Seguro bike: conheça seguradoras como bike registrada e mais!

Seguro bike: conheça seguradoras como bike registrada e mais!

Veja neste artigo as melhores marcas de seguro para bike, benefícios de ter um, custos que elas cobrem e não cobrem!


Você sabia que existe seguro para bike?

Várias bikes estacionadas

O assunto "seguro de bicicletas" pode ser novidade para muitos ciclistas, especialmente os novatos, mas é algo muito importante. O mercado de bicicletas no Brasil teve um crescimento explosivo do início da pandemia de covid-19 até os dias atuais e, como sabemos, a compra de uma bicicleta pode ser um investimento importante na renda de cada pessoa.

Os preços das bicicletas variam de 500 até a 100.000 reais - e, só como curiosidade, temos bicicletas que já foram vendidas até por mais de um milhão de reais. No entanto, uma coisa pela que estamos todos sujeitos passar é ter a nossa bicicleta roubada ou danificada, sendo que dados indicam que existe um grande número de furtos de bicicletas aqui no Brasil.

Com esse investimento na aquisição e uso da sua bicicleta, que pode ser tanto financeiro como emocional, vale a pena pensar se existe a necessidade de investir em seguros de bicicleta, caso você queira proteger a sua contra roubos, furtos e danos acidentais. Em alguns casos, é possível até obter seguros contra eventualidades em caso de viagens ou pedaladas em estradas. Continue lendo para conferir mais informações!

Melhores empresas de seguro para bike:

Pessoa assinando contrato

Atualmente, existem inúmeras empresas prestando serviço personalizado de seguro para bicicletas. Elas até permitem que o ciclista escolha um plano personalizado, conforme a necessidade de cada um. Porém, a escolha de uma empresa de seguro que te passe confiança dentre tantas no mercado pode ser uma tarefa difícil. Pensando nisso, te mostraremos as principais seguradoras no mercado para te ajudar, veja a seguir:

Bike registrada

O seguro da Bike registrada é feito em parceria com a seguradora Essor, sendo esse um serviço personalizado que se adapta às suas necessidades. Os processos de cotação, atendimento e contratação são realizados online, fazendo com que o serviço tenha maior velocidade e menor burocracia.

A empresa indica que a cobertura do seguro da bike é imediata após a contratação, facilitando para que a utilização em algum pedal possa ser realizada mais rapidamente e com segurança. O seguro cobre todo o território nacional.

A Bike registrada oferece três planos de seguros, sendo eles o bike performance, o bike ativo e o bike urbano. O serviços oferecidos são de proteção contra roubo, furto qualificado, acidente ou quebra, responsabilidade civil, assistência 24h, transporte, reboque e extensão para transporte internacional. A seguradora cobre bicicletas com valores a partir de 1.500 reais com até 10 anos de uso.

Porto Seguro

A Porto Seguro é uma seguradora já renomada no mercado, possuindo cobertura para vários segmentos, incluindo as bicicletas. Ela oferece cobertura para bicicletas com valores a partir de 2,500 reais até 75.000, aceitando valores superiores caso aprovado em análise da seguradora. Se a bicicleta tiver até 5 anos o seguro é aceito automaticamente. O pagamento do seguro pode ser dividido em até 6 vezes sem juros ou mais, com juros.

O seguro básico cobre tentativa de roubo, quedas acidentais e involuntárias, transporte da bike pelo segurado, filhos e cônjuges, incêndio, queda de raio ou explosão. Caso queira cobertura extra, é possível obter seguro contra subtração de bike, danos materiais e corporais a terceiros, extravios em viagens aéreas ou rodoviárias, acidentes pessoais individuais, danos causados por circuito elétrico em bikes elétricas e extensão das coberturas em solo internacional.

Existem também planos de serviços que cubram substituição de pneus, correntes e reparo de câmaras de ar; substituição ou regulagem de selim, manetes de freios e cabos de aço; lubrificação de correntes e coroas; substituição ou regulagem do freio dianteiro e traseiro, e transporte e mão de obra em casos de quebra ou acidente.

O valor da indenização da seguradora será do valor de mercado da bike, considerando a média de três orçamentos atuais.

A Argo Seguros também possui planos de cobertura que cobrem bicicletas com até 10 anos de uso, além de permitir a contratação sem a necessidade de apresentação da nota fiscal. Ela permite a contratação de seguros para bicicletas com valores entre 1.500 reais até 75.000 reais. O pagamento pode ser realizado a vista ou dividido em 12 vezes sem juros no cartão de crédito, com parcelas de no mínimo de 75 reais.

As coberturas incluem os mesmos que a Porto Seguro, com exceção de não possuir cobertura para acidentes pessoais e nem cobertura Internacional. A validação do seguro, que seria a vistoria do produto, é realizo de forma online. A indenização do valor da bicicleta em caso de furto é feita com o valor que foi estipulado na apólice.

Berkley

A seguradora Berkley foi fundada em 1963 e é uma das maiores seguradoras nos Estados Unidos. Ela atua no Brasil desde 2006 com 7 filiais e disponibiliza também seguro de proteção para ciclistas e suas bikes. O seguro dessa operadora cobre bicicletas entre os valores de 3.000 até 75.000 reais. O pagamento pode ser feito em até 10 vezes sem juros, com parcelas mínimas de 150 reais.

O processo de validação da Berkley também é feito por meio de envio de fotos de partes específicas da bicicleta, isso para que possa ser identificado e gerado um código único para a bicicleta. Para contratação desse seguro é necessário a apresentação de documento de comprovação da titularidade da bicicleta, sendo esses nota fiscal original em nome do ciclista, recibo de compra da loja ou recibo de compra e venda autenticado em cartório.

Esse é um seguro mais simples, que pode atender aos critérios de vários ciclistas por apresentar um preço abaixo das demais seguradoras. As coberturas desse seguro incluem proteção contra assalto (o mesmo que roubo), furto qualificado (seja em sua residência ou durante transporte) e danos acidentais (tanto durante transporte quanto enquanto pedala).

Essor

A seguradora Essor, a mesma que realiza os contratos da Bike registrada, possui como vantagens a personalização dos planos oferecidos para atender uma gama maior de pessoas. A facilidade na contratação é outra vantagem, sendo realizada de forma online e com muita velocidade.

Os três planos que são oferecidos consistem em: i) mais simples, tem cobertura de roubo e furto qualificado, seja dentro e fora da residência ou durante o transporte, desde que acoplado devidamente em racks; ii) adiciona a cobertura de danos acidentais durante a pedalada; iii) inclui a responsabilidade civil, que é a cobertura aos danos físicos ou materiais causados em terceiros.

Na contratação, não é necessário apresentar a nota fiscal, porém é requisitado a apresentação de algum documento que comprove a aquisição de forma lícita da bicicleta. Uma vantagem desse seguro é a contratação em até 24hs e a assistência técnica 24 horas por dia em um raio de até 40 km (limitado a utilização por duas vezes.

Sompo

A Sompo Seguros, surgiu a partir da integração das empresas Marítima Seguros e Yasuda Seguros, ambas com atuação no Brasil há muito tempo. O seguro cobre bicicletas com valores de 1.200 a 40.000 reais e o pagamento é realizado em até 6 vezes no cartão de crédito sem juros ou 4 vezes no boleto.

A cobertura desse seguro é simples, assim como a da Berkley, e por isso ele é um dos mais procurados. Da mesma forma que a Berkley, a Sompo cobre assalto (= roubo), furto qualificado (na residência do proprietário) e danos acidentais (somente durante transporte).

Seguros Sura

O Seguro Bici SURA também é um dos mais completos do mercado, com coberturas básicas e adicionais, conforme necessidade do ciclista. A cobertura é disponível para bicicletas convencionais e elétricas novas com valores acima de 1.000 reais. Existe a possibilidade de contratação de até cinco bicicletas, sendo incluído descontos de até 25% no custo do seguro.

As coberturas básicas incluem danos acidentais, subtração (somente estará garantida quando comprovada e sempre mediante o registro de boletim de ocorrência policial), reembolso de despesas com traslado e com remoção de da bicicleta em caso de acidentes e danos elétricos.

As coberturas adicionais incluem cobertura de acessórios, transportes realizados por terceiros por meios adequados, extensão para utilização em competições, extensão para âmbito territorial, extensão para os demais usuários e cobertura de responsabilidade civil com danos corporais e materiais.

Informações sobre o seguro para bike

Mulher prendendo sua bike com cadeado a estacionamento de bike

Como foi observado, existe uma variedade de seguradoras dispostas a fazer a cobertura da sua bicicleta. Sendo assim, vamos trazer o máximo de informações sobre os seguros, dessa forma você pode entender sobre os tipos e, caso seja do seu interesse, escolher um para você. Leia mais a seguir:

Motivos para ter o seguro para bike

A motivação por trás da aquisição de seguros para bicicleta são diversos, citaremos alguns deles para você entender melhor. A tranquilidade de sair para pedalada e estar segurado contra roubos, acidentes e furtos é uma das principais vantagens, assim como ter uma assistência que cobre danos materiais à bicicleta, permitindo o reparo ou a substituição das peças de qualidade, garantindo, com isso, um retorno aos seus passeios e treinos de maneira mais rápida.

A confiança de pedalar sozinho também é maior quando se está segurado, contando com assistência em emergências como acidentes e problemas de saúde. Outro ponto importante é a possibilidade de viajar com mais segurança, sendo por meio de aviões ou ônibus, com a contração de planos com cobertura nacional ou até internacional. Por fim, a cobertura a terceiros em caso de acidente facilita a resolução do problema e evita dores de cabeça no contato com a outra pessoa.

Como funciona o seguro para bike

O seguro das bikes é similar ao encontrado para outros veículos. O que vai variar entre esses tipos de seguro é a cobertura e o método de contratação. As etapas para aquisição do seguro consistem em: i) verificação, processo em que a seguradora confirma sua propriedade sobre a bicicleta; ii) contratação, momento onde é acertado o acordo entre o segurado e a seguradora; e iii) processo de sinistro, momento em que o segurado aciona o seguro para obter as proteções que foram contratadas.

Essas etapas são específicas para cada seguradora, podendo variar pouco ou muito entre cada uma delas. Detalhamos um pouco mais as especificidades de cada seguradora nesse processo quando trouxemos mais informações das principais seguradoras.

Como escolher uma seguradora?

Para que essa escolha seja feita, você deve entender qual é o seu perfil como ciclista, qual a sua necessidade em relação às coberturas que são oferecidas e quanto você estará disposto a investir para obter as vantagens oferecidas. A cobertura possui vigência de um ano, então poderá ser reavaliada pelo segurado e alterada conforme o seu desejo.

Cada seguradora possui uma especificidade em relação ao preço ou à cobertura oferecida. Todas possuem um valor de franquia, que em geral é de 10%, para acionar o seguro. Outro ponto a se avaliar é se o valor do sinistro vai ser o que está na apólice ou será feito uma avaliação do preço médio da bicicleta no momento de acionamento do seguro.

Saiba como é a verificação

A verificação é o processo em que a seguradora confirma a propriedade da bicicleta. Essa etapa varia conforme a especificidade de cada operadora mas, basicamente, o processo envolve o envio de fotos da bicicleta para cadastro na seguradora. Outro processo é a comprovação de propriedade da bicicleta, para algumas tem que ser com a nota fiscal, em outras algum documento a propriedade do bem.

O que um seguro para bike pode cobrir?

Pessoa quebrando cadeado de bike para furtá-la

Nesta seção iremos abordar mais detalhadamente o que os seguros cobrem e quais são os detalhes importantes que se deve ter em mente antes de escolher um seguro, leia mais:

Furto qualificado

As seguradoras cobrem o furto qualificado, termo que diz respeito a uma condição especial a que o proprietário deve estar atento. Diferente do assalto, em que o bandido retira a bicicleta na sua presença, o furto qualificado é quando você não está com a bicicleta e o bandido arromba o cadeado ou aporta e leva sem que você perceba.

Um ponto importante de se ter em mente é que as seguradoras não cobrem o furto simples, por isso é importante entender a diferença. O furto simples é quando não existe nenhuma barreira ou obstáculo para impedir que o ladrão leve a sua bicicleta. Esse obstáculo pode ser um cadeado, uma porta ou um muro. Por isso, a dica é sempre proteher a sua bicicleta, mesmo estando segurado.

Danos acidentais

Os danos acidentais também são cobertos pela seguradora e são utilizados para pagar os custos de conserto e reposição de peças da bicicleta. Os danos podem ser decorrentes de acidentes durante o transporte ou uso da bicicleta. Lembrando que, para acionar o seguro, deve-se pagar uma franquia previamente estabelecido com a seguradora.

Danos a outras pessoas

A cobertura de responsabilidade civil ou danos a terceiros é quando você causa um acidente e danifica a bicicleta de outra pessoa ou até mesmo fere a própria pessoa. A seguradora indenizará o prejuízo até o valor da bicicleta. Essa indenização é feita pela forma de reembolso e pode necessitar que a pessoa entre com uma reclamação na seguradora.

Acidentes pessoais

A cobertura de acidentes pessoais não é oferecida por todas as seguradoras. Ela indenizará o segurado em caso de acidentes em que ocorra invalidez permanente em decorrência de um acidente enquanto pedala ou em caso de morte. Os valores serão repassados para você ou sua família e podem variar de 1.000 até 10.000 reais.

Assistência 24 horas

Essa cobertura garantirá os valores de serviços para reparação emergencial da bicicleta com valores máximos de indenização de acordo com o estabelecido na apólice, incluindo transporte da bicicleta, assim como os guinchos fazem para automóveis, em caso de quebra ou acidente. No entanto, há o limite de um raio de 40km para o transporte e pode ainda haver serviço de montagem e manutenção da bicicleta.

O que nenhuma seguradora de bike cobre?

Bike mal cuidada jogada no chão

Além de saber o que o seguro cobre, é importante também entender em quais situações a seguradora não irá cobrir o segurado, por isso fique atento a tais situações. Apontamos as principais delas abaixo, confira:

Furto simples

O furto simples não será indenizado, por isso vale muito a pena entender a diferença entre ele e o furto qualificado e levar isso em consideração antes de acionar o seguro. A diferença se baseia no princípio que no furto simples não houve nenhum obstáculo (cadeado, porta, muro...) entre o ladrão e a bicicleta.

Baixa manutenção

Manutenções simples também não são cobertas. O princípio é que essas manutenções corriqueiras e de baixo custo sejam feitas pelo proprietário, sendo importante lembrar que danos causados por falta de manutenção não serão indenizados pela seguradora.

Danos preexistentes

Muito importante de ser avaliado é a condição da bike antes da realização do seguro, pois bicicletas que tenham danos preexistentes, como quadro trincados, não serão indenizados pela seguradora. Essas informações sobre o estado atual de sua bike podem influenciar na sua escolha de colocar um seguro ou não em sua bicicleta.

Tenha uma bike com segurança e evite dor de cabeça!

Homem e mulher sorridentes andando na bike em orla do mar

Esperamos que todas as informações trazidas nesse artigo possam auxiliar a escolha de vocês em adquirir ou não um seguro para bicicletas. Os pontos importantes a serem considerados são segurança e conforto em saber que qualquer eventual acidente que ocorre durante a pedalada não gerará uma imensidão de problemas, mas sem esquecer das peculiaridade de cada seguradora.

Sabemos o tamanho do investimento na aquisição de bicicletas e por isso queremos estar e nos sentir seguros em nossas pedaladas. Por isso, se você achar que ter um seguro bike pode te ajudar a se sentir dessa forma, não deixe de buscar uma seguradora e adquirir o seu, seguindo nossas dicas, para pedalar com paz e tranquilidade.

Autor deste artigo

Apenas uma pessoa que tem prazer em aprender coisas novas e escrever. Amo as atividades ao ar livre, curtir o momento e apreciar as belas coisas que a natureza nos proporciona. Praticante de esportes e amante das artes!

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos