Flores brasileiras: plantas exóticas, seus nomes e muito mais!

Flores brasileiras: plantas exóticas, seus nomes e muito mais!

À procura de belas flores para colorir e mudar os ambientes de sua casa? Confira aqui uma lista com as principais e as mais exóticas flores brasileiras!


Sobre as flores brasileiras!

Flores de Onze-horas

As flores são um encantamento em meio a natureza, sempre trazendo cores, cheiros e visuais deslumbrantes! Conhecidas popularmente como uma opção de presente para aqueles que amamos, com um valor simbólico gigantesco. As flores são assim, queridas e amadas por todos, capazes de mudar um ambiente e trazer muita leveza para o corpo e mente.

As flores brasileiras não são diferentes, as múltiplas características e biodiversidades trazem uma variedade enorme de lindas flores nacionais. Os climas facilitam o seu plantio e cultivo, sendo possível montar seu próprio festival de flores no quintal de casa. Neste artigo separamos uma lista completa de espécies de flores brasileiras incríveis, uma mais linda e desejada que a outra. Confira!

Flores brasileiras mais exóticas

As flores brasileiras possuem seu charme, ainda mais quando se trata das flores mais exóticas. Elas se distribuem entre as árvores de grande porte, difíceis de cultivar em casa, e entre as de pequeno porte, facilmente encontradas em jardins de casa. Ao florir são alvos de fotos e espectadores encantados com a beleza natural. Veja abaixo uma lista com as flores brasileiras mais exóticas e conhecidas!

Flor do pau-brasil

Flor do pau-brasil

Pau-brasil é uma espécie que está presente desde o início da história do Brasil, com certeza já ouvimos falar em algum momento nas aulas da escola. Hoje em dia, ela está em processo de extinção, devido ao grande nível de exportação, por conta do seu extrato que produz naturalmente tinta vermelha. A sua planta também é ótima para produção de arcos de violino.

Pau-brasil dá flores amarelas lindíssimas com detalhes avermelhados em seu interior, é um próprio show visual. A espécie em si pode crescer ter até 15 metros de altura e possui um tronco fino, reto e com uma tonalidade de cinza escuro.

Flor-de-maio

Vasos com flor-de-maio

A Schlumbergera truncata, conhecida popularmente como flor-de-maio, é na verdade uma espécie de cacto brasileiro que tem origem em meio a Mata Atlântica. Ela possui cerca de 30cm de altura, não possui espinhos, e em meio silvestre, cresce sobre troncos e galhos de árvores. A flor-de-maio recebeu este nome popular devido ao seu período de florescimento aqui no Brasil, que é em maio.

A espécie também virou a queridinha dos amantes de jardins pela facilidade de cultivo, ótimo tamanho e grande polinização. As belíssimas flores variam em diversos tons, como laranja, vermelho, rosa, amarelo e branco. Ela também produz frutos que ficam rosados quando maduros e que podem chegar até 2 centímetros.

Onze-horas

Flores de Onze-horas

A Portulaca grandiflora, conhecida popularmente como onze-horas, é uma planta nativa de regiões com temperaturas mais baixas, como o sudeste brasileiro. É uma espécie bem delicada e que possui uma floração muito abundante. Além disso, são classificadas como suculentas, ou seja, consomem pouca água e adoram sol.

Essas características da onze-horas fazem com que ela seja uma flor muito procurada para canteiros, vasos grandes em quintais e jardins. As flores variam entre tons de rosa, laranja, amarelo, branco e lilás. As pétalas se abrem durante o dia, trazendo um visual lindíssimo colorido e cheio. Ao escurecer elas se fecham, por isso nome onze-horas.

Ipê

Flores de Ipê

O ipê é um gênero de árvore muito conhecido pela população brasileira, utilizada muito em cenários urbanos, como canteiros presentes em ruas e avenidas. O ipê possui uma variação gigantesca de espécie, sendo do gênero Handroanthus. São árvores de grande porte e que possuem uma floração exacerbada.

A flores variam de tons entre amarelo, branco, roxos e rosas. As árvores dão flores geralmente no final do inverno, quando suas flores caem as ruas tornam-se um espetáculo de tapete florido e colorido. Outro ponto interessantes dos ipês é que eles são ótimos para equilibrar a temperatura do ambiente e a qualidade do ar.

Manacá-da-serra

Muda de Manacá-da-serra

A espécie Tibouchina mutabilis, conhecida popularmente como manacá-da-serra, é uma das primeiras árvores originadas da Mata Atlântica. Além disso, é uma das plantas mais comercializadas do país por ser uma árvore com raízes não agressivas, sendo possível seu plantio em vasos, calçadas, praças e quintais.

A manacá-da-serra é de porte médio e pode chegar a medir até 12 metros de altura. Esta árvore é uma ótima opção para ter em seu jardim devido ao seu fácil plantio, porte médio e raízes fáceis de lidar. A sua floração varia entre tons de roxo, lilás e branco.

Buganvílea

Flores de Buganvílea

A Bougainvillea, conhecida popularmente como buganvília, é um tipo de planta trepadeira e apresenta espinhos em seu tronco. A planta possui um porte médio podendo chegar até 9 metros de altura, e é possível criar mudas para ter sua versão "domesticada" no quintal de sua casa. A sua floração ocorre no verão e é uma planta que se estabelece bem em climas tropicais.

As flores variam entre tons roxos, chegando próximo ao rosa e lilás. No entanto, há presença de outras flores extremamente pequenas, que são chamadas de verdadeiras flores da buganvília, que se situam no interior das flores maiores e coloridas. No caso, são os pequenos tubos amarelos e brancos.

Alamanda

Flores de Alamanda

Allamanda cathartica, conhecida popularmente apenas como alamanda, é um tipo de trepadeira arbustiva, ornamental e nativa do Brasil. No entanto por ser uma planta tóxica é necessário ter cuidado nos locais de plantio, sempre buscando plantar em locais que crianças e animais não tenham acesso. A planta é de clima quente e é muito utilizada no paisagismo.

A alamanda é uma ótima opção para enfeitar pérgolas e treliças, traz todo um charme e um lindo efeito no jardim. A floração geralmente se dá em um tom vibrante de amarelo, sendo possível encontrar algumas em coloração rosada.

Caliandra

Flores de Caliandra

A Calliandra harrisii, conhecida popularmente apenas como caliandra e também como esponjinha-vermelha. Uma planta originada do cerrado brasileiro e seu arbusto pode chegar a medir até 4 metros de altura. As flores se dão na primavera e no verão, e por serem delicadas ocorre o processo de fechamento durante o período da noite.

É uma planta que floresce e cresce muito bem em temperaturas quentes, por serem sensíveis ao frio. As flores são em formato de pompom, bem diferente, e a coloração varia entre branco e vermelho. Após a floração, há presença de frutos no verão. Também possui um crescimento fácil durante todo o ano, sendo uma ótima opção pelo seu fácil cultivo.

Violeteira

Flores de Violeteira

Duranta erecta, conhecida popularmente como violeteira, é um tipo de arbusto muito ornamental e que pode chegar a medir até 6 metros de altura. O seu cultivo se dá com uso do sol e climas quentes. Na floração, que ocorre intensamente na primavera e no verão, resultam em belíssimas flores em tons de roxo, azul e branco.

Esta planta é muito utilizada na prática de topiaria, arte de podar as plantas em formas ornamentais, devido ao seu crescimento rápido. Após a floração, a planta produz frutas pequenas amareladas, que são um aperitivo para pássaros.

Jacarandá

Flores de Jacarandá

O jacarandá é um gênero de árvore de porte médio podendo alcançar até 15 metros de altura. É uma ótima opção para enfeitar praças, jardins e calçadas devido ao seu crescimento rápido. Ela se adapta muito bem em climas quentes e temperados.

O seu diferencial está na copa que possui um contorno arredondado e na sua belíssima e chamativa floração de tons violetas azulados. Crescem muito bem em ambientes urbanos e são plantadas com exposição ao sol. A floração ocorre na primavera e dura até o verão, a copa se cobre de vários conjuntos de flores tubulares, trazendo um show de visual.

Outras espécies de flores brasileiras

Anteriormente, foram citadas belíssimas plantas em que a floração é atrativa para os olhos de adoradores, em sua maioria árvores e arbustos, de porte médio e grande. Agora, segue abaixo uma lista completa de flores com porte pequeno e que possuem cores chamativas, belíssimas e servem de ótima decoração para ambientes de casa!

Orquídeas

Vasos com Orquídeas

As orquídeas são uma das escolhas favoritas para quem busca decorar vários ambientes da casa, devido a sua belíssima floração. É uma planta que gosta de sol da manhã e luz indireta, sem excessos. Geralmente, a sua floração se dá três vezes ao ano, podendo chegar a situações que cada floração dure cerca de três meses. A floração também, ocorre entre o inverno e a primavera.

As hastes presentes na planta servem de suporte e iniciam a floração a partir delas, depois que é encerrado o ciclo, as mesmas hastes vão servir para florações futuras. Suas flores são lindas e muito coloridas, variando entre tons de branco, vermelho, amarelo, roxo, esverdeado, entre outros.

Bromélias

Bromélias

As bromélias possuem uma grande variedade de espécies e são de vegetação tropical. Por apresentarem cores chamativas e formatos diferenciados, é uma ótima opção para canteiros, jardins e vasos para ambientes internos. A floração das bromélias é mais complexa, sendo possível só na fase adulta da planta, quando atinge cerca de 3 anos.

As flores duram geralmente seis meses e algumas espécies exalam uma suave fragrância, que é possível sentir de uma certa distância. As bromélias possuem uma variação de cores entre roxo, amarelo, laranja, vermelho e rosa.

Begônia

Flores de Begônia

A begônia possui origem no clima tropical brasileiro e possui centenas de espécies. É uma planta ornamental, muito apreciada pela beleza de suas flores e também de suas folhas. Tem a propriedade antitérmica e são cultivadas na sombra, em jardins ou estufas. Ela é uma das flores mais comuns em jardins, devido ao seu fácil cultivo.

As flores destas espécies são incrivelmente belas e compactas. As tonalidades variam do branco para o vermelho, sendo que algumas espécies possuem coloração salmão e amarelo. A floração da begônia é facilitada por climas mais amenos, como os do sul do Brasil. A espécie mais popular da begônia é a begônia-sempre-florida, como o próprio nome diz ela floresce o ano todo.

Amaranthus

Plantação de Amaranthus

Amaranthus é um gênero de planta cultivada há milênios, era muito utilizada pelas primeiras civilizações por conta de aspectos nutritivos, terapêuticos e ritualísticos. São plantas de porte pequeno, logo não atingem a altura de arbustos e árvores, tendo em média 15 centímetros de altura.

As minúsculas flores são dispostas em inflorescências que podem ter centenas a milhares delas. As flores variam de cor, podendo ser totalmente verdes, castanhas, marrons e a cor mais predominante e comum é o vermelho intenso. O cultivo de Amaranto é realizado com o plantio de suas pequenas sementes e prefere clima subtropical ou tropical.

Flor-de-lótus

Flor-de-lótus

Nelumbo nucifera é uma planta aquática conhecida popularmente como flor-de-lótus. Ela floresce sobre a água e durante a noite as suas pétalas se fecham e a flor submerge. Com os primeiros raios de sol, a flor de lótus reaparece sobre a água e abre as suas pétalas novamente. A flor-de-lótus também consegue controlar a sua própria temperatura, mantendo-se na média de 35ºC.

A planta possui vários tons de coloração como branco, azul, amarelo e a rosa. Essa planta aquática é muito conhecida devido aos seus simbolismos fortemente presentes no hinduísmo, sua profundeza espiritual e seu uso em jardins orientais. É uma flor incrivelmente bela e reconhecível por todos, devido as suas características singulares.

Camélia

Flores de Camélia

A camélia é um tipo de arbusto de porte médio muito popular no Brasil, principalmente pelas características vibrantes das folhagens verdes e flores. A mesma possui centenas de espécies, com o crescimento bem lento e podendo atingir diversos tamanhos. A sua floração acontece no inverno e percorre até a primavera.

As suas flores chegam a tamanhos grandes e são de diversas cores, como branco, rosa, vermelho e amarelo. Algumas espécies de camélia chegam a tamanhos grandes e formas únicas, o que chamam atenção de adoradores de plantas. A camélia possui uma forma arredondada, trazendo todo um charme para o seu quintal.

Lírio

Flor de Lírio

O lírio é uma planta muito conhecida pelos floristas e adoradores de plantas, suas flores são famosas por proporcionar lindos arranjos de buquês. Os lírios apresentam um aroma e formatos únicos, sendo uma beleza natural inquestionável.

O lírio se desenvolve rapidamente e sua floração ocorre entre a primavera e o verão, período qual deve-se suspender as regas de água para não atrair fungos para a planta. Lembre-se desse cuidado, pois os lírios são plantas delicadas. As suas flores variam entre diversas tonalidades vibrantes, como o azul, branco, laranja, rosa, amarelo e vermelho.

Vitória Régia

Plantas Vitória Régia

A vitória régia é uma planta aquática muito encontrada na região do Amazonas. É uma planta extremamente peculiar, com a presença de uma folhagem que atinge dois metros e suas belíssimas flores brotam em janeiro e fevereiro. As flores se abrem apenas no período da noite e duram 48 horas. As flores no primeiro dia brotam em tom branco, no segundo e final dia elas ficam mais rosadas.

As flores podem atingir até 30 centímetros e no meio delas encontra-se um botão, com uma grande quantidade de sementes que são depositadas no fundo da água. A vitória régia é uma planta com uma enorme potência espiritual, devido a sua ligação direta com os povos indígenas brasileiros. A esta planta destaca-se a beleza natural e o ótimo aroma.

Veja também produtos para os cuidados das plantas

Neste artigo apresentamos informações gerais sobre diversas flores brasileiras, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

Os 10 melhores adubos para flores de 2022: em spray, orgânicos e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2025

Está pensando em comprar um adubo para as suas flores e não sabe por onde começar? Venha conferir as melhores opções e dicas de como escolher o melhor produto!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Tenha uma destas lindas flores brasileiras em sua casa!

Flores de Onze-horas

As flores brasileiras são ótimas opções para quem procura trazer beleza natural, harmonia e um aroma incrível para o ambiente de casa. Sendo muito utilizada também em locais urbanos, como praças e calçadas. Neste artigo você pode ver a inúmera diversidade de espécies brasileiras.

Sendo possível você escolher a sua preferida e a que melhor se ambienta para o espaço desejado. Brinque com as cores e os formatos, use de flores para alegrar o seu dia e sua casa. Os benefícios que o contato direto com as plantas trazem são únicos, como aumento de qualidade de vida.

Autor deste artigo

Psicóloga, bailarina e amante da natureza. Tenho apreço em atividades ao ar livre e uma boa leitura.

Últimos posts


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

Está procurando uma placa-mãe para montar seu PC ou deixá-lo melhor? Confira aqui como escolher a sua e um ranking com as 10 melhores placas-mãe de 2024!


O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G24? Neste artigo, veja as especificações técnicas do celular da Motorola, vantagens, desvantagens e indicações de uso!


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G14? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas Acessórios para moto