Mostarda: seus benefícios, os tipos como a dijon, escura e mais!

Mostarda: seus benefícios, os tipos como a dijon, escura e mais!

Gosta de mostarda? Conheça neste artigo brevemente a origem desse condimento, seus diferentes tipos e benefícios!


A origem da mostarda

Mostarda amarela em recipiente

Os romanos trouxeram a mostarda para o norte da França, onde ela foi eventualmente cultivada por monges. Por volta do século 9, os mosteiros estavam tendo uma receita considerável com as vendas de mostarda. Acredita-se que a origem da palavra mostarda tenha vindo da palavra Mosto ou musgo de uva, um vinho jovem e não fermentado, misturado com sementes de mostarda moídas pelos monges franceses.

Já a mostarda preparada como a conhecemos, começou em Dijon, França. No século 13, encorajada pelo amante da mostarda, o Papa João XXll de Avignon, que criou a posição de “Grande Moustardier du Pape” ou o "Grande Fabricante de Mostarda para o Papa" por seu ocioso sobrinho que vivia perto de Dijon. A mostarda amarela que conhecemos hoje foi introduzida em Rochester, Nova York, em 1904.

Nos Estados Unidos, a combinação da mostarda amarela com o cachorro-quente americano deu origem à sua popularidade. Hoje, esta semente milenar é considerada um ingrediente essencial em milhares de produtos e está sendo cada vez mais usada por suas muitas propriedades medicinais e nutritivas.

Tipos de mostarda

Descubra a seguir todos os tipos de mostarda que você pode encontrar e suas características.

Mostarda em pó

Mostarda em pó

A mostarda em pó é feita a partir das sementes trituradas, em um processo chamado moagem. Assim, nos alimentos, o pó é facilmente dissolvido. Ou seja, para quem busca pratos com sabor intenso e que deixam uma marca no paladar, esse tempero é ideal. Há inúmeras opções de pratos para agregar esse ingrediente.

Utilize a mostarda em pó para temperar: carnes vermelhas, aves, aperitivos, saladas, batatas, legumes e ovos. Além disso, na preparação de molhos, como o famoso molho de mostarda, é um sucesso. Em pratos típicos da Índias, a mostardas é utilizada em pratos como peixes, arroz, iogurtes e até no curry.

Mostarda com pimenta verde

Um sucesso na cozinha francesa, a mostarda com pimenta verde se trata de uma mostarda temperado com uma pimenta de aroma bem forte e característico, além de ter um ardor que agrada muitos paladares por aí. A mistura que fica cremosa, é ideal para fazer molhos de carne vermelha, legumes, saladas e até risotos para dar um toque final diferente no prato.

Essas duas especiarias juntas fazem do condimento um elemento fundamental para pratos que que sejam macios e que precisem de um toque suculento.

Mostarda granulada

Mostarda granulada

Rica em magnésio, a mostarda granulada é conhecida como "mostarda à antiga", do francês "à l´ancienne" e é elaborada com grãos inteiros de mostarda castanha (clara e torrada). É agradavelmente picante e indicada para acompanhamento de carnes frias. Combina também com aves e peixes. Além disso, é abundantemente nutritiva para fortalecer o sistema imune.

Experimente essa mostarda em forma de chá. Assim, faça o chá como o de erva-doce e se surpreenda com o sabor. Ferva as sementes em água quente por alguns minutos e deixe esfriar, esse chá é capaz de desintoxicar o corpo e melhorar o desempenho do fígado.

Mostarda com estragão

Mostarda com estragão

Com uma coloração amarelo-clara, a mostarda com estragão, planta que tem sabor adocicado, é também um tipo da versão francesa Dijon. A diferença é que a Dijon leva o nome da cidade francesa onde foi criada e é mais cítrica. Com a planta estragão, o cítrico dá espaço a um sabor mais agridoce e suave, que vai bem com carnes.

O estragão é uma erva culinária e medicinal que lembra o sabor do anis e é bem comum em continentes como a América do Norte e a Ásia.

Mostarda escura

Mostarda escura

As sementes de mostarda escura têm uma reputação bem merecida por seu aroma e sabor picante. Essa mostarda é um ingrediente comum na culinária indiana. O gosto marcante da mostarda escura é mais forte do que a da mostarda marrom e não é facilmente encontrada hoje em dia. Como muitas relíquias de família, a raridade não tem nada a ver com sabor, mas tudo a ver com conveniência.

Ao contrário de seus primos amarelos e marrons, a mostarda escura não pode ser colhida por máquinas, o que torna a produção muito mais cara. As sementes de mostarda têm sido altamente valorizadas como tempero medicinal e também culinária por muitos anos. As sementes de mostarda escura fornecem um sabor complexo e agradável às misturas de especiarias.

Mostarda Dijon

Mostarda Dijon

A mostarda Dijon é um tipo de mostarda que se originou em Dijon, uma cidade francesa, e obtém seu sabor característico do vinho branco. Embora tenha sido usado pela primeira vez como um condimento já em 1336 (pelo rei Filipe VI), não se tornou amplamente popular até o século 19. Mesmo que você não seja um conhecedor de mostarda, provavelmente conhece o Gray-Poupon.

A marca, que foi criada em 1866 na compra de Maurice Gray e Auguste Poupon, é agora a marca de mostarda Dijon mais conhecida no mundo. Antigamente, a mostarda de Dijon que não era feita na França era chamada de mostarda de estilo Dijon. Hoje em dia, no entanto, as regras sobre nomes de mostarda são mais relaxadas.

Mostarda castanha

Mostarda castanha

Brassica juncea ou Mustada castanha é uma erva anual da família dos crucíferos. O nome do gênero Brassica significa repolho em latim. Foi introduzido em toda a América do Norte a partir da Eurásia. As folhas e flores de certas cultivares são cultivadas para uso comestível, tendo um sabor de mostarda quente.

Além disso, é mais amplamente misturada com as mostardas de estilo Dijon. A mostarda castanha tem um perfil de sabor mais picante e também é usada em combinação com a semente amarela na fabricação de mostardas ao estilo inglês.

Mostarda amarela

Mostarda amarela

A mostarda amarela (Sinapis alba) é mais conhecida como o ingrediente principal da mostarda de cachorro-quente tradicional da América do Norte. É o tipo de mostarda mais cultivado e tem o sabor mais suave. Um equívoco comum é pensar que a mostarda amarela (do tipo que você põe no cachorro-quente) é amarela por causa do grão de mostarda. Isso não é verdade.

O grão de mostarda é de uma cor marrom-acinzentada opaca. A cor amarela marcante e forte vem, na verdade, do porta-enxerto de uma planta chamada cúrcuma. É a mais comum de encontrar no mercado e nos lanches.

Mostarda L’Ancienne

Mostarda L’Ancienne

Do francês "L'Ancienne", em português significa "antiga". Na verdade, essa é a mostarda Dijon, também difícil de ser encontrada em outros lugares, já que é produzida exclusivamente na França. Por isso, essa mostarda Dijon é feita da maneira antiga. Isto é, com sementes de mostardas moídas e misturadas em vinho branco, vinagre e ácido cítrico.

Já a mostarda Dijon tem na sua base o vinho branco. Tem um sabor ligeiramente adocicado, sendo um bom acompanhamento para alimentos rústicos como enchidos ou patês. Pode ser misturada com manteiga de alho derretido e tomilho fresco para criar um molho para regar o peixe e muitas outras preparações criativas.

Benefícios da mostarda

Mostarda comum e em grãos em tigelas de madeira

Descubra a seguir quais são os benefícios e no que mais ela pode ajudar no organismo humano.

Combate o envelhecimento da pele

É importante manter a pele hidratada em todas as estações e as sementes de mostarda podem ajudar com isso. As sementes hidratam a pele, removem todas as impurezas e protegem a pele da acne. As sementes são repletas de propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e antibacterianas que podem reduzir a inflamação, fungos e bactérias no corpo.

As sementes da mostarda contém vitaminas A, K e C, que podem ajudar a reduzir os sinais de envelhecimento em uma pessoa. Por isso, inclua na dieta ou utilize o óleo extraído da semente da mostarda porque os dois são igualmente nutritivos para a pele.

Melhora o sistema imunológico

A mostarda é rica em Isotiocianatos que são ativados quando as folhas ou sementes da planta são danificadas - seja pela mastigação ou pelo corte - e acredita-se que estimulem as defesas antioxidantes do corpo para proteger contra doenças. Os isotiocianatos presentes na mostarda inibem o crescimento de certas leveduras e bactérias.

Além de vitaminas e minerais, as folhas de mostarda contêm nutrientes protetores, chamados fitonutrientes, que são produzidos naturalmente pelas plantas. Estudos mostram que o consumo rotineiro de fitonutrientes pode impulsionar o sistema imunológico do corpo para nos ajudar a combater doenças.

Diminui risco de ter doenças cardiovasculares

O uso da mostarda reduz as chances de doenças cardíacas, como doença arterial coronariana (DAC) - o tipo mais comum de doença cardíaca, em quase 70%. Também ajuda a regular o fluxo sanguíneo e protege o corpo da hipertensão. Além disso, usar o óleo de mostarda, no lugar do azeite, pode ser mais benéfico.

Além disso, isso é típico da culinária mediterrânea, bem como outros óleos refinados, como óleos vegetais. Curiosamente, a semente de mostarda é rica em ômega 3, um óleo extremamente benéfico para a saúde humana e abundantemente presente em peixes. Poucos alimentos são ricos nesse ácido graxo tão importante para o coração.

Ajuda a regular o intestino

As sementes de mostarda são excelentes para o sistema digestivo. Se você está sofrendo de indigestão, as sementes de mostarda podem ajudar a melhorar ela. As sementes são carregadas de fibras, o que facilita a evacuação e aumenta a capacidade digestiva do corpo. As fibras fazem o trabalho de acumular a água que ingerimos ao longo do dia, deixando as fezes moles.

Assim, beber água é tão essencial quanto consumir fibras. Uma vez que se não houver consumo de água suficiente, as fibras podem fazer o trabalho reverso ao ressecar as fezes e dificultar a evacuação. Portanto, atenção ao consumo das fibras e dá água.

Ajuda a cicatrizar feridas

A mostarda ajuda na cicatrização de feridas já que possui propriedade anti-inflamatória, reduzindo inflamação local, como inchaço e dor, o que favorece a cicatrização mais rápida, uma vez que o corpo tem força para combater. Além disso, por conter vitamina K, possui ação sobre a coagulação sanguínea, evitando que ocorram sangramentos e acelerando qualquer processo de cicatrização.

Além disso, a mostarda possui efeito antimicrobiano, o que ajuda a prevenir a ocorrência de infecções no local da ferida, fazendo com que não haja uma cicatrização mais longa do que o necessário. Por fim, a mostarda está em um seleto grupo que é rico em nutrientes como: manganês, magnésio, vitamina C e ômega 3. Todos eles são essenciais para uma cicatrização excelente.

Rico em nutrientes

A mostarda é rica em minerais como cálcio, elemento importante para a formação dos ossos. Também o magnésio, melhora o desempenho físico, porque é um mineral importante para a contração muscular. O potássio essencial para o bom funcionamento do corpo e fósforo, atua na contração muscular. A mostarda também possui vitaminas essenciais, especialmente vitaminas do complexo B e vitaminas C e E.

As vitaminas do complexo B são importantes para a saúde mental, funções metabólicas e conversão de alimentos em energia. Já a vitamina C e E melhoram o sistema imune e impede a ação de radicais livres.

Tem ação desintoxicante

A folha de mostarda desintoxica o corpo porque é rica em glucosinolato, um composto que protege o fígado e melhora seu desempenho, ativando enzimas que metabolizam as substâncias tóxicas. Este fitonutriente, promovem a saúde por oferecerem proteção extra as células e ativarem as enzimas que fazem o trabalho de limpeza no fígado.


Além disso, a presença de clorofila na mostarda também contribui para eliminar toxinas ambientais da corrente sanguínea, neutralizando os metais pesados, produtos químicos e pesticidas que estão no corpo. Muitas vezes, essas substâncias nocivas estão presentes nas comidas que comemos. Portanto, atenção e consuma alimentos sem substâncias tóxicas como a mostarda.

Combate a osteoporose

A semente de mostarda é uma fonte nutricional e medicinal que ajuda a combater diversos problemas de saúde. E diferente do molho de mostarda industrializado, as sementes são ricas em diversas propriedades nutritivas, como antioxidantes, minerais e vitaminas. Não é só o cálcio o único mineral importante para a saúde dos ossos.

Na verdade, o selênio é tão importante quanto o cálcio. Nesse quesito, as sementes de mostarda são ricas nesse mineral. Por isso, favorecem a força e a saúde dos ossos, além de reduzir o risco de osteoporose.

Ajuda no colesterol

Tanto a folha como a semente de mostarda são aliadas na hora de combater o colesterol alto. Além da atividade física, mudar a dieta é um dos caminhos para diminuir essa taxa que é perigosa para as veias e consequentemente, para o coração. A semente contém vitamina B3, que combate a aterosclerose (quando ocorre acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias).

Além disso, a folha melhora a produção de bile pelo fígado (que usa o colesterol como matéria-prima). Isto tudo ajuda, inclusive, a evitar as doenças cardíacas.

Descubra os variados tipos de mostarda e seus usos!

Diferentes tipos de mostarda em tábua preta

A mostarda é um condimento popular feito das sementes da planta da mostarda. Esta planta é nativa da região do Mediterrâneo e relacionada a vegetais ricos em nutrientes, como brócolis, repolho e couve de Bruxelas. Tanto as sementes quanto as folhas são comestíveis, tornando-se um complemento versátil para seus pratos.

Além de seus usos culinários, a mostarda tem uma história de uso como remédio na medicina tradicional que remonta às antigas civilizações grega e romana. A ciência moderna está começando a vincular a mostarda aos benefícios para a saúde, desde níveis mais baixos de açúcar no sangue até maior proteção contra infecções e doenças

As plantas de mostarda vêm em várias variedades de dúzias, todas ricas em nutrientes. A mostarda é mais comumente consumida como condimento, mas o óleo e as folhas de mostarda são duas maneiras adicionais de colher os benefícios potenciais desta planta à saúde. Dito isso, se você gosta de mostarda, há pouco risco de adicioná-la às suas refeições diárias.

Autor deste artigo

Redatora de Jardinagem, Casa e decoração, Turismo e Cotidiano.

Últimos posts


Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Em busca do melhor monitor 75 Hz? Confira neste artigo dicas de como escolher o ideal para você, além de um ranking com os 10 melhores produtos de 2022!


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Pensando em como escolher o melhor celular para jogar free fire? Acompanhe as dicas de escolha e o ranking com os 10 melhores produtos da categoria a seguir.


As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

Procurando a melhor Smart TV para comprar? Veja neste artigo os melhores modelos do mercado, como escolher a ideal e encontre a Smart que mais combine com você!


As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

Quer curtir seus programas favoritos na telona? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs de 55 polegadas do mercado, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

Quer uma geladeira de qualidade que seja em conta? Aqui você encontra um ranking com as 10 melhores geladeiras com bom custo-benefício e aprende como escolher!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Saúde sexual Doces e sobremesas Sapatos