A importância de se ter um bom equipamento na pesca!
A pescaria é uma atividade bem popular em muitas regiões do país, sendo considerada até mesmo um esporte, já que a pesca esportiva possui muita importância hoje em dia, contribuindo para a preservação ambiental, para a geração de novos empregos e um crescimento econômico mais sustentável.
No entanto, para pescar com eficiência e qualidade, é necessário o equipamento adequado para que a experiência seja completa e mais tranquila. Muitas pessoas têm dúvidas sobre o melhor tipo de equipamento, mas o ideal é sempre aquele que corresponde ao grau de experiência de cada um.
Um equipamento inadequado vai prejudicar todo o desempenho, podendo até mesmo danificar durante a prática. Além disso, também são muito importantes para garantir toda a segurança para o pescador, evitando acidentes e imprevistos. Nesse artigo vamos conhecer os equipamentos fundamentais para a pescaria.
Equipamentos de pesca principais
Decidir os melhores acessórios para a pesca é um processo muito importante, visto que é o seu equipamento que vai decidir o seu desempenho durante a atividade, indo muito mais adiante do que apenas ter uma boa vara, mas sim uma boa composição de tudo. Veja a seguir os acessórios essenciais para uma pescaria adequada.
■Varas
A vara é o objeto principal e o mais popular dos equipamentos para a pescaria, também chamada de caniço, ela pode ser fabricada através de vários materiais, como metal, bambu, nylon, carbono e entre outros. Cada material possui a sua própria característica, seja um menor peso ou uma maior resistência, e indicado para tipos específicos de pesca.
Para os iniciantes, é recomendado que as varas tenham de 1,90m a 2,10m de comprimento, além de um molinete mais simples. Esse acessório é fundamental para ajudar o pescador iniciante a apontar a isca na hora do arremesso.
Os modelos de varas mais populares no mercado são fabricados com bambu, carbono, fibra de vidro e metal. As de carbono e grafite são as preferidas de quem pratica a pesca esportiva, já que são mais eficientes, leves e bem resistentes.
■Linhas
A linha também é extremamente fundamental na pesca, sendo classificada conforme o seu peso, além de auxiliar na escolha dos demais equipamentos. As linhas mais pesadas, isto é, as que aguentam os peixes maiores e mais pesados, requerem produtos mais resistentes. Já as linhas mais leves costumam usar acessórios menos robustos.
Elas são fabricadas com nylon, possuindo uma classificação de acordo com a espessura em milímetros. As linhas são classificadas no mercado dessa maneira: 0,10, 0,20, 0,40, 0,60, 0,80 e 1,00 mm.
■Carretilhas e molinetes
As carretilhas e os molinetes fazem parte dos equipamentos mais utilizados durante a prática da pesca. A função do molinete é enrolar e armazenar a linha, assim como puxá-la e lançá-la, garantindo mais flexibilidade no momento de manejar e na hora de recolher o peixe. São classificados conforme o peso, sendo chamados como: ultraleve, leve, médio e pesado.
A carretilha não é muito diferente do molinete, no entanto, possui uma maior capacidade de armazenamento da linha, além de não conter o risco de retorce-la. Geralmente, as carretilhas são responsáveis por lançar a linha ainda mais longe do que o comum.
■Iscas
As iscas são utilizadas para atrair o peixe, podendo ser artificiais ou naturais. As iscas artificiais são as mais populares, já que não são perecíveis, fabricadas geralmente de estanho ou chumbo. Também há a possibilidade do Popper, um tipo de isca que causa um estalo na água para chamar a atenção dos peixes.
Para alguns tipos específicos de peixes, existem outras iscas artificiais mais eficazes, como o Spinner, um modelo que simula um crustáceo fugindo ou se debatendo. O Twitch Bait é uma isca usada para as pescas na superfície, o Buzz Bait gera alguns zumbidos na água e o Rattlin é uma isca usada para a profundidade. Há muitas opções e a escolha vai depender do objetivo da pesca.
■Boias
As boias são fundamentais para praticar a pescaria, cuja função é dar estabilidade para a isca dentro da água, visto que as boias mantém as iscas em uma determinada altura, garantindo que elas não afundam. Para quem tem mais experiência e entende os hábitos dos peixes na região que irá pescar, é bem simples regular a boia em uma altura que ajuda na pesca.
Existe uma diversidade de modelos de boias, cada uma possuindo a sua própria utilidade, sempre dependendo do tipo de pescaria ou do tipo de peixe que deseja pescar.
■Anzóis
O anzol é um equipamento muito necessário durante a pescaria, visto que é onde são colocadas as iscas, possuindo uma variedade de tamanhos e modelos diferentes no mercado. Cada anzol é qualificado para a espécie de peixe que deseja pescar, por essa razão, é fundamental obter uma coleção de anzóis para os diversos tipos de pesca.
Para capturar peixes maiores, é recomendado usar um anzol de 7 cm, por exemplo, já que foi fabricado especialmente para a prática. Os anzóis costumam ser classificados conforme o seu tamanho. Pequeno: 1 ao 20, sendo o 20 o tamanho menor; médio: 1/0, 2/0, 3/0, 4/0 e 5/0; grande: 6/0, 7/0, 8/0, 9/0 e 10/0.
■Chumbos
Os chumbos possuem funções bem específicas na pesca, sendo responsáveis por garantir a estabilidade entre a linha, no molinete e o anzol. São muito usados para ampliar o arremesso entre o pescador e o ponto em que se deseja pescar.
Em geral, os chumbos, também conhecidos como chumbadas, são importantes para auxiliar na hora do arremesso e na submersão do anzol com a isca, sendo um enorme aliado para os pescadores iniciantes. Há uma variedade de formatos e tipos de chumbos, cada um fabricado para um tipo de pesca específica. Os modelos mais encontrados no mercado são: garra, pirâmide e carambola.
O que usar durante a pesca?
As roupas usadas para pescar são acessórios essenciais para todo pescador, pois além de oferecer um visual bonito e diferenciado, também são muito importantes para a proteção, a saúde e o bem-estar durante a atividade. Confira abaixo os itens necessários para se proteger enquanto pratica a pescaria.
■Óculos de sol
São poucas as pessoas que se preocupam com os prejuízos que a exposição intensa do sol pode causar nos olhos. No entanto, para os pescadores, esse tipo de cuidado precisa ser essencial, visto que possuem o hábito de ficar horas debaixo da luz solar, frequentemente expostos aos raios ultravioletas.
Sem a proteção certa, essa exposição pode provocar doenças como catarata, fotoceratite, pterígio e degeneração macular. Portanto, sempre se lembre de usar óculos de sol com lentes de proteção UV quando for pescar, elas impedem o efeito da luminosidade e garantem mais conforto durante a pescaria.
■Boné ou chapéu
O chapéu, assim como as roupas, também é fundamental para proteger o pescador. Esse item vai evitar que a cabeça fique exposta por muito tempo à insolação durante o dia, além de também impedir as dores de cabeças causadas pelo calor e os raios solares de agredir a sua pele.
O chapéu necessita ser bem confortável, visto que chapéus muito apertados causam grandes desconfortos se os usar durante o dia todo, portanto, escolha modelos fabricados especialmente para pescadores.
■Protetor solar
Do mesmo modo que os outros acessórios, o protetor solar faz parte do grupo completo para a proteção do pescador, já que o mesmo fica exposto aos raios ultravioletas durante toda a manhã ou à tarde. Sempre use os que contém o maior fator de proteção, dessa forma, vai evitar alguns danos prolongados.
Não apenas para proteger do sol, mas o protetor solar também ajuda contra o envelhecimento da pele, desidratação, flacidez e no aparecimento de rugas e linhas de expressão, além de também prevenir contra o câncer de pele.
■Máscara
O rosto é uma área do corpo muito afetada pelo sol durante a pescaria, podendo sofrer várias queimaduras e insolação se não for devidamente protegido, além de também o deixa mais vulnerável às doenças relacionadas à pele.
A solução mais indicada é usar uma máscara, pois além de impedir os efeitos do sol, esse acessório também evita que os insetos pousem no seu rosto. A máscara de proteção é um item muito versátil, sendo usada tanto na pesca quanto em outros esportes ao sol, como caiaque, esqui e ciclismo.
■Vestimenta específica para pesca
O uso de roupas específicas é muito importante para evitar insolação e doenças, já que a pescaria é uma atividade que pode durar o dia todo. Sempre prefira camisas com proteção ultravioleta, fabricadas especialmente para a pesca, assim impede que os raios solares prejudiquem a sua pele, causando até mesmo envelhecimento precoce e câncer de pele.
Além disso, essas roupas específicas costumam ter o tecido Dryfit, no qual impedem a sensação de umidade causada pelo suor durante um dia bem longo e quente de pescaria.
Acessórios e outros equipamentos para pesca
Além dos equipamentos necessários e a vestimenta adequada, também há outros acessórios importantes para levar em um dia de pesca, auxiliando na hora de transportar as suas coisas, facilitando a pescaria e no manuseio do peixe. Conheça alguns itens essenciais que você não pode esquecer quando for pescar.
■Caixa térmica
As caixas térmicas de pesca são instrumentos bem úteis, visto que é comum passar o dia todo pescando e precisar de um lugar para guardar as iscas naturais, os peixes e a água, além de bebidas e comidas que o pescador vai consumir durante o dia.
Prefira levar uma caixa térmica que possua o tamanho adequado para as suas necessidades, sempre considerando o peso final, já que vai precisar transportá-la no decorrer do tempo. Se levar alimentos e bebidas, lembre-se também de recolher o seu lixo e descartá-lo em um lugar correto.
■Maleta
Ser organizado é uma qualidade fundamental para o pescador, pois além de facilitar a pesca, que geralmente demanda mais rapidez nas ações e no raciocínio, também impede que aconteça acidentes, visto que há muitos equipamentos perfurantes e cortantes.
Em razão disso, é indicado que tenha uma maleta de pesca. Hoje em dia, é muito fácil encontrar no mercado vários modelos com divisórias para organizar iscas, anzóis, garatéias e chumbos com mais facilidade.
Se tem o costume de carregar muitas coisas, opte por uma maleta articulada. Esses modelos, quando são abertos, formam vários andares e proporcionam um maior agrupamento de itens em um espaço pequeno.
■Passaguá
O passaguá, também conhecido como puçá, landuá, jereré ou coador, possui a função de simplificar o trabalho do pescador na hora de recolher os peixes que estão na lateral do barco ou perto da margem.
É um acessório muito importante para a pesca, sendo bem prático, rígido e com diversos tamanhos diferentes, geralmente contendo um cabo retrátil que facilita muito a mobilidade e o transporte dentro do barco. É recomendado usar o passaguá conforme o tamanho dos peixes que deseja pescar, além disso, uma boa opção é criar o seu próprio equipamento com materiais improvisados e pedaços de rede.
■Garra
A utilização da garra é muito necessária na hora de manusear os peixes, especialmente com as espécies que possuem dentes e ferrões. Desse modo, o pescador evita o contato direto com o animal e reduz o risco de acidentes.
Existem vários tipos de modelos de garras, dependendo do que cada um deseja e para o tipo de pesca que for realizar. Apesar de ser um acessório geralmente bem simples, há alguns modelos que possuem até balança para verificar o peso do peixe fisgado.
■Alicate
O alicate é muito confundido com a garra de pesca, por causa da sua semelhança, mas esses dois acessórios possuem funções diferentes. Ao contrário da garra, o alicate costuma servir para retirar o anzol da boca dos peixes ou para manusear a linha, o aço e os outros equipamentos comuns da pesca.
Os modelos mais populares são aqueles que contém bico multiuso, visto que as ranhuras permitem com mais facilidade a dobra de materiais mais resistentes, enquanto que o bico auxilia no momento de abrir as argolas para fazer a troca de anzóis e garatéias de iscas artificiais.
Use as dicas e sempre tenha os equipamentos certos na pesca!
Hoje em dia, a prática da pesca é bem comum e popular em todo o país, seja em rios, lagos e mares, para buscar alimento ou apenas como uma atividade esportiva, a pescaria é uma ótima opção de lazer para quem busca simplicidade e tranquilidade. No entanto, assim como em qualquer esporte, é muito importante estar devidamente preparado.
Os equipamentos precisam ser de boa qualidade e recomendado para cada nível de pescador, sempre escolhendo os mais adequados para o seu estilo e o tipo de pesca que pretende praticar. Além dos acessórios essenciais para a prática, é fundamental estar protegido e seguro, assim evita diversos riscos e prejuízos que podem ocorrer.
Um pescador preparado é capaz de garantir melhores resultados, além de economizar dinheiro, também proporciona para si mesmo, amigos e família uma experiencia completa, divertida e muito segura.
Produtora Audiovisual, escritora e roteirista.