Dálias: conheça as cores e suas variações como a gigante!

Dálias: conheça as cores e suas variações como a gigante!

Pensando em cultivar dálias em sua casa? Confira neste artigo as principais informações, suas variações, cuidados e curiosidades dessa planta majestosa.


Dália: conheça esta bela flor e como cuidar!

Dálias rosas fresca florescendo no jardim.

As dálias são flores originárias do México e cultivadas no país desde o Império Asteca. Ao passo que o tempo avançou o número de espécies dessa flor cresceu. Tanto que hoje a dália possui mais de 3.000 tipos entre plantas puras e híbridas. E as dálias não apenas são flores grandes, mas também flores multicoloridas e com pétalas diferenciadas.

A princípio, as dálias crescem em diversos tipos de solo e são plantas fáceis de cuidar. Porém, o cultivador precisa ter cuidado com as condições climáticas que podem afetar a planta. Tudo porque a dália prefere meia sombra e locais quentes com solo úmido.

Caso você forneça os cuidados necessários, terá uma planta exuberante com 2 metros de altura. E mesmo quando cultivada em vaso, a planta floresce várias vezes por ano e é fácil de ser propagada.

Além disso, você pode comer as flores das dálias, adicionando as pétalas à sua salada ou fazer geleias. E você também pode consumir as raízes cozidas da flor como se fossem batatas. Veja a seguir outras informações e variações da flor dália.

Conheça a dália e suas variações!

A dahlia, pertencente à família Asteraceae, também é conhecida como dália ou dália-de-jardim. Essa flor é natural do México e América do Norte, mas cresce em várias regiões brasileiras, com exceção do centro-oeste e sudeste entre dezembro e fevereiro. Ainda que os cuidados sejam os mesmos, existem vários tipos de dálias. Sendo assim, vamos conhecer a seguir, algumas variações dessa planta.

Dália Gigante

Cultivar dália vermelha gigante florescendo no jardim.

Como o nome sugere, as dálias gigantes são flores avantajadas, também chamadas de “prato de jantar”. O diâmetro dessa variante pode chegar a 28 centímetros e possui caules resistentes capazes de atingir mais de 1 metro de altura. Embora “prato de jantar” não seja uma classificação oficial, o nome é apropriado, pois lembra um enorme prato florido.

Apesar do tamanho enorme, essa flor não requer tantos cuidados quanto o cultivador possa imaginar. Mas para garantir que a planta continue florindo, o cultivador deverá respeitar seus limites. Por exemplo, as dálias não suportam épocas de geada. Logo, uma dália gigante ficará mais vulnerável em épocas frias se não estiver bem protegida.

Dálias do Cacto

Dálias do Cacto na cor rosa claro, no jardim.

As dálias do cacto receberam esse nome porque possuem flores duplas que lembram um cacto. Suas pétalas são mais estreitas e vão da base até a ponta enquanto curvam para fora. Além disso, as dálias do cacto podem variar desde as cores até o tamanho.

Logo, você pode criar várias ornamentações, combinando cores e tamanhos diferentes. Muitos cultivadores não sabem que essa flor ajudou a desenvolver o cacto como nós conhecemos. Tanto o formato quanto as pétalas influenciaram no formato dos cactos atuais.

Dálias duplas ou em formato de bola

Close de uma dália em forma de bola na cor rosa em um jardim.

Após adultas, as dálias duplas presenteiam seus cultivadores com flores esféricas e grandes. Essas flores lembram grandes pompons e são perfeitas para ornamentar jardins mais sombreados. Além disso, as pétalas formam um arranjo em espiral e são curvadas, características marcantes dessa espécie.

Assim como outras espécies de dálias, as dálias duplas são fáceis de cultivar. Contudo, o cultivador deve ter uma atenção maior caso queira manter o formato dessas flores. Afinal, o formato de pompom pode mudar dependendo das condições ambientes. Logo, o cuidador precisa entender as necessidades da planta e fazer a manutenção regular dela.

Dálias de anêmona

Flores da espécie dália de anêmona na cor laranja em um jardim.

As dálias de anêmona lembram bastante o animal marinho que inspirou o nome. Tudo porque elas têm um anel externo de pétalas em formato plano ao redor de uma coroa. Ademais, essas flores possuem massas de pequenas flores alongadas. Como resultado, esse conjunto forma uma espécie de almofada de tentáculos florais.

Enquanto as pétalas interiores são menores e macias, as pétalas exteriores são curvadas e maiores. Os caules dessa planta são mais robustos, o que facilita a criação de novas mudas. E por causa desse formato as dálias de anêmona costumam atrair muitos beija-flores e borboletas.

Peony-florescido

Flores da espécie Peony-florescido na  rosa, vista de perto.

As dálias de peônia ou Peony-florescido possuem mais de uma fileira de pétalas abertas. Elas não apenas são pétalas grandes, mas também são voluptuosas, o que aumenta o volume da flor. Por causa da sua aparência, essa espécie é bastante valorizada em campo, jardins e ornamentações em festas mais requintadas.

A dália de peônia pode se destacar no seu jardim por causa das cores vibrantes. Dependendo do tipo, as pétalas podem ser roxas, laranja, rosa, amarela, branca e rosa com branco. A variedade mais conhecida é a Bishop de Llandaff, cultivada desde o ano de 1927, aproximadamente. Sua cor mistura pétalas vermelhas com o centro amarelo e escuro, resultando em um tom escarlate magnífico.

Dálias únicas

Flores da espécie dália única multicolorida e exótica, vista de perto.

As dálias únicas possuem apenas um anel de pétalas que rodeiam o núcleo da flor. Suas pétalas têm um formato pontiagudo ou arredondado, diferentes de outros exemplares da espécie. Apesar da simplicidade em seu formato, essa variante é bastante bonita e ganha destaque em qualquer jardim.

Além disso, o formato mais simples das dálias únicas favorece o trabalho dos polinizadores. Tanto que essa flor atrai borboletas, abelhas e outros animais, pois eles acessam o seu néctar e pólen sem dificuldades. Você pode cultivar essa flor nas cores carmesim, amarela, rosa, branca com rosa, laranja e marrom chocolate.

Collarette Dahlias

Close-up de flores da espécie Collarette Dahlias na cor lilás.

A dália de colarinho ou Collarette dahlias possui um anel centrado de pétalas menores circundado por pétalas maiores. Ela é uma das gigantes das dálias, visto que suas flores são grandes e vistosas. Já que é uma planta compacta e com flores marcantes, a Collarette dahlias ganha destaque em enfeites ou vasos.

Assim como outras flores, essa variante pode ser cultivada na cor branca, lilás e amarela. Você terá uma planta saudável se cultivá-la em solo fértil e drenado sob iluminação constante. Além disso, você precisa utilizar um fertilizante com potássio a fim de aumentar a floração. E com a poda de folhas e caules danificados você prolonga a vida da planta.

Dália de cama

Jardim com flores dália de cama na cor amarelo com laranja.

A dália de cama é uma planta alta e possui flores muito vistosas. Suas flores possuem uma aparência mais “selvagem”, além de pétalas curvadas que podem ter cores variadas. Por isso, a planta é bastante utilizada em buquês e ornamentações em jardins.

Da mesma forma que suas irmãs, a dália de cama gosta de solo fértil e iluminação plena. Se cultivada em ambientes favoráveis, essa flor levará entre 80 a 100 dias para amadurecer.

Como cuidar da dália

Regador e flores da espécie dália na cor rosa.

A princípio, você perceberá que cuidar das dálias não é uma tarefa tão difícil. Mesmo assim, é importante que você mantenha os cuidados necessários para que a flor se desenvolva corretamente. Sendo assim, confira a seguir algumas dicas de como cultivar as dálias em casa.

Plante por sementes ou bulbos

A reprodução das dálias é feita por meio de sementes, divisão do bulbo ou estaquia dos ramos. Você pode adquirir as sementes em lojas especializadas ou até pela internet. Contudo, caso você já tenha uma dália em casa, a divisão do bulbo será eficaz. Além disso, essa técnica vai garantir que você tenha uma flor idêntica a planta-mãe.

Para plantar o bulbo você deve cavar um buraco com 15 centímetros de profundidade. Em seguida, você deve fixar uma estaca de 1,5 m a uma profundidade ade 30 centímetros. Já que o caule da flor jovem é frágil, a estaca dará a sustentação que a planta precisará. Por fim, coloque o bulbo da dália com as raízes para baixo e a parte de onde a flor sairá para cima.

Escolha os tubérculos maiores

Sempre que você adquirir bulbos de dálias escolha os que são maiores. Tudo porque o bulbo maior favorece o crescimento de flores altas e com mais volume. Além disso, é possível afirmar que o bulbo menor sempre dá origem a uma dália que cresce pouco. A não ser que você planeje cultivar dálias pequenas, escolha os bulbos maiores.

Os bulbos escolhidos não só devem ser grandes, mas também saudáveis. Logo, você deve escolher um tubérculo sem manchas de podridão, com a parte externa firme e sem bolor. E embora as dálias prefiram solo ácido e bem drenado, elas crescerão bem em outros tipos de solo.

Iluminação ideal para dália

As dálias são flores que adoram locais com ótima iluminação para crescerem. Logo, você deve plantá-las em locais onde a luz solar seja acessível. De acordo com cultivadores experientes, as dálias devem receber de 6 a mais horas de luz solar todos os dias. Caso a flor não receba luz solar suficiente, a floração diminuirá.

Além disso, a dália deve ser cultivada à meia sombra em épocas mais quentes. Mesmo que a planta adore luz, o excesso pode danificar suas pétalas ou ressecar a planta. Além disso, a meia sombra vai garantir que a água do solo não evapore antes da planta absorvê-la. Já em climas mais frios, a flor deve receber luz solar por, no mínimo, 4 horas.

Temperatura ideal para a dália

As dálias são plantas que preferem climas subtropicais e tropicais. Afinal, esses tipos de clima proporcionam temperaturas entre 13° C e 26° C, ideais para o crescimento da planta. Entretanto, o cultivador deve evitar que a dália seja cultivada sob geadas. Ainda que a planta tolere diversos tipos de clima, as geadas podem matá-la rapidamente.

Se a região onde você planeja cultivar as dálias é muito quente, utilize uma cobertura morta. Desse modo, a umidade da terra onde a dália foi plantada durará por mais tempo. Para fazer a cobertura você pode utilizar folhas secas, galhos finos e pedaços pequenos de casca.

Rega da dália

Você deve regar as dálias com menos frequência e manter as folhas mais secas. Tudo porque o excesso de água no solo pode apodrecer o bulbo das plantas. Logo, você deve fazer regas com intervalos maiores entre si. Além disso, as regas devem ser profundas, de modo que os bulbos se hidratem, mas que o excesso de água seja drenado.

De acordo com cultivadores experientes, regar as dálias 1 ou 2 vezes por semana é suficiente. Você também deve considerar o clima da sua região e controlar a rega durante o inverno. Além disso, você precisa adicionar um suporte para a planta. Tudo porque as flores mais pesadas podem cair se não tiverem sustentação adequada.

Solo ideal para a dália

Para plantar as dálias no quintal ou campo você deve preparar o solo segundo as necessidades da planta. Essas flores adoram solos bem drenados e ricos em nutrientes. Logo, você pode preparar solos ácidos, argilosos ou arenosos misturando esterco ou composto orgânico. Em seguida, basta adicionar um fertilizante seguindo as orientações do fabricante.

Se possível, você pode cavar o solo alguns centímetros além da profundidade necessária para o plantio. Desse modo, você consegue soltar essa terra, o que facilitará a drenagem após a rega. Assim, as suas dálias terão o solo adequado para crescerem fortes e exuberantes.

Adubos e substratos para a dália

As dálias são plantas sensíveis aos adubos e fertilizantes usados para o seu desenvolvimento. Ou seja, quanto mais alimento você dispor à planta, mais ela crescerá. Não só o caule, flores e folhas crescerão, mas também os bulbos se multiplicarão.

Você pode utilizar esterco para enriquecer os nutrientes do solo onde a planta está. Além disso, você também pode utilizar substratos ou compostos orgânicos da sua preferência. Quanto ao fertilizante, você deve aplicar um fertilizante solúvel em água 1 ou 2 vezes por mês durante a época de crescimento.

Floração da dália

As dálias produzem suas flores durante as épocas de primavera e verão. Se bem cuidadas, as flores terão cores atrativas e tons únicos, incluindo um marrom chocolate e escarlate. No Japão, a flor de dália representa a harmonia, gentileza e sabedoria. Tanto que os japoneses consideram o cultivo da dália branca como um sinal de bom gosto.

Quanto ao significado da coloração, cada cor possui um significado diferente. A flor branca representa paz e felicidade, sempre dada aos casais para comemorar aniversário de casamento; Vermelho indica paixão; Amarelo representa amor correspondido e união; Rosa é sinal de delicadeza e roxo indica piedade, sobrenatural e superioridade.

Manutenção da dália

Embora sejam flores grandes, as dálias são plantas fáceis de cuidar. Porém, o cultivador precisa fornecer os cuidados necessários para ela se desenvolver corretamente. Por exemplo, a cobertura morta utilizada para conter a umidade deve ser retirada durante a primavera. Desse modo, novos brotos podem surgir sem ficar sufocados. Em épocas frias, os bulbos devem ser guardados em local seco até a primavera.

Para cuidar dos bulbos você deve cavar um buraco de 30 centímetros ao lado da planta e retirar os tubérculos. Em seguida, você deve retirar o excesso de sujeira e colocá-los em local seco e sombreado por alguns dias. Por fim, retire a sujeira restante e procure por danos ou doenças nesses bulbos.

Vasos para plantar a dália

As dálias são flores capazes de atingir 2 metros de altura com facilidade. Mesmo que sejam plantadas em vasos, essas plantas podem crescer bastante. Para tanto, você deve preparar um solo nutritivo e colocá-las em vasos com mais de 15 centímetros de profundidade. Além disso, os vasos devem ter uma boa drenagem para eliminar o excesso de água.

Os vasos devem ficar sob iluminação constante e local sombreado para favorecer a planta. Além disso, a terra do vaso precisa de compostos orgânicos para nutrir a planta. E você também deve colocar um suporte para sustentar e proteger a sua flor. Desse modo, mesmo colocada em vaso, ela crescerá bastante e ficará muito bonita.

Pragas e doenças da dália

A princípio, as dálias são flores que passam despercebidas para muitas pragas. Entretanto, as lesmas podem encontrar as suas flores e prejudicar a planta. Além disso, as lagartas devoram plantas e podem consumir a sua dália plantada em vaso ou campo em pouco tempo.

Portanto, você deve examinar a sua flor em busca de pragas e usar inseticidas capazes de eliminá-las sem maltratar a planta. Além disso, as dálias também são alvo do oídio, um fungo que adoece a planta, causando uma cobertura farinhenta sobre as folhas.

Caso o oídio surja, use um fungicida ou bactericida para controlar a propagação de doenças. Outra dica é evitar a rega excessiva nas folhas. Dessa forma, você evitará o apodrecimento do caule por causa da pouca drenagem no solo e que o oídio se espalhe.

Propagação da dália

Você consegue fazer a propagação das dálias por meio de sementes sob o solo ou usando sementeira. Escolha bem o local do plantio, visto que será o local definitivo da planta adulta. Sempre escolha uma área ou campo iluminado e com sombra disponível.

Além disso, você pode multiplicar a planta usando o bulbo ou fazendo estaquia. Em suma, a estaquia consiste em separar os caules da planta e plantá-los em vasos próprios. Com o cultivo adequado, em poucos meses as novas dálias começarão a crescer.

Como fazer muda de dália

As sementes devem ser colocadas a meio centímetro de profundidade no local de plantio definitivo. Ou você pode colocá-las em sementeiras e transportar as mudas após alcançarem 8 centímetros de altura.

Você não esperará muito tempo para fazer o transporte, pois a germinação leva apenas 3 semanas. Tanto no campo quanto em vaso o processo da muda é o mesmo. Entretanto, você deve garantir que a terra do vaso seja enriquecida com matéria orgânica.

Para o cultivo de variantes de pequeno porte, deixe uma distância de 30 a 50 centímetros entre as mudas. Já para mudas que terão grande porte é recomendado uma distância entre 50 a 90 centímetros uma da outra.

Informações e curiosidades sobre as dálias

Vaso com flores dálias de variações e cores diferentes, sobre a mesa de toalha xadrez.

Que as dálias são flores incríveis todo mundo já sabe, mas sabia que você pode consumi-la? É possível afirmar que essa flor tem um aproveitamento quase completo das suas partes. Confira a seguir, algumas características e curiosidades a respeito dessa flor.

Pétalas e raízes comestíveis

As pétalas das dálias podem ser consumidas em saladas e no preparo de geleias. Além disso, as folhas espremidas podem ser usadas como medicamento natural para tratar a pele. Por exemplo, você consegue aliviar a dor de picadas de insetos, ardência ou queimaduras na pele. Além disso, as folhas são úteis para tratar febre, sarampo e varíola.

Ademais, os bulbos podem ser consumidos se você cozinhá-los como batatas. E dos bulbos também é retirado um extrato utilizado como adoçante para diabéticos, concentrado para bebidas ou aromatizante. Além disso, muitas pessoas colocam o bulbo cozido e quente sobre contusões, hematomas e reumatismos.

Essência e óleo essencial de dália

Muitas pessoas utilizam a essência das dálias para produzir cosméticos e materiais de limpeza. Por exemplo, cremes para pele, shampoos, sabonetes, desinfetantes, aromatizadores e até sais de banho. Você pode adquirir a essência em lojas especializadas, mas deve seguir as orientações do fabricante para evitar acidentes ou alergias.

Ademais, muitas pessoas utilizam o extrato para produzir um óleo com efeitos diuréticos e sudoríferos. O óleo possui um gosto mais amargo por causa de uma substância chamada dalina. Apesar disso, esse óleo é bastante eficaz no tratamento de alguns problemas de saúde.

Uso da dália no Feng Shui

O Feng Shui é uma técnica milenar utilizada para equilibrar a energia de um ambiente. Dessa forma, você aumenta o fluxo energético no local, influenciando a sua prosperidade e sucesso. As dálias podem ser utilizadas a fim de eliminar as energias negativas da sua casa e comércio.

Por exemplo, se você quer que o seu negócio atraia mais clientes, coloque uma dália vermelha em direção ao norte. Mas se você quer dinheiro, coloque uma dália rosa em direção ao oeste.

Conheça o ciclo de vida da dália

Todas as dálias possuem um ciclo de vida caracterizado como perene. Ou seja, elas florescem ao longo do ano em diversas ocasiões. Para tanto, você deve fornecer os cuidados básicos que a planta precisa para continuar florescendo. Do contrário, a flor pode adoecer e interromper o seu ciclo de vida.

Para garantir que a planta cresça saudável experimente plantá-la entre o outono e a primavera. Essas épocas são períodos neutros do ano onde o calor e frio estão equilibrados. Siga as orientações do cultivo e em alguns meses você terá uma flor majestosa.

Tenha seu ambiente sempre florido com as dálias!

Mulher cuidando das flores da espécie dália no jardim em casa.

Apesar do grande tamanho que alcançam, as dálias são flores fáceis de cultivar. Logo, elas são ideais para quem quer ter um jardim bonito, mas nunca plantou nada em casa. Além disso, as plantas prosperam em climas mais quentes, contanto que sejam bem hidratadas.

Mas se você mora em uma região muito fria, tome cuidado para geadas não matarem a planta. Depois que a sua flor estiver adulta, você pode experimentar o preparo de refeições diferenciadas. Por exemplo, utilize as pétalas para decorar seus pratos ou preparar doces. Além disso, tente cozinhar os bulbos a fim de substituir alguns tipos de batatas.

Você, com certeza, terá surpresas agradáveis na cozinha. Por fim, experimente presentear alguém que você gosta com uma dália. Será uma lembrança viva e duradoura do seu afeto crescendo no jardim de uma pessoa amada.

Autor deste artigo

Ilustrador e redator apaixonado pela escrita, dedicado a desvendar os segredos da jardinagem, decoração, atividades outdoor e viagens.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos