Telha sanduíche: preço, forro, vantagens, desvantagens e mais!

Telha sanduíche: preço, forro, vantagens, desvantagens e mais!

Será que vale a pena usar a telha sanduíche? Neste artigo, conheça esse tipo de cobertura, do que ele é feito, para que serve, suas vantagens e desvantagens.


Telha sanduíche: resolve problemas térmicos e acústicos!

Placas de telha sanduíche empilhadas e barracão em construção

O teto e as paredes são partes fundamentais de qualquer propriedade e, por isso, é muito importante saber qual das opções oferece a melhor relação de custo-benefício para seu projeto. Atualmente existem as mais variadas possibilidades de cobertura, a depender dos seus interesses, mas se você mira em um bom isolamento termo-acústico, a telha sanduíche é perfeita para você!

Nas condições ideais, este tipo de telha não quebra fácil e ainda protege ambientes das águas das chuvas e intensidade do calor, sendo projetada para durar no mínimo cerca de 20 anos. Além disso, existem diversos modelos que deixam telhados ou fachadas com uma aparência bastante bonita, então a estética não é um problema.

Ficou interessado? Continue lendo para saber mais sobre a telha sanduíche, do que ela é feita, quanto custa e para que serve, além de vantagens, desvantagens e quais são os tipos existentes. Confira!

Sobre a telha sanduíche

Desenho demonstrativo de telha sanduíche

Esse produto é uma inovação da área da construção e tem vários aspectos que o diferenciam de outros tipos de cobertura, portanto é interessante conhecer melhor as características dele. Assim sendo, veja nesta seção as principais informações que você precisa saber sobre a telha sanduíche:

Qual o preço da telha sanduíche?

O custo de uma telha sanduíche atualmente é influenciado por diferentes fatores. O preço depende em grande parte dos materiais utilizados na fabricação e da espessura. Por exemplo, as telhas sanduíche de aço costumam ser mais caras do que o modelo feito com acabamento em PVC.

Em geral, o valor oscila entre R$ 50 e R$ 300 por metro quadrado. Quando a resistência e a espessura das peças são maiores, o produto se torna mais caro. No entanto, os modelos baratos não deixam de ter qualidade superior em relação às telhas convencionais.

O que é a telha sanduíche?

É um componente cada vez mais utilizado na área da construção devido à praticidade e versatilidade de se adaptar a diversas estruturas. A telha sanduíche consiste na união de duas chapas externas com um isolante no centro. O material usado nas chapas pode ser de metal, PVC ou aço e o núcleo de lã de rocha ou poliuretano ou poliisocianurato.

Esse produto foi inventado após a Segunda Guerra Mundial para atender às necessidades das câmaras frigoríficas, devido ao seu excelente isolamento térmico. Contudo, a grande utilidade e os benefícios fizeram com que se tornasse útil no setor da construção.

Quando usar a telha sanduíche?

A telha sanduíche é indicada para a cobertura de diversos lugares, mas fica especialmente apropriada em edificação que necessita de isolamento acústico. Ela é capaz de criar uma barreira contra barulho externo em cerca de 20 a 40 decibéis. Por esse motivo, imóveis próximos a avenidas, bares, casas de shows, etc se beneficiam mais com o produto.

Fora isso, ela também tem isolamento térmico, o que contribui para que a temperatura não aumente no interior do ambiente em dias quentes. Desde que as outras partes da construção não interferiram nesses aspectos, essa telha gera muito conforto para o recinto.

Material do forro da telha sanduíche

A telha sanduíche é feita em três camadas, com duas chapas externas e um núcleo. As placas que cobrem o centro de ambos os lados podem ser de aço galvanizado, alumínio ou PVC. Essas peças possuem ótima resistência contra ventanias, impermeabilidade à água e vapor, além de proteção à corrosão.

No meio fica um placa de espuma rígida resistente ao calor, as mais utilizadas sendo as de poliuretano (PUR) e poliisocianurato (PIR), que correspondem a uma espécie de plástico endurecido. Entretanto, também pode ser lã mineral, lã de rocha ou lã de vidro, que proporcionam maior resistência ao fogo.

Características da telha sanduíche

A telha sanduíche tem isolamento térmico que diminui a intensidade da temperatura vinda do telhado e essa capacidade não varia ao longo do tempo. É totalmente impermeável, por isso sofre menos degradação causada por água e possui alta durabilidade. Também oferece maior resistência ao fogo do que os produtos convencionais.

Frequentemente a estrutura das telhas sanduíches é usada tanto em telhados como paredes para reduzir níveis altos de ruídos. Elas ainda reduzem os custos com ventilação e ar condicionado, graças a capacidade de isolamento térmico.

Locais de uso da telha sanduíche

Atualmente, a telha sanduíche funciona em todos os tipos de ambientes. Em edifícios residenciais substitui a telha tradicional e em espaços comerciais serve como revestimento exterior. É um excelente material, cada vez mais utilizado por arquitetos e profissionais ligados à renovação de telhados e fachadas.

Graças ao poder de isolamento tanto acústico quanto térmico, esse tipo de telha se torna um produto ideal para lugares com problemas de barulho ou de temperatura. Com a ajuda de outros elementos da estrutura, essa telha cria um local fresco e sossegado.

Como é feita a instalação da telha sanduíche

A colocação é relativamente simples e muito mais rápida do que outras opções. Antes de tudo, deve-se montar a estrutura de suporte, que pode ser de metal ou madeira. Em seguida, a instalação das telhas sanduíches se inicia pelo ponto mais baixo e vai subindo. Assim, a primeira linha serve como guia para a próxima fileira.

A fixação de cada telha sanduíche ocorre com a aplicação de parafusos perfurantes a 3cm de distância das pontas superior e inferior. Durante o processo todas as peças precisam ficar niveladas e em alguns casos pode ser necessário recortar para ajustar o tamanho.

Telha sanduíche com passagem de luz: é possível?

A chapa de policarbonato é uma opção para essa finalidade e consiste em um tipo plástico de alta resistência e leveza que forma uma abertura no telhado para luz natural iluminar o espaço. Geralmente, ela é alternada com a telha sanduíche para favorecer a economia de energia e melhorar o ambiente geral da instalação, mantendo o isolamento térmico.

Nesse caso, a chapa de policarbonato corresponde apenas a um material secundário. Ela complementa, mas se integra perfeitamente com o resto das coberturas construídas com a telha sanduíche, oferecendo economia com energia.

Qual o tempo de durabilidade

As telhas sanduíches são projetadas para durar no mínimo 20 anos. No entanto, em ambientes salinos esse prazo será menor se nenhum verniz for aplicado para proteger a telha. Também é aconselhável fazer uma revisão programada, pois isso dará a você a tranquilidade de que o telhado está sempre em ótimas condições.

A boa durabilidade torna a telha sanduíche um material de referência para cobertura de telhados na área da construção. Além disso, o poliuretano usado no meio das chapas pode manter suas qualidades de isolamento quase intactas por mais de 50 anos.

Qual é o melhor material/isolante em que são fabricadas?

A lã de rocha é uma fibra natural utilizada tanto no isolamento acústico como na proteção contra incêndio. Existem alguns modelos com densidade maior que 175 kg/m3 que tornam essa fibra praticamente impossível de queimar. Ela permanece estável mesmo em temperaturas altíssimas por horas.

Além disso, possui ótima qualidade na absorção de som e é adequada para espaços onde se deseja isolamento acústico. Alguns exemplos de onde usar essa telha sanduíche são em galpões com máquinas barulhentas e casa ou escritório com muito ruído externo.

Outras utilidades da telha sanduíche

Normalmente a telha sanduíche é usada como cobertura em todo tipo de ambiente, no entanto, também há a utilização desse material como divisória ou vedação de paredes devido à capacidade de isolamento dele. Nesse caso, a placa permanece lisa, sem as ondulações característica das telhas.

Como parede externa ela é ideal para projetos que requerem um bom isolamento ou necessitam de um material leve. Já internamente, ela serve para dividir e fechar espaços em escritórios ou outras instalações com montagem rápida e econômica.

Tipos de telha sanduíche

Placas de telha sanduíche empilhadas

Se você está pensando em construir um telhado ou fachada com esse material, é necessário conhecer as características dele. Fora as variações no design também há diferenças na fabricação que podem influenciar na sua decisão. Por isso, descubra na sequência quais são os diferentes tipos de telhas sanduíche.

Telha sanduíche simples

Este tipo de telha sanduíche é o mais barato, pois contém uma composição com materiais simples, embora com qualidade superior a dos produtos convencionais. Na camada superior fica uma lâmina de zinco, no meio um isolante de poliuretano ou poliisocianurato e na parte inferior uma folha de alumínio parecido com uma manta.

O lado de zinco é colocado na face externa do telhado por possuir maior resistência e durabilidade, enquanto a lâmina de alumínio permanece no interior. Esse formato, por vezes, é chamado de telha de zinco, porém são produtos totalmente diferentes.

Telha sanduíche dupla

A telha sanduíche dupla contém em cada lado duas chapas de metal mescladas. As lâminas, nesse caso, são confeccionadas somente com zinco, por isso oferecem maior isolamento acústico e térmico. Apesar de não ser a opção mais barata, é a mais encontrada no mercado.

Esse formato, além de possuir melhor qualidade, também conta com a capacidade de ser revestido com pintura, diferentemente do que ocorre com o modelo simples onde, muitas vezes, é necessário usar forro para criar um acabamento no teto.

Vantagens da telha sanduíche

Armação de ferro e telhas sanduíche em edifício

Quando se fala dos benefícios de uma telha sanduíche para coberturas ou fachadas, o que mais se destaca é a capacidade do isolamento acústico e térmico. Entretanto, esse produto tem várias propriedades interessantes. Veja a seguir as principais vantagens de instalar a telha sanduíche em uma construção:

Alto desempenho térmico e acústico

Uma telha sanduíche tem a capacidade de não espalhar o calor gerado pela luz solar ou de um motor, por exemplo. Atualmente, existem placas com diferentes tolerâncias as temperaturas, mas costuma oscilar de -40º C a 80º C. Por esse motivo, mesmo modelos mais simples exibem uma boa resistência a incêndios.

Graças ao núcleo, esse produto cria uma barreira ao barulho produzido até mesmo por máquinas industriais. Ruídos perturbantes podem ter uma redução de 20 a 40 decibéis na intensidade, mantendo a acústica de um ambiente agradável.

Econômico

Quando a temperatura de um recinto é fresca não existe razão para o uso de ventiladores e ar condicionado e está nesse aspecto mais uma vantagem em instalar uma telha sanduíche em um telhado ou fachada. Afinal, se não houver necessidade de utilizar esses eletrodomésticos, o gasto com energia no longo prazo será menor.

Assim, diferentemente do que ocorre com modelos de telhas comuns que necessitam de vários métodos para regular a temperatura em um ambiente fechado, apenas a telha sanduíche basta para manter o interior fresco num dia quente, oferecendo, inclusive, mais conforto para dormir em noites abafadas.

Tamanho personalizado

A largura da telha sanduíche é de 1 metro e o comprimento máximo é de 18 metros. As espessuras também variam de acordo com a necessidade, é possível encontrar medidas de 3 a 12cm. É um produto adequado para diversos tipos de obras, pois se adapta ao lugar no qual será instalado.

Assim, não é necessário realizar ajustes no projeto para conseguir implantar uma cobertura ou fachada com a telha sanduíche. Ela também tem várias designs que imitam outros tipos de telhas, além de cores como branco, verde, vermelho, azul, cinza etc.

Fácil manutenção

Depois de instalada a telha sanduíche fica exposta a agressões externas principalmente em telhados, por isso é aconselhável fazer uma revisão uma vez por ano em busca de danos. No caso de algum furo ou indício de vazamento aparecer o reparo é simples. Se for um pequeno buraco, basta cobrir com um bom adesivo impermeabilizante.

Em perfurações largas também é possível injetar uma espuma poliuretano para resolver a questão de modo prático. Contudo, se o dano for significativo e a telha tiver de ser substituída, é só desparafusar o módulo para colocar outra peça no lugar.

Reduz risco de incêndio

Entre a variedade de elementos disponíveis no mercado para isolamento térmico, a telha sanduíche é uma das mais utilizadas por ser uma solução muito eficaz e versátil, capaz de se adaptar às necessidades de construções de todos os tipos. Fora isso, a vantagem de diminuir o aumento de temperatura também contribui para reduzir o risco de incêndio.

A resistência ao fogo da telha sanduíche é muito positiva, principalmente quando as lâminas externas são de metal. Além disso, placas com isolante de lã de rocha, maior espessura e qualidade dos materiais oferecem enorme proteção contra incêndios.

Desvantagens da telha sanduíche

Telhado com telha sanduíche

Apesar da telha sanduíche ser um produto muito bom ela também apresenta alguns aspectos que você deve considerar antes de fazer a instalação. Dessa forma, verifique abaixo as desvantagens de instalar a telha sanduíche para colocar na balança na hora da decisão.

Alto custo

A telha sanduíche dura mais tempo, possui isolamento acústico e térmico, e a manutenção é simples e, obviamente, um produto com toda essa qualidade tem um preço maior do que as telhas padrões. Felizmente, há uma ampla variedade de telha sanduíche feita com variados design, cores e tamanhos.

Por esse motivo, recomenda-se que você pesquise bem qual modelo cabe perfeitamente ao projeto da sua obra. Assim, é possível conseguir pagar por um preço que fique dentro do seu orçamento, sem abrir mão de um bom produto.

Contrato de profissionais especialistas

A instalação correta da telha sanduíche em telhados ou fachadas é essencial para obter todos os benefícios desse material. Esse processo deve ser realizado sempre por profissionais que sigam as instruções do fabricante. Do contrário, no longo prazo uma série de problemas pode aparecer, como vazamentos e rebaixamento, por exemplo.

Um especialista, por outro lado, sabe montar toda a estrutura e o que fazer para que esses problemas não surjam. Ele também conhece as técnicas que tornam essa tarefa mais rápida e sem desperdício de materiais.

Conheça também artigos sobre as melhores ferramentas

Neste artigo apresentamos a telha sanduíche, assim como diversas outras informações. Agora, se você está pensando em reformas, com certeza vai querer dar uma olhada em alguns de nossos artigos sobre ferramentas. Confira abaixo algumas opções de parafusadeiras, furadeiras e kits de ferramentas!

As 15 Melhores Parafusadeiras de 2022: com furadeira, elétrica pequena, de impacto e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2022

Procurando uma parafusadeira leve e potente? Aqui você vê as 15 melhores opções do mercado no nosso ranking e confere dicas de como escolher a melhor. Confira!

As 10 melhores furadeiras de 2022: de impacto, portáteis, sensitivas e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1082

Está em busca de uma furadeira que possa atender as suas necessidades? Confira neste artigo quais os tipos de furadeiras, os preços e algumas dicas de compra!

Os 10 melhores kits de ferramentas de 2022: da Stanley, Tramontina e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/981

Em busca de um kit de ferramentas? Veja aqui quais os melhores disponíveis no mercado, dicas para escolher o ideal para você, preços e onde encontrar.

A telha sanduíche é muito versátil!

A telha sanduíche consiste em uma das melhores coberturas de telhados e fachadas, afinal, você não precisará se preocupar com a deterioração constante que afeta outros produtos devido às chuvas e altas temperaturas. Além disso, ainda apresenta uma manutenção descomplicada e muitas vantagens.

Como você viu, uma das principais razões pelas quais muitas pessoas e empresas preferem esse material é que eles têm um bom isolamento térmico e acústico e, embora seja um produto de preço elevado, fornece vários benefícios que justificam o custo.

Sendo assim, se você deseja mais segurança, conforto e durabilidade numa cobertura, considere se planejar financeiramente na hora da construção e da reforma para aproveitar também as qualidades da telha sanduíche e melhorar sua casa para você e sua família.

Autor deste artigo

É bom viver... Eu me interesso por tudo que faça a vida ser melhor.
A principal delas é a escrita que oferece muita alegria com poucos recursos.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos