Perlita: expandida, turfa, o que é, para que serve, benefícios e mais!

Perlita: expandida, turfa, o que é, para que serve, benefícios e mais!

Sabia que a perlita é muito usada na jardinagem, para a manter o solo drenado? Veja neste artigo informações sobre suas características, tipos e formas de uso.


Perlita: seus usos e benefícios!

Homem preparando o vaso com terra e perlita para a muda de planta.

A perlita são como pequenas manchas brancas arredondadas entre outros componentes e no solo de envasamento é um aditivo não orgânico muito utilizado. Assim como a vermiculita, a perlita é um aditivo de solo utilizado para aeração, mas os dois nem sempre são intercambiáveis, embora como meios de enraizamento, ambos proporcionem o mesmo benefício.

Entretanto, a perlita é mais usada. Isso acontece porque a perlita e a vermiculita ajudam na retenção de água, mas a perlita é mais porosa e tende a permitir que a água escoe muito mais rapidamente do que a vermiculita.

Ao cultivar plantas com perlita como fertilizante, esteja ciente de que isso pode causar queimaduras na flor, que aparecem como pontas marrons nas plantas domésticas. Então, certifique-se da dosagem.

Sobre a perlita

Perlita com pequenos copos de cor verde.

Descubra na seção abaixo, suas principais características, funções, benefícios, entre outros detalhes importantes na utilização da perlita.

O que é perlita?

Perlita é um vidro vulcânico que é aquecido a 1.600 graus, que estala e se expande para 13 vezes seu tamanho anterior, resultando em um material incrivelmente leve. Na verdade, o produto final pesa 2 quilos.

A perlita é coberta com muitas células minúsculas que absorvem umidade no exterior da partícula, não dentro, o que a torna particularmente útil para facilitar a umidade para as raízes das plantas.

Por isso, é um acréscimo mais adequado para solos utilizados com plantas que não requerem meios muito úmidos, como solos de cactos, ou para plantas que geralmente se desenvolvem em solos bem drenados. Você ainda pode usar um solo para envasamento convencional que contenha perlita. No entanto, pode ser necessário monitorar a irrigação com mais frequência.

Função da perlita

A perlita é usada em misturas de solo (incluindo meios sem solo) para melhorar a aeração e modificar a subestrutura do solo, mantendo-o solto, com boa drenagem e desafiando a compactação.

Uma mistura Premium de uma parte de argila, uma parte de turfa e uma parte de perlita é ideal para cultivo em recipientes, permitindo que a panela retenha apenas água e oxigênio suficientes. A perlita também é ótima para enraizar estacas e promove uma formação de raízes muito mais forte do que aquelas cultivadas apenas na água.

Pegue suas mudas e coloque-as em um saco ziploc de perlita umedecido, com cerca de um terço cheio de perlita. Coloque o saco cheio de ar sob luz solar indireta e verifique após duas ou três semanas para a formação de raízes.

Benefícios da perlita

A perlita foi reconhecida como uma ferramenta poderosa para jardineiros sérios por séculos. Tem uma textura porosa semelhante à pipoca que retém água na superfície e ar em todas as bolsas entre elas.

Um dos principais benefícios é que a perlita resiste à compactação do solo e estimula a aeração, mesmo em espaços de cultivo limitados. A maior área de superfície da perlita a torna ideal para plantas de interior que requerem alta umidade.

Curiosamente, também tem sido usado com grande efeito em plantas que prosperam em ambientes secos. Além disso, muitos consideram a perlita superior à alternativa comum, vermiculita, para plantas de interior.

Perlita, vermiculita ou turfa?

A vermiculita é um mineral natural que também é aquecido a temperaturas muito altas para se expandir. Isto é, pode ode absorver até quatro vezes seu peso em água, nutrientes e é melhor usada para plantas que precisam de mais umidade para crescer.

Embora, a perlita também ajude a reter um pouco de água, a perlita é usada principalmente para aerar o composto. É excelente para criar um composto de envasamento de drenagem livre para plantas que precisam de boa drenagem, como cactos e suculentas.

Também pode ajudar a criar um composto arejado para mudas. Já a turfa, usa-se principalmente em jardinagem formando parte do substrato devido ao seu alto ter de matéria orgânica.

Cuidado ao usar perlita

Perlita tem pó, por isso tome cuidado para não inalar. Umedeça com água antes de usá-la. Se for usar um saco inteiro de perlita de uma vez, coloque alguns litros de água no saco, feche a tampa e sacuda-o e deixe-o de molho por um quarto de hora antes de usar. A longa inalação em longa duração ao produto pode ser tóxica para o organismo humano.

Onde e como comprar perlita?

A perlita está amplamente disponível em sacos de pequeno a médio porte em estufas, em centros de jardinagem e em grandes lojas de bricolagem. Por ser muito leve, a perlita também é fácil de encomendar para entrega em domicílio em sites como do Mercado livre, Cobasi e Petz.

Se você não conseguir encontrar perlita localmente, a pedra-pomes é um bom substituto, pois tem qualidades semelhantes. Às vezes, você pode usar vermiculita em uma pitada (especialmente como um meio de partida para sementes), mas lembre-se de que ela retém mais umidade do que a perlita.

Perlita e o meio ambiente

Nenhum produto químico é usado no processamento da perlita, ela é quimicamente inativa e nenhum subproduto é produzido. A perlita não é tóxica e não representa uma ameaça para os seres humanos, animais ou vida marinha.

Todavia, não se trata de um recurso não renovável. As reservas mundiais de perlita são estimadas em 700 milhões de toneladas. Por fim, a mineração tem impacto limitado sobre o meio ambiente, pois há pouca sobrecarga para ser administrado e há desperdício mínimo quando se trata da busca pela perlita no meio ambiente.

Tipos de perlita

Indivíduo despejando na mesa perlita de um copo verde.

Veja a seguir, características importantes dos dois tipos de perlita encontrados no mercado.

Perlita expandida

Esse tipo de perlita evita uma série de coisas, uma das mais importantes é evitar que as planta murchem devido ao dia seco ou solo pouco nutritivo. Além disso, como retém umidade, é um isolante térmico potente e para sementes plantadas, ainda mais em climas tropicais.

Sendo assim, deixando a temperatura do solo agradável para o bom desenvolvimento da planta. Essa perlita expande 15 vezes seu volume original e é dona de uma excelente condutividade térmica. Já o seu material é inorgânico, isso porque não é composto de material animal ou vegetal.

Perlita não-expandida

A perlita é uma tipo de mineral que não agride em nada, uma vez que é totalmente natural. Nesse tipo, não é colocado nenhum aditivo ou resíduo químico que possa afetar o meio ambiente ao redor.

Se trata de uma excelente composto para uma drenagem de qualidade em fundos de vaso ou no topo. Além disso, é um composto que pode ser reutilizado, portanto, reciclável. Além disso, combina com solos argilosos, fáceis de se encharcarem, já que ela aumenta a aeração e a drenagem do solo.

Como usar perlita na jardinagem

Indivíduo de luvas colocando perlita no vaso cheio de terra.

Use em suculentas e outras plantas sensíveis ao solo úmido se beneficiam da adição de perlita ao composto para vasos. A perlita vai prender o ar no composto e estimular a drenagem da água, garantindo que as raízes da planta nunca fiquem no solo úmido.

Ademais, ela pode ajudar na retenção de água no composto, o que pode ajudar a melhorar as chances de suas mudas criarem raízes. As estacas também podem ser enraizadas com perlita por conta própria. Umedeça a perlita e encha um saco de polietileno com cerca de um terço.

Prepare estacas de coníferas ou semi-maduras cortando logo abaixo da junta das folhas e removendo as folhas da metade inferior para dois terços da estaca. Insira a parte inferior desencapada do broto na perlita, preencha o saco com ar e sele o topo.

Sementes e mudas

Misture a perlita no composto de sementes e mudas na proporção de 50/50 para criar um ambiente úmido perfeito para raízes delicadas de mudas. Uma camada fina de perlita também é excelente para cobrir as sementes que precisam de luz para germinar, porque a perlita deixa a luz passar enquanto mantém a semente úmida e auxilia na germinação.

Para uso puro, mantenha sempre úmido por irrigação capilar ou névoa intermitente. Após a semeadura, polvilhe as sementes com uma fina camada de turfa fina e cubra com vidro ou plástico para reter a umidade até a germinação e em seguida, alimente. Por fim, a perlita acelera a germinação e melhora o crescimento das mudas.

Bandejas de germinação

Quando o ar está seco, a folhagem das plantas geralmente fica com uma aparência chamuscada nas pontas e nas bordas. Uma maneira de superar isso é colocar bandejas de germinação com água na área da planta e adicionar perlita.

Coloque as plantas que devem ser mantidas úmidas, as que não precisam, evite adicionar a perlita. Por causa disso, a água é lentamente liberada na atmosfera, beneficiando as plantas.

Jardinagem e paisagismo

Na jardinagem e no paisagismo, a perlita é usada principalmente para aerar. Esse composto é excelente para criar um tipo de composto de envasamento que drena de forma livre as plantas que precisam de boa drenagem, como cactos e suculentas, entre outras plantas maiores que precisam ser mantidas por mais tempo, em situações como o do paisagismo.

Por fim, isso significa que esse composto retém água e nutrientes no solo sem impedir que a água escoe. Seu solo não ficará encharcado se você estiver usando perlita.

Vasos e interiores

A estrutura da perlita aumenta a aeração e a drenagem, que comprovadamente ajudam no desenvolvimento do sistema radicular. Este condicionador mineral exclusivo ajuda a manter os níveis de umidade do solo em vasos e interiore para menos irrigação. Quando misturado com turfa, perlita é perfeito para germinar sementes e estacas de raízes.

Outras formas de usar a perlita

Arquitetos e trabalhador no canteiro de obras.

Descubra a seguir, outras formas de utilizar a perlita, esta rocha tão versátil. Desde a construção civil até a indústria.

Perlita na construção

Pequenas quantidades de perlita também são usadas em fundições, isolantes criogênicos e cerâmicas. Podem ser usadas como aditivo em materiais. Para além disso, na construção, a perlita é usada em rebocos e como isolante.

Nas áreas de construção e manufatura, está presentes em materiais como o gesso leve, concreto e argamassa, isolantes e revestimentos. Curiosamente, os filtros de perlita são bastante comuns na filtragem de cerveja antes de ser engarrafada.

Perlita na indústria

A perlita é utilizada na indústria farmacêutica e para filtragem de água em piscinas e estações de tratamento, bem como abrasivos em polidores, produtos de limpeza e sabonetes. E aliás, a perlita é muito usada na indústria de explosivos.

A perlita é um bom substrato e não prejudica o ambiente!

Plantas cultivadas em recipientes transparentes com terra e perlita, em um fundo azul.

A natureza expandida da perlita a torna extremamente porosa, por isso pode absorver água, mas também melhora a drenagem. É ideal para misturar em composto para garantir que a água escoe livremente. De forma particular, a perlita é útil na propagação de plantas, incluindo a colheita de mudas e o plantio de sementes.

Todos esses recantos permitem que a perlita mantenha três a quatro vezes seu peso na água. A perlita pode apresentar pó, portanto, certifique-se de usar luvas e máscara contra poeira ao trabalhar com ela. Também pode ser umedecido antes de misturar para manter a poeira baixa.

Ele também é usado como meio de filtro para filtros de piscina e como um auxiliar de filtro para bebidas (como sucos, cerveja e vinho) e para águas residuais. O termo “ar para o solo” seria uma boa definição para a perlita.

E é a segunda melhor coisa para compostar a circulação do ar entre as raízes e garantir um crescimento forte e saudável das plantas. Em sua composição, a perlita é preenchida com muitas cavidades minúsculas que retêm água (como uma esponja), tornando-a eficiente no fornecimento de umidade às raízes das plantas.

Autor deste artigo

Redatora de Jardinagem, Casa e decoração, Turismo e Cotidiano.

Últimos posts


Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Em busca do melhor monitor 75 Hz? Confira neste artigo dicas de como escolher o ideal para você, além de um ranking com os 10 melhores produtos de 2022!


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Pensando em como escolher o melhor celular para jogar free fire? Acompanhe as dicas de escolha e o ranking com os 10 melhores produtos da categoria a seguir.


As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

Procurando a melhor Smart TV para comprar? Veja neste artigo os melhores modelos do mercado, como escolher a ideal e encontre a Smart que mais combine com você!


As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

Quer curtir seus programas favoritos na telona? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs de 55 polegadas do mercado, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

Quer uma geladeira de qualidade que seja em conta? Aqui você encontra um ranking com as 10 melhores geladeiras com bom custo-benefício e aprende como escolher!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Saúde sexual Doces e sobremesas Sapatos