Limpeza de terrenos: preço, por que fazer, métodos, manutenção e mais!

Limpeza de terrenos: preço, por que fazer, métodos, manutenção e mais!

Neste artigo, saiba mais sobre como realizar a limpeza em terrenos, quais os melhores métodos e o passo a passo. Confira!


Limpeza de terrenos: benefícios e segurança!

Terreno limpo

O terreno sujo é um problema para todos, não somente para o proprietário. Os vizinhos sofrem com o acúmulo de ratos, baratas e outras pragas. Além do mais, constantemente o lixo se acumula e a água estagnada também vai acumulando. Isso pode se tornar um terreno fértil para os mosquitos que espalham a dengue e outras doenças. Portanto, é muito importante limpar seu terreno e zelar pelos interesses de todos.

A primeira coisa a considerar é a sua saúde para evitar riscos. Pode haver cobras e aranhas em terreno sujo. Além disso, algumas plantas têm espinhos que podem te prejudicar. Desta forma, evitar lesões é algo muito importante. Para tanto, não se esqueça de utilizar os equipamentos de proteção individual como calças justas, botas ou sapatos fechados e luvas grossas. Confira a seguir mais dicas para realizar a limpeza de um terreno corretamente!

Por que fazer a limpeza de terreno?

Terreno limpo

Realizar uma limpeza de terreno é essencial para a preservação da área, impedindo o surgimento de animais, insetos e doenças, também contribuindo com a segurança pública. Veja a seguir dicas para realizar a limpeza de um terreno.

Saúde pública

A saúde pública é uma das mais relevantes e significativas causas para realizar a limpeza de terreno. A aglomeração de mato e entulho é o abrigo perfeito para animais peçonhentos e perigosos, como cobras, aranhas e escorpião. Isso sem mencionar que a sujeira do terreno também é tentadora para os ratos.

Não se esquecendo, contudo, de que o perigo é a água parada, sendo o criadouro perfeito para a proliferação do mosquito da dengue. Terrenos sem mato, lixo de forma irregular ou até mesmo entulho são ótimos associados da saúde pública em atos para combater a propagação de doenças, como a dengue, por exemplo.

Segurança

Um terreno sujo indica perigo em relação à segurança. O mato alto e o entulho podem acobertar criminosos e se tornar local de usuários de drogas. Conservar um terreno limpo é fundamental para a saúde pública. Caso você disponha de um terreno, precisa ficar em alerta com a sua limpeza. Se atente se existe aglomerado de entulho e sujeira no território, diversas pessoas deixam lixo em lotes desocupados, mesmo sendo particulares e cercados.

Acumular lixo próximo à vegetação alta ajuda para o aumento de pragas como ratos, escorpiões, cobras além de outros animais. Água parada é outro problema, pois colabora para a proliferação de mosquitos como Aedes aegypti. Em tempos secos, como o inverno, tenha o terreno limpo, para assim reduzir o risco de incêndio no local.

Valorização do imóvel

Um terreno sujo não alegra ninguém, especificamente compradores competentes. Todavia, caso você pretenda pôr à venda o seu terreno comece primeiro limpando-o. Ter o terreno limpo é algo fácil, mas pode ser o melhor a distingui-lo em várias situações.

Primeiro porque é bem mais simples exibir para o cliente lotes limpos e que possibilitam que o mesmo o obtenha mais rapidamente. Uma outra razão é que, por mais que o corretor não seja o proprietário do lote, é preciso que o mesmo recorde o dono da limpeza para impedir multas procedentes da administração pública.

Enfim, é bom mencionar quem um lote sujo pode atrair animais peçonhentos e até mesmo mosquitos hospedeiros de doenças. Quem mora nas redondezas irá relacionar um lote sujo tanto ao dono quanto á imobiliária ou o corretor encarregado pelo mesmo.

De bem com a prefeitura

Quer outra boa razão para limpar seu terreno? Acompanhe a prefeitura de sua cidade. Isso ocorre porque o terreno sujo geralmente leva a multas e impostos, pois coloca em risco a saúde da população. E vamos encarar, ninguém quer esse custo extra, certo? A ausência de limpeza de lotes e terrenos costuma ser um dos principais motivos para denunciar violações e punir os responsáveis.

A Prefeitura sempre recomenda que o proprietário mantenha o terreno limpo antes do recebimento do aviso, pois o local necessita ser limpo em até sete dias após o recebimento do aviso; caso este prazo seja ultrapassado, o proprietário será multado e a prefeitura vai limpar.

Utilidade para o local

Caso seu terreno tenha muita vegetação e muito entulho, ele tende a se depreciar com o tempo. Portanto, o serviço de limpeza de terrenos possui como objetivo a retirada de materiais que possam interferir nas atividades diárias, ou até mesmo de uma provável vendição do lote. Sendo assim, a limpeza constante é indispensável a fim de impedir a propagação de pragas urbanas e criadouros de mosquitos.

Ademais, a fim de impedir que seu terreno seja foco de doenças e sujeira, transforme-o em um espaço bem agradável. Crie uma horta no seu lote. A questão de cultivar algo, abre uma brecha para a dedicação pessoal e o comprometimento com o meio ambiente.

Diminui as chances de incêndio

A limpeza de um terreno é essencial a fim de evitar incêndios. Isso não é apenas responsabilidade do proprietário, como também uma obrigação, que pode ser muito cara se não for cumprida. Anualmente, há a repetição de imagens de incêndios florestais ao redor do povoado. Além disso, frequentemente existe reclamações acerca da falta de limpeza em terrenos nessas áreas.

Realizar a limpeza de terreno impedirá que incêndios se propaguem. As áreas residenciais são mais protegidas e o combate a incêndios é conveniente. Em uma última análise, a limpeza de terreno pode salvar vidas e também propriedades.

Métodos de limpeza de terreno

Há varias formas diferentes para realizar a limpeza de um terreno, porém nem todas podem ser aplicadas em seu terreno estritamente. Primeiramente deve-se realizar uma análise da situação do espaço e todo tipo de sujeira que pode ser encontrado ali. Conheça a seguir os métodos para limpar seu terreno.

Roçadeira e cortadores de grama

Pessoa cortando grama

Um terreno que contem muito mato pode ser limpo de modo bem rápido com o auxílio de uma roçadeira elétrica ou até mesmo com cortadores de grama. No entanto, a roçadeira e os cortadores são mais adequados quando o lote é bem plano, sem nenhum declive.

Visto que também não é aconselhado realizar a limpeza do lote contendo entulho utilizando a roçadeira, sendo que as pedras que há no local podem acabar comprometendo o funcionamento do equipamento e ainda provocar algum acidente.

Há também um outro ponto a ser discutido, o fato de que, cortadores de grama necessitam de fonte de energia, pois alguns desses equipamentos devem ser ligados em tomadas. Em contrapartida, há modelos que atuam com motores a base de gasolina, facilitando a limpeza de terrenos nos locais mais remotos.

Enxada

Pessoa limpando terreno com enxada

A boa e velha enxada é realmente sempre muito bem-vinda para realizar a limpeza de um terreno. Em contrapartida, o trabalho com ela é muito pesado e exaustivo, visto que essa forma requer um bom esforço físico.

A sugestão é limpar o terreno inicialmente com uma roçadeira elétrica e fazer a finalização com a enxada. Contudo, evite de utilizar a enxada em lotes que contenham muitos entulhos, pois pode acabar se ferindo e ainda estragar o objeto. Utilize a enxada somente para a retirada do mato.

Limpeza química

Produtos para limpeza química

Há também outra forma de limpeza de terreno que é a limpeza química. Nesta situação, a aplicação de um herbicida irá acabar com o mato, dessa forma é mais fácil realizar a remoção dele. No entanto, a limpeza química resolve somente a questão do mato. Caso o terreno tenha muito entulho, você deve realizar a retirada manualmente. Outro ponto da limpeza química é o fato de que ela pode contaminar solos e veios de água que podem passar pela localidade.

Todavia, tenha cuidado ao usar essa forma de limpeza e, preferencialmente, utilize-o somente quando não dispuser de outra solução. A sugestão é utilizar o herbicida em dias de muito sol, pois se caso chover depois de três horas, o produto que já foi aplicado sobre as folhas, com a chuva sairá antes mesmo de alcançar o efeito desejado.

Trator com roçadeira

Trator com roçadeira

Já em um terreno muito grande, a sugestão de contar com o auxílio de um trator com roçadeira. A máquina realiza a limpeza de modo bem rápido e não será necessário você executar qualquer tipo de esforço.

Contudo, para esse método, será preciso desembolsar um valor em dinheiro acima da média, visto que contratar um serviço desse gênero não costuma ser dos mais baratos, principalmente em comparação aos outros métodos de limpeza de terrenos.

Terraplanagem

Processo de Terraplanagem

O serviço de terraplanagem é apropriado para quando há a possibilidade de realizar a limpeza e, simultaneamente, fazer a nivelação do lote. Normalmente, é feita a contratação quando o dono do terreno quer começar uma obra na propriedade.

Contudo, esse tipo de serviço de limpeza em lotes é o mais caro de todos, podendo chegar a custar aproximadamente R$ 5 mil para uma limpeza em uma área de mil metros quadrados. O principal intuito desse método de limpeza é a remoção de terra nos locais mais altos do terreno, inserindo-o nas partes mais baixas, formando assim um terreno bem mais plano.

Passo a passo para limpeza de terreno

Caminhões de terra

Seja qual for o método a ser escolhido para realizar a limpeza do lote, de uma coisa é certa: você necessitará acompanhar um passo a passo de modo a lhe facilitar o procedimento. Por esse motivo, antecipe-se e se organize primeiro. Veja a seguir dicas de como fazer a limpeza de terreno sem ter problemas depois.

Quanto custa a limpeza de terreno

Nessa questão reflita se você consegue realizar a limpeza do terreno por conta própria ou se necessita da contratação de serviços de limpeza. Contudo, um serviço de limpeza simples pode chegar a custar cerca de R$ 2,60 o metro quadrado. Isto é, a limpeza de um lote que tenha em torno de 100m² é o equivalente a R$ 260, pelo menos.

Já em um serviço mais completo, envolvendo a retirada de entulhos, essa quantia pode chegar a aproximadamente R$ 350 a R$ 450 em um lote de 100m². fazer a poda de árvores pode chegar a cerca de R$ 25 por árvores que são de médio porte.

A limpeza de terreno com trator, no entanto é mais cara em relação aos outros métodos, cerca de R$ 1800 para um terreno de 1000m². Portanto, realize uma boa pesquisa de valores antes da contratação do serviço e veja qual a empresa que dispõe do melhor custo benefício.

Comunique a prefeitura

Em algumas situações, é imprescindível a comunicação com a prefeitura acerca da limpeza de lotes, principalmente se o terreno está em uma área de proteção ambiental. Nessas circunstâncias, a prefeitura avaliará o local e informará a zona que pode ser feita a limpeza e a forma mais apropriada para tal.

Caso o terreno esteja próximo de nascentes d’água, por exemplo, a permissão para a utilização de limpeza química é negada. Tenha cuidado e faça a comunicação com a prefeitura a fim de que evite certos transtornos futuramente.

Proteja-se

Para a limpeza de terrenos, sempre utilize os EPI’s adequados para a sua proteção e segurança. Os EPI’s envolvem botas de borracha, calça e camisa de mangas compridas, além de luvas e óculos protetores.

Todos esses equipamentos impedem que você acabe se ferindo com pedras ou entulhos que podem haver no terreno, além de impedir que você acabe sendo picado por algum tipo de inseto, desse modo, não se esqueça de se proteger adequadamente.

Elimine o mato alto primeiro

Por segurança, sempre inicie a limpeza do seu lote removendo todo o mato alto. Desse modo, é possível observar melhor a situação do terreno e dos riscos que ele pode estar oferecendo. Você deve primeiro analisar a situação do terreno para decidir qual o melhor método de retirar o mato alto.

Seja com a ajuda de roçadeiras, herbicidas ou qualquer outro. Após feita a análise, remova todo o mato alto, para que assim sua segurança e a segurança dos vizinhos não sejam prejudicadas.

Remova o entulho

O próximo passo é a retirada de todo o entulho. Conforme o tamanho do lote e da quantidade de entulho que haja, será preciso realizar a contratação de um serviço de limpeza utilizando máquinas.

Contudo, não se esqueça de que o entulho removido do terreno não pode ser colocado em qualquer lugar. Para isso, faça a contratação do serviço de caçambas para depositar os entulhos , certificando-se de que a empresa realize corretamente o descarte nos locais apropriados.

Corte o mato baixo

Chegando nessa fase, é provável que você já tenha uma clara visão do terreno e do que mais necessita ser realizado, envolvendo o corte do mato rasteiro da grama. Nessa etapa, é válido a utilização de enxadas e equipamentos manuais, porém sinta-se à vontade caso opte por utilizar roçadeiras elétricas e cortadores de grama.

Para o mato baixo, todavia é aconselhado o uso de aparadores de grama, pois o mato baixo não oferece muita resistência. Normalmente, ele usa o fio de nylon para cortar o mato e o desgaste é equivalente à resistência que acha pelo caminho.

Manutenção da limpeza do terreno

Logo após tudo limpo você precisa cuidar para que o espaço mantenha assim o máximo de tempo que puder. Por essa razão, é válido colocar uma cerca ou levantar um muro ao redor do lote para impedir que as pessoas joguem lixo e entulho.

Visite regularmente o local ou admita um profissional para realizar a retirada do mato. Com o cuidado constante fica muito mais simples preservar a limpeza do terreno em dia e impedir muitos problemas com os vizinhos e a fiscalização municipal.

Faça a limpeza de terreno para sua segurança e de seus vizinhos!

Pessoa limpando terreno com enxada

A ausência de limpeza em um terreno é muitas vezes campeã de notificações de infração assim como também de penalidade para os proprietários, pois deixar de limpar o lote estaria colocando sua saúde e segurança em risco, assim como dos vizinhos também.

Manter um terreno bem limpo é muito importante, contudo retire toda a vegetação, esteja viva ou morta, deixando somente terra para impedir que resíduos orgânicos possam se deteriorar e possa acabar cedendo futuramente caso haja há possibilidade de construir algo em cima dele.

Todavia, neste post você viu dicas sobre realizar limpeza em seu terreno, quais os melhores métodos, assim como também o passo a passo para limpar o lote. Portanto, siga as dicas dadas aqui e faça a limpeza do terreno para a sua segurança e a segurança dos vizinhos.

Autor deste artigo

Formada em Jornalismo, com um blog e um livro em andamento. Sou apaixonada pela escrita e por histórias. Nas horas vagas, amo ouvir músicas ou ver o pôr-do-sol para recompor as energias.

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos