Flor do maracujá: como plantar, como cuidar, características e muito mais!

Flor do maracujá: como plantar, como cuidar, características e muito mais!

Você conhece a flor do maracujá? Neste artigo, saiba mais sobre ela, seu uso medicinal, seu significado, como usar na decoração e dicas de cultivo!


Flor do maracujá: conheça aqui a maravilhosa flor símbolo da paixão de Cristo!

Flor da Paixão de Cristo

Além de produzir frutos que rendem doces deliciosos na confeitaria, o maracujazeiro produz belíssimas e exóticas flores muito prestigiadas pelo paisagismo e pela medicina. São plantas ornamentais e tropicais, grandes, exóticas e muito bonitas, podendo ser de diversas cores.

Estas podem ser apoiadas em pérgolas, amarradas a muros ou paredes, deixadas suspensas, plantadas em vasos, enfim, a criatividade é sem limites quando o assunto é a flor do maracujá. A Passiflora também recebe o nome de "Flor da Paixão" por suas estruturas se assemelharem com os instrumentos relacionados à paixão de Cristo.

Além do mais, essa planta demanda uma certa atenção durante o período do cultivo, mas nada que muito carinho e dedicação façam com que a flor de maracujá se desenvolva de maneira produtiva. Para conhecer as dicas, curiosidades e técnicas de cultivo da Passiflora, continue lendo o artigo a seguir.

Informações básicas sobre a flor do maracujá

Flor de maracujá lilás


Nome CientíficoPassiflora edulis Sims
Outros nomesMaracujá, maracujá-mirim, maracujá-suspiro, maracujá-peroba, maracujá-pequeno, flor-da-paixão
OrigemBrasil
PorteAté 10 m de altura
Ciclo de vidaVivem de 3 a 5 anos
FloraçãoPrimavera
ClimaTropicais, Subtropicais


A planta da flor do maracujá também chamada de passifloras são trepadeiras, de caule fino e espesso. As folhas grandes e ovaladas presentes ao longo dos ramos laterais são de um verde escuro bem marcante. Suas flores exóticas são isoladas e podem ser produzidas no tom de branco, roxo, azul, vermelho e laranja.

Elas são consideradas calmante natural e sedativo, auxiliam no controle da ansiedade, insônia, estresse e distúrbios gastrointestinais. Além de suas características medicinais, possuem um ótimo potencial na decoração e paisagismo ao serem cultivadas em vasos grandes, no chão e nos quintais.

Curiosidades da flor do maracujá

Flor de maracujá em foco

De fato, a flor do maracujá é muito procurada pelos paisagistas para contribuírem na decoração de ambientes. Contudo, o que muitos não sabem é que essa planta possui funções terapêuticas e medicinais muito poderosas que podem ajudar na nossa saúde. Saiba mais sobre elas a seguir.

Chá de flor do maracujá

Os chás naturais de maneira geral agregam diversos benefícios para nossa saúde: dão a sensação de tranquilidade, melhoram a qualidade do sono, desintoxicam o organismo, auxilia no emagrecimento e entre outros. Além disso, os chás feitos de flores possuem sabores e aromas muito agradáveis.

Já o chá da flor de maracujá leva as propriedades calmantes e sedativas que conhecemos do seu fruto. A partir disso, é poderoso contra a ansiedade e à insônia e não provoca dependência, como os remédios. Para fazê-lo basta ferver 200 ml de água e acrescentar três colheres de chá de folhas secas de maracujá, abafe por 10 minutos e sirva-se.

Para que serve a flor do maracujá

Essa planta originária da América do Sul que tanto conhecemos pelo seu fruto que agrega uma diversidade de doces contém uma substância chamada passiflora, sendo responsável pelo caráter calmante da flor. Além dela há a flavonoides, componente naturais dos antioxidantes e alcaloides.

Hoje em dia, graças ao avanço da medicina homeopata e da farmacologia, a Passiflora pode ser consumida em forma de chás, cápsulas e solução líquida. Contudo, você pode ainda adquirir todas essas substâncias através dos pratos realizados com o fruto da planta.

Flor do maracujá na medicina

Além de ser uma flor que chama muita atenção pelo seu visual exótico, a flor de maracujá é uma planta medicina, geralmente usada no tratamento contra ansiedade, insônia, tensão e dificuldade de concentração. Mas atenção: o seu uso nesses tratamento não substitui os remédios farmacológicos recomendados pelos médicos, é apenas uma alternativa natural de reforço.

De acordo com especialistas, o poderoso chá dessa flor é capaz de melhorar a qualidade do sono pela presença de propriedades calmantes, que também auxiliam no combate dos sintomas da ansiedade. Ademais, graças à substância harmala contida na flor a pressão arterial também pode ser controlada.

Flor do maracujá e o Feng Shui

De acordo com o feng shui – uma corrente de pensamento que tem como objetivo melhorar a energia vital nos seres e ambientes – a flor do maracujá significa riqueza, plenitude e prosperidade. E ainda, quem possui um ramo dessa planta cultivado no quintal carrega um símbolo de harmonia para a família.

Além disso, de acordo com essa filosofia, caso você presenteie alguém com um belíssimo ornamento de flor de maracujá você está esperando que ela transmita espiritualidade e boas energias.

Significado espiritual da flor do maracujá

A flor do maracujá possui simbologias religiosas que perduram anos e anos. Também conhecida como "Paixão de Cristo", de acordo com a história, missionários europeus ficaram encantados com a sua beleza e a associaram com o calvário de Cristo.

A sua cor roxa concentrada no meio da flor simboliza também o sangue derramado por Cristo pelos infiéis. Como você pode ter percebido, essa flor significa muito para os praticantes católicos, porém também em muita história sobre ele no Brasil, principalmente indígenas. De acordo com o tupi, o maracujá significa "alimento dentro da cuia".

Como plantar flor do maracujá

Flor da Paixão de Cristo colorida

Depois de ter descoberto algumas curiosidades interessantes sobre a flor do maracujá é impossível não ter ficado com vontade para cultivá-la. Então, segue abaixo algumas dicas fundamentais que você deve saber antes de plantar essa flor incrível.

Solo ideal para flor do maracujá

A árvore da flor de maracujá é de grande porte, e por isso um solo trabalhado em suas demandas é essencial. É indicado que ele seja arenoso ou levemente argilosos, além de profundo e bem drenado. O maracujazeiro é uma planta de longas raízes, e por isso profundas.

Dessa maneira, o solo precisa ser levemente solto e maleável para que água, nutrientes e sais minerais sejam capazes de chegar na região apical das raízes. Ademais, uma terra arenosa é importante para criar um sistema de drenagem favorável, com o fim de que não haja o encharcamento das raízes.

Irrigação da flor do maracujá

A irrigação é um dado essencial no cultivo da flor de maracujá. A falta de umidade em seu solo acarretará a queda das folhas, flores e frutos e caso algum se salve, crescerão com enrugamento, e assim prejudicando a qualidade da produção. Dessa maneira, a planta pode ser irrigada por dois métodos: aspersão ou localizada.

Na irrigação por aspersão a rega é realizada por toda a planta e dessa maneira pode afetar os grãos de pólen, flores em processo de abertura e encharcamento dos grãos. Esse método é recomendado ser feito à noite, mas existe uma outra maneira, a localizada. Esta permite regar em baixo volume, porém com alta frequência, sendo a água aplicada diretamente nas raízes.

Temperatura para a flor do maracujá

A planta da flor de maracujá pode ser cultivada em qualquer época do ano, porém o período da primavera é o mais indicado pelo fato de as temperaturas aumentarem e as chuvas derem início. Além disso, são plantas que se dão muito bem em áreas de alta temperatura, como as zonas tropicais e subtropicais.

Por isso, a melhor temperatura para o seu cultivo é a máxima de 26° C. Contudo fique atento: a flor de maracujá não tolera situações de geada, ventos fortes, frios e longos períodos de temperatura abaixo de 16° C, visto que podem interromper a produtividade da safra.

Iluminação ideal para flor do maracujá

A planta da flor de maracujá é uma daquelas que necessitam de muita luz solar. De acordo com especialistas, se você deseja obter belíssimas flores da planta e mais tardiamente frutos de tonalidade amarelada muito saudável é necessário expor a planta por onze horas ao sol.

Dessa maneira podemos afirmar que a produtividade dessa planta se dará pela região do Brasil que ela está sendo cultivada. De fato, haverá uma produtividade alta e acelerada nas regiões Norte e Nordeste, visto que os dias duram mais. Já no caso das regiões Sul e Sudeste a produtividade se dará de maneira vagarosa, porém não deixando de saudável.

Muda da flor do maracujá

No caso da planta da flor do maracujá é muito importante estudar e verificar previamente quais são os tipos de muda viáveis para o cultivo, para que dinheiro, esforços e produtos não sejam gastos. De acordo com especialistas, o tipo de muda ideal para qualquer tipo de plantio é aquela que possui mais de 90 cm de altura.

Por mais que haja uma certa dificuldade no seu transporte, estas possuem uma baixa taxa de mortalidade, menor tempo de exposição e maior tolerância a pragas e doença. Além disso, prometem maior precocidade e produtividade, principalmente em situações adversas.

Como e quando replantar flor do maracujá?

A melhor época para o plantio e replantio da flor de maracujá é entre os meses de fevereiro a maio. Antes de transplantar a muda para o local desejado de cultivo certifique se há alguma planta próxima, pois nessas condições pode ocorrer a competição por nutrientes e uma delas tem a chance de morrer.

Depois disso, faça um buraco que seja de mesma altura do vaso da muda e de mesma largura de suas folhas. E então, retire com cuidado a muda do vaso com o intuito de não danificar as raízes e coloque-a no buraco e preencha o espaço com mais terra. Caso sejam transplantadas mais de uma muda, certifique a distância de 40 cm entre elas.

Como cuidar da flor do maracujá

Plantação de Maracujá

Toda planta possui suas demandas e necessidades. Por mais que a planta da flor do maracujá seja complexa, os seus cuidados não possuem muita sofisticação e bastam ser realizados com a devida atenção. Para conhecê-los, continue lendo o nosso artigo.

Frequência de rega da flor do maracujá

Por mais que a planta da flor do maracujá se dê bem em regiões tropicais de alta temperatura e sejam cultivada em solos arenosos e preparados para uma boa drenagem, eles não necessitam de regas muito regulares.

Nos primeiros anos de cultivo é necessário que ela seja irrigada com mais frequência, porém depois de passado um tempo estas podem ser mais espaçadas, podendo acontecer no máximo 2 vezes por semana ou a cada 15 dias. Uma dica para saber se a planta necessita de água, caso ele esteja seco é o momento para regá-la.

Adubo para flor do maracujá

A adubação de uma planta, seja ela qual for, é muito importante para a continuidade de sua produtividade e vitalidade. Esse tipo de produto que pode ser de origem vegetal ou animal cumpre a função de fornecer nutrientes, sais minerais e outras substâncias fundamentais.

No caso da árvore da flor de maracujá é indicado que a adubação seja feita 30 ou 60 dias antes do plantio da planta e que a sua quantidade seja proporcional ao tamanho da cova. De acordo com pessoas experientes no assunto, a melhor mistura a ser feita é a de esterco de curral e calcário e outras substâncias como fósforo, zinco e boro, as quais você pode conferir em Os Melhores Adubos para Flores de 2022.

Poda da flor do maracujá

Por ser uma árvore considerada trepadeira, os seus ramos laterais crescem exacerbadamente para os lados, podendo fazer com que os eventuais frutos apodreçam se chegarem ao chão. A melhor época do ano para realizar a poda dessa planta é na Primavera, visto que o ambiente está em situação favorável de água, luz e temperatura.

Dessa maneira, a planta podada já entra em brotação. Caso a planta esteja sendo sustentada por arames basta verificar que a haste principal está a 20 cm de distância dele, e a partir disso cortar a sua ponta para forçar o brotamento.

Propagação da flor do maracujá

A propagação da planta da flor de maracujá é muitos simples e até mesmo quem não possui experiência no ramo da jardinagem é capaz de fazê-lo em casa. São as sementes encontradas no interior dos frutos os vetores da propagação.

Há duas maneiras de realizá-la: a primeira consiste em deixar as sementes secarem dentro do próprio furto e depois retirá-las para preparar o cultivo ou, retirá-las previamente e em um recipiente de vidro ou louça para que aconteça a fermentação. Depois de preparadas, planta as sementes na terra com uma profundidade de 2 cm.

Transplante da flor do maracujá

Como dissemos anteriormente, é muito importante que o replantio da flor de maracujá seja feito em períodos em que as situações climáticas e de cultura sejam favoráveis a elas, como na estação da Primavera por exemplo. Uma dica muito importante é verificar se as raízes das mudas estão fortes e saudáveis para que não sejam danificadas durante o transplante.

Outra é priorizar plantar aquelas que sejam de 15 a 30 cm de altura e aparentam estarem bem desenvolvidas. Depois, basta regar muito bem o local, fazer uma cova proporcional ao seu tamanho e plantá-la. Ao redor das mudas disponha alhada, aparas de grama ou folhas secas para reter a umidade.

Botão da flor do maracujá

Assim como a maior parte das plantas cujas as flores dão frutos, a árvore da flor de maracujá começa a dar indícios dos brotos no período da Primavera. E então, depois de 30 dias que apareceram os primeiros botões, as exóticas flores de maracujá irão desabrochar realizando uma festa de cores.

Depois de desabrocharem, há ainda um prazo de 100 a 120 dias para que estas se transformem nos frutos amarelos que tanto conhecemos, o maracujá. Contudo, caso você queira aproveitar esse tempo que a flor permanece aberta basta amarrar os ramos laterais para os lados, fazendo com que elas fiquem mais visíveis.

Pragas e doenças comuns da flor do maracujá

Um dos invasores que mais preocupam os cultivadores da planta da flor do maracujá são as lagartas. Estas se alimentam rapidamente das folhas fazendo com que a árvore perca a sua função de produção fotossintética e, dessa maneira, não tardará a morrer. Felizmente é uma praga fácil de ser sanada, bastando usar cebola ou cebolinha por perto e ramos com folhas de cravo-de-defunto.

Há o risco ainda da aparição de pulgões e nematóides que também são tranquilos de eliminar. Para que você não seja surpreendido por essas pragas, sempre esteja atento a capinação do local e reciclagem contínua dos nutrientes do solo, com o intuito que a planta se mantenha resistente e saudável.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da flor de maracujá

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como plantar e cuidar da flor de maracujá, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Flor do maracujá: tenha belas flores no seu lar!

Close em flor de maracujá

Em resumo, podemos afirmar que a flor de maracujá possui diversos benefícios, tanto para a nossa saúde quanto servindo como um objeto de decoração. Como expusemos acima, ao passo que essa planta é transformada em chás, cápsulas ou solução líquida ela é capaz de auxiliar no funcionamento do nosso corpo, no combate de doenças e tratamentos terapêuticos.

Ademais, os processos de cultivo e cuidados da planta da flor do maracujá são considerados simples, mas caso algum não receba a devida atenção ela corre o risco de definhar e morrer. Por isso, cuide dos tipos de irrigação, mistura do solo ideal para plantio, temperatura e situações adversas de clima, como se dá o transplante de mudas e entre outras dicas.

E por fim, caso você deseje plantar a flor de maracujá não esqueça das informações dadas até aqui e não esqueça dos benefícios que essa planta é capaz de fornecer!

Autor deste artigo

Estudante de Letras, redatora e revisora freelancer. Amante assídua dos livros, da escrita e de um bom café pra acompanhar.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos