Como tirar o cheiro de chulé do tênis: com vinagre, com sal e mais!

Como tirar o cheiro de chulé do tênis: com vinagre, com sal e mais!

Se você procura dicas para evitar e combater o odor de chulé nos seus sapatos fechados, confira aqui as formas mais eficazes e simples de fazer isso!


Por que o tênis fica com chulé?

Pessoa com chulé

O chulé é algo muito comum entre as pessoas de qualquer idade, como crianças, adultos ou idosos. Logo, literalmente qualquer pessoa pode passar pelo apuro de estar com odor no tênis e nos pés. Os tênis são sapatos super confortáveis e práticos para o dia a dia, mas a falta de cuidado e higiene facilita o mau cheiro evidente.

Isso ocorre devido a transpiração dos pés e a falta de dissipação do calor, em casos de sapatos fechados. Por não correr uma ventilação, o suor é fermentado, o que pode gerar bactérias e fungos. Assim, aumentar ainda mais o odor. Por isso, é recomendado manter sempre os sapatos lavados, os pés bem cuidados, principalmente para evitar situações constrangedoras em locais públicos. A seguir, confira algumas dicas para tratar e prevenir o chulé.

Dicas de como tirar o chulé do tênis

Pessoa com chulé

Apesar do chulé ser extremamente desagradável, não é impossível de solucionar. Se você criar uma rotina de cuidados e higienização dos sapatos, é muito simples eliminar esse problema da sua vida e continuar se sentindo confortável usando tênis. Segue abaixo dicas de como tirar o chulé do tênis!

Use vinagre com bicarbonato de sódio

O vinagre com bicarbonato de sódio é uma das misturas mais utilizadas para realizar limpeza de inúmeros objetos e locais. Esse fato é devido a potência antibacteriana dos componentes. O indicado é lavar todo o tênis, incluindo as palmilhas, com essa solução. Basta misturar uma colher de bicarbonato para cada 200ml de vinagre.

Os dois componentes são ótimos, pois removem o mau cheiro e desinfetam. Outra forma de utilizar o bicarbonato de sódio, é colocando uma colher de sopa do produto dentro do tênis e deixar agindo por 24 horas. Depois realize a limpeza normalmente do calçado.

Sal remove a umidade e mata microorganismos

O sal de cozinha é uma ótima solução para combater bactérias e microrganismos que perduram nos sapatos fechados, aumentando ainda mais o mau cheiro e desconforto. Ele pode ser usado da mesma forma que o bicarbonato de sódio.

O recomendado é colocar uma colher de sopa cheia de sal, espalhar por todo o interior do tênis, principalmente a palmilha. O ideal é deixar agir por 24 horas, depois é só lavar normalmente e usar o tênis. O odor terá sido completamente eliminado.

Lave seus tênis regularmente

Lavar os sapatos regularmente é uma ótima forma de combater o chulé e a proliferação de bactérias. O recomendado é verificar primeiro qual o tipo de material do tênis, se são mais delicados, de plástico ou de borracha. Em grande parte os tênis são facilmente laváveis com água e sabão ou detergente.

Dependendo do material também, alguns sapatos podem até deixar de molho na água com sabão, para eliminar ainda mais o mau cheiro. O importante é sempre deixar secar bem os calçados antes de usar novamente.

Congele os tênis

Congelar os tênis é uma técnica sempre utilizada caso você não tenha os produtinhos em casa, como o bicarbonato de sódio. Isso mesmo, congelar! O chulé não resiste a temperaturas baixíssimas do congelador, como no caso os fungos e bactérias.

É recomendado colocar o tênis em uma sacola de plástico e fechar bem. Deixe o sapato no congelador por uma noite inteira. No dia seguinte, retire o tênis e espere um tempo para poder calçá-lo. Lembre-se de verificar o material do sapato, pois calçados sintéticos podem ser danificados nesse processo.

Use chá preto para combater o mau odor

Os saquinhos de chá preto são muito utilizados no armazenamento de sapatos e para retirar o mau cheiro dos tênis. Uma ótima dica é colocar um saquinho em cada sapato por 24 horas, em um local seco e quente.

Além de terem um aroma agradável, são excelentes em absorver a umidade dos calçados. Dessa forma, evitando o chulé causado por microrganismos. Colocar os saquinhos em sapatos guardados são uma ótima escolha para quem pensa em evitar chulés e desconfortos futuros.

Oléo de tea tree é ótimo para remover o mau cheiro

O óleo de tea tree é um ótimo aliado para remover o mau cheiro, pois pode ser utilizado de diversas formas. A primeira delas é fazer um spray caseiro para borrifar em sapatos antes e depois do uso. Basta utilizar meio copo de água para cada 5 gotas do óleo, coloque em um borrifador e use!

O tea tree combate bactérias e fungos, devido a sua propriedade antisséptica. Sendo uma ótima escolha para realizar escalda pés também e eliminar os microrganismos presentes no pé. Basta utilizar 2 vezes na semana, oito gotas do óleo em uma bacia com água e deixar agir por 45 minutos.

Madeira de cedro é antifúngico

A madeira de cedro é uma ótima opção para absorção da umidade de sapatos, acabar com microrganismos e trazer o aroma natural que a própria madeira possui. O indicado é utilizar um bloco de madeira de cedro em cada sapato, para absorver o cheiro.

O cedro é uma maneira mais natural e menos agressiva para o material do sapato. Seu resultado diminui fortemente os odores dos sapatos fechados. No entanto, é uma opção que requer um pouco mais de trabalho para ser encontrado, geralmente não temos em casa.

Adicione alguns cravos dentro do tênis

O cravo é outra ótima opção natural para eliminar o odor dos tênis. Além de ter um cheiro incrivelmente bom, pode ser facilmente usado neste caso, basta pegar esse cravo guardado em sua cozinha que você geralmente usa em receitas. Logo, primeiro você vai utilizar uma pequena quantidade de cravo para colocar em cada sapato.

Deixe pelo maior tempo possível para tirar todo o mau cheiro, depois retire os cravo e está pronto para ser usado. Uma ótima opção que não desgasta o material do sapato e pode ser usado também para guardar os calçados, colocar um pouco antes e depois de usar.

Coloque uma barra de sabão dentro do tênis durante a noite

Uma opção para quem deseja eliminar o mau cheiro dos tênis, e geralmente, não pode deixar o tênis totalmente de molho na água. É utilizar de barras de sabão. O esquema funciona da mesma forma que os cravos, chás e bicarbonato de sódio, como citado anteriormente.

Basta você pegar uma barra ou cortar uma ao meio e utilizar a metade do pedaço, em cada par de sapato. Deixe por o máximo de tempo possível, como uma noite inteira. Depois lave o tênis normalmente, com o uso de água e o mesmo sabão que foi utilizado na parte interna do tênis. Enxague bem e deixe secar por um longo período de tempo, guarde-os só quando estiverem totalmente secos.

Coloque uma fruta cítrica dentro do tênis

O uso de frutas cítricas são ótimas opções para amenizar o odor dos sapatos instantaneamente. No entanto, não são efetivos para eliminar o chulé nos próximos usos. São mais utilizados pela praticidade e pela rápida mudança de fragância.

Basta utilizar as cascas de limão, laranja ou outros tipos de frutas cítricas. Coloque uma ou duas cascas em cada calçado, elas vão exalar uma fragrância forte, eliminando o mau cheiro do chulé. Para quem procura uma receita mais natural, é uma ótima opção!

Use um produto específico para remover odor

O problema com chulé é algo tão comum entre os brasileiros que hoje em dia existe uma variedade imensa de produtos específicos. Um dos mais conhecidos são os talcos utilizados no interior do sapato antes de utilizar, tendo de diversas marcas e preços. Como também os talcos de bebês, que servem para retirar a umidade do sapato e trazer uma deliciosa fragrância.

Para aqueles que não gostam das opções em pó, há também em spray que são muito utilizadas. É importante passar o spray e deixar secar, antes de calçar tênis. Logo, o que não vai faltar em mercados são opções para você utilizar no seu tênis e eliminar o mau cheiro do chulé. Pesquise antes sobre os produtos e utilize-os, serão ótimos aliados.

Como prevenir o chulé no tênis

Pessoa com chulé

Vimos acima como eliminar o mau cheiro do chulé dos sapatos fechados. Mas é sempre importante ter cuidados diariamente com os calçados, para assim prevenir o desconforto e o odor. Muitos pensam que são complicados ou não dão atenção devido a correria da rotina. No entanto, são mais simples do que imaginamos. Segue abaixo uma lista completa de como prevenir o chulé no tênis!

Intercale o uso dos sapatos

O uso contínuo de sapatos fechados é o maior erro causado pelas pessoas, pois acumulam suor e consequentemente bactérias, aumentando assim os problemas de odor e chulé. Principalmente se você tem uma transpiração intensa no pé. O recomendado é intercalar os sapatos durante a semana.

Procure os seus sapatos preferidos e mais confortáveis e vá revezando. Procure não repetir mais de um dia, o interessante é intercalar entre um dia e outro, até mais se conseguir, para deixar o sapato respirar e secar totalmente o suor.

Deixe os tênis ventilando após o uso

Outra dica recomendada para prevenir o chulé é sempre deixar os calçados ventilando após o uso. A ventilação faz com que não acumule suor e umidade em seu interior, assim evitando fungos, bactérias e o indesejado chulé. O interessante é deixar o sapato ventilando durante a noite toda, para ter certeza que depois estará completamente seco.

Não guarde o sapato molhado e suado, e evite de usá-lo também neste estado, pois pode piorar ainda mais o odor e o mau cheiro. Aproveite que essa dica é super simples e prática, comece agora a deixar seus sapatos ventilando após o uso.

Guarde os sapatos em um local seco e arejado

Como já vimos anteriormente neste artigo, umidade é o pior pesadelo para quem procura prevenir e eliminar o chulé da sua vida. Dessa forma, é super indicado guardar os calçados em locais secos e arejados. Por outro lado, locais fechados e com contato a umidade podem piorar ainda mais o chulé.

O interessante dos locais secos e arejados, é que mesmo se o calçado estiver guardado há um tempo, ele não vai estar com a presença de odores desconfortáveis. O material do sapato também é preservado por mais tempo, então opte sempre espaços secos e arejados.

Periodicamente coloque os tênis no sol

O sol é um ótimo agente natural na prevenção de chulé, seus raios fortes são capazes de eliminar fungos e bactérias. Consequentemente, eliminando qualquer possibilidade de mau cheiro em seus sapatos fechados. O recomendado é colocar os tênis no sol periodicamente ou sempre depois de utilizar.

Procure horários que o sol não esteja extremamente forte para não desgastar o sapato. Também é interessante deixar por uma média de trinta minutos no sol, não tem necessidade de deixar muito tempo, quando realizado regularmente durante a semana e os usos.

Coloque talco na palmilha antes de usar os tênis

Como citado anteriormente, o uso de produtos específicos são uma ótima opção para eliminar o chulé. Mas também servem como ótimos agentes para prevenir o chulé. O seu uso regularmente, toda vez antes de calçar os sapatos é o mais recomendado.

Um produto muito popular entre a população brasileira e facilmente encontrado em farmácias, mercados, entre outros comércios. Logo, sem desculpas para começar a utilizar e cuidar bem do seus pés. Lembre-se: seu uso exagerado também não é recomendado, procure cobrir toda a palmilha com uma fina camada de talco.

Utilize spray antisséptico nos pés

Hoje em dia existe uma gama gigante de sprays antisséptico para os pés, conhecidos também como desodorantes para os pés. Eles são recomendados para utilizar antes de calçar o sapato, espirre e deixe secar. Depois é só calçar os sapatos. Os produtos são facilmente encontrados em vários tipos de comércio, assim como o talco.

Uma opção também é fazer o seu próprio spray caseiro, com água, vinagre de maçã e algum tipo de óleo essencial para trazer fragrância. O recomendado é utilizar meio copo de água, meio de vinagre de maçã e cinco gotas de óleo essencial de sua preferência. Depois de pronto, coloque em um borrifador e utilize toda vez antes de calçar os sapatos. Uma opção muito natural e cheirosa!

Escolha o tipo certo de meia

O tipo certo de tecido para as meias são uma ótima forma de prevenir o chulé, ainda mais por estarem em contato direto com a sola do pé e o suor. O algodão é sempre a melhor opção, tanto para roupas e evitar mau cheiro das axilas, quanto para os pés e evitar o chulé.

Isso acontece devido as ótimas propriedades do material de absorverem o suor e deixarem evaporar de uma maneira melhor. Assim, evitando o mau cheiro e trazendo mais conforto para os pés, sem ter acúmulo de suor no sapato. Outros tipos de tecido, como os mais sintéticos fazem o efeito contrário, aumentando ainda mais o mau cheiro, justamente por não possuir essas propriedades.

Use estas dicas e não tenha mais chulé em seus tênis!

Mulher feliz segurando tênis

Neste artigo, você acompanhou um manual completo para prevenir o chulé e o eliminar dos seus sapatos quando já está instalado. Utilize-as da melhor maneira possível para evitar situações públicas de constrangimento e desconforto. Apesar do chulé ser um problema comum, ele ainda é muito mal visto pelas pessoas, por ser ligado em alguns casos a falta de higienização dos pés e sapatos.

Dessa forma, procure cuidar da saúde dos seus pés, evitando problemas ainda piores envolvendo bactérias e fungos. Busque também cuidar de seus sapatos, pois além de evitar o mau cheiro, com os cuidados citados anteriormente é possível mantê-los novos por mais tempo. O suor pode ser um agente de desgaste para sapatos. Então todo cuidado é pouco quando se trata dos nossos queridos pés!

Autor deste artigo

Psicóloga, bailarina e amante da natureza. Tenho apreço em atividades ao ar livre e uma boa leitura.

Últimos posts


Os 16 Melhores Presentes para Amigo Secreto de 2022: Mochila, livros e muito mais!

Os 16 Melhores Presentes para Amigo Secreto de 2022: Mochila, livros e muito mais!

Quer surpreender com o melhor presente para amigo secreto? Veja neste artigo dicas de como escolher o ideal e um ranking com as 16 melhores opções do mercado!


As 10 Melhores Máquinas de Estampar Camisetas de 2022: Pelegrin, Sun Special e muito mais!

As 10 Melhores Máquinas de Estampar Camisetas de 2022: Pelegrin, Sun Special e muito mais!

Em dúvida sobre qual é a melhor máquina de estampar camisetas? Veja dicas de como escolher a máquina ideal e uma seleção com os 10 melhores modelos de 2022!


Os 10 Melhores Fones com Cancelamento de Ruído: Soundcore, JBL e mais!

Os 10 Melhores Fones com Cancelamento de Ruído: Soundcore, JBL e mais!

Procurando um fone com cancelamento de ruído? Confira nosso artigo com as melhores dicas de como escolher o seu e os 10 melhores modelos disponíveis!


Os 10 iPhones com Melhores Câmeras em 2022: iPhone 13 Pro, iPhone SE e mais!

Os 10 iPhones com Melhores Câmeras em 2022: iPhone 13 Pro, iPhone SE e mais!

Quer a qualidade Apple para registrar momentos incríveis? Neste artigo, apresentamos os 10 iPhones com melhores câmeras em 2022, como escolher e onde comprar!


Os 20 Melhores Notebooks de 2022: Samsung, Dell e mais!

Os 20 Melhores Notebooks de 2022: Samsung, Dell e mais!

Em dúvida sobre qual é o notebook ideal para o que você precisa? Veja os 20 melhores modelos de 2022 e dicas de como escolher a opção mais adequada ao seu uso!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Saúde sexual Treinos Sapatos