Praias em Peruíbe: dicas para passear na praia do Centro, Guaraú, Jureia e mais!

Praias em Peruíbe: dicas para passear na praia do Centro, Guaraú, Jureia e mais!

Quer dicas para aproveitar as praias do Centro, Guaraú e Jureia em Peruíbe? Confira aqui ótimas opções para curtir sua viagem, acomodações e pontos turísticos!


Por que ir para as praias de Peruíbe?

Praia em Peruíbe

Considerada umas das 15 estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, a cidade de Peruíbe está localizada no litoral Paulista, na região da Costa da Mata Atlântica, e é conhecida pelos seus 32 km de belas praias.

Com um dos menores índices de poluição do litoral paulista, Peruíbe é uma cidade incrível e tem se tornando um dos destinos de verão prediletos de que quem quer conhecer uma versão mais solar de São Paulo.

As famosas praias de Guaraú, da Jureia, da Prainha, de Caramborê, do Arpoador, do Centro, do Costão, da Paranapuã e da Barra da Una, entre outras, são paraísos naturais que você não pode deixar de visitar!

As melhores praias de Peruíbe

Peruíbe é encantadora e tem clima agradável durante todo ano com temperatura média entre 28°C e 21°C. Nas férias de verão e nos feriados prolongados o balneário tem pico de movimentação e a cidade fica lotada de turistas que querem aproveitar ao máximo as famosas praias de Peruíbe.

Confira abaixo as principais praias da região e como curtir suas férias na região da melhor forma possível!

Praia do Centro de Peruíbe

A praia do Centro de Peruíbe possui em torno de 13 km de extensão e recebe diversos nomes de acordo com os bairros que atravessa. O calçadão da orla possui vagas para estacionamento e ciclovia além de vários quiosques dispostos no quebra-mar que são ideais para se refrescar com água de coco nos dias mais quentes do ano.

A consistência da areia da praia é sólida, boa para prática de esportes. O mar agitado é ideal para o surfe e os esportes náuticos. Na extensão de toda a praia está concentrado o maior número de restaurantes, bares e hotéis da cidade.

Praia do Guaraú e Jureia

Deslumbrante por natureza, o Guaraú é uma combinação perfeita de Mata Atlântica e das praias além de ser cheio de paisagens de tirar o fôlego. Ao lado da reserva da Jureia-Itatins, formado por quase 80 mil hectares de mata conservada, o local é dotado de uma biodiversidade incrível que vale muito a pena conhecer.

Com águas limpas e agitadas, as praias do Guaraú e da Estação Ecológica de Jureia-Itatins são próprias para a prática de esportes como caiaque, passeios de barco, pesca e outras atividades físicas.

Praia do Costão

A Praia do Costão leva esse nome porque impressiona por seu lindo costão rochoso. Com uma extensão de apenas 567 metros e largura média de 80 metros, a praia possui areias finas, mar calmo e poucas ondas. Ideal para quem está procurando um passeio calmo para contemplar a natureza.

Da Praia do Costão é possível ter uma visão panorâmica da Praia do Centro. A fácil localização, entre a Praia do Centro, o Rio Preto e a Serra dos Itatins, faz da Praia do Costão uma das mais procuradas em Peruíbe.

O trajeto é de fácil acesso e é possível ir de carro até bem próximo da praia. Imperdível!

Prainha

A Praia da Prainha de Peruíbe fica na beira da Serra do Guaraú e para acessá-la é preciso passar por uma pista de curvas, rodeada de lindas árvores, na Serra do Itatins. Uma escada íngreme dá acesso à praia. Ao chegar, o turista deve deixar o carro no estacionamento.

A Prainha conta com uma pequena faixa de areia e fica bem isolada do centro da cidade. Entre costões e muitas árvores, a praia é cercada de bananeiras que deixam o local ainda mais privativo. Ideal para quem busca sossego e isolamento no litoral sul paulista.

Praia do Arpoador

A Praia do Arpoador está localizada no Parque Estadual Itinguçu, próximo ao Guaraú, e é totalmente preservada, com suas águas calmas e sua areia clarinha. Perfeita para tirar as melhores fotos da viagem!

Essa praia ainda conta com uma cachoeira que deságua diretamente no mar, sendo a única praia do litoral sul onde acontece esse encontro perfeito da natureza.

É possível chegar à Praia do Arpoador de duas formas: por barco ou por uma trilha fácil. Ambas as formas são oportunidades incríveis para contemplar a natureza.

Praia do Caramborê

A Praia do Caramborê está localizada na Estação Ecológica Jureia-Itatins e tem 550 metros de extensão. Com um visual de tirar o fôlego, esta praia oferece aos seus visitantes a sensação de harmonia total com a natureza.

Areias claras, mar esverdeado, mata nativa, costões rochosos e dois riachos que deságuam na praia completam o visual incrível da Praia de Caramborê.

Um verdadeiro paraíso na Terra. Impossível deixar de conferir!

Barra do Una

Assim como a Praia do Caramborê, a Praia de Barra do Una também está localizada na Reserva Ecológica Jureia-Itatins. Com uma vista paradisíaca e um cenário composto por mangues e restinga, a Barra do Una é uma opção perfeita para quem quer guardar memórias lindas de Peruíbe e tirar fotos incríveis.

Um dos trechos mais bonitos do litoral sul de São Paulo, a Praia da Barra do Una tem acesso de terra e natureza preservada. Alguns pescadores inclusive ainda vivem por lá e preservam a história e tradição do local.

O que fazer em Peruíbe

Se o seu objetivo é relaxar e se divertir em meio à natureza, Peruíbe é o destino perfeito porque proporciona os melhores passeios naturais, em meio a paisagens paradisíacas, no litoral sul de São Paulo.

Confira a seguir dicas de pontos turísticos imperdíveis para visitar em Peruíbe como o Mercado Municipal de Peixes, as Cachoeiras do Perequê e do Paraíso, a Praça Ambrósio Baldim, a Igreja Matriz São João Batista, o Lamário, o Portinho de Peruíbe e os Passeios por veículos 4x4.

Mercado Municipal de Peixes

O Mercado Municipal de Peixes de Peruíbe está situado nos limites da Avenida Beira Mar e próximo ao bairro Costão. Com farta variedade de frutos do mar, o mercado também é ponto turístico no litoral paulista e muitos turistas utilizam o local para caminhadas e passeios ciclísticos.

No mercado é possível ter uma vista privilegiada do Morro da Jureia e da Foz do Rio Preto. O local também é próximo da ponte do Rio Preto, outro ponto turístico muito visitado em Peruíbe.


Horário de funcionamento: 
Sob consulta
Telefone: 
(13) 3451-1000 
Endereço: 

Avenida Padre Anchieta, S/N, Centro, Peruíbe

Valor: 
Sob consulta
Site: 

http://www.peruibe.sp.gov.br/


Praça Ambrósio Baldim

Localizada na Avenida São João, no Centro de Peruíbe, a Praça Ambrósio Baldim é mais conhecida como Praça da Feirinha ou Praça Redonda, pela seus famosos 80 boxes que comercializam os mais diversos itens, entre bijuterias, pelas de artesanato, roupas e acessórios como cordões, pulseias e anéis entre muitos outros itens.

Na parte externa, de onde ficam os boxes, há uma praça de alimentação com lanchonetes que servem as mais variadas opções de comidas.

Na praça acontece ainda a tradicional Festa Junina de Peruíbe com apresentações de artistas e escolas de dança locais. Também é possível ver performances de músicos locais e outras manifestações artísticas.

Ao lado da praça está localizado o parque de diversões, o “Parque Diego”, que já faz parte da história de Peruíbe. Várias opções de lazer em um local só. Imperdível!

Igreja Matriz São João Batista

Desmembrada da Paróquia de Itanhaém por Decreto de 25 de março de 1968, a Igreja Matriz São João Batista está localizada no Centro de Peruíbe e faz parte da história da cidade.

Os vitrais e peças de artes que compõe a decoração da igreja fazem da experiência de visitá-la um evento único.

As missas ocorrem aos domingos, às 8h00, 17h00 e 19h00; às terças-feiras e sextas-feiras, às 19h00 e aos sábados, às 18h30. Nas quartas-feiras ocorrem a Missa da Saúde, às 15h00.


Horário de funcionamento:

Secretaria: de terça-feira a sábado, das 9h ao 12h e das 14h às 18h

Telefone:
(13) 3455-1491
Endereço: 

Praça Monsenhor Lino dos Passos, 52, Centro, Peruíbe 

Valor:
Gratuito
Site:

https://www.diocesedesantos.com.br/paroquias/sao-joao-batista-peruibe/


Cachoeira do Perequê

Peruíbe é uma cidade conhecida por suas belezas naturais e o que não faltam na cidade são cachoeiras lindas. Uma das mais famosas é a Cachoeira do Perequê. Localizada em meio à Mata Atlântica, a Cachoeira do Perequê faz parte da estação Ecológica da Jureia e é um lugar incrível para relaxar e curtir a natureza.

Com um enorme riacho, o Perequê conta com corredeiras e poços rasos e fundos. No local também é possível fazer trilhas em meio à mata que completam o belo visual tornando o passeio uma grande aventura. A maior atração do local é uma grande piscina natural com cerca de 1,5 metros de profundidade. Não deixe de conferir!

Lamário

Localizado às margens do Rio Negro de Peruíbe, no Jardim Veneza, o Complexo Termal de Lama Negra, conhecido como Lamário, é a maior jazida de lama negra terapêutica do mundo. O Lamário purifica a lama, que é uma mistura de argila, água do mar, luz solar, material fluvial orgânico e inorgânico, através de agentes naturais.

A lama é usada para aplicação em tratamentos de artrite, artrose, cicatrizes, queimaduras, estresse, ansiedade, manchas, rugas, acnes e envelhecimento precoce, além de outras doenças.


Horário de funcionamento: 
Segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 16h30/ Sábados e domingo das 8h30 às 16h30
Telefone: 
(13) 3455-2463
Endereço: 

Avenida Governador Mário Covas Júnior, 204, Centro, Peruíbe

Valor: 
Sob consulta
Site: 

https://www.facebook.com/lamanegraperuibe


Portinho de Peruíbe

Localizado próximo do ponto de encontro do mar com o Rio Preto, o Portinho de Peruíbe é o local onde chegam os barcos de pesca, carregados de peixes e frutos do mar e onde a pesca também é comercializada.

O Portinho oferece uma linda vista com seus barcos atracados no Rio Preto, que nasce na Serra do Mar e deságua no Oceano Atlântico, na Praia do Costão.

Passeios de 4x4

Carro 4x4 com vara de pescar

O litoral sul de São Paulo tem se tornado um dos destinos mais procurados por quem se aventura em passeios em veículos 4 x 4, que são aqueles onde as quatro rodas do carro são forças motrizes, ou seja, que dão força ao veículo e o fazem mover.

Peruíbe é uma cidade com várias praias e cachoeiras e os passeios 4 x 4 são os melhores para acessar lugares mais difíceis e para quem curte atividades radicais.

Cachoeira do Paraíso

A Cachoeira do Paraíso está localizada no Parque Estadual do Itinguçu, que faz parte do Mosaico de Unidades de Conservação Jureia Itatins. Para acessar a cachoeira é necessário agendar um horário e retirar a senha no portal do Mosaico.

A visitação é controlada sendo permitida a entrada de 270 pessoas por dia. A entrada é gratuita. Os caminhos e escadas que conduzem aos três pontos da Cachoeira são integrados e fazem parte do circuito de trilhas do Estado de São Paulo.

Onde ficar em Peruíbe

Para aproveitar ao máximo o Peruíbe é importante encontrar uma opção de hospedagem perfeita para você e suas necessidades. Confira abaixo uma lista das melhores opções de estadia dos mais variados tipos para você aproveitar o sul litoral com a mínima preocupação.

Hotel Casarão

O Hotel Casarão está localizado à beira-mar e conta com ótimos quartos, todos do tipo suíte, que dispõem de ar-condicionado, ventilador de teto, frigobar e cama box de casal.

Sua localização permite fácil acesso aos principais locais da cidade, incluindo alguns pontos turísticos como o Aquário Municipal, o Complexo Termal da Lama Negra e a Praça de Artesanato no Centro. O café da manhã diversificado serve suco natural, café, leite, chá, frutas, pão fresco, geleias diversas, frios e bolos de fabricação própria. Imperdível!


Horário de funcionamento:
24h por dia
Telefone:

(13) 3455-3529

Endereço:
Avenida Governador Mario Covas Junior, 413/425, Centro, Peruíbe
Valor:

Sob consulta

Site:

https://www.facebook.com/HotelPousadaCasarao


Hotel Alaska

O Hotel Alaska oferece todo o conforto necessário para você aproveitar ao máximo toda a beleza que Peruíbe proporciona. As diárias incluem um saboroso café da manhã e cortesia para uma criança de até 4 anos.

Para a hospedagem é necessário depositar 50% do valor para a reserva, através de depósito bancário. O restante pode ser pago em cartões de crédito e débito.


Horário de funcionamento: 
24h por dia
Telefone: 
(13) 3455-3895
Endereço: 
Rua Barão do Rio Branco, 86, Bairro Stella Maris, Peruíbe
Valor: 
Sob consulta
Site: 

http://www.alaskahotel.com.br/


Pousada Peruíbe Ametista

A Pousada Peruíbe Ametista está localizada a 7 km do Centro da cidade, a 150 metros da Praia Belmira Novaes, a 50 metros do Antigo Mosteiro de Balneário, a 23km da Reserva Ecológica Jureia, a 14km da Praia de Guaraú e a 1,5 km das Ruínas Abarebebê. Ótima localidade para quem quer aproveitar o máximo de Peruíbe!

A pousada oferece piscina além de Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Os quartos têm piso frio, TV LCD, frigobar, ventilador e banheiros privativos.


Horário de funcionamento: 
24h por dia
Telefone: 
(13) 99722-5959
Endereço: 
Avenida Governador Mario Covas Jr., 9064, Estância Balneária Convento Velho, Peruíbe
Valor: 
Sob consulta
Site: 

https://www.pousadaametista.com.br/

Peruíbe Suíte Flat Hotel

O Peruíbe Flat Hotel oferece acomodações rústicas no Centro da cidade, a 100 metros da praia. O hotel oferece quartos coloridos e uma piscina ao ar livre para adultos e crianças.

No Peruíbe Hotel, os hóspedes desfrutam de um buffet de café-da-manhã com frutas frescas, sucos e itens de confeitaria. Há ainda um estacionamento gratuito disponível na propriedade.


Horário de funcionamento: 
24h por dia
Telefone: 
(13) 3453-4740
Endereço: 
Rua Barão de Mauá, 330, Centro, Peruíbe 
Valor: 
Sob consulta
Site: 

https://peruibesuiteflathotel.com.br/

Vargas Peruíbe Hotel

Com uma combinação ideal de preço bom, conforto e conveniência, o Vargas Peruíbe Hotel oferece um ambiente econômico com várias comodidades projetadas para quem está de passagem e quer aproveitar Peruíbe ao máximo.

O hotel está a 2,6 km da Praça Flórida e você ainda pode desfrutar algumas das comodidades oferecidas como terraço aberto, piscina e bar.


Horário de funcionamento: 
24h por dia
Telefone: 
(13) 3455-4341
Endereço: 
Rua Barão de Mauá, 88, Centro, Peruíbe 
Valor: 
Sob consulta
Site: 

https://www.facebook.com/VargasPeruibeHotel/


Hotel Areia Dourada

O Hotel Areia Dourada fica a 200 metros da Praia do Centro e oferece piscina ao ar livre, estacionamento privativo gratuito, jardim, recepção 24 horas, serviço de quarto, Wi-Fi gratuito em todas as áreas além de um parquinho infantil.

Com ótimo custo-benefício, a localidade é próxima de vários bares e restaurantes para cada hóspede aproveitar ao máximo a viagem.


Horário de funcionamento: 
24h por dia
Telefone:

(13) 3455-6139

Endereço: 

Rua José Inácio Alves, 223, Centro, Peruíbe

Valor: 
Sob consulta
Site: 

https://hotelareiadourada.com.br/


Casablanca Praia Hotel

O Casablanca Praia Hotel é um hotel recém-construído em frente ao mar de Peruíbe, no Balneário Casablanca. Ao todo o hotel dispõe de 29 suítes, que acomodam até cinco pessoas, disponíveis no andar térreo e no piso um.

O hotel conta ainda com piscina para adultos e para crianças, playgorund, salão de jogos e espaço reservado para cadeira e guarda sol na praia. O terraço dá vista para o mar e o restaurante tem vista panorâmica. Imperdível para quem não quer deixar de ver e apreciar as belezas de Peruíbe.


Horário de funcionamento: 
24h por dia
Telefone: 
(13) 3456-1253
Endereço: 

Avenida Mário Covas Jr., 6977, Esquina com Rua Delvo Factori,

Balneário Casablanca, Peruíbe

Valor: 
Sob consulta
Site: 

https://www.casablancapraiahotel.com.br/


Sobre Peruíbe

Parque ecológico em Peruíbe

Um verdadeiro paraíso ecológico para quem busca uma experiência de conexão com a natureza, Peruíbe possui Parques Estaduais, como os do Itinguçu e da Serra do Mar, além dos Parques Naturais Municipais, como os do Vilão e da Restinga do Guaraú, que são opções imperdíveis para curtir o turismo local.

As praias e cachoeiras são outras atrações à parte que fazem a cidade do litoral paulista ainda mais mágica. O Mirante da Torre, o Boulevard, o Aquário de Peruíbe, o Portinho dos Pescadores, as Ruínas do Abarebebê, a Cachoeira do Paraíso e a Estação Ecológica da Jureia-Itatins também locais que você não pode deixar de conferir quando for à cidade.

O território da Estância Turística de Peruíbe tem cerca de 68% de sua área coberta pela Mata Atlântica e em razão disso a cidade possui dois títulos de relevância mundial: Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade e Território Ramsar, ambos os títulos dados pela Unesco.

Peruíbe possui ainda diversas Unidades de Conservação, que constituem patrimônio ambiental de extrema importância e que têm o objetivo de preservar a natureza, sendo permitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, com exceção dos casos previstos em Lei.

Onde fica?

Localizada no litoral sul paulista, Peruíbe fica na região metropolitana da Baixada Santista, em meio à Mata Atlântica, e reúne muitas das belezas dessa floresta. Além disso, fica muito próxima a outro destino muito procurado na região: Itanhaém, a apenas 28,4 km.

O Aeroporto mais próximo está localizado na cidade de Itanhaém, a 32 km. De carro, vindo de São Paulo, o acesso se dá pelo sistema Anchieta – Imigrantes (até saída para a rodovia Pedro Taques, sentido Praia Grande) e pela rodovia SP-55 (até Itanhaém).

Para quem vem de Curitiba, o acesso se dá pela Rodovia Régis Bittencourt (BR-116). As empresas Breda e Intersul têm ônibus partindo de São Paulo, tanto da capital quanto do interior, em direção à Peruíbe.


Onde comer?

Peruíbe oferece vasta opção de restaurantes com os mais diversos tipos de alimentação para atender aos gostos de todos os turistas que visitam a cidade da melhor maneira possível.

Pizza, frutos do mar, comida italiana, cafeteria, self service, porções e petiscos, fast food, comida internacional, pastelaria, churrascaria e comida local estão entre as opções oferecidas nos restaurantes da região. Os quiosques nas praias e os restaurantes nos hotéis são outras vantagens da gastronomia de Peruíbe.

Imperdível, você pode ir sem preocupação que com toda certeza vai encontrar o que você mais gosta de comer em Peruíbe.

Significado do nome Peruíbe

A palavra “Peruíbe” é um vocábulo indígena que significa “no rios dos tubarões”, pela junção dos termos tupis “iperu” (tubarão), “‘y” (rio) e “pe” (em), segundo Silveira Bueno. Já de acordo com outros documentos, o nome estaria associado ao modo como José de Anchieta se referia ao lugar, chamando-o de “Tapirema do Peru”, pelas semelhanças com a região peruana.

Aproveite estas dicas e conheça as praias de Peruíbe!

Mar em Barra do Una, Peruíbe

Com 32 km de praias e os menores índices de poluição do litoral paulista, Peruíbe é uma cidade incrível que vale a pena uma estadia. O município vem se tornando um destino de verão perfeito para quem quer fugir do clima mais frio da capital paulista.

As famosas praias de Guaraí, da Prainha, de Caramborê, de Oasis, do Arpoador, do Centro, do Costão, do Paranapuã, do Una, e entre outras, são paraísos naturais que você não pode deixar de visitar!

Não perca a oportunidade de viver uma experiência incrível no litoral sul paulista e corre já para arrumar a mala, chamar a família e os amigos, escolher a melhor hospedagem, montar o roteiro da sua viagem e embarcar! Boa viagem.

Autor deste artigo

Jornalista, carioca, lgtbqia+, vegetariano e astrólogo nas horas vagas.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos