Groselha: como cultivar esta fruta, seus benefícios e mais!

Groselha: como cultivar esta fruta, seus benefícios e mais!

Quer aprender a cultivar groselha? Leia neste artigo técnicas de cultivo da planta, os benefícios de se consumir a fruta, como consumir e suas variações.


Saiba como cultivar a groselha!

Groselheira com frutos maduros, cultivada no jardim.

O Brasil é o quarto maior produtor mundial de groselha, e o volume dessa produção vem principalmente das regiões sul e sudeste do país. Estas são as zonas que mais cultivam groselha, porque o seu clima é parecido com a terra natal da planta: a Europa e o Norte dos Estados Unidos, onde é um dos ingredientes culinário principais.

A groselha gosta de climas amenos e é resistente a temperaturas frias, tanto que seu cultivo é realizado no fim do outono. Assim, a planta terá o ano todo para se desenvolver até dar frutos no verão. Os cachos de groselha que se formam, além de fornecerem alimento, são tão bonitos que podem ser usados como enfeites alimentícios.

Se você deseja plantar e cuidar de uma groselha, mas não tem ideia de como fazer isso, leia os tópicos a seguir para descobrir como cultivar a planta, os benefícios de seu consumo e os diversos tipos de groselha.

Como cultivar a groselha

Indivíduo regando o arbusto da groselheira no jardim.

Em solos brasileiros, a groselha é considerada uma planta rústica. Isso quer dizer que ela é resistente e de alta longevidade, sendo que seu cultivo só se torna penoso em regiões onde acontecem geadas. Veja abaixo, técnicas para a manutenção e cultivo de groselha.

Luz ideal para groselha

A groselha adora tomar sol, porém não o tempo todo. Em zonas de climas amenos, o ideal é expor a planta à luz direta por pelo menos metade do dia, pois isso evita que fungos se proliferem pela groselha e permite que ela se mantenha saudável e forte.

Já em zonas de climas quentes, deixar a planta exposta por tanto tempo ao sol pode queimar as suas folhas. O ideal, nesse caso, é expor a groselha a luz direta apenas na parte da manhã (quando o calor do sol não é intenso) e, depois, mantê-la parcialmente na sombra durante a tarde.

Solo para groselha

O solo precisa ter uma boa capacidade de retenção de água e, ao mesmo tempo, ser bem drenado e com boa aeração. O uso de salitre ou argila junto a uma grande quantidade de matéria orgânica é ideal para a groselha, mas cuidado: o solo arenoso aquece muito em climas quentes.

Para combater isso, corrija o solo com matéria orgânica (faça uma cobertura de 5 a 7cm de folhas mortas, casca de ovo, etc.) e mantenha-o úmido. O pH ideal do solo é 6,5, mas as groselhas podem ser cultivadas em uma faixa mais ampla de pH, de neutro a ácido.

Irrigação da groselha

A groselha possui dois ritmos de irrigação: o primeiro, quando a planta ainda não atingiu o desenvolvimento pleno, que exige maior atenção e cuidado em relação às regas. Isso porque, por ainda serem jovens, as plantinhas precisam ser regadas regularmente.

O segundo ritmo de irrigação acontece quando a groselha já está desenvolvida, ou seja, após o período de crescimento ativo. A partir daqui a irrigação por gotejamento profundo é a melhor forma de rega da planta, elas só vão precisar de água extra caso haja uma estiagem.

Umidade e temperatura para groselha

As groselhas são resistentes ao inverno, afinal elas são originárias de zonas de temperaturas frias, no entanto seu florescimento ocorre no início da primavera, o que as torna frágeis frente a geadas. Os ventos fortes podem facilmente derrubar os cachos de groselha e as flores.

É preferível manter essa plantinha em temperaturas abaixo de 29º C, sempre tomando cuidado com a umidade. A combinação de um clima quente e úmido junto a má circulação de ar torna as groselhas especialmente suscetíveis ao oídio, um parasita que rouba nutrientes da planta.

Fertilizando a groselheira

O processo de fertilização da groselha não é complicado e nem constante, quando feita corretamente a aplicação de fertilizante só precisa ocorrer uma vez, no período inicial da primavera. Isso porque este é o momento mais ativo da planta.

O fertilizante ideal para a groselha são aqueles nitrogenados, ou seja, ricos em nitrogênio. A proporção de um quarto a um terço de fertilizante que deve ser colocado em círculo ao redor de cada planta. Outra dica é espalhar matéria orgânica, como estrume compostado pela terra.

Como fazer a colheita de groselha

Para saber quando as groselhas estão perfeitas para serem colhidas, basta verificar a sua cor: a fruta fica bem vermelha quando já está madura. Outra dica é que quanto mais tempo os frutos permanecerem na planta, mais doces e saborosos eles serão.

Na hora de colher é preciso ter cuidado com a groselha. A casca da fruta, por ser muito macia, se rompe facilmente, o que pode virar uma sujeirada e ainda desperdiçar os bons frutos. Então, ao invés de colhê-las individualmente, corte os cachos inteiros de uma vez com a tesoura própria para jardinagem.

Como podar a groselheira

A poda da groselha é trabalhosa nos primeiros anos, pois o crescimento da planta depende disso. No geral, a podagem pode ser feita durante o período de dormência da planta (no inverno), sendo necessário remover apenas as hastes doentes, quebradas ou deformadas.

Porém, quando se trata do primeiro inverno após o plantio, é necessário remover tudo, exceto seis a oito das hastes mais fortes. No segundo e no terceiro inverno, esse processo deve ser repetido. Ao final do terceiro ano, retire todos os caules velhos que já não frutificam (aqueles que possuem cor escura).

Como propagar a groselha

Antes de tudo, é importante comentar que a groselha é uma planta que se reproduz por divisão, então não há necessidade de ter uma planta fêmea e uma planta macho. O modo mais comum de propagação é por meio da técnica de camadas.

A partir de uma planta saudável, obtenha camadas completas (ramos da parte interior do arbusto). Em seguida coloque a ponta de uma camada no solo e cubra-a com 2,5 centímetros de terra, fixando-a com um grampo. Em um ano, às vezes antes, esse broto desenvolverá raízes.

Doenças e pestes comuns na groselha

Um dos parasitas que mais atacam a groselha é o oídio. Este penetra nas células da epiderme da planta para extrair todos os seus nutrientes, matando-a de forma lenta. Por isso, sempre que as folhas apresentarem pontos brancos ou uma nuvem branca, é hora de aplicar um fungicida.

Os pulgões e as manchas foliares também são parasitas que causam danos e desfolham a groselha. Para evitar o ataque dessas pragas, a melhor maneira é plantar variedades resistentes de groselha, bem como realizar a poda adequada e plantá-las espaçadamente.

Sobre a groselha

Tigela de groselhas na superfície de madeira.

Conhecer sobre a origem da groselha, como se dá seu cultivo no Brasil e quais os benefícios do consumo de sua fruta são informações que também podem ajudar durante o cuidado com o cultivo da planta. Confira a seguir, esses tópicos em detalhes!

Benefícios da groselha

A groselha é uma fruta pequenina, mas que guarda um universo de benefícios. Essa pequena bolinha vermelha é fonte de vitamina C e de antioxidantes, nutrientes que contribuem para o retardo do envelhecimento das células. Tais substâncias também atuam como um anti-inflamatório natural e no combate à celulite.

Além disso, a groselha é uma fonte rica de ferro e de vitamina A e E. Outro benefício é que a fruta é pouco calórica, uma xícara contendo 112 gramas de groselha in natura contém apenas setenta calorias, então pode ser consumida abusadamente em dietas.

O cultivo da groselha no Brasil

O Brasil é o quarto maior produtor mundial de groselha, título que é do país desde 2013. O cultivo se concentra principalmente nas regiões sul e sudeste e se iniciam no fim do outono, período climática que mais agrada a planta da groselha.

Anualmente, a produção chega perto de atingir três milhões de toneladas. Todo esse processo dura cerca de cinco ou sete anos após o plantio, porque é quando ocorre o amadurecimento das mudas de groselha e, consequentemente, a sua frutificação.

Origem da groselha

A groselha é uma planta de origem europeia e estadunidense. Ela surgiu primeiro nessas regiões porque sua temperatura preferida ocorre em regiões de clima temperado, tanto que a groselha é resistente ao frio e não tolera sol direto por um longo tempo em dias quentes.

Apesar de no Brasil a groselha não ser uma fruta tão presente na culinária local (sendo mais conhecida por seu xarope do que pela fruta in natura), na Europa e no norte dos Estados Unidos a fruta é usada largamente em receitas doces ou simplesmente para consumi-la ao natural.

Usos de groselha

A groselha pode ser usada para duas atividades: servir como cerca viva e como alimento. Este último uso é o mais comum, sendo o xarope de groselha um dos sabores mais famosos dessa bebida. Descubra a seguir, os vários usos culinários da groselha!

Xarope de groselha

Xarope de groselha, limão e hortelã em uma garrafa de vidro e ingredientes sobre a mesa.

O xarope de groselha é facilmente encontrado para compra em mercados e vendinhas, pois é a forma mais comuns de consumir essa fruta. Com apenas uma dose da bebida é possível fazer um copo de suco de groselha, ou então adoçar um bolo, torta ou drink.

Como o xarope industrializado é extremamente calórico, cheio de açúcar e com pouco nutriente, dê preferência ao xarope caseiro. Para fazê-lo cozinhe as groselhas com água até que desmanchem; em seguida coe esse líquido, deixe esfriar e acrescente um pouco de limão.

Groselha na maçã do amor

Maçã do amor sobre o prato branco, em uma superfície de madeira.

A groselha na maçã do amor é uma receita tipicamente brasileira e que traz um gosto de infância. Isso porque, há alguns anos atrás, era comum vendedores-ambulantes de doce passarem pelas ruas anunciando a venda de maçãs do amor.

Para fazer essa delícia em casa, selecione quatro maçãs, lave-as e as seque bem. Em uma panela, caramelize uma xícara de açúcar, quatro colheres de xarope de groselha e de água e uma colher de suco de limão. Cubra as maçãs com essa calda, espere esfriar e já pode comer.

Chá de groselha

Chá de groselha em uma xícara de vidro, sobre a mesa de madeira.

Uma das formas mais saudáveis de aproveitar a groselha é fazendo um chá com as suas folhas. Uma xícara desse chá contém apenas 63 calorias e um monte de benefícios, como o auxílio no combater a doenças respiratórias, coqueluche, problemas renais e hepáticos.

Essa receita exige apenas dois ingredientes: água e folhas frescas ou secas de groselha. O primeiro passo é ferver a água, logo que isso acontecer desligue o fogo e acrescente as folhas, tampando a panela por cerca de cinco minutos. Por último, é só coar o líquido e beber.

Suco de groselha

Copos de suco de groselha preta fresca, sobre a mesa de madeira.

O suco de groselha é preparado a partir da fruta in natura, de preferência colhida recentemente do pé, e o preparo da receita é o mesmo de outros sucos de fruta. Primeiro é preciso separar a groselha do cacho e lavá-la bem. Em seguida, é só bater com água e açúcar (ou adoçante).

Além dessa versão tradicional, o suco de groselha também pode levar água de rosas (batida junto com a fruta, na proporção de um copo de água filtrada para cada duas colheres de água de rosas) ou ser adicionada na limonada (assim surge a Pink Lemonade).

Groselha em drinks

Copo de bebida de groselha com fatias de limão.

Apesar de a groselha ser marcada como uma bebida da época da infância, os adultos também podem se deliciar com os diversos drinks alcóolicos que levam groselha. Um dos mais famosos e tradicionais drinks é o bombeirinho, que leva esse nome por causa de sua cor vermelha que remete aos bombeiros.

Para fazer essa bebida basta colocar em uma coqueteleira 30 ml de cachaça pura, 10 ml de suco de limão tahiti, 10 ml de groselha e gelo e mexer bem. Depois, misture tudo com uma colher bailarina, coe e sirva em um copinho de shot.

Para que é indicado o consumo da groselha?

Mãos masculinas segurando groselhas frescas e maduras.

Não é apenas o sabor da groselha que faz bem para quem a consome, pois essa frutinha também traz uma série de benefícios a saúde devido às vitaminas e nutrientes que possui. Leia nos tópicos abaixo, os proveitos de comer esta fruta tão maravilhosa.

Diabetes

Parece estranho dizer que a groselha ajuda no tratamento da diabetes, isso ocorre porque as pessoas estão acostumadas a beber o xarope industrializado de groselha, que é rico em açúcar e pobre em nutrientes.

A fruta in natura faz parte do grupo das frutas vermelhas, o tipo de alimento que pode ser consumido à vontade por quem tem diabetes, pois possui alto teor de fibra e baixo índice de açúcar. Outro benefício é que a groselha contém crômio, substância que auxilia no equilíbrio do metabolismo dos carboidratos.

Dores reumáticas

As dores reumáticas costumam ser intensas, mesmo após medicação. Uma boa forma de lidar com isso é incrementar na alimentação alimentos que ajudam a combater a intensidade das dores, bem como a retardar o aceleramento da doença no organismo.

As frutas vermelhas, como a groselha, são exemplos disso. Esse grupo de frutas possuem uma substância chamada antocianina, responsável pela cor avermelhada da casca do alimento, que contém nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios que agem nas dores reumáticas.

Problemas cardíacos

O consumo de groselha pode ser um aliado no combate a problemas cardíacos e vasculares. A fruta é rica em ferro, o que colabora com a produção de células vermelhas no sangue, as responsáveis por auxiliar a circulação sanguínea e manter as artérias limpas.

Outro benefício que os nutrientes da groselha fazem ao corpo no quesito de problemas cardíacos é aumentar a elasticidade e resistência dos vasos, efeitos que são gerados pela ingestão de antocianina. Esta substância se encontra na casca da fruta, portanto é importante consumir o alimento por inteiro.

Problemas dermatológicos

Para quem sofre com envelhecimento precoce devido à pele seca ou outro problema de pele, vale a pena inserir na rotina alimentícia o consumo de groselha. Esta frutinha combate os radicais livres, as moléculas que são responsáveis pela morte de outras células, o que acelera o envelhecimento do organismo.

Ademais, a groselha também estimula a produção de colágeno, proteína essencial para a pele porque contribui em sua resistência e elasticidade. Esse poder da fruta provém da vitamina A, encontrada abundantemente na groselha.

Saúde dos olhos

A vitamina A e as propriedades antioxidantes presentes na groselha ajudam a combater problemas de saúde do sistema ocular. A fruta é muito útil no enfrentamento de doenças como a degeneração macular e a cegueira noturna porque um de seus nutrientes é o caroteno.

O caroteno é um pigmentos essencial para a vida, porém nenhum ser humano é capaz de sintetizá-lo. Por isso, que é tão importante incluir alimentos ricos em caroteno na dieta, para evitar a deficiência de tal substância no organismo.

Tipos de groselha

A groselha mais comum é aquela redondinha e avermelhada, cuja planta é uma pequena árvore de folhas verde-clara em formato triangular, porém há outros tipos de groselha (como a groselha negra). Confira adiante, três tipos de groselheira e conheça mais sobre essa planta incrível.

Ribes rubrum

Planta da espécie Ribes rubrum repleta de frutos vermelhos no jardim.

A groselha do tipo Ribes rubrum é a mais comum, é a que produz a tradicional baga vermelha. Esse exemplar foi originalmente cultivada pelos indígenas da Europa Ocidental, e essa cultura perdura até hoje, pois a groselha é o alimento central da dieta de diversos países europeus.

A groselheira-vermelha se tornou o nome popular da Ribes rubrum. Esta espécie é caracterizada por possuir um arbusto de folha caduca, que costuma crescer até um metro ou 1,5 metro de altura, chegando a produzir de três a quatro quilos de groselha todo ano na época da colheita (que vai do meio do verão até o final).

Ribes nigrum

Conjunto de groselhas maduras da espécie Ribes nigrum.

A Ribes nigrum, popularmente chamada de groselha negra, é nativa da Europa e da Ásia, onde sua fruta é largamente usada para produzir sucos, geleias, licor, sorvetes e outros doces. Sua folha também é aproveitada para fazer chás e produzir medicamentos que combatem doenças oculares e herpes.

As características físicas do arbusto de Ribes nigrum são praticamente idênticas à Ribes rubrum. É uma árvore baixa, de alta produção anual de frutas e estas nascem em bagos no período do verão.

Ribes uva crispa

Groselhas verdes e frescas em um galho de um arbusto.

A Ribes uva crispa é uma groselha originária da Europa e do norte da África. No Brasil é conhecida como groselha europeia e sua planta se diferencia bastante dos outros dois tipos de groselheira: seu caule é espinhoso, suas flores crescem juntas em ramos e sua fruta é menor que o dos outros exemplares.

Sobre a groselha da Ribes uva crispa, além de se diferenciar em tamanho em relação aos outros tipos de groselheira, sua cor também é diferente. O mais comum é que sejam verdes, porém também podem apresentar cores avermelhadas e roxo escuro.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da groselha

Neste artigo apresentamos informações e dicas de como cultivar groselha, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Tenha seu próprio cultivo de groselha usando estas informações!

Mulher colhendo groselhas preta da espécie Ribes nigrum no jardim.

Embora a groselha não seja uma planta nativa do Brasil, ela foi adaptada ao clima brasileiro e atualmente cultivá-la não é uma grande complicação. Por ser um arbusto de baixa altura, é possível plantar e cuidar de um exemplar de groselheira no jardim de casa ou na sacada do apartamento, pois não é preciso um espaço muito amplo.

Além de embelezar o lar, a groselheira também produz a groselha, fruta deliciosa que contém nutrientes tão variados que são benéficos contra uma série de doenças do corpo e é fácil de ser adaptada a rotina alimentar. Aproveite as dicas e técnicas deste artigo e experimente a groselha ou adquira um exemplar da planta!

Autor deste artigo

Uma estudiosa das letras que adora passar seu tempo em atividades ao ar livre e em contato com a natureza, então imagine o prazer de poder escrever sobre esses assuntos.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos