Cupim de madeira: veneno, como acabar, tipos e mais!

Cupim de madeira: veneno, como acabar, tipos e mais!

Você sabia que existem diferentes tipos de cupins? Veja neste artigo suas características, dicas de como lidar com cada tipo e ações preventivas.


Cupim: inseto que ataca a madeira de muitas casas!

Cupins comendo um pedaço de madeira.

Os cupins são insetos que se alimentam de madeira e, por este motivo, frequentemente se tornam pragas domésticas. Existem mais de 2000 espécies diferentes de cupins que, embora tenham características distintas, a maioria é semelhante.

Além de haver ocorrência natural de cupins, muitas dessas espécies foram transportadas inadvertidamente pelos humanos de seus habitats nativos para outras partes do mundo. Os cupins podem ser extremamente benéficos, uma vez que, ajudam a converter a celulose vegetal em substâncias que podem ser recicladas no ecossistema para dar suporte a um novo crescimento.

No entanto, os cupins são frequentemente destrutivos quando as espécies introduzidas arruínam estruturas valiosas para os humanos. Dessa maneira, o cupim se caracteriza por ser uma praga silenciosa e pela organização e ação solidária no interior de suas colônias. Se você suspeita que há cupins em sua casa, é importante agir rapidamente.

Portanto, vale ter atenção extra aos ninhos dos cupins e seus hábitos, assim como entender os diferentes tipos para lidar com uma infestação desta praga. Por este motivo, continue lendo para conhecer mais sobre essas características.

Sobre o cupim

Vários cupins em um velho tronco de madeira.

Olhando para um único cupim, certamente não parece perigoso ou ameaçador. No entanto, uma colônia inteira deles pode causar sérios danos estruturais em uma casa em um período de tempo bastante curto. Entenda mais sobre esses pequenos insetos considerados pragas silenciosas. Confira agora!

O que é um cupim

Os cupins se caracterizam como insetos que vivem em colônias e se alimentam de madeira e matéria vegetal e, por este motivo, são frequentemente conhecidos como uma praga doméstica. Como sua dieta consiste de plantas em decomposição, incluindo a madeira de móveis que podem conter em sua casa, os cupins se tornam uma grande preocupação.

Em alguns casos, você pode nem saber que tem uma infestação de cupins em casa até que o dano já tenha começado. Eles apresentam aproximadamente 4 mm de comprimento, podendo ser identificados com o auxílio de uma lupa por cores marrom escuro ou preta.

O cupim traz benefícios?

Os cupins são considerados pragas, pois podem destruir casas e arruinar mobílias, sujeitos a trazerem uma grande dor de cabeça. No entanto, eles ainda desempenham um papel importante no ciclo da natureza e para a ecologia da floresta, atuando como decompositores de árvores velhas e mortas, a fim de, transformá-las em solo fértil.

Para além disso, também auxiliam na aeração do solo, o que permite que a água e os nutrientes cheguem mais facilmente às plantas e árvores, aumentando ainda mais a qualidade do solo.

Caso não houvessem insetos como os cupins, florestas tropicais, por exemplo, poderiam não sobreviver. Em zonas de floresta, a variedade única de plantas drena os nutrientes do solo. Dessa forma, os cupins ajudam a recuperá-los das plantas que não precisam mais deles.

Quando eles aparecem?

Entender como os cupins entram em sua casa e por que acontece, é crucial para prevenir uma infestação. Para tanto, vale lembrar que os cupins se alimentam de celulose e precisam de umidade e calor para sobreviver. Dessa forma, os materiais de construção de madeira ou mobília dentro e ao redor das casas podem fornecer a fonte ideal de alimento para esse tipo de inseto.

Unidades de ar condicionado que criam umidade do escoamento, por exemplo, são capazes de fornecerem umidade suficiente para o surgimento de colônias de cupins. Os cupins podem passar por rachaduras extremamente finas e, portanto, a manutenção adequada é crucial para vedar quaisquer lacunas em torno da fundação e do telhado.

O que os cupins comem e o que não conseguem comer?

A celulose é o composto orgânico mais abundante da natureza, como também a fonte principal de alimento para os cupins. Para tanto, a celulose é encontrada em muitos materiais que usamos todos os dias.

Dessa forma, os cupins se alimentam de muitos dos seguintes materiais para obter a celulose de que precisam: plantas, subprodutos de plantas, fibras de algodão, produtos de papel e sobretudo a madeira. Apesar disso, algumas madeiras são naturalmente resistentes aos cupins, incluindo o cedro e a sequoia-vermelha, por exemplo.

No entanto, apenas algumas partes dessas madeiras são resistentes, como o cerne e, em alguns casos, a casca. Além disso, uma madeira tratada é capaz de resistir aos insetos e ao apodrecimento, como também dura mais tempo em relação a madeira não tratada.

Quais venenos acabam com os cupins?

Os pesticidas muitas vezes empregados para a prevenção ou tratamento de infestações de cupim são chamados de cupinicidas, e em muitos casos, devem demonstrar capacidade de fornecer a proteção estrutural antes de registrar o surgimento de cupins.

Os tratamentos desta ordem incluem: cupinicidas líquidos aplicados no solo, iscas de cupins e tratamentos de madeira. E duas formas comuns de tratamento são o método mais antigo de barreira química e a aplicação de iscas cupinicidas.

Vale ressaltar que na maioria dos casos, a aplicação de cupinicida só deve ser realizada adequadamente por um profissional de entidades especializadas. Além disso, mesmo tratamentos liberados para o manuseio em casa devem ser aplicados com segurança.

Quanto custa para se livrar dos cupins?

É difícil estabelecer um preço fixo para o serviço de descupinização. Ao contratar uma companhia especializada para o tratamento, o valor do serviço pode depender de alguns fatores como a espécie encontrada, a condição do local e o nível de infestação.

Portanto, é calculado o custo do serviço de descupinização somente a partir da visita e inspeção inicial. Apesar disso, em todo o caso, você pode considerar que alguns tratamentos existentes que visam a eliminação de cupins, podem custar entre R$ 700,00 e R$ 1.150,00. No entanto, também há disponíveis tratamentos preventivos que podem sair muito mais em conta.

Quais são os diferentes tipos de cupins?

Existe uma diversidade de tipos de espécies de cupins. Leia a seguir, o que você precisa saber sobre os três tipos de cupins que mais se destacam no Brasil, desde seu habitat até suas principais características.

Cupim subterrâneo

Colônia de cupins subterrâneos.

Os cupins subterrâneos precisam necessariamente de umidade para sobreviver. Por este motivo, colônias desse tipo de cupim são encontradas no solo. Dessa forma, os operários deixam a colônia a fim de buscar alimentos e retornam à colônia para alimentar outras castas e em busca de umidade.

Atente-se que, a necessidade de umidade é uma característica que pode, inclusive, ser útil no controle destes insetos. Para tanto, locais onde estruturas de madeira, como o piso, encontram-se em contato contínuo com o solo úmido, servem de fácil acesso entre o local da colônia com sua fonte de alimento.

As colônias subterrâneas de cupins podem se tornar enormes, variando de 100.000 a até 1 milhão de cupins. E, com o tempo, os cupins subterrâneos podem desmoronar completamente um edifício.

Cupim arbóreo

Também conhecidos por cupim arborícola, o cupim arbóreo é bastante danoso e difícil de combater. Apesar de serem encontrados tanto em áreas rurais quanto urbanas, o cupim arbóreo é chamado assim devido seus ninhos serem construídos sobre as árvores.

O tamanho de seus cupinzeiros podem ser enormes e, normalmente, se localizam no tronco, posto e parede apoiados, mobília, até o chão do local. Vale ressaltar que devido ao peso considerável dos cupinzeiros, é comum que os troncos acabem cedendo e causando acidentes em residências e redes de eletricidade.

Cupim madeira seca

Os cupins macro estão caminhando sobre os troncos.

Em relação às outras variedades de cupins, o cupim de madeira seca é uma espécie que apresenta colônias pequenas. Para tanto, estima-se que as colônias de cupins de madeira seca podem conter até 2.500 membros.

Além disso, é comum a infestação restringir-se à peça de madeira atacada, a qual apresenta sinais externos um tanto quanto discretos, podendo formar colônias completas no interior da peça. Essa característica favorece sua dispersão quando os móveis são transportados para diferentes regiões, considerando que habitam os móveis sem apresentar sinais de ataque.

Como acabar com os cupins subterrâneos

Homens substituindo a isca para cupins, um sistema de isca anti-cupins.

É sempre recomendado que você trate diretamente uma infestação de cupins ativa, caso puder localizar a área das colônias. Existem alguns métodos e produtos disponíveis para o controle de cupins subterrâneos que você deve conhecer.

No entanto, se você suspeitar de uma infestação mais grave de cupins subterrâneos, entre em contato com um profissional de controle de pragas. Veja a seguir, dicas de como eliminar os cupins subterrâneos da sua casa!

Barreiras contra cupins

Diferente dos cupins de madeira seca, a colônia de cupins subterrâneos se encontra fora do local de ataque. Por este motivo, o tratamento da peça atacada não é suficiente para conter a infestação. Para tanto, a aplicação de uma barreira química ao redor da estrutura é uma das alternativas que deve ser adotada.

Dessa forma, a barreira química funciona como o tratamento do solo imediatamente adjacente à estrutura, a fim de evitar que o cupim encontre frestas e passagem de acesso. Para isso, é necessário tratar tanto o solo abaixo da estrutura quanto ao seu redor. Para este tratamento, as intervenções necessárias envolvem um trabalho intensivo, muitas vezes sendo necessário furar pisos e paredes.

Considera-se que, a melhor oportunidade para realizar a dedetização aparecem durante as reformas de imóveis, que oferecem maior liberdade para intervir na estrutura do local. A outra oportunidade, é o tratamento do solo antes mesmo do imóvel ser construído, de modo a prevenir-se de futuros ataques.

Veneno e produtos químicos

Existem alguns produtos químicos usados para o controle de cupins, os principais são o fipronil e o hexaflumuron. O fipronil, inclusive, é um produto químico utilizado como ingrediente ativo em muitos cupinicidas líquidos diferentes.

E em concentrações altas o suficiente, esta substância pode matar cupins em contato. A aplicação é realizada por especialista em controle de pragas, que o aplicam em todo o perímetro das residências. Já o hexaflumuron é um cupinicida projeto para funcionar especificamente em iscas de cupins.

Isca de cupim

O método da isca de cupim é instalado em torno do perímetro da fundação da casa. Pelo sistema da isca de cupins, os cupins operários são atraídos e se alimentam em um material celulósico que conta com o ingrediente ativo tóxico composto e, distribuem a substância por toda a colônia ao alimentarem outros indivíduos. A toxina de ação lenta interrompe o crescimento natural dos cupins.

Nematóides benéficos

Os nematóides são outro inimigo dos cupins. A ideia dessa variedade de tratamento, é atacar o inimigo com a sua própria arma. Para tanto, os nematóides são parasitas de insetos do jardim e sua eficácia depende de entrar no corpo do hospedeiro e destruí-lo.

A desvantagem do método está no fato de que os nematóides morrem caso não consigam infectar o hospedeiro logo após serem plantados. Para comprar, você pode encontrar nematóides facilmente na loja de jardinagem mais próxima.

Como acabar com os cupins de madeira seca

Quando são encontradas infestações extensas de cupins de madeira seca, o tratamento deve ser realizado por fumigação. No entanto, como vimos anteriormente, se você estiver lidando com cupins de madeira seca, verá que normalmente o ataque é localizado.

Para isso, basta conhecer os melhores métodos para eliminá-los. Leia a seguir, alguns métodos efetivos para acabar com os cupins de madeira seca.

Tratando os buracos

Indivíduo tratando os danos da madeira, provocados pelo cupim.

O objetivo do tratamento localizado através de buracos, é livrar-se de uma pequena colônia de cupins dentro de uma área restrita da casa dos arredores. Sugere-se este método de exterminação sobretudo contra cupins de madeira seca. Para isso, visa injetar o cupinicida nas galerias que se formam no ninho do cupim que, normalmente, se restringe à peça atacada

Você também pode fazer furos na madeira infestada e em seguida preencher os orifícios, também com o cupinicida. Para finalizar, use uma massa corrida ou remendo de madeira para fechar os buracos.

Óleos essenciais

Óleo de Nim em um recipiente de vidro com folhas e frutos da espécie.

Os óleos botânicos, sobretudo aqueles que contém a substância d-limoneno, recentemente, revelaram-se altamente eficazes para o controle de cupins, pois possuem propriedades para exterminar, controlar e repelir cupins. Além disso, os óleos essenciais também reduzem a atividade alimentar nas áreas tratadas localmente.

O óleo de laranja e o óleo de nim são os mais comumente recomendados e, podem matar os cupins lentamente ao longo do tempo, de maneira a inibir sua capacidade de trocar a pele e mesmo de botar ovos.

Para o preparo, misture duas xícaras de água e adicione gotas de sabão e cerca de 10 gotas do óleo essencial escolhido. Agite-o e pulverize a madeira infestada. O segredo está em realizar esta tarefa com frequência, até atingir o resultado.

Como acabar com os cupins arbóreos

Como os ninhos do tipo de cupim arbóreo podem ser visíveis, uma vez que ficam em cima de árvores, postes e etc, a remoção pode tornar o tratamento mais eficaz. Conheça a seguir, outros tratamentos igualmente efetivos, que podem te ajudar a eliminar os cupins arbóreos.

Ácido bórico

 Frasco de composto químico puro de ácido bórico, em um fundo desfocado.

O ácido bórico é utilizado como controle de outras pragas além dos cupins, envolvendo insetos, algas, ácaros e até infestações de ervas daninhas. Você pode realizar este tratamento contra cupins através de pó solúvel ou spray. É seguro a aplicação como pesticida em imóveis domiciliares, comerciais e hospitais.

Considera-se que seu impacto no ambiente e toxicidade são relativamente baixos. Para a exterminação de cupins, o ácido bórico é eficaz ao ser ingerido por eles. Dessa forma, interrompe as funções digestivas e o sistema nervoso dos insetos. Você pode aplicar a substância na trilha dos cupins.

Terra de diatomáceas

Terra diatomácea também em frasco de vidro e uma colher de madeira.

Também conhecida por diatomito, a terra diatomácea é um método de controle orgânico e, também considerado de baixa toxicidade e inofensivo aos seres humanos e outros animais, quando aplicada e utilizada de maneira correta.

Como o tratamento é realizado através de poeiras e pós, deve-se evitar inalação da substância. A poeira promovida pela terra diatomácea funciona para secar os insetos, cortando a capa quitinosa e penetrando nela. Considere que a terra diatomácea perde sua eficácia se houver pouca umidade.

Armadilha de papelão

Armadilha de papelão e vários cupins mortos.

Quando se trata de comer, o cupim está à procura de qualquer coisa composta por celulose. Para tanto, o papelão pode chamar a sua atenção. E para este método, tudo que você precisa é de uma caixa de papelão.

Certifique-se de mantê-las sempre úmidas, molhando-as. Em seguida, posicione-as no local onde você acreditar haver cupins. Quando as armadilhas estiverem cheias de inseto, destrua o papelão. Recomenda-se queimá-las.

Apesar da armadilha de papelão ser eficaz, pode não resolver seus problemas de maneira integral, uma vez que, apresenta efeito limitado. Isso porque, esse método não lidará com novos indivíduos que vão aparecendo. Dessa forma, a dica é combinar o método com outros a fim de obter bons resultados.

Como identificar os tipos de cupins

Móvel de madeira danificado pela ação dos cupins, deixando buracos e granulados de madeira.

Para garantir que sua casa está livre da presença de cupins, ou para confirmar que você precisa recorrer a um método de descupinização basta reconhecer alguns indicativos que reunimos nos seguintes tópicos.

Isso ajuda a eliminar a preocupação de ter que consertar novos danos causados por cupins em sua casa. Além disso, lembre-se de que, reconhecer o tipo de cupim que você está lidando pode ser útil para seguir os próximos passos de removê-los de sua casa.

Madeira oca

Quando há uma infestação de cupins, apesar da madeira parecer externamente intacta, por dentro sua estrutura pode estar oca. Isso acontece com tetos, móveis e pisos, cedendo prontamente ao ter sua estrutura comprometida pela presença de cupins.

Talvez a estrutura não apresente os furinhos, uma vez que a forma de entrada pode ter sido através de uma quina ou de uma área da madeira que não havia proteção. Esta é inclusive uma forma de perceber, a presença do cupim do tipo madeira seca.

Tubos de lama

Alguns cupins são capazes de criar verdadeiros sistemas subterrâneos de túneis. Isso acontece pois, os cupins de solo, por exemplo, que preferem locais úmidos, precisam sair em busca de alimento para a colônia. Dessa forma, deixam rastros de terra que ficam pelo caminho e paredes.

A construção desses tubos de lama serve como um abrigo. Considere que, simplesmente destruir os tubos de lama não controlará os cupins, eles ainda estão lá no chão e podem encontrar outras maneiras de entrar no prédio.

Portanto, recomenda-se que ao encontrar tubos de lama, um profissional seja acionada para inspecionar o local, com exceção se você tiver certeza de que os tubos são antigos que sobraram de uma infestação anterior já controlada.

Sons dentro da madeira

Se houve uma infestação de cupins na sua casa, tenha em mente que existem três sons comuns de cupins que você poderá ouvir: um chocalho seco, um farfalhar de papel, um som oco ouvido quando a madeira é batida.

Enquanto os dois primeiros sons são causados pelos cupins em ação, o último tem origem de espaços vazios deixados na madeira pelos cupins após terem destruído o interior da mesma.

Pilha de asinhas de cupim

Você certamente já viu uma revoada de cupins. As asas de cupins descartadas ficam voando por alguns dias próximo às lâmpadas e são bem incômodas. Além disso, também podem ser encontradas próximo a janelas, portas e outros pontos de acesso à casa. Isso acontece quando os cupins saem do ninho para encontrar um lugar novo a fim de iniciar uma nova colônia.

Nesse sentido, quando pousam, os cupins torcem intencionalmente suas asas pois não precisarão mais delas. Para tanto, se existem asinhas na sua casa, é porque ela foi escolhida. Por este motivo, pode ser um problema.

Pintura descascando

Pintura borbulhando ou descascando pode ser um sinal de cupins. Quando os cupins subterrâneos infestam a madeira, geralmente não se expõe para a luz do sol ou ar, pois a luz e o ar seco podem ser prejudiciais. Por este motivo, eles vivem logo abaixo da superfície de madeira.

E como os cupins precisam de umidade, as colônias de cupins contêm umidade trazida por eles mesmo. Dessa forma, a superfície pintada com umidade por trás deve reagir. Para tanto, as superfícies pintadas adjacentes à infestação de cupins podem descascar ou formar bolhas.

Além disso, outra forma da tinta descascar está relacionada com a infestação de cupins em madeira, em que a madeira diretamente atrás da tinta é consumida pelos cupins e a fina camada de tinta torna a rachar. Se houver sinais como esses em sua casa, procure inspecionar se é algum caso de umidade ou vazamento de água, ou mesmo, a presença de colônias de cupins.

Granulado marrom

Também conhecido como farelo de cupim, o granulado marrom é aquele resíduo composto de microesferas que normalmente observamos perto de móveis. Os cupins de madeira seca aninham-se dentro da madeira e, enquanto escavam e comem a madeira infestada, eliminam seus excrementos através de orifícios na peça.

Isso porque, eles preferem manter suas colônias limpas e devem se livrar dos resíduos de alguma forma. Para tanto, como os cupins de madeira comem madeira, seus excrementos são madeira, que inclusive lembram serragem ou pó de café. Caso você se depare com esses sinais, podem indicar a presença de cupins de madeira seca.

Os próprios cupins

Comumente, os sons gerados por esses pequenos insetos, como os cupins, são baixos e, portanto, raramente ouvidos pelos humanos. No entanto, caso haja uma infestação, haverá um barulho audível atrás de suas paredes.

Para tanto, quanto maior a infestação de cupins, mais aguçado será o som. Para além disso, quando os cupins são perturbados ou ameaçados, eles se comunicam batendo a cabeça contra as paredes dos túneis, o que cria um som específico que pode ser ouvido com mais facilidade.

Como prevenir cupins

Trabalhador de controle de pragas pulverizando pesticidas na cozinha.

Verifique qualquer vazamento ou umidade existente em sua casa. Telhados deteriorados e paredes carregadas de umidade funcionam como hospedeiros perfeitos para os cupins. Para tanto, certifique-se de consertar e selar os vazamentos imediatamente e realizar inspeções de maneira regular.

As manchas de umidade geralmente passam despercebidas e são as primeiras a atrair pragas. Um vazamento no porão, por exemplo, pode ser especialmente convidativo, pois fica mais próximo do solo e torna mais fácil para os cupins atacarem o local. Ademais, conserte torneiras com vazamentos, canos de água, vasos sanitários e aparelhos de ar condicionado.

Preencha rachaduras e fendas

Os cupins frequentemente entram na madeira por meio de rachaduras. Para tanto, comece verificando todas as rachaduras e juntas da sua casa e caixas de fusíveis. Em seguida, certifique-se de tampar e vedar as fendas e aberturas desnecessárias em sua fundação, sapatas e lajes ou rachaduras em mobílias.

Além disso, você também pode vedar as janelas e portas da sua casa. Além de prevenir as rachaduras que se formam devido a sobrecarga estrutural, rachaduras devido ao encolhimento do concreto também precisam ser preenchidas. Muitas dessas fragilidades acontecem pois, devido às flutuações na temperatura e no teor de umidade, os materiais têm a tendência de se expandir e contrair com o tempo.

Manutenção das madeiras

Certifique-se de que seus móveis não sejam expostos a nenhum tipo de umidade. Além disso, você também pode aplicar gel de Aloe vera em móveis de madeira regularmente, pois o mesmo atua como uma cobertura protetora. Você pode também investir em um lustrador de madeira.

Você mesmo pode realizar a aplicação ou contratar um profissional para aplicar em todos os seus móveis de madeira ou realizar um tratamento químico. Certifique-se também de remover os itens de madeira indesejados de sua casa ou quintal, pois são focos de infestação.

Controle de praga

Os demais passos de prevenção ajudarão a tornar sua casa menos atraente para os cupins. Além disso, a maneira mais eficaz de prevenir os cupins é manter a inspeção regular com a ajuda de um profissional treinado, sobretudo se sua propriedade tem madeira acessível. É fundamental encontrar e eliminar as pragas antes que se tornem um problema.

Acabe com os cupins para que os móveis de madeira não estraguem!

Homem cuidando e limpando dos móveis de madeira da cozinha.

Poucas coisas são tão prejudiciais e danosas para uma casa que contenha elementos de madeira quanto os cupins. Eles podem comer através de materiais à base de madeira e plantas até que não haja mais nada. Recomenda-se que após o tratamento caseiro de controle de cupins, você procure manter a manutenção de prevenção para que este não seja mais um problema.

Ser proativo e diligente com os tratamentos de prevenção é a melhor maneira de evitar que os cupins danifiquem sua propriedade, desde a redução da umidade até a remoção da madeira infestada. Portanto, aproveite nossas dicas e certifique-se de reduzir o risco do aparecimento de cupins.

Autor deste artigo

Entusiasta do solo e do saber geográfico.

Últimos posts


Os 10 Melhores Celulares Gamers Baratos de 2024: Xiaomi, Asus, Samsung e muito mais!

Os 10 Melhores Celulares Gamers Baratos de 2024: Xiaomi, Asus, Samsung e muito mais!

Está à procura de um smartphone para jogar muito gastando pouco? Neste artigo, apresentamos os 10 melhores celulares gamers baratos e dicas de como escolher!


Os 10 Melhores Carrinhos Guarda-Chuva de 2024: Multikids Baby, Chicco e Muito Mais!

Os 10 Melhores Carrinhos Guarda-Chuva de 2024: Multikids Baby, Chicco e Muito Mais!

Tem um bebê a caminho? Neste artigo, confira muitas dicas para escolher um bom carrinho guarda-chuva e informações sobre os 10 melhores carrinhos do mercado!


Os 10 Melhores Repetidores de Sinal WiFi de 2024: da Intelbras, Xiaomi, TP-Link e muito mais!

Os 10 Melhores Repetidores de Sinal WiFi de 2024: da Intelbras, Xiaomi, TP-Link e muito mais!

Veja aqui um guia básico para encontrar um bom repetidor de sinal Wi-Fi, uma seleção de ótimos modelos para todos os orçamentos e onde comprar!


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Procurando o melhor celular para jogar Roblox? Neste artigo, descubra dicas de como escolher e as 10 melhores opções de 2024!


As 8 Melhores Máquinas de Lavar de 16kg em 2024: Consul, Panasonic, Brastemp e Mais!

As 8 Melhores Máquinas de Lavar de 16kg em 2024: Consul, Panasonic, Brastemp e Mais!

Em busca da máquina de lavar de 16kg ideal? Neste artigo, apresentamos as 8 melhores máquinas de lavar de 16kg da atualidade, como escolher e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Suplementos Cuidados automotivos