Jasmim manga: como cuidar da planta, significado, na decoração e mais!

Jasmim manga: como cuidar da planta, significado, na decoração e mais!

Sabia que existe uma lenda sobre a Jasmim manga? Conheça sua história, dicas de cultivo e o significado dela pelo mundo.


Conheça a jasmim manga: a flor utilizada em fantasias havaianas

Flores jasmim manga rosa claro, branco e amarelo e botões de flor em galho

Plumeria rubra, mais conhecida como Jasmim manga, é uma árvore que chama muita atenção por causa de suas belas flores e ainda mais pelo perfume que vem delas. As cores de suas flores podem variar entre rosa, vermelho, amarelo ou branco, mas também podem ocorrer misturas dessas cores, dando novos tons a elas.

Caso não tenha reconhecido, as flores do Jasmim manga são a base para a confecção dos colares havaianos, que são a marca registrada da ilha paradisíaca. Assim que vemos aqueles colares já pensamos em praia, sol, água cristalina, e claro, na dança Hula tradicional Havaiana.

Nos próximos parágrafos você vai aprofundar seus conhecimentos na árvore que deu origem a tudo isso, confira!

Informações básicas da jasmim manga:

Flores jasmim manga branco e amarelo e botões


Nome CientíficoPlumeria rubra
Outros Nomes Jasmim manga, Frangipane
OrigemAmérica
Porte4,7~6 metros
Ciclo de Vida
Perene
FloraçãoPrimavera e Verão
ClimaEquatorial, Tropical e Subtropical 



A Jasmim manga ou Frangipane, se adapta bem ao clima tropical, isto é, ela gosta de um clima mais quente. Ela é nativa das ilhas do Caribe e seu tamanho pode chegar a 6 metros, dependendo do espaço para crescimento.

Outro ponto a se notar é que seu ciclo de vida é perene, ou seja, tem uma grande durabilidade, sem precisar ser replantada com frequência. A seguir, saiba como cuidar da sua Jasmim manga, conheça dicas para deixá-la saudável, linda e muito mais.

Como cuidar da jasmim manga:

Homem e criança regando muda de árvore recém plantada

Para se ter uma árvore linda, saudável e principalmente toda florida, é preciso ter vários cuidados. Nesta seção você vai descobrir todos os passos necessários para ter a planta dos sonhos. Vamos nessa?

Iluminação para jasmim manga

Primeiramente, vamos falar sobre iluminação. A melhor maneira para se cultivar a Jasmim manga é em sol forte, característico das regiões tropicais, pois se a planta não receber sol o suficiente ela não irá florescer. Ela necessita de pelo menos 5 horas de sol direto por dia.

Se por acaso você é de uma região mais fria e deseja muito cultivar essa espécie, uma dica é usar estufas climatizadas e uma luz forte imitando o sol, assim ela irá florescer lindamente.

Temperatura ideal para jasmim manga

Por conta da Jasmim manga ser uma planta tropical, ela não tolera temperaturas abaixo de 13ºC. A temperatura ideal para deixar a planta florida e saudável é entre 18º e 27º C.

Caso sua planta esteja enraizada em um vaso, aconselhamos você a deixá-la para fora de casa durante o dia, para pegar a luz do sol, mas ao anoitecer, quando a temperatura costuma baixar, colocá-la para dentro de casa novamente, assim, você evita que ela sofra danos causados pelo frio.

Melhor solo para jasmim manga

A parte do solo também é muito importante, mesmo essa planta não sendo tão exigente quanto a isso. O melhor tipo de solo é composto por mistura para envasamento à base de musgo de turfa e perlita. Utiliza-se 1/3 da mistura para envasamento e 2/3 de perlita.

A perlita é um componente que ajuda a melhorar a aeração do solo, uma vez que essa planta precisa de um solo de drenagem rápida (processo de drenar o excesso de água do solo). Com essa combinação podemos garantir o solo perfeito para o cultivo da Jasmim manga, trazendo a ela mais cor e vida.

Adubação da jasmim manga

Quando o assunto é adubação, alimente sua planta com uma grande quantidade de fósforo e você terá uma árvore toda florida. O fosforo encoraja o processo de florescer da planta, diferente do nitrogênio, que auxilia no crescimento da árvore.

Se você escolher um fertilizante com alto índice de nitrogênio, ela pode crescer em demasia, e, como suas flores brotam nas pontas dos galhos, o resultado será uma árvore grande demais, sem muitas ramificações. Por isso, opte por uma opção rica em fósforo e alimente sua Jasmim da primavera ao outono. Seguindo esses passos você terá uma árvore toda ramificada e bem florida.

Floração da jasmim manga

O processo de floração acontece da primavera para o verão e persiste durante toda a estação. Como a planta gosta do clima tropical, quanto mais sol, mais flor, por isso no verão espere ver seu Jasmim manga todo florido e perfumado.

A venda dessa planta geralmente ocorre nessas estações, onde ela se encontra radiante e as cores contrastantes de suas flores costumam chamar a atenção de todos que as veem. Quando vai se aproximando a estação do outono e inverno, todas as flores costumam cair.

Pragas e doenças da jasmim manga

As pragas ou doenças que costumam afetar a Jasmim manga são o fungo ferrugem ou as lagartas. As lagartas que podem aparecer são as lagartas de estação, elas vão surgir para consumir as folhas do Jasmim manga, mas não vão afetá-lo de fato. Elas se alimentam e vão embora, nada com que precise se preocupar.

Já o fungo ferrugem é aquele pó amarelo que surge por debaixo das folhas, ele dá um aspecto feio para a planta. A maneira mais eficaz de resolver o problema é borrifar um óleo mineral para uso agrícola diretamente na planta, é só diluir o óleo em um pouco de água e acabar de vez com o fungo. Cuidado para não comprar óleo mineral de farmácia!

Poda da jasmim manga

Para podar sua jasmim manga, corte os galhos em um ângulo de 45 graus acima do nó, que é onde uma folha ou um galho se prende ao caule. Use ferramentas afiadas para o processo, do contrário, corre o risco de você acabar machucando a planta. Deixe alguns galhos separados para mudas. Não tem problema cortar os ramos em 1/3, isso não prejudicará a árvore.

Tenha cuidado para a seiva não escorrer na pele e lembre que a poda é uma forma de fazer com que sua planta crie novas ramificações, brotando, assim, novas flores.

A poda da planta é sempre o cuidado mais difícil e trabalhoso, pois uma pode mal feita pode prejudicar muito a saúde da sua jasmim manga. Para evitar isso, utilize materiais de boa qualidade para realizar os cortes e para te dar uma boa precisão. Além disso, utilize a ferramenta adequada para o tipo de poda que você pretende fazer. Veja também, o artigo sobre os 10 melhores kits de jardinagem de 2021 e saiba qual ferramenta é o ideal para os cuidados da sua planta.

Como fazer muda da jasmim manga:

Muda de jasmim manga em vaso com uma flor e um cacho com várias flores rosa escuro abrindo do botão

Agora que já vimos algumas dicas sobre como cultivar a planta, vamos falar da reprodução. Quer preparar mudas da Jasmim manga para ter mais dela ou dar de presente para alguém que você gosta, mas não sabe como fazer? Fique tranquilo que vamos te ajudar com mais dicas a seguir.

Corte um ramo

As mudas da Jasmim manga vem do que é retirado da árvore durante a poda, que ocorre durante a primavera. Pegue um daqueles galhos, que deve ter em torno de 25cm, e em seguida deixe secar por de 5 a 7 dias, isso evita que a seiva escorra e atrapalhe o processo de envasamento. Lembre sempre de usar luvas de proteção, pois a seiva da planta causa irritação na pele.

Retire as folhas

Logo depois de ter pego o galho e cortado do tamanho correto, retire todas as folhas deixando apenas os broto, pois o processo de crescimento ainda está ocorrendo no galho, o que significa que a muda irá brotar mais rapidamente no solo. Use a terra indicada anteriormente. Você também pode tirar um pouco da casca na parte do galho que será enterrado, isso irá ajudar sua planta a enraizar mais facilmente.

Prepare a terra e plante a estaca

Depois de ter concluído os dois processos anteriores, é hora de preparar a terra para plantar sua muda. Já falamos neste artigo que a Jasmim manga não requer de uma terra perfeita para a proliferação, ela só não pode estar com muito excesso de água. A terra já deve estar preparada com o adubo e se tiver sol melhor ainda.

O sol além de ajudar na fotossíntese, irá fortalecer a planta, pois essa espécie se revitaliza no calor. Para plantar é só fincar a estaca no solo, na parte de onde foi retirado a casca, regar um pouco e está pronto, sua muda logo criará raízes!

Características e uso da jasmim manga:

Cacho cheio de flores de jasmim manga rosa claro, branco e amarelo alaranjado

Já passamos pelas dicas de cultivo e também como fazer a reprodução do Jasmim manga, agora apresentaremos a você mais características e curiosidades sobre a planta. Sabia que ela pode ser utilizada até em cosméticos? Descubra tudo nos tópicos a seguir.

Cores da jasmim manga

A Jasmim manga é uma árvore que tem flores de cores lindas e vibrantes. As flores são compostas por cinco pétalas, todas bem robustas e grandes, e suas cores podem variar bastante entre o branco, o vermelho e o amarelo, geralmente com o miolo sempre amarelado. As variantes como laranja, rosa e salmão vem da mistura das cores primárias da planta. Essas lindas combinações de cores deixam os colares havaianos coloridos e muito aromáticos.

Forma da jasmim manga

A forma da Jasmim manga consiste em um caule mais grosso, que dá a sustentação para a árvore, e ligado a ele vários ramos, de onde saem grupos de pequenos e mais frágeis galhos, nos quais brotam as belas flores, bem agrupadas.

O tamanho da planta pode variar bastante: se sua Jasmim está plantada em um vaso e é podada constantemente, ela manterá um tamanho médio e ficará bem ramificada, tendo seu caule central um pouco mais fino. Já se ela for plantada em um jardim ou qualquer outro espaço aberto, formará uma grande e alta árvore, que também precisará de poda, para ficar bem florida durante rodo o verão.

A jasmim manga na decoração

A planta é muito utilizada na área da decoração, pois, além de ter uma beleza encantadora, possui um aroma delicado e concentrado, ou seja, combina com qualquer local. Plante a Jasmim em um vaso e tenha um ambiente perfumado, seja em casa ou no trabalho. Suas cores são vivas e se destacam em cômodos de tons neutros, chamando a atenção e dando uma animada no ambiente.

Ela também é perfeita para decorar jardins: você pode deixá-la crescer bem e terá uma bela árvore, grande e florida, e o melhor, o sol forte não causa nenhum dano à planta, pelo contrário, ela fica ainda mais linda e, de quebra, proporciona um espaço com sombra para você relaxar.

Utilizada em cosméticos

A utilização da Jasmim manga na cosmética é algo que já se espera, pois as flores dessa planta são incrivelmente perfumadas. Esse aroma doce e suave, praticamente o cheiro de primavera, que exala de suas flores são a base para a fabricação de alguns produtos como hidratantes, perfumes e óleos essenciais.

Esse último é muito utilizado para massagens em spas, principalmente na ilha paradisíaca Havaí, onde a planta é encontrada em grande quantidade. É difícil quem não se apaixone por esse aroma natural de flores desabrochando, por isso o mercado para tais produtos é grande.

Perguntas sobre a jasmim manga:

Flor de jasmim manga branco e amarelo em galho, próxima a botões

Nos tópicos seguintes esclarecemos dúvidas que algumas pessoas têm em relação à Jasmim manga. Falaremos sobre sua toxicidade, quanto tempo leva seu crescimento e o que acontece com a planta em algumas épocas do ano. Quer saber sobre tudo isso e mais? Leia logo abaixo!

A jasmim manga é tóxica? É comestível?

A Jasmim manga é uma planta produtora de látex, e como tal, é considerada tóxica. Todas as partes da planta tem uma certa toxicidade, por isso nunca devem ser ingeridas. Não há registros de envenenamento causados pela planta, uma vez que seu sabor amargo inibe a maioria dos seres vivos de ingeri-la.

Se por acaso acontecer de uma criança ou animal pequeno ingerir partes da planta, podem ocorrer desconfortos estomacais, vômitos e diarreia; não havendo melhora nos sintomas, consulte um médico. A seiva expelida de seu caule causa irritação na pele, por isso, ao podar sua Jasmim, use sempre luvas de proteção.

Por que as jasmim manga perdem as folhas?

Com a chegada das estações mais frias, como inverno e outono, a Jasmim manga entra em um estado chamado hibernação. Nesse estado, a planta vai perder todas as suas folhas e adormecer. Se ela estiver fixada em um vaso, a dica é colocá-la dentro de casa, para fornecer um calor maior a ela.

Durante a hibernação, a rega da planta precisa ser interrompida e você deve estar vigilante quanto à saúde dela, checando a coloração e aparência do tronco. O tronco deve permanecer gordo e saudável, sua coloração deve ser entre verde e marrom, lembrando que as mudanças na cor são normais durante todo o processo.

Se por acaso aparecerem rugas verticais que seguem na direção do crescimento da planta, significa que está na hora de regar, mas não em excesso. Com o retorno do calor a planta volta ao normal, brotando novas folhas e flores.

Quanto tempo demora para jasmim manga crescer?

Já falamos anteriormente sobre as variações de tamanho durante o crescimento da Jasmim manga, mas quanto tempo demora para crescer? A resposta é "depende". Depende do clima, do solo e até da cor das flores da planta. Mesmo assim, em geral ela demora em torno de 1 ano para florescer. A Jasmim manga de flores vermelhas cresce de 30 a 60 centímetros por ano, já a branca entre 24 a 36 centímetros.

A rapidez do crescimento vai depender do clima: se tiver um clima propício, com sol e muito calor, ela irá crescer mais rápido. O solo deve estar adubado e pronto para auxiliar no crescimento, mantendo a planta forte e saudável.

É possível plantar jasmim manga em vasos?

É possível cultivar sua Jasmim manga em vasos, desde que se tenha os cuidados necessários. Se cultivada em vaso a planta precisará de podas mais frequentes para manter seu tamanho.

A primeira coisa a fazer é decidir qual o melhor recipiente para se plantar. Uma boa opção é o vaso de plástico fino que permite uma ótima drenagem da água e possibilita que você deixe a sua planta no jardim ou leve-a para dentro de casa quando quiser, principalmente nos dias mais frios.

Significado da jasmim manga:

Close up em flor de jasmim manga branca e amarela desabrochando

Até aqui já falamos de muitos assuntos referentes a Jasmim manga, desde como cultivar até o esclarecimento de dúvidas, mas nesta seção você vai conhecer um pouco sobre as lendas que a rondam, seu significado e mais! E então, vamos começar?

A lenda da jasmim manga

Primeiro, vamos falar sobre a lenda. A história conta que, certa vez, uma vidente previu a um francês dizendo que "Se ele quisesse enriquecer, teria que encontrar uma flor cujas cores fossem como a lua nova e tivessem um aroma que recobre a alma". Depois de muito tempo navegando, o Francês Plumier avistou uma mulher, perto de uma ilha nas Índias Ocidentais.

Ela era conhecida por sua sabedoria e ele perguntou-a sobre a flor. Ela disse que se ele quisesse riquezas, deveria sacudir os galhos de um árvore encontrada perto de uma igreja, em uma noite de lua cheia, e ele assim o fez. Quando sacudiu, viu cair milhares de flores de um aroma doce e de cor brilhante e entendeu que as riquezas da vida são a tranquilidade da noite, o doce aroma das flores e a paz da alma.

Diferentes significados culturais da jasmim manga

Vamos falar agora sobre o significado da Jasmim manga em diferentes regiões. Na cultura ocidental, a planta evoca pensamentos de dias quentes e feriados tropicais. Em Bali, a árvore é sagrada e costuma ser encontrada em templos - as pessoas de lá confeccionam vestidos com as flores e os vestem para orar. Já em Java, acredita-se que a planta traga azar e simboliza a morte.

Diferentemente de Java, na Índia eles acreditam nos poderes curativos do óleo da Jasmim, chamando-a de "árvore da vida". Na Polinésia, as mulheres costumam usar a flor para indicar seu estado de relacionamento: se usada na orelha direita, significa que estão em busca de amor, na esquerda, significa que já estão em um relacionamento. Por último, no Hinduísmo a flor representa lealdade, sendo utilizada no cabelo das mulheres comprometidas.

Significado dos leis do Havaí, os adornos da jasmim manga

Por fim, vamos falar dos "leis" do Havaí, em especial do pluméria lei. Desde os tempos antigos, os povos havaianos tem o costume de fazer os leis, que são colares confeccionados de materiais diversos, cada um com um significado. O lei mais recente é o pluméria lei, que são os colares feitos com as flores da Jasmim manga e que simbolizam afeto.

Em Samoa, esse colares são chamados de "ula". É difícil quem tenha ido para o Havaí recentemente e não tenha sido recebido pelo afeto dos colares da Jasmim, que além de lindos e coloridos, são super perfumados.

Cultive uma jasmim manga e tenha o ambiente perfumado!

Galhos com folhas e cachos de flor de jasmim manga rosa, alaranjada e amarela

Chegamos ao fim de mais um artigo sobre uma planta incrível e interessantíssima. Nele ensinamos tudo o que você precisa saber sobre a Jasmim manga, desde modo de cultivo e até curiosidades. Espero que tenhamos feito você apreciar ainda mais essa planta que é tão especial para tantas culturas, e que você também tenha tido a vontade de adquirir a sua Jasmim manga e dar a ela o seu significado.

Plante uma e deixe o seu aroma penetrar em todos os cantos da sua casa ou jardim, ou compre para alguém querido, já que ela também é ótima para dar de presente para amigos e familiares. Espero que possamos nos encontrar novamente em outros artigos, até a próxima!

Autor deste artigo

Escrever é se comunicar pelas palavras, é dar informação a quem precisa, por isso amo o que faço. Gosto de fazer um pouco de tudo e estou sempre atrás de novos hobbies, todas as atividades feitas ao ar livre e em contato com a natureza ajudam a revigorar nossa alma e a trazer um bem estar. Por isso embarque nessa jornada cheia de dicas práticas comigo, para você levar uma vida tranquila e sem apuros.

Últimos posts


Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Em busca do melhor monitor 75 Hz? Confira neste artigo dicas de como escolher o ideal para você, além de um ranking com os 10 melhores produtos de 2022!


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Pensando em como escolher o melhor celular para jogar free fire? Acompanhe as dicas de escolha e o ranking com os 10 melhores produtos da categoria a seguir.


As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

Procurando a melhor Smart TV para comprar? Veja neste artigo os melhores modelos do mercado, como escolher a ideal e encontre a Smart que mais combine com você!


As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

Quer curtir seus programas favoritos na telona? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs de 55 polegadas do mercado, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

Quer uma geladeira de qualidade que seja em conta? Aqui você encontra um ranking com as 10 melhores geladeiras com bom custo-benefício e aprende como escolher!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Saúde sexual Doces e sobremesas Sapatos