

Separe os espaços do guarda-roupas para cada coisa

Para não perder tempo procurando onde estão as blusas, as calças, os sapatos e os acessórios, um bom truque é separar os espaços do guarda-roupa para cada um desses itens. Com cada objeto em seu devido lugar, vai ser mais difícil voltar a antiga desorganização e isso ainda irá facilitar durante a escolha de uma roupa.

Após separar um espaço do guarda-roupa para cada peça de vestuário, é interessante que as roupas estejam dobradas e que os sapatos fiquem um de frente para o outro, pois assim dá para enxergar melhor cada objeto.

Use caixas organizadoras

Em um quarto bagunçado é muito fácil perder pequenos objetos e acessórios, principalmente se eles não têm um lugar fixo. Para evitar isso, adquirir caixas organizadoras de tamanho pequeno é uma boa opção para armazenar os acessórios.

A chance de os objetos se perderem é baixa ao estarem seguros dentro de uma caixinha, fora que essa ação também contribui com a durabilidade dos acessórios. Após colocá-los em um recipiente, de preferência que tenha trava, é só escolher um espaço nas cômodas ou gavetas e sempre deixá-los lá.

Use divisórias nas gavetas

Se mesmo após definir um espaço no armário para cada objeto e mesmo depois de dobrar cada peça para um melhor aproveitamento desse espaço as gavetas do guarda-roupa continuam desarrumadas e sua organização dificultosa, ainda há uma carta na manga para ser usada.

A dica, nesse caso, é usar divisórias nas gavetas. Separando fisicamente cada roupa nas gavetas, fica mais difícil de transpor as barreiras e um certo item ocupar mais do que deve. As divisórias podem ser compradas ou feitas em casa com o material que preferir.

Como organizar a sala de estar

Sala de estar moderna organizada

A sala de estar é o cômodo principal da casa, pois é onde se reúnem a família e as visitas. Para sempre manter o bem-estar que esse espaço proporciona, deixá-lo organizado e limpo é essencial para transmitir tal sensação. Pensando nisso, veja abaixo três dicas básicas para manter a sala de estar organizada.

Remova os fios do chão

Fio no chão é um perigo por vários motivos. Primeiro porque ele fica desprotegido, então pode ser danificado com facilidade, o que consequentemente danifica o aparelho elétrico a que ele está acoplado; segundo que, caso tenha um curto circuito e o fio esteja em contato com um tapete ou chão de madeira, aumenta a probabilidade de incêndio.

Para evitar essas situações, use prendedores de fios e fixe-os nos móveis. Além de aumentar a segurança da sala, ainda desfaz o visual de bagunça e desorganização do local.

Utilize os espaços do rack para guardar outros móveis

Muitas vezes os espaços do rack não são bem aproveitados, acaba-se utilizando esse móvel apenas como um suporte para a televisão e aparelhos eletrônicos, porém o rack é um objeto que auxilia a organização da sala de estar.

Por exemplo, supondo que o rack seja alto, dá para guardar bancos ou pufes que não estão sendo utilizados embaixo do móvel. Quando vier uma visita, é só puxar os assentos para a sala. Uma outra dica é aproveitar os pequenos espaços para guardar CDs, DVDs e objetos do tipo ao invés de deixá-los espalhados pela bancada.

Mantenha as almofadas organizadas

É importante manter as almofadas organizadas quando se pretende ter uma sala de estar arrumada e esteticamente elegante. Isso porque, apesar desses objetos serem detalhes decorativos, ter muitas almofadas jogadas pelos sofás e poltronas, sem uma ordem, contribui para um visual bagunçado.

Portanto sempre organize as almofadas no ambiente logo depois de usá-las, para manter o aspecto de uma sala organizada. Caso haja almofadas extras, uma boa ideia é guardá-las nos espaços que estejam sobrando do rack. Quando precisar de alguma, é só pegar e trazer para o sofá.

Aproveite estas dicas e mantenha sua casa limpa e organizada!

Mulher desfrutando de casa organizada

Este artigo trouxe uma lista com diversas dicas de como manter a casa, desde a entrada do lar até a privacidade dos quartos, organizada e limpa. Todas as técnicas mostradas são simples e não demandam altos gastos ou muito tempo para serem feitas, então são metas de organização realistas que podem ser implementadas até em rotinas mais atribuladas.

O segredo está em ir devagar: pôr em prática primeiramente as tarefas fáceis para depois ir, gradativamente, incluindo no cotidiano as tarefas que necessitam de um pouco mais de atenção, tempo e trabalho. Por isso, experimente organizar sua casa de acordo com as dicas deste artigo e aproveite seu lar sempre limpo e arrumado!

Autor deste artigo

Uma estudiosa das letras que adora passar seu tempo em atividades ao ar livre e em contato com a natureza, então imagine o prazer de poder escrever sobre esses assuntos.

Últimos posts


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Considerando comprar um Samsung Galaxy S23+? Confira neste artigo a ficha técnica do aparelho, vantagens e desvantagens e comparações com outros modelo!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos