Como lacear seu tênis novo: dicas para ajudar e muito mais!

Como lacear seu tênis novo: dicas para ajudar e muito mais!

Quer deixar seu tênis novo laceado para melhor conforto? Veja aqui diversas técnicas de como lacear diferentes tipos de calçados de modo simples e eficiente.


Por que lacear seu tênis?

Mulher sentada no chão, calçando tênis preto dentro de casa.

É sempre bom ter tênis novos. No entanto, justamente por não terem sido usados anteriormente, eles podem ser bastante apertados e até machucar os pés. O que, além de causar desconforto, pode fazer com que os tênis não sejam mais usados.

Felizmente, existem maneiras bem práticas de lacear os tênis em casa, sem precisar gastar dinheiro ou muito tempo para isso. As dicas vão desde métodos bem simples, como usar meias grossas, até alguns pouco conhecidos, como usar secador de cabelo ou até manter os pés sempre hidratados. O material do qual os tênis são feitos pode interferir no resultado.

Por isso, é importante conhecê-lo antes e, então, seguir a dica que melhor se aplica ao seu modelo. A seguir, confira todas as dicas para lacear os seus tênis e ter o seu conforto de volta na hora de fazer caminhadas, passear ou ir trabalhar. Você pode usar objetos que já tem em casa para tornar o processo mais fácil.

Dicas para lacear tênis novo

Mulher sentada no sofá e calçando o tênis novos, com a caixa ao lado.

Com as dicas corretas, lacear o seu tênis pode ficar muito mais fácil e você não precisará doá-los porque não consegue usá-los sem que seus pés fiquem cheios de bolhas. Confira as dicas e siga-as corretamente para obter o melhor resultado possível e caminhar confortavelmente na rua.

Use meias grossas

Usar meias grossas é talvez uma das técnicas mais utilizadas para lacear sapatos apertados, sejam eles tênis ou não. Além de simples, esse método é válido para todos os tipos de sapato e garante resultados sem qualquer esforço ou gasto.

Para lacear os seus tênis, use uma meia bem grossa ou até calce mais de uma meia nos pés, construindo camadas na espessura que achar necessário. Assim, você pode controlar o quanto quer que o seu tênis laceie, o que impede que ele fique largo demais, o que também atrapalharia o seu uso.

Congele o tênis

Lacear os tênis no congelador também é um método muito fácil e que promete bons resultados. Para fazer isso, basta encher dois sacos seláveis com água e colocá-los dentro de cada um dos tênis. Depois, é só colocar os tênis no congelador.

Quando os sacos com água congelarem, os tênis irão lacear. É importante que eles fiquem no congelador por várias horas para que os resultados sejam garantidos. Após retirar os calçados, deixe a água descongelar e remova os sacos plásticos logo em seguida. Calce os tênis para verificar se eles estão confortáveis e, caso necessário, repita o processo.

Faça um test drive com o tênis

É interessante sempre testar os tênis antes de comprá-los. Assim, você consegue verificar se eles estão apertados demais ou se podem ser laceados usando alguns métodos simples (ou mesmo com o uso dos calçados). Ao comprar os tênis na loja de calçados, coloque-os em seus pés e ande um pouco pela loja.

Esse método ajuda a perceber se os tênis estão largos, apertados ou mesmo se machucam ao andar. Verifique sempre o interior deles para saber se eles são realmente confortáveis. Evite calçados com solas que não se adaptam bem ao formato dos seus pés.

Use um jornal molhado

Usar jornal molhado também é um método para lacear os seus tênis. Fazer isso é bem simples: basta amassar bem algumas folhas de jornal e colocá-las dentro de cada um dos tênis. Depois, é só usar um spray para borrifar ambos até que eles fiquem bem úmidos. Deite secar durante a noite.

Depois, é só remover as bolas de jornal dos tênis e você verá que eles estarão mais largos e, consequentemente mais confortáveis.

Faça bolas de meias

Usar bolas de meias também pode ajudar a lacear um pouco os seus tênis. Para obter o resultado desejado, faça bolas grandes com as suas meias e preencha todo o espaço interno dos calçados (principalmente a parte dos dedos). Certifique-se de que elas estão pressionando bem o interior e estão bem apertadas.

Deixe as meias assim por várias horas. Depois, é só retirá-las dos tênis para perceber que eles estarão mais largos. Você pode repetir o processo caso ache que os sapatos estão precisando ficar um pouco mais confortáveis.

Calce o tênis sempre que conseguir

Outra boa dica para lacear bem os seus tênis consiste em usá-los dentro de casa. Isso porque alguns calçados laceiam bastante durante o seu uso. Assim, se você costuma usar os tênis somente quando vai sair, calce-os também dentro de casa. Faça isso por vários dias, até perceber que eles estão mais confortáveis.

Essa dica vale não só para tênis, mas também para qualquer outro sapato fechado, seja qual for o material de que ele é feito. Faça isso durante as primeiras semanas de uso para garantir que os seus tênis possam ser usados com conforto até durante corridas.

Mantenha seus pés hidratados

Pode parecer um pouco estranho, mas um creme hidratante pode ser um excelente produto na hora de lacear os seus tênis. Isso porque ele deixa os pés mais macios e escorregadios, o que consequentemente faz com que os tênis fiquem mais largos, já que os pés se movimentam dentro deles.

Passe bastante creme hidratante em seus pés e, em seguida, calce os tênis sem meia. Ande bastante pela casa e no quintal, até perceber que os tênis estão mais confortáveis. Faça isso por vários dias seguidos, caso ache necessário.

Use uma ferramenta específica

Que tal usar um alargador profissional para sapatos? Essa ferramenta está disponível em diversos tamanhos e é feita de madeira ou plástico. Ela custa por volta de R$ 130,00 e pode ser usada em qualquer calçado. Para comprá-la corretamente, fique atento às suas numerações.

Usar esse instrumento é bem simples: basta colocá-lo no sapato e girar a alavanca que fica na ponta dele. A pressão exercida pelo alargador fará com que o sapato fique mais largo, mas é importante que o alargador permaneça no calçado por várias horas. Gire o objeto várias vezes, com intervalos que variam entre uma e duas horas.

Utilize um secador de cabelo

O truque da meia grossa pode ser complementado com o uso de um secador. Primeiro, calce as meias mais grossas que tiver e, depois, ligue o secador. Direcione o jato de ar quente para os seus pés, mas tome cuidado para não se queimar: é importante manter certa distância entre o secador e os seus pés.

Faça isso quantas vezes achar necessário para lacear os tênis mais rápido e com mais precisão. Você também pode unir esse método a outros para deixar os calçados ainda mais confortáveis.

Passe um creme hidratante dependendo do tênis

O truque do creme hidratante pode ser potencializado: além de usar o produto em seus pés, experimente passá-lo também nas partes dos tênis que estão lhe incomodando por estarem apertadas demais. Depois, é só calçar os tênis e andar pela casa e pelo quintal (você pode usá-los por algumas horas ou o dia todo).

Esse método não funciona de imediato. Por isso, é necessário ter paciência e usá-lo todos os dias, por um breve período. Tente usar os tênis sem hidratante para verificar se eles já estão confortáveis e, caso considere necessário, use também o truque da meia grossa para obter um resultado mais rápido.

Saiba seu tipo de pisada

Outro fator que influencia diretamente no conforto dos tênis é o seu tipo de pisada. É importante conhecê-lo para poder escolher o calçado ideal. Se você tem uma pisada pronada ou supinada, por exemplo, deve escolher modelos que fiquem mais confortáveis na parte interior ou exterior dos pés.

Já, se você tem um dedo que é muito maior do que os outros, pode ser necessário escolher um número maior de tênis para que eles possam ser usados confortavelmente. Se o desconforto for muito grande ou recorrente, é sempre válido recorrer a um ortopedista, para que ele indique o tratamento adequado.

Conheça os tipos de tênis

Os métodos para lacear os tênis podem variar conforme os materiais dos quais eles são feitos. Por isso, é importante conhecê-los para usar a técnica adequada. Confira alguns dos principais materiais, logo a seguir:

Como lacear tênis de camurça

Novos tênis femininos pretos de camurça natural, sobre a mesa.

Os tênis de camurça podem ser laceados facilmente usando os truques das meias grossas e do secador de cabelo, já que o uso de hidratantes não é recomendado: afinal, eles podem manchar o tecido.

Para melhores resultados com esse tecido, use as meias grossas e direcione o ar quente do secador de cabelo para cada um dos pés, por cerca de 10 minutos. Depois, use os sapatos e ande pela casa por cerca de 30 minutos, até perceber que eles estão mais confortáveis. Você pode fazer isso quantas vezes forem necessárias, até obter o resultado desejado.

Como lacear um sapato bico fino

Perna esquerda masculina em sapato preto de bico fino, em um fundo branco.

Já, se ao invés de um tênis, você precisa saber como lacear um sapato de bico fino, vale usar o método do jornal. No entanto, ao invés de água, você deve usar álcool e o método é um pouco diferente do usado para tênis e outros sapatos que não têm bico fino.

Primeiro, separe algumas folhas de jornal e amasse todas até fazer bolas que possam ser colocadas nos sapatos, principalmente na parte do bico fino. Depois, molhe cada uma delas com álcool, mas não encharque. Coloque todas nos sapatos (sem apertar) e deixe uma hora na sombra e uma hora no Sol.

Como lacear tênis de couro

Tênis de couro em uma superfície de madeira.

Produtos como amaciante de roupa e condicionador de cabelo são ideais para ajudar a lacear tênis e sapatos de couro. Isso porque, além de deixá-los mais largos, eles ajudam a hidratar o material. O processo é bem simples.

Primeiro, misture uma colher de amaciante e uma de condicionador em um pote. Depois, passe a mistura na parte interna do calçado, principalmente nas partes apertadas e nas costuras.

Em seguida, coloque os sapatos nos pés e ande pela casa por cerca de 20 minutos. O ideal é repetir o processo por alguns dias, até perceber que os tênis finalmente estão mais confortáveis.

Dicas para lacear outros tipos de sapatos

Sapatilhas e sapatos também são calçados que podem ser facilmente laceados. A seguir, confira alguns truques que podem deixá-los mais confortáveis e use-os para sair de casa sem sentir nenhuma dor nos pés.

Como lacear sapatilhas

Mulher calçando sapatilhas amarelas na sala de estar.

O método ideal para lacear sapatilhas consiste em usar produtos que deixarão os seus pés mais escorregadios, como hidratantes, condicionadores ou até pomada. Passe o produto de sua escolha na parte interna do calçado, principalmente nas regiões do calcanhar, dos dedos e do peito dos pés (caso seja um sapato fechado).

Depois, é só calçar as sapatilhas e andar com elas pela casa por algumas horas (ou pelo dia inteiro). É importante repetir esse processo por alguns dias, até que elas fiquem confortáveis. Evite usar fontes de calor para lacear: pois isso pode acabar danificando o tecido.

Como lacear sandálias

Pés femininos com sandálias vermelhas na calçada de uma rua.

Um bom método para lacear sandálias (inclusive as de tiras) consiste no uso de sacos plásticos com água congelada. Primeiro, certifique-se de que os sacos podem ser fechados e encha cada um deles com água. Depois, é só colocá-los nas sandálias.

Coloque as sandálias no congelador por algumas horas, até que a água no plástico congele completamente (o período ideal é de 12 horas). Depois, é só tirar as sandálias do congelador e esperar que o gelo derreta para poder calças as sandálias e verificar se elas estão mais confortáveis. Caso elas ainda precisem ficar mais largas, repita o processo.

Conheça também os melhores calçados

Agora que você aprendeu neste artigo como lacear seus sapatos novos, por que não conferir alguns de nossos artigos sobre calçados no geral? Sem ter que se preocupar novamente com isso, a melhor hora pra buscar um novo sapato é agora! Veja abaixo.

Os 10 melhores coturnos militares de 2022: Acero, Rossi e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1883

Está à procura de um coturno resistente e de boa qualidade? Então acompanhe este artigo e fique a par dos melhores coturnos militares, dicas e onde comprar!

Os 10 melhores tênis casuais masculinos de 2022: Fila, Adidas, New Balance e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1212

Em busca de um tênis casual masculino estiloso e confortável? Confira neste artigo uma lista com os melhores do mercado e como escolher o seu modelo ideal!

Os 10 melhores tênis casuais femininos de 2022: Puma, Fila, All Star e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1379

Buscando renovar o look com um tênis casual? Conheça aqui as melhores dicas de como escolher e confira o nosso ranking dos 10 melhores tênis causais de 2022!

Deixe seus tênis confortáveis com estas dicas!

Mulher sorridente calçando tênis branco dentro de casa.

Agora que você já sabe como lacear tênis, sandálias e sapatilhas, é só colocar as dicas em prática para deixar os seus calçados confortáveis e caminhar sem dores. Você pode combinar mais de um método para obter um resultado mais eficiente e poder usar os seus tênis novos sem que eles prejudiquem os seus pés. 

Não se esqueça de checar se os sapatos se encaixam bem em seus pés antes mesmo de comprá-los. Você também pode usar produtos ortopédicos para garantir que os sapatos não causem calos, bolhas e não atrapalhem na hora de caminhar ou de fazer exercícios físicos. É possível encontrar esses itens em lojas especializadas para cuidados do tipo ou até mesmo em lojas de sapatos.

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos