Peperômia melancia: como cuidar, preço, paisagismo e mais!

Peperômia melancia: como cuidar, preço, paisagismo e mais!

Quer saber como manter a Peperômia melancia bonita? Confira neste artigo um guia com características, cuidados e curiosidades dessa planta.


Conheça a Peperômia melancia e suas folhas ornamentais!

Várias folhas de Peperômia melancia

Pequena, mas espetacular, assim é a peperômia melancia. Combina com outras plantas de interior e também fica muito formosa sozinha. Ela é distinguida principalmente pelo desenho divertido que tem nas folhas, por isso às vezes gera a dúvida, se é uma planta ou várias melancias?

É uma planta ornamental cultivada tanto dentro de casa como em jardim. Tem fácil manutenção, os poucos problemas que geralmente aparecem são relacionados à irrigação. Na leitura deste artigo você irá aprender mais sobre as características, cuidados e curiosidades da peperômia melancia, então continue lendo.

Informações básicas da Peperômia melancia

Um vaso com Peperômia melancia e um fundo laranja


Nome científico

Peperomia argyreia / Peperomia Sandersii

Outros nomes

Peperômia, peperômia melancia e peperômia zebra

Origem

Brasil, Bolívia, Equador e Venezuela

Porte
Pequeno
Ciclo de vida

Perene

Floração
Primavera
Clima

Subtropical e tropical

Ela é nativa de regiões tropicais e subtropicais da América do sul, mas o cultivo se espalhou por todo o mundo. Sendo de baixa estatura, a peperômia melancia não passa de 30 cm, mas vive por muitos anos. O nome científico 'peperomia argyreia' apresenta sinonímia (mais de uma nomenclatura científica) com 'peperomia Sandersii'.

Como cuidar da planta Peperômia melancia

Ferramentas de jardinagem em uma mesa no jardim

Uma vez que uma muda começa a se desenvolver no solo adequado, a manutenção da planta se resume a regar. Com a quantidade de água adequada, o cultivo em jardim ou em vaso não apresenta muito mistério. Confira nesta seção, quais são as melhores práticas para cuidar e preservar a sua peperômia melancia em perfeito estado.

Como plantar Peperômia melancia em vaso e solo

A peperômia melancia se adapta bem ao solo de jardim e cresce lindamente em vasos. Em qualquer um desses meios, antes de inserir uma muda deixe a terra solta, misturada com um pouco de areia e compostos fertilizantes. Não use casca de pinus, pois retém umidade no solo e prejudica o crescimento da planta.

O solo necessita de irrigação apenas uma vez por semana e não pode ficar encharcado. Antes de molhar a terra sempre verifique o quanto está úmida, o momento ideal para regar é quando está quase seca. Fora isso, mantenha a muda distante da luz direta do sol, porém em um lugar bem iluminado.

Solo para Peperômia melancia

Um solo rico, fértil e com boa drenagem consiste no lugar certo para a peperômia melancia permanecer. As raízes não toleram o excesso de água, essa planta não gosta de chão empoçado. Por isso, é uma boa ideia usar uma mistura à base de turfa com perlita e/ou vermiculita para drenagem mais rápida.

A mistura para envasamento com fertilizante NPK é ótima para o cultivo de peperômia melancia em ambientes fechados. Fora isso, as regas do solo devem ser muito controladas, a terra solta apenas um pouco umedecida é o melhor para a planta. Contudo, você pode ruim borrifar água nas folhas com mais frequência, sem afetar o solo.

Como regar a Peperômia melancia

Borrife generosamente muita água na folhagem, mas proteja o solo. Uma das poucas coisas que incomodam a peperômia melancia é a terra encharcada, pois leva ao apodrecimento das raízes. Se você acha que regou em excesso, tire a planta do vaso e dê uma olhada nas raízes.

Se elas estiverem moles e marrons, remova e jogue fora; não vão se recuperar. Caso estejam firmes e brancas, troque a terra. Regue com moderação uma vez por semana, mas no inverno, quando o crescimento é mais lento, aumente a rega a cada 15 dias. Também irrigue a peperômia melancia, que fica em ambiente fechado, com água morna.

Adubo e substrato para Peperômia melancia

Embora o cultivo seja em solos ricos em matéria orgânica e com ótima drenagem. Antes de adubar peperômia melancia, lembre-se de que ela não se “alimenta muito”. Por ter um crescimento lento, muito fertilizante pode queimar as raízes. Faça a adubação uma vez por mês, na primavera.

Use um fertilizante NPK 10-10-10 solúvel em água e coloque na metade da quantidade recomendada para regar. A peperômia melancia também ficará mais saudável se você utilizar substratos à base de adubo vegetal. Fertilizar com 3 colheres de borra de café apenas úmidas ou colocar uma farofa de casca de ovo na base também é bom.

Iluminação ideal para Peperômia melancia

Ela precisa de um ambiente claro, mas não pode receber iluminação direta do sol por muito tempo. Não tem problema você cultivar a peperômia melancia no interior da sua casa ou escritório, desde que haja luz suficiente para a planta. Caso contrário, as folhas perderão as cores distintas e ficarão completamente verdes.

Além desse aspecto, folhas pequenas ou caules longos indicam que a planta não está recebendo boa iluminação. Caso você decida colocar a peperômia melancia em área externa, não a deixe em um local que o sol ilumine diretamente. Se isso não for possível, coloque o vaso onde o sol não chegue muito forte.

Temperatura e umidade ideais para Peperômia melancia

Ela é nativa de regiões tropicais e não gosta nem um pouco de mudanças de temperatura. Portanto, mantenha a sua peperômia melancia afastada de saídas de ar condicionado ou portas e janelas que constantemente recebem rajadas de vento e ondas de calor. O ar frio faz com as folhas caiam, portanto o ideal é que o clima permaneça entre 18° C e 24 ° C.

Além de preservar a planta em uma boa temperatura. Tente manter a umidade relativa do ar ao redor da peperômia de melancia em pelo menos 50%. Para fazer isso, basta colocar a planta em uma bandeja de seixos úmidos ou usar um umidificador de névoa fria. Um sinal de que o ar está seco é quando as pontas das folhas ficam marrons.

Propagação da Peperômia melancia

O plantio de novas mudas da peperômia melancia costuma ocorrer na primavera e no verão através de galhos. A muda enraíza facilmente em substrato com perlita úmida ou mistura de envasamento. A haste da muda junto com pecíolo (parte que une a folha e o caule) deve ser totalmente enterrada num solo úmido, deixando apenas a folha exposta.

Também é necessário manter uma boa umidade do solo durante o maior tempo possível. Assim, dentro de algumas semanas, o pecíolo se enraíza e forma novas folhas. Existe também a possibilidade de criar outras peperômias melancias usando seções do caule com mais de 3 folhas, porém o processo é mais demorado.

Doenças e pestes comuns da Peperômia melancia

Se a umidade for muito baixa, a peperômia melancia pode ser atacada por ácaros. Isso causa amarelecimento e deformação da folhagem. Por outro lado, a estagnação da água no solo gera apodrecimento das raízes rapidamente. Por isso, regue bem o solo, mas garanta que o escoamento da água seja perfeito.

Lesmas e caracóis também podem devorar os pecíolos das folhas e caules para evitar esse transtorno, jogue sal ou bicarbonato de sódio ao redor do vaso. A planta também ganha manchas marrons nas folhas quando fica, com frequência, diretamente exposta ao sol. Isso são queimaduras, mova o vaso para um local iluminado, porém longe do sol.

Como replantar a Peperômia melancia

A peperômia melancia tem desenvolvimento lento e cresce melhor em pequenos vasos. No entanto, com o tempo esse recipiente se torna compacto. Quando você vê raízes sobressaindo através do solo ou crescendo para fora dos orifícios de drenagem é hora de realizar a troca de vaso.

Essa situação normalmente ocorre a cada dois anos, desde que o desenvolvimento da sua planta esteja saudável. Para fazer o transplante apenas remova o solo das laterais do recipiente e coloque num vaso maior. Ao transplantar, não amasse a terra, mantenha-a solta e levemente umedecida.

Poda da Peperômia melancia

Essa planta não cresce quase nada, no entanto, é possível remover alguns galhos por fins estéticos. Você não precisa ser muito delicado ao podar sua peperômia melancia. Apesar da aparência graciosa e pequena, a planta tolera muito bem cortes “agressivos”. Apenas seja cuidadoso quanto à higiene da tesoura que deve estar limpa e afiada.

Durante a poda aproveite a oportunidade para remover quaisquer folhas que apresentem sinais de danos ou doenças. Tente detectar antecipadamente a presença de pragas e remova a folhagem afetada. Além disso, procure fazer essa vistoria regularmente para prevenir a ocorrência de problemas maiores.

Manutenção da Peperômia melancia

Sempre que algo estranho acontecer com sua peperômia melancia, pense em água e luz. Quando as folhas murcham o motivo é pouco ou muita água, dependendo da condição do solo regue ou troque a terra. Folhas caindo em excesso pode ser rega exagerada ou manuseio inadequado, se for este último caso apenas cuide e espere pela recuperação.

Uma peperômia melancia fica com folhas amarelas por várias razões, a começar pela irrigação imprópria com bastante água. O recebimento de muita luz solar ou mudança repentina de temperatura também causa esse problema. As manchas amarelas às vezes se misturam com a coloração da planta e passam despercebidas, então fique atento!

Como fazer mudas da Peperômia melancia

Você pode gerar uma nova a partir de um ou mais galhos da peperômia da melancia. Pegue a planta e encontre as folhas mais bem desenvolvidas próximo às laterais. Com uma faca ou tesoura afiada e limpa corte o ramo na base do caule para que o resto dessa divisão não provoque danos.

Depois, corte a haste da muda até restar cerca de 1 centímetro. Enterre essa pequena haste no solo, deixando apenas a folha para fora. Coloque o vaso em um local longe da exposição do sol, mas bem iluminado. Por fim, faça a irrigação regularmente e verifique todos os dias para descobrir como está o desenvolvimento.

Sobre a planta Peperômia melancia

Um vaso com Peperômia melancia em uma mesa e um fundo desfocado

Ela é fácil de ser reconhecida, possui baixo preço, mas dura por muitos anos. O cultivo tanto na decoração de casas quanto no paisagismo é por causa das folhas e não das flores. Sempre compacta, cresce tão pouco que cabe em qualquer lugar. Nesta seção, serão apresentados mais detalhes interessantes sobre a peperômia melancia, confira!

Preço médio e onde comprar Peperômia melancia

Você consegue encontrar peperômia melancia em lojas de jardinagem físicas ou pela Internet. Os preços variam de R$ 30 a R$ 50, sendo as mudas mais baratas. No entanto, na hora de comprar, você deve se certificar de que está adquirindo uma planta saudável. Então, procure comprar de estabelecimentos com boa reputação.

Em relação ao transporte, deve-se ter bastante cuidado, porque a peperômia melancia é bem sensível às baixas temperaturas. Por isso, o transporte ou armazenamento inadequado pode danificar a planta. Nessa situação, o estrago não é evidente e você só perceberá quando as folhas começarem a cair em excesso.

Peperômia melancia no paisagismo

A peperômia melancia é uma das plantas de interior ideais para decorar pequenos espaços dentro de casa ou escritório. Pode ser colocada sobre uma mesa, ao lado do computador, em uma estante, como parte de um terrário ou num pequeno jardim. Ela oferece um valor ornamental único.

O tamanho pequeno, a folhagem com desenho peculiar que lembra a casca da melancia faz desta planta uma opção perfeita para quem gosta de originalidade. Além do mais, ela consegue viver com luz artificial e por isso, se torna ideal para espaços que recebem pouca iluminação do exterior.

A flor e floração da Peperômia melancia

Se a folhagem chama muito a atenção, as flores, por outro lado, são bem discretas. Elas têm formato de palito, com cor verde clara e sem qualquer efeito estético. Por isso, a peperômia melancia não é uma planta cultivada por causa das flores, mas sim pelas maravilhosas folhas que lembram melancias.

As hastes das flores alcançam até 10 cm de altura e aparecem apenas de setembro a dezembro. Elas surgem nas regiões superiores dos caules que podem gerar mais de uma inflorescência. A época de floração começa principalmente na primavera, mas pode estender-se ao longo do ano caso as temperaturas prevaleçam altas.

Características físicas da Peperômia melancia

As folhas da peperômia melancia possuem contorno quase redondo com a ponta bicuda. Elas são carnudas, planas e de cor verde escuro com listras verde claro igual às melancias. O pecíolo é avermelhado com tons acinzentados com cerca de 2 cm de diâmetro e praticamente integra a folha.

A peperômia melancia se caracteriza como uma planta muito pequena, a estatura não ultrapassa 30 cm. No entanto, desenvolve um grande número de folhas, o caule é bastante minúsculo e cresce à medida que as folhas vão se formando. É uma planta ornamental da família Piperaceae amplamente cultivada.

Ciclo de vida da Peperômia melancia

Depois que uma muda peperômia melancia é plantada, com os devidos cuidados, os brotos e raízes levam em torno de 6 a 8 semanas para crescer. Caso o vaso do plantio seja pequeno a planta deve ser movida para um recipiente maior. A partir daí, o crescimento acontecerá lento em cerca de 2 a 3 anos.

Contudo, após esse período já é possível colocar a peperômia melancia num vaso definitivo. Dessa maneira, desde que a planta receba a iluminação e quantidade de água adequada, permanecerá por muitas décadas. Apenas haverá uma troca de folhagem a cada nova primavera.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de uma peperômia melancia

Neste artigo apresentamos informações e dicas de como cuidar de peperômias melancia, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

A Peperômia melancia é uma ótima planta para ser cultivada em casa!

Peperômia melancia com lindas folhas verdes em um vaso

A Peperômia melancia corresponde a uma planta interessante pela beleza que tem, pelo tamanho pequeno e pela coloração típica das folhas muito semelhante à melancia. É nativa das regiões tropicais da América do Sul, inclusive do Brasil. No entanto, o cultivo se espalhou por todo o mundo.

É uma das plantas mais cultivadas e apreciadas na decoração de jardins e interiores. Quase nunca precisa de rega, e quando é necessário requer pouca água. Também não exige praticamente nada de adubação. Em outras palavras, são diversas as razões pelas quais uma peperômia melancia é perfeita para sua casa.

Autor deste artigo

É bom viver... Eu me interesso por tudo que faça a vida ser melhor.
A principal delas é a escrita que oferece muita alegria com poucos recursos.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos