Sabará (MG): o que fazer pela região, dicas e mais!

Sabará (MG): o que fazer pela região, dicas e mais!

Sabará é uma pequena e simpática cidade em Minas Gerais. Veja neste artigo curiosidades sobre essa cidade, seus pontos turísticos e dicas de hospedagem!


Conheça Sabará em MG!

Ruas antigas de Sabará

Sabará é uma pequena e simpática cidade localizada a 25km de Belo Horizonte e uma das cidades mais antigas do estado de Minas Gerais, que encanta os turistas a séculos de modo que a cidade histórica guarda tesouros e relíquias. Ir à Sabará é como voltar no tempo, uma vez que a cidade preserva boa parte da arquitetura do Brasil colonial.

Além disso a riqueza de elementos culturais, como festivais gastronômicos, o centro histórico e a produção artesanal fazem com que muitos turistas planejem voltar à cidade. Neste artigo, vamos mergulhar sobre algumas possibilidades de lazer durante a sua visita a essa belíssima cidade.

O que fazer por Sabará

Sabará é uma cidade que oferece diversas opções de lazer, destaca-se pela sua riqueza cultural e pela preservação da arquitetura barroca do período colonial presente em vários pontos turísticos da cidade que se adequa a todo o tipo de turista.

Desde aquele que deseja relaxar, aproveitar um clima ameno e uma natureza exuberante, para aquele que quer conhecer novos sabores da deliciosa gastronomia mineira, ao que deseja visitar a história do Brasil com um passeio no centro histórico. Separamos algumas opções de lugares para você conhecer em Sabará.

Ir ao Teatro Municipal

O Teatro Municipal de Sabará é o segundo teatro mais antigo do Brasil ainda em funcionamento, a arquitetura da casa de espetáculos tem influência no modelo arquitetônico inglês do século XV, por isso também é conhecido como Teatro “Elizabetano”. Já o interior da casa tem influência italiana, com disposição dos camarotes em três galerias típicas das grandes óperas.

O teatro recebeu inúmeras visitas de grandes figuras da época como a do então imperador do Brasil Dom Pedro I (1831) e Dom Pedro II (1881). A casa de espetáculos foi testemunha de importantes eventos e espetáculos como, “Maria Teresa, a imperatriz da Áustria e Selo d'amor”, recebeu inúmeras companhias de ópera e também peças abolicionistas que na época geraram certa polêmica naquela sociedade.


Funcionamento:08h00 às 12h00 e 14h00 às 17h00
Endereço:R. Dom Pedro II, s/n - Centro, Sabará
Telefone:(31) 3672-7728
Valor:Depende do evento
Site:http://www.ipatrimonio.org/sabara-teatro-municipal/#!/map=38329&loc=-19.891065999999988,-43.81054400000001,17


Visitar o Museu do Ouro

O prédio que abriga o museu do ouro é um autêntico modelo arquitetônico exemplar da rústica arquitetura colonial brasileira do século XVIII (1713). Nesse local funcionou uma Antiga Casa de Intendência e Fundição que eram instituições da coroa portuguesa onde todo o ouro e prata, extraídos no Brasil eram fundidos.

Dessa maneira, era mais fácil fiscalizar e cobrar o imposto sobre a mineração. Em 16 de maio de 1946, foi inaugurado o museu do ouro, atualmente o museu é a única construção que mantém as características originais de uma casa de fundição ainda de pé no Brasil.

O local apresenta, para os seus visitantes, um longo percurso de exposições distribuídas por núcleos conceituais que procuram apresentar técnicas e processos utilizados na extração do ouro e os hábitos e costumes de parte da sociedade mineira do período colonial.



Funcionamento:Terças, Sextas e feriados, das 10h00 às 17h00. Finais de semana, das 12h00 às 17h00.
Endereço:Rua da Intendência, s/n, Centro – Sabará/MG.
Telefone:(31) 3671-1848
Valor:R$1,00
Site:
https://museudoouro.museus.gov.br/sobre-o-museu-do-ouro-sabara/#:~:text=Wikipedia.,%2C%20Centro%20%E2%80%93%20Sabar%C3%A1%2FMG.


Conhecer o Chafariz do Kaquende

O Chafariz do Kaquende foi construído em 1757 por João Duarte e José de Souza e em 1957 passou a ser responsável por abastecer toda a cidade com água da nascente do Morro de São Francisco, sendo uma água limpa e fresca. O ponto turístico foi construído em pedra revestida de massa e pintura, possui duas bicas simples e, no alto delas, tem uma escultura em pedra-sabão.

Além disso, a construção conta com vestígios das armas portuguesas que foram retiradas após a Proclamação da Independência do Brasil. Não se sabe ao certo a origem no nome “Kaquende”, se seria uma palavra de origem portuguesa, uma língua indígena ou de alguma língua de um país africano. Na língua tupi-guarani o significado seria “água cristalina que dali brota”.

Existem várias lendas sobre esse ponto turístico, e a mais famosa delas diz que o turista que bebe a água do chafariz sempre volta a Sabará, por isso, visitar esse local pode ser uma maneira de garantir que você volte a essa bela cidade.

Visitar a Igreja de Nossa Senhora do Ó de Sabará

Igreja de Nossa Senhora do Ó

A igreja foi construída perto de um local onde os bandeirantes portugueses acharam uma grande quantidade de ouro. A igreja de Nossa Senhora do Ó é considerada, por muitos, como uma das mais ricas representações da arquitetura barroca no estado de Minas Gerais. A riqueza interior da igreja contrasta com seu exterior mais modesto, sendo o interior desta capela um dos mais belos do Brasil.

Recoberta de cedro entalhado com folhas de ouro, no teto da igreja existem quinze painéis pintados dos quais seis possuem cenas bíblicas referentes à vida de Maria. Nas paredes, existem mais quatorze painéis com cenas que remetem à Sagrada Família. Além disso, destaca-se também a presença de painéis feitos com a influência oriental, muito provavelmente de artistas da colônia portuguesa de Macau.


Funcionamento:Das 08h00 às 19h00
Endereço:Nossa Sra. do Ó, Sabará - MG, 34515-271
Telefone:
Não possui 
Valor:
Gratuito
Site:
http://www.ipatrimonio.org/sabara-igreja-de-nossa-senhora-do-o/


Conhecer a Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

A igreja de Nossa Senhora da Conceição foi inaugurada em 1710 e possui características marcantes. Uma delas são as talhas da arquitetura barroca. A construção apresenta três naves, o que a diferencia das demais igrejas mineiras, possui ainda altares laterais, púlpitos e pinturas de qualidade e influência oriental.

A igreja está situada na parte baixa da cidade, que hoje tem um aspecto mais novo quando comparado a região central de Sabará. Internamente a construção da igreja é rica em detalhes. As paredes são revestidas de talha dourada, além de possuírem diversas pinturas.

Como um quadro representando a fuga da Sagrada Família para o Egito, o nascimento de Jesus e diversas cenas da vida de Maria, sendo um local que possui uma história muito rica.


Funcionamento:Das 08h00 às 19h00
Endereço:Praça Getulio Vargas, 730 Sabará
Telefone:
(31) 3674-8793
Valor:
Gratuito
Site:
https://www.minasgerais.com.br/pt/atracoes/sabara/igreja-matriz-de-nossa-senhora-da-conceicao


Ir para a Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

A igreja de Nossa Senhora do Carmo foi construída em 1763, por iniciativa da Ordem Terceira do Carmo. É um importante modelo da tradição artística barroca e rococó no Brasil. Essa igreja é uma das obras mais famosas de Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho e de outros artistas, como Francisco Vieira Servas, Joaquim Gonçalves da Rocha e Thiago Moreira.

Na fachada existe um grande frontispício em pedra-sabão na porta, atribuído ao trabalho de Aleijadinho, onde dois grandes anjos dão realce e sustentam o brasão coroado da Ordem do Carmo. O interior da igreja também é muito bonito, a pintura do forro da nave faz alusão ao profeta Elias subindo ao céu.

Além disso, o interior da igreja conta com esculturas feitas por Aleijadinho. Visitar a igreja da Senhora do Carmo é ver de perto um dos mais belos cartões postais de Sabará.


Funcionamento:Das 08h00 às 19h00.
Endereço:R. do Carmo, sn - Centro, Sabará - MG, 34505-460
Telefone:
(31) 3671-2417
Valor:
Gratuito
Site:
http://www.ipatrimonio.org/sabara-igreja-de-nossa-senhora-do-carmo/#!/map=38329&loc=-19.889816000000007,-43.806832,17


Passar pela Igreja de Nossa Senhora das Mercês

A Igreja de Nossa Senhora das Mercês, na época da sua construção, reunia a população negra de Sabará. A fachada segue o modelo típico das construções das primeiras igrejas mineiras, com uma fachada plana, duas torres de secção quadrada, frontão triangular e a porta central.

O interior da capela tem um pouco menos de ornamentação quando comparado às demais igrejas de Sabará, porém isso não diminui a importância histórica dessa instituição, por isso reserve um tempo para conhecer a igreja.


Funcionamento:Das 08h00 às 19h00
Endereço:
Centro, Sabará - MG, 34505-490
Telefone:
Não possui
Valor:
Gratuito
Site:
http://www.ipatrimonio.org/sabara-igreja-de-nossa-senhora-das-merces/#!/map=38329


Ver a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

A igreja de Nossa senhora do Rosário dos Pretos começou a ser construída pelos escravos da região que queriam ter seu próprio lugar para fazer suas orações. Porém a decadência da mineração não permitiu que a obra fosse concluída, e em 1888 a obra foi abandonada com a abolição da escravidão.

Quem vê a igreja inacabada não imagina o tanto de histórias escondidas atrás das paredes de pedra sem reboco, a céu aberto. Além disso, atualmente a igreja possui um Museu de Arte Sacra com peças dos séculos XVII e XVIII. De maneira que uma visita a esse ponto turístico histórico faz com que o visitante conheça inúmeros aspectos da história de Sabará e da religiosidade no Brasil Colonial.


Funcionamento:Das 08h00 às 19h00
Endereço:Praça Melo Viana, s/n - Centro, Sabará
Telefone:(31) 3671-1523
Valor:Gratuito
Site:https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g1136505-d7602828-Reviews-Igreja_Nossa_Senhora_do_Rosario_dos_Pretos-Sabara_State_of_Minas_Gerais.html


Fazer uma visita à Igreja de São Francisco de Assis

A igreja São Francisco de Assis foi construída em 1761 pela Arquiconfraria do Cordão de São Francisco dos Homens Pardos como uma simples capela. Em 1772 a Arquiconfraria recebe a autorização para construir o templo, entregue em 1781. O interior da igreja possui uma bela decoração, o teto da capela-mor possui uma grande pintura representando Nossa Senhora dos Anjos rodeada de anjos e os quatro evangelistas.

A imagem de São Francisco fica no altar-mor, além disso, os altares laterais da igreja ostentam os santos de roca (imagens sacras levadas em procissão). De modo que fazer uma visita à igreja permite ao visitante conhecer um pouco mais da arte sacra do século XVIII.


Funcionamento: 24h
Endereço:Centro, Sabará - MG, 34505-075
Telefone:Não possui
Valor:Gratuito
Site:https://www.minasgerais.com.br/pt/atracoes/sabara/igreja-de-sao-francisco


Participar das festas com gastronomia e religiosidade

Além dos belos pontos turísticos, Sabará também consegue conquistar o turista pela boca. Anualmente, acontecem dois grandes eventos gastronômicos na cidade que atraem muitos turistas: o Festival do Ora-Pro-Nobis que é um dos eventos mais tradicionais de Sabará. Geralmente acontece no mês de maio e apresenta ao público uma série de comidas típicas da culinária mineira.

E o Festival da Jabuticaba, que geralmente acontece no mês de novembro, oferece ao público a possibilidade de degustar várias delícias da cozinha mineira. Sabará também é famosa pelas festividades religiosas, a mais famosa delas ocorre na Semana Santa, a celebração religiosa secular organizada pela igreja católica.

Na terça-feira Santa, ocorre o tradicional Sermão do Encontro e Canto de Verônica que carrega a imagem de Nossa Senhora das Dores, e a procissão que leva a imagem do Senhor dos Passos. Além disso, na sexta-feira da paixão o grupo de teatro Cena Aberta encena em Espaço Público a Paixão e Morte de Jesus Cristo.

Ir para o Solar do Padre Correia

O Solar do Padre Correia é uma construção imponente na região do centro histórico de Sabará e ícone da cidade. O solar foi construído em 1773, com o intuito de servir de residência para o padre José Correia, filho de uma rica família portuguesa. A construção é referência da arquitetura brasileira, patrimônio nacional com obras de elementos artísticos preciosos.

Possui arquitetura colonial portuguesa com influências do estilo barroco. No interior do solar existe uma escadaria com balaústres em jacarandá, além disso, também existe uma capela com talha rococó feita por Aleijadinho. O local por muito tempo foi sede da prefeitura, mas em 2018 a sede da administração pública foi transferida para outro local, com isso o patrimônio deverá deixar de ser a sede da prefeitura para se tornar um equipamento cultural.


Funcionamento:Das 08h00 às 17h00
Endereço:R. Dom Pedro II, 200 - Centro, Sabará
Telefone:Não possui
Valor:Gratuito
Site:https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g1136505-d2390036-Reviews-Solar_do_Padre_Correia-Sabara_State_of_Minas_Gerais.html


Onde ficar em Sabará

Escolher o hotel certo para se hospedar em Sabará pode fazer toda a diferença na sua viagem e na experiência que você irá vivenciar nesta bela cidade que possui opções de acomodação de acordo com os mais diversos perfis de viajantes, seja uma pessoa sozinha ou uma família de modo que o hotel pode ser uma atração por si só.

Planejar com calma e atenção os detalhes faz toda a diferença e permitirá com que a experiência na cidade de Sabará se torne ainda mais incrível. Pensando nisso, separamos algumas opções de lugares para você se hospedar e aproveitar a sua viagem com tranquilidade.

Fonda Hotel Fazenda

O Fonda Hotel Fazenda é uma boa opção de lugar para ficar em Sabará, oferece conforto e um grande contato com a natureza. Fica muito bem localizado, o que fará com que você não gaste muito tempo para se deslocar muito pela cidade, desse modo irá poder aproveitar a sua viagem.


Funcionamento:24h
Endereço:Rodovia 381, Km 32,5, Distrito de Ravena. Sabará – MG
Telefone:
(31) 2105-9661
Valor:
Fazer orçamento no site
Site:
https://www.fondahotelfazenda.com.br/


Pousada Villa Real

A pousada Vila Real é um atrativo por si só, oferece aos seus hóspedes uma boa acomodação, acesso à ótima gastronomia mineira, além de possuir ótimas opções de drinks. A pousada conta com uma belíssima área de lazer com piscina que vai fazer com que você se apaixone ainda mais por Sabará.


Funcionamento:24h
Endereço:Av. Prefeito Serafim Motta Barros, 76, Centro. Sabará – MG.
Telefone:
(31) 3671-2121
Valor:
A partir de R$180,00
Site:
https://pousadavillareal.com.br/


Ouro Minas Palace Hotel

O ouro Minas Palace é um hotel cinco estrelas, a 30 minutos do Aeroporto Internacional de Confins e um local que conta com uma ótima infraestrutura, onde o hóspede pode aproveitar de um ótimo buffet de café da manhã, academia e um centro de bem-estar, além de uma recepção 24 horas, business center e lavanderia local. Além disso, conta com serviço de concierge.


Funcionamento:24h
Endereço:
Av. Cristiano Machado, 4001 - Ipiranga, Belo Horizonte - MG
Telefone:
31 3429-4000
Valor:
A partir de R$250,00
Site:
https://www.ourominas.com.br/


Solar dos Sepúlvedas

O Solar dos Sepúlvedas é um ótimo local para se hospedar, conta com toda a tradição de uma casa mineira de época. Situada em um local agradável com uma bela vista, é um lugar aconchegante para descansar dos bons passeios da cidade de Sabará. Além disso, possui a comodidade de aceitar animais de estimação.


Funcionamento:24h
Endereço:
Rua da Intendência, 371, Centro. Sabará – MG.
Telefone:
(31) 3671-2705
Valor:
A partir de R$160,00
Site:
http://www.sepulveda.com.br/


Informações sobre Sabará

Ruas históricas de Sabará

Neste artigo, descobrimos as várias faces da rica cultura de Sabará, uma das mais tradicionais cidades do estado de Minas Gerais, um lugar charmoso, e nem tanto pacato, situado bem próximo a Belo Horizonte.

De modo que para aproveitar tudo que a cidade oferece é necessário ter acesso a algumas informações que podem ser úteis durante a sua estadia em Sabará como, por exemplo, lugares para fazer as suas refeições, curiosidades sobre a origem do nome da cidade, às formas de chegar até lá e como fazer para chegar na cidade. Essas informações podem ajudar você a começar a planejar o roteiro da sua viagem.

O que significa a palavra Sabará

Existem várias interpretações possíveis para a origem do nome Sabará. Uma das teorias mais prováveis é que o nome tenha vindo do Tupi-Guarani sendo a forma abreviada do termo tesáberabusu, que significa "grandes olhos brilhantes" (tesá, olho + berab, brilhante + usu, grande), numa referência ao ouro encontrado na região.

Por que ir?

Ir à Sabará é como voltar no tempo e visitar os primórdios da colonização do Brasil. A cidade preserva arquitetura, costumes e tradições típicas do período, e é só cruzar uma esquina para encontrar algo novo para se deslumbrar com a beleza de Sabará. A vasta opções de coisas para fazer na cidade faz com que esse destino consiga agradar todo o tipo de turista com a sua riqueza singular.

Onde comer

A cidade possui uma rica culinária e a presença africana deixou em Sabará diversas heranças culinárias, como com ora-pro-nobis e umbigo de banana e outros sabores da cozinha mineira que podem ser encontrados nos restaurantes do centro histórico e nos bairros de Pompéu, Arraial Velho, Roça Grande e Ravena.

Como chegar

Existem várias maneiras para chegar a Sabará. A mais prática para quem mora fora do Estado de Minas Gerais através é de avião. O aeroporto mais próximo fica na cidade de Belo Horizonte. Ao chegar, basta pegar um dos vários ônibus urbanos com destino a Sabará que partem de hora em hora. Outra possibilidade de chegar à cidade é através das estradas, como as BR-381, BR-040 ou pela BR-262.

Planeje uma boa viagem para Sabará com estas dicas!

Bela paisagem em Sabará, com igreja ao centro

Sabará é um local cheio de coisas para descobrir e aproveitar. É um ótimo lugar para relaxar, descobrir coisas novas, ampliar sua bagagem cultural e conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil. Independentemente de você já ter viajado a Sabará, apesar de ser uma cidade histórica, não é um lugar que parou no tempo de modo que novos eventos e locais para visitação surgem todos os anos.

Com as dicas apresentadas neste artigo, planeje a sua viagem e não deixe de tirar boas fotos e aproveitar tudo que Sabará tem a oferecer. Além disso, conte para a gente nos comentários o que acha dessa cidade e não deixe de compartilhar este artigo com aquele seu amigo que ama viajar!

Autor deste artigo

Estudante de Letras, gosto de escrever e pesquisar sobre os mais variados tipos de assuntos.

Últimos posts


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo