Piso para quarto: porcelanato, cerâmico, laminado, vinílico e mais!

Piso para quarto: porcelanato, cerâmico, laminado, vinílico e mais!

Pretende mudar o piso dos quartos? Veja neste artigo os melhores pisos para quartos quentes e frios e como escolher o piso que melhor atende suas necessidades!


Piso para quarto: muitos tipos de pisos!

Quarto com piso laminado

Os pisos de chão do quarto são extremamente relevantes para a composição de um cômodo. Há diversos tipos de pisos, tornando a escolha dos materiais uma decisão de design particularmente importante dependendo de suas necessidades. Felizmente, existem muitos critérios que você pode usar para escolher o melhor material de piso para quartos.

Alguns deles podem ser óbvios, como a sensação do piso sob os pés ou seu apelo visual. Você também pode estar preocupado com as questões de manutenção, bem como longevidade, a serem consideradas. Cada material de piso tem vantagens e desvantagens. Descubra neste artigo os principais tipos de piso tanto para quartos frios quanto para quartos quentes, suas características e muito mais!

Pisos para quarto frio

Descubra nesta seção os principais tipos de pisos para quartos frios e as suas principais vantagens, incluindo os pisos de porcelanato, cerâmica, cimento queimado, piso de pedra e muito mais.

Pisos para quarto de porcelanato

Piso de porcelanato

Os ladrilhos de porcelana no quarto são considerados extremamente belos e convenientes. Além disso, é uma opção prática de piso que cada vez mais as pessoas estão escolhendo devido à sua versatilidade, incluindo estampas de diversas colorações ou até mesmo azulejos com aparência de madeira, que complementam as cores modernas dos quartos e são ideais para qualquer cômodo da casa.

O piso de porcelana é normalmente mais caro do que o piso de cerâmica e outros materiais de revestimento populares. Outro fator que aumenta o custo do piso de porcelana é o custo da mão de obra de instalação. No entanto, pela sua resistência e durabilidade, o ladrilho de porcelanato é bastante procurado porque não se desgasta com facilidade e pode durar décadas, o que o torna uma excelente opção para quem busca menos manutenção.

Pisos para quarto de cerâmica

Piso de cerâmica

A cerâmica pode ser o único material de piso que realmente funciona em qualquer cômodo da casa. No entanto, do ponto de vista estrutural, o piso de cerâmica funciona melhor em quartos que estão no primeiro andar da casa ou em um cômodo construído sobre concreto. A cerâmica é frequentemente usada em cozinhas e banheiros, bem como saguões, mudroom, entre outras áreas de tráfego intenso.

Você pode colocar o piso de cerâmica em uma cor sólida para uma aparência uniforme ou criar uma aparência única com o padrão de sua escolha em qualquer esquema de cores para o seu piso. Os ladrilhos cerâmicos têm uma superfície dura e sólida, podendo ser bastante convenientes já que não atrai nem retém sujeira, poeira, pólen ou outros alérgenos.

Piso para quarto de cimento queimado

Cimento quimado

Os pisos feitos de cimento queimado são extremamente duráveis, simplesmente devido à resistência e dureza inerentes do concreto. Um piso decorativo de cimento devidamente instalado e selado também é resistente a arranhões e manchas e vai durar décadas. Somado a isso, esse tipo de piso têm uma aparência bonita quando devidamente preparados e executados.

O piso de concreto é considerado um dos mais seguros e uma das opções de piso mais bem classificadas do mundo, pois o material do concreto criam bases extremamente sólidas, o que acaba criando um ambiente mais seguro, além de contarem com uma proteção antiderrapantes. Pode ser uma excelente opção para locais de alta circulação.

Piso para quarto de mármore ou granito

Piso de mármore

O piso de mármore ou granito para os quartos são mais confortáveis e duráveis do que outras composições, como cerâmica ou o granito. Contudo, o material de mármore é geralmente aplicado em áreas que não recebem muito tráfego de pessoas. Os pisos de mármore geralmente variam de R$ 16 a R$ 224 ou mais por metro quadrado.

O piso de mármore composto de pedra natural é a melhor escolha para áreas internas como saguões, corredores e quartos. As superfícies de mármore polido também tendem a ser escorregadias quando usadas em banheiros. Como o mármore absorve água e mancha facilmente, o mármore também não é uma escolha prática para cozinhas.

Já o granito é uma pedra natural dura, forte e resistente, sendo mais comumente utilizado para bancadas de cozinha, mas é igualmente bom para pisos domésticos em outros ambientes, tal como banheiro e quartos.

Piso para quarto de pedra

Piso de granito

Há diversas pedra naturais que podem ser utilizadas como piso, que incluem ardósia, mármore, calcário, travertino, granito e arenito - cada um com propriedades ligeiramente diferentes. Os tipos de pisos compostos de pedra geralmente são caros.

Para tentar reduzir os cursos, você pode escolher pedras extraídas localmente, já que o transporte desse tipo de material aumenta significativamente o preço, mas mesmo um piso de pedra extraído localmente custa muito mais do que outras opções, como madeira.

No entanto, este é um dos tipos que apresenta o maior tempo de vida útil, que chega até 50 anos, mas as pedras naturais como granito, mármore e ardósia podem durar até 100 anos com a manutenção adequada. Os pisos de pedra podem ser frios e ideais para quem mora em regiões muito quentes.

Pisos para quarto quente

Conheça aqui os principais tipos de pisos para quartos quente, incluindo pisos de baixo custo como o piso laminado, pisos tradicionais e elegantes feitos de carpete, entre outras excelentes opções.

Piso laminado para quarto

Piso de madeira laminado

Assim como os pisos de carpete, o piso laminado é uma das escolhas mais populares para piso de quartos. Para quem busca uma alternativa econômica para o tradicional piso de madeira natural, o piso laminado deve ser considerada, pois imita muito bem a madeira e apresenta propriedades igualmente duráveis, assim como o design semelhante.

O piso laminado para quartos quentes é uma excelente opção de baixo custo e baixa manutenção, havendo diversas aplicações em toda a casa. Em quartos, que normalmente têm tráfego relativamente menos intenso, o piso laminado pode ser uma maneira econômica de conseguir a aparência de materiais naturais mais caros, como madeira ou ladrilhos de cerâmica.

Pisos para quarto de vinílico

Piso vinílico

O piso de vinil pode ser utilizado no quarto, sendo inclusive uma boa opção de piso. O vinil está crescendo rapidamente em popularidade como a principal escolha de piso para os cômodos residenciais, já que apresenta bastante praticidade e versatilidade. A sua instalação é feita pelo encaixe de peças, o que facilita a criação de formatos e padrões diferenciados e até mesmo na acústica do ambiente.

Nesse sentido, os pisos de vinil de luxo e pisos de pranchas de vinil são excelentes opções para qualquer cômodo da sua casa, incluindo quartos. O material do vinil é durável, têm uma grande vida útil e oferecem visuais impressionantes que complementam qualquer decoração existente ou design de interiores, incluindo várias cores, padrões, estilos e tipos de acabamento.

Piso de madeira natural

Piso de madeira natural

Ao lado do carpete, o piso de madeira é a escolha mais popular para piso de quartos. Entre os profissionais do setor imobiliário, a madeira dura genuína é geralmente considerada um dos melhores materiais para pisos. Não só é bonito e resistente, mas também é relativamente quente e durável. A madeira dura estende uma beleza natural e aconchegante a um quarto.

O piso de madeira é bastante resistente a manchas e danos, mas quando ocorre dano, pode ser difícil de consertar, sendo um ponto extremamente negativo desse piso. Por fim, as tábuas de madeira geralmente possuem espessura densa e macia ao mesmo tempo, apresentando isolamento acústica no ambiente e facilidade de limpeza.

Piso de madeira natural pronta

Piso de madeira de carvalho

Durante anos, a madeira de carvalho vermelho e pinho foram os produtos básicos para a preparação de pisos, mas as tendências para pisos de madeira em 2021 estão introduzindo novos tipos de madeiras que continuam a fazer da madeira dura verdadeira a escolha número entre os consumidores, e por boas razões.

Os pisos de madeira naturais com acabamento pronto criam uma atmosfera acolhedora em toda a casa. O acabamento natural protege e sela a madeira sem o uso de manchas ou tinturas. Muitos acabamentos naturais são transparentes para que a cor natural da madeira seja visível por baixo de uma camada protetora. O acabamento natural é um tipo de acabamento que não altera a cor da madeira.

Pisos para quarto de carpete

Criança em piso com carpete

O carpete é uma escolha muito popular para a superfície do piso de um quarto principalmente nos países onde o inverno é mais rigoroso. É escolhido também principalmente pelo conforto proporcionado pela textura, além de ser quente para os pés - uma vantagem óbvia em um cômodo onde você costuma estar descalço.

Esse conforto tátil ajuda a criar uma sensação de luxo exuberante no quarto. O piso de composto de carpete na maioria das vezes é vermelho, mas apresenta outras cores também, como azul. Há também outros motivos pelos quais o carpete é popular, bem como alguns motivos pelos quais você pode não querer usá-lo.

O carpete, combinado com uma almofada de boa qualidade, pode isolar o piso contra a perda de calor, garantindo que o quarto permaneça aquecido e quentinho. Seu ponto negativo está relacionado a limpeza, pois é difícil de manter limpo. As manchas líquidas podem penetrar profundamente no forro e permanecer permanentemente, sendo uma opção menos viável para banheiros ou cozinha.

Pisos para quarto de taco

Piso de madeira taco

Embora o piso para quarto de taco não seja tão macio quanto o carpete, a escolha tradicional de piso para quartos, os tacos de madeira ainda são comportam características calorosas e acolhedoras quando utilizadas como superfície de piso para quartos, apresentando ainda diferentes possibilidades de instalação em diferentes posições.

Sua beleza natural, durabilidade e capacidade de resistir ao teste do tempo em termos de estilo e durabilidade o tornam um excelente material de revestimento de longo prazo. A instalação de pisos de madeira dura em média entre R$ 30 e R$ 80 por pé quadrado.

Pisos para quarto de bambu

Piso de bambu

O piso de bambu costuma ser classificado como madeira nobre, uma vez que os produtos são semelhantes em qualidade e usam os mesmos métodos de instalação. No entanto, o bambu é, na verdade, uma forma de grama, não de madeira. Além disso, o bambu cresce muito rapidamente, tornando-se um material completamente renovável e sustentável, sem mencionar a sua facilidade de limpeza.

O piso feito de fibras de bambu é na verdade mais duro do que a maioria das madeiras nobres, tornando-o um piso muito durável. Esse piso fácil de cuidar geralmente custa R$ 200 por metro quadrado de materiais, sendo uma opção relativamente em contra comparado ao piso de madeira tradicional. O visual do piso de bambu é único e trará muito charme ao ambiente.

Como escolher o piso para quarto?

Quarto moderno com piso de madeira clara

Aprenda nesta seção a escolher o tipo certo de piso para determinados quartos, incluindo cômodos para casais e quartos para crianças. Saiba qual é a melhor cor para cerâmica e como escolher o melhor piso para a parede do quarto.

Qual piso para quarto de casal usar?

Embora o carpete tenha sido tradicionalmente a escolha preferida de piso de sala de estar e para os quartos de casal, hoje os materiais de superfície dura, como madeira, LVT rígido e laminado, costumam ser a escolha preferida. Esses materiais de piso são muito mais fáceis de limpar e manter do que carpetes e mais resistentes a manchas.

E quanto ao piso para quarto infantil?

O melhor piso para o quarto de uma criança deve ser durável e confortável. Um piso confortável para os pés descalços e, dependendo da idade da criança, intermináveis horas a engatinhar ou a brincar no chão.

Ele também deve estar disponível em designs que ajudem você a criar um espaço que seja funcional e divertido e que reflita a personalidade e os gostos do seu filho. Muitos tipos de piso atendem a esses critérios, incluindo madeira, vinil, laminado e carpete.

Qual a melhor cor de cerâmica para quarto?

A melhor cor de cerâmica para o quarto deve ser aconchegante, transmitindo uma sensação calorosa e acolhedora. As melhores cores que transmitem essa sensação são cores quentes do espectro, como amarelos dourados, laranjas suaves, vermelhos suaves, marrons com tons de amarelo (imitando madeira), neutros, etc. Em suma, devem ser cores suaves e quentes.

Como escolher o piso para a parede do quarto?

O piso para a parede do quarto deve ser mais claro em relação a cor do piso do chão. A regra geralmente se aplica porque as paredes mais claras e o piso escuro fazem o cômodo parecer maior, escolha que deve ser considerada especialmente para quem busca ampliar interior reduzido.

No entanto, a regra pode mudar com tetos baixos. A maneira perfeita de garantir que os tons de piso de madeira, móveis, molduras e acessórios para casa combinem com suas paredes é optar por um tom de tinta neutro. Independentemente de o piso de madeira ter subtom laranja, cinza ou amarelo, eles devem combinam bem com paredes neutras.

Escolha o piso para quarto que mais combina com você!

Quarto pequeno com piso de carpete

O quarto é um espaço pessoal para onde nos retiramos para descansar e relaxar. Ao escolher o piso para o quarto, você tem muitas opções e poucas restrições. Carpete, piso de madeira, piso de madeira projetada, piso de vinil, piso laminado e até mesmo piso de cortiça são todas as opções possíveis.

Os quartos também são áreas de tráfego relativamente baixo, portanto a durabilidade não é a consideração mais importante. Os dois principais critérios de seleção para o piso dos quartos são o conforto para os pés descalços e o design.

Aproveite nossas dicas e escolha o tipo de piso para o seu quarto que irá garantir um tom aconchegante e bela decoração ao seu ambiente!

Autor deste artigo

Escritora e revisora formada em Letras pela Universidade de São Paulo.

Últimos posts


Os 10 Melhores Fornos para Pizza de 2024: a lenha, elétrico, a gás e muito mais!

Os 10 Melhores Fornos para Pizza de 2024: a lenha, elétrico, a gás e muito mais!

Pensando em adquirir um forno para pizza? Confira no artigo a seguir seus tipos, preços, funções extras, onde comprar e como limpá-los.


Os 10 Melhores Aromatizadores de Ambiente de 2024: elétrico, automático e mais!

Os 10 Melhores Aromatizadores de Ambiente de 2024: elétrico, automático e mais!

Quem não ama ter a casa sempre perfumada? Veja neste artigo as melhores opções de aromatizadores de ambiente disponíveis no mercado, seus preços e onde comprar!


As 10 Melhores Araras de Roupas de 2024: de chão, de parede e muito mais!

As 10 Melhores Araras de Roupas de 2024: de chão, de parede e muito mais!

Quer comprar uma arara de roupas? Confira neste artigo uma lista com as 10 melhores de 2024, além de dicas para escolher o modelo ideal para você!


As 10 melhores pipoqueiras elétricas de 2024: com bico direcionado, clássica e mais!

As 10 melhores pipoqueiras elétricas de 2024: com bico direcionado, clássica e mais!

Pensando em comprar uma pipoqueira elétrica? Confira neste artigo os melhores modelos de pipoqueiras de 2024 e veja como escolher qual combina mais com você!


Os 10 melhores licores do mundo em 2024: Amarula, Frangelico, Cointreau e mais!

Os 10 melhores licores do mundo em 2024: Amarula, Frangelico, Cointreau e mais!

Está em busca de um excelente licor? Confira a lista com os 10 melhores licores do mundo que separamos para você e como escolher o licor ideal!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Saúde sexual