Palmas Tocantins: cidades, como chegar, onde comer, onde passear e mais!

Palmas Tocantins: cidades, como chegar, onde comer, onde passear e mais!

Quer dicas para conhecer os monumentos históricos e paisagens naturais de Palmas? Confira neste artigo como aproveitar ao máximo a capital do Tocantins.


Conheça Palmas: a capital de Tocantins!

Palmas - Tocantins

Palmas é uma cidade planejada em meio à paisagem única do cerrado, com parques urbanos, praças imensas e áreas verdes projetadas. As oportunidades de bons negócios tornaram a cidade um destino muito buscado por empresários, já que o Tocantins é o Estado mais novo do Brasil, reconhecido como uma unidade da federação em 1989.

É praticamente impossível resistir aos atrativos turísticos da cidade. As praias da Graciosa, do Prata, do Caju, dos Buritis, das Arnos e a Ilha Canela são pontos onde os turistas podem apreciar o inconfundível pôr do sol de Palmas além de desfrutar de incríveis opções culinárias, como o tradicional tucunaré frito.

Em Palmas você encontra uma mistura de cultura e história do Brasil misturada com um clima tranquilo e simples que vai fazer você se apaixonar pelas terras tocantinenses. Confira a seguir algumas dicas do que fazer em Palmas - Tocantins!

Locais para passear em Palmas

Palmas é uma cidade incrível que oferece aos seus turistas os mais variados tipos de passeios e eventos para tornar a viagem à capital do Tocantins única.

Confira abaixo uma lista com os melhores pontos turísticos que vão desde a natureza, como a cachoeira Ecológica e o Jalapão, assim como monumentos históricos como o Palácio do Araguaia e o Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana.

Parque Cesamar

O Parque Cesamar foi criado em 1998 e possui pista para caminhadas, equipamentos para a prática esportiva e espaços de diversão para crianças e adultos. No parque fica localizada a Casa Suçuapara, que foi sede da primeira Prefeitura e Câmara Municipal de Palmas.

No local funciona ainda o Museu Casa da Cultura, que abriga o acervo histórico de Palmas como fotografias, documentos e mapas que retratam vários momentos históricos da capital tocantinense.
Ponto turístico perfeito para quem quer entender um pouco mais da história de Palmas!


Horário de funcionamento
Das 5h às 23h
Telefone
(63) 2111-2800
Endereço
506 Sul, Avenida NS-04 LO 11, Área Verde, Palmas
Valor
Entrada gratuita
Site

https://turismo.to.gov.br/regioes-turisticas/serras-e-lago-/principais-atrativos/palmas/parque-cesamar-e-casa-sucuapara/


Cachoeira do Roncador

Com 70 metros de altura, a queda da Cachoeira do Roncador forma um pequeno lago de água fria e revigorante. A Roncador, junto da Cachoeira do Escorrega Macaco, recebe cerca de 400 visitantes por dia em alta temporada. Ambas ficam em uma propriedade privada, que se encontra dentro de uma Área de Proteção Ambiental e por isso a visitação é controlada.

Para chegar à cachoeira é preciso percorrer uma trilha, em meio à mata, de 1500 metros. O local está a 35km de Palmas e o acesso à cidade pode ser feito pela TO 030.

Cachoeira do Evilson

A Cachoeira do Evilson é um dos principais atrativos turísticos de Taquaruçu, que fica a 32km do centro de Palmas. De beleza única, a cachoeira é considerada por muitos como a mais bonita da cidade!

O local abriga um rico ecossistema, com uma vegetação rasteira do cerrado, solo seco da caatinga e árvores com mais de 300 anos de vida. A Cachoeira do Evilson dispõe de sinalização indicativa e, para acessá-la é cobrado o valor de R$ 5,00.

Praia do Prata

A Praia do Prata é parada obrigatória para quem quer aproveitar ao máximo terras tocantinenses. Turistas e visitantes podem frequentar a praia desde julho de 2003 e ela se tornou a mais frequentada da cidade, principalmente nos finais de semana.

A praia está localizada a nove quilômetros da Praça dos Girassóis, outro ponto turístico muito frequentado na região.

Próximo da praia você encontra estacionamento, banheiros, telefones, quadra para a prática de esportes, área para acampamento, serviços de restaurantes, bares e barracas de palha distribuídas na orla do Lago, tudo para deixar a visita à Palmas ainda mais inesquecível.

A Praia do Prata também é muito utilizada para realização de eventos culturais e esportivos de médio porte, sendo uma ótima opção de descontração e lazer.

Feira do Bosque

Localizada na Praça Bosque dos Pioneiros, região sul de Palmas, a Feira do Bosque acontece todos os domingos, a partir das 16 horas. A feira foi criada em 1995 e é uma das mais antigas da cidade. Ponto turístico obrigatório para quem visita a capital do Tocantins.

A produção artesanal comercializada na Feira do Bosque inclui uma variedade de peças à base de capim dourado, produtos em couro, renda, vidro, tecido, bordado e entre outros. Comidas típicas da região também são outra atração à parte. O local é palco de apresentações culturais como performances de dança, capoeira e shows com artistas regionais.

Palácio Araguaia

O Palácio Araguaia é a sede do Poder Executivo Estadual de Palmas e foi construído no tempo recorde de 13 meses sendo inaugurado em 9 de março de 1991. O palácio tem uma arquitetura moderna e imponente, já que ocupa uma área de 14 mil metros quadrados.

As paredes externas do Palácio Araguaia são emolduradas na parte superior por um conjunto de placas que formam o Monumento Artístico denominado Frisas. O espaço interno é dividido em quatro pavimentos. Todo o granito usado no piso do Palácio e das secretarias foi extraído das jazidas do Tocantins.

No interior do Palácio também encontramos monumentos importantes como o Painel de Lutas e o Painel das Conquistas, que são os maiores e contam a história do Tocantins mesmo antes da sua criação.


Horário de funcionamento
Sob consulta
Telefone
(63) 3212-4001
Endereço
Praça dos Girassóis, 971, Plano Diretor Sul, Palmas
Valor
Entrada gratuita
Site

https://turismo.to.gov.br/regioes-turisticas/serras-e-lago-/principais-atrativos/palmas/praca-dos-girassois/palacio-araguaia/


Feira da 304 Sul

A Feira da 304 Sul é um lugar que chama muita atenção de quem visita a cidade de Palmas. Como toda feira, a 304 Sul comercializa frutas, legumes, verduras, comidas típicas e produtos diversos, mas o que mais chama a atenção é seu horário de funcionamento.

A feira ocorre todas as terças-feiras e sextas-feiras, no período noturno, com início a partir das 17h. Já aos sábados as atividades são em período diurno e começam a partir das 7h.

As várias bancas atraem moradores e turistas pelas cores, cheiros e sabores regionais. Imperdível para quem quer ter uma experiência gastronômica e cultural em Palmas!


Horário de funcionamento

Terça-feira e sexta-feira, no período noturno, a partir das 17h/ Aos sábados, período diurno, a partir das 7h

Telefone
(63) 99289-1181
Endereço

304 Sul, Avenida LO 5, S/N, Plano Diretor Sul, Palmas

Valor
Entrada gratuita
Site

https://turismo.to.gov.br/regioes-turisticas/serras-e-lago-/principais-atrativos/palmas/feira-da-304-sul/


Cachoeira Ecológica

A Cachoeira Ecológica fica em Taquaruçu, distrito há 30km da capital Palmas. A trilha de 1km, que leva à cachoeira, tem no seu caminho árvores centenárias e é uma ótima oportunidade para observar pássaros e outros animais da floreta.

A trilha leva ao topo da cachoeira, de onde já é possível admirar a vista belíssima. A queda d’água tem 50 metros e muito volume d'agua, que forma um poço grande e ótimo para nadar.

Centro Geodésico do Brasil

O Centro Geodésico do Brasil está situado na ala norte do Palácio Araguaia, simbolizado no centro da Rosa dos Ventos, onde está marcado o ponto central entre os extremos do Brasil (norte-sul, leste-oeste).

A Rosa dos Ventos, que fica na Praça dos Girassóis, foi acrescida de referências étnicas indígenas do Tocantins que enriqueceram sua beleza e simetria, além de agregar contexto histórico e cultural.

Explore o Jalapão

O Jalapão é uma região do cerrado brasileiro, no Estado do Tocantins, composto por vários municípios e cinco áreas de preservação, entre elas o Parque Estadual do Jalapão. Com área total de 34 mil km², o Jalapão é uma região considerada um dos maiores bloco de vegetação nativa remanescente no Brasil. O território é maior que os Estados de Sergipe e Alagoas.

Conhecido como “deserto das águas” o Jalapão possui cachoeiras cristalinas, piscinas naturais verde-esmeralda, chapadões e dunas alaranjadas de até 40 metros de altura que formam um dos cenários mais estonteantes do Brasil.

Memorial Coluna Prestes

O Memorial Coluna Prestes é uma obra desenhada pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer. Localizado na ala sudoeste da Praça dos Girassóis, o Memorial ocupa uma área de 570 metros quadrados e homenageia a Coluna Prestes que passou em território tocantinense entre os anos de 1920 e 1930.

A Coluna Prestes foi um movimento liderado por Luís Carlos Prestes que percorreu o interior do Brasil, entre 1925 e 1927, denunciando os desmandos das oligarquias. O Memorial em concreto é marcado pelas curvas sinuosas, características de Niemeyer.

A rampa de acesso à entrada e a escultura de bronze têm cor vermelha representando o sangue derramado pela pátria. A forma de foice simboliza o comunismo defendido por Prestes. Na parte externa do Memorial há uma escultura em bronze do "Cavaleiro da Luz", criada pelo artista plástico Maurício Bentes, que representa Prestes. A escultura foi criada pelo artista.

O Memorial abriga um acervo de 81 peças originais em exposição que conta a história da Coluna Prestes por meio de fotografias, documentos e objetos pessoais. Abriga também um Teatro de Bolso com capacidade para 87 lugares, sala de som, camarim e banheiros.


Horário de funcionamento 
Sob consulta
Telefone
(63) 99204-0848
Endereço
Praça dos Girassóis, S/N­­­, Plano Diretor Sul, Palmas
Valor
Entrada gratuita
Site

https://turismo.to.gov.br/regioes-turisticas/serras-e-lago-/principais-atrativos/palmas/praca-dos-girassois/memorial-coluna-prestes/


Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana

O Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana é uma obra em homenagem aos dezessete militares e um civil que se rebelaram em 1922 insatisfeitos com a República Velha.

As esculturas estão sobre um calçamento em forma de ondas que reproduzem as calçadas da Avenida Atlântica, no Rio de Janeiro, local onde os revoltosos marcharam. O espelho d'água de fundo azul, que percorre todo o monumento, ajuda a ambientar a cena.

As esculturas são de autoria de Maurício Bentes e, juntamente com o Memorial Coluna Prestes, foram inauguradas no 13º aniversário do Tocantins, em 5 de outubro de 2001.


Horário de funcionamento 
24h por dia
Telefone
(63) 3218-2387
Endereço
Avenida Joaquim Teotônio Segurado, S/N, Plano Diretor Sul, Palmas
Valor
Entrada gratuita
Site

https://turismo.to.gov.br/regioes-turisticas/serras-e-lago-/principais-atrativos/palmas/praca-dos-girassois/monumento-aos-dezoito-do-forte/


Cidades de Palmas para conhecer

Palmas é encantadora e é preciso ter pique para aproveitar tudo de bom que a cidade tem a oferecer. O distrito de Taquaruçu, a Praia da Graciosa, a Ilha Canela e a Praça dos Girassóis são pontos turísticos que nenhum visitante pode deixar de conferir na capital tocantinense. Confira abaixo dicas para aproveitar melhor a estadia no Norte do país.

Taquaruçu

Taquaraçu fica a 32km do centro de Palmas e todo o turista que visitar o distrito vai encontrar um lugar super aconchegante, de pessoas hospitaleiras e com cachoeiras lindas. O nome “Taquaruçu” é uma palavra indígena e significa “Taboca Grande”. O distrito recebeu o nome por conta do rio que banha a região.

O local é um dos povoados mais antigos do Tocantins, onde havia grande quantidade de propriedades rurais e que foi um ponto de parada de tropeiros que faziam o trajeto entre Porto Nacional, cidade a 60km de Palmas conhecida como “o berço histórico do Tocantins”, e outros municípios.

A tranquilidade de Taquaruçu remete às pequenas cidades do interior do Brasil. As grandes propriedades do passado foram divididas e o distrito abriga hoje uma infinidade de chácaras e moradias de fins de semana, além de pousadas.

Praia da Graciosa

A Praia Graciosa é muito utilizada para realizar eventos culturais, de lazer, esportivos e náuticos. Sua extensa orla conta com ótima estrutura com banheiros, quadras de esportes, parques infantis, área de camping, posto policial, marina com atracadouro, bares e restaurantes.

A Graciosa está localizada próxima ao centro da cidade, ao lado da Ponte Fernando Henrique Cardoso ou Ponte Amizade e da Integração. É banhada pelo enorme Lago de Palmas, formado após a construção da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, que antes da usina era o Rio Tocantins com águas correntes e mais fortes.

É impossível não é à praia e não ficar maravilhada com o incrível pôr-do-sol. Uma vista que você não vai querer perder de jeito nenhum!

Ilha Canela

Cada visitante que vai até a Ilha Canela encontra banhos tranquilos e uma paisagem única que são marcas registradas dessa grande praia artificial, com uma extensão de 45 mil metros quadrados. A propriedade particular dispõe de área para camping, atracadouro para grandes embarcações, salva-vidas, posto de bombeiros, restaurante e três quiosques.

Fica a 3km da Praia da Graciosa e é possível partir da praia de barco até à Ilha. Na parte do banho, as águas são cristalinas e rasas, o que proporciona um passeio perfeito para famílias com crianças.

Praça dos Girassóis

A Praça dos Girassóis é a maior da América Latina e a segunda maior praça urbana do mundo, com 571 metros quadrados. Sua construção começou em 18 de outubro de 1999 e a praça foi inaugurada em 7 de setembro de 2000. Cerca de 800 operários trabalharam na obra.

A praça é um complexo arquitetônico que reúne as sedes dos três poderes públicos estaduais: o Palácio Araguaia (Poder Executivo), a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Poder Legislativo) e o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (Poder Judiciário), além das Secretarias de Governo que estão distribuídas nas alas leste e oeste da praça.

Dicas para quem vai para Palmas – Tocantins

Palmas - Tocantins

Agora que você já conhece um pouco da história de Palmas e suas principais atrações turísticas que tal saber um pouco mais sobre como desfrutar de tudo o que a jovem capital tem a oferecer?

Confira abaixo como chegar, como circular pela cidade, melhor época de visitar, o que comer, quantos dias e onde ficar em Palmas!

Como chegar

Palmas recebe voos das principais capitais brasileiras no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues além de possuir o Terminal Rodoviário de Palmas, localizado na região sul da cidade, na Avenida LO-27, bem próximo ao entroncamento com a rodovia TO-050.

A partir do terminal, há linhas que seguem para diversas regiões, principalmente para o interior do Tocantins e além de outros Estados.

Como circular por lá

Em Palmas é possível andar de ônibus, de bicicleta, de carro e de transporte alternativo. Também há passeios de barcos em locais específicos como na Ilha Canela e na Praia da Graciosa. Locomoção não será um problema para você aproveitar todos os pontos turísticos da cidade e não perder nenhum momento incrível na capital do Tocantins.

Melhor época para viajar para Palmas

Palmas é uma cidade bem quente, com temperatura em torno de 30ºC. Entre novembro e abril o clima costuma amenizar porque é uma época com chuvas mais intensas.

Entre maio e outubro é considerado época seca, quando não chove e os dias de sol são mais garantidos de sol. Para quem busca uma viagem quente, de calor, praias e cachoeira esse é o melhor período para visitar Palmas.

Quantos dias ficar em Palmas

Com tantos pontos turísticos importante, o ideal de tempo para uma viagem à Palmas seria entre dois a três dias. Assim você consegue visitar os monumentos históricos e apreciar as paisagens naturais da jovem capital.

Se o seu destino é o Jalapão, para aproveitar ao máximo o ideal é estender um pouco mais a viagem e permanecer em Palmas entre quatro a cinco dias, se você tiver disponibilidade. Todo tempo de descanso é válido, não é mesmo?

Onde comer?

A culinária tocantinense tem grande influência regional e está muito voltada para o consumo de pescado devido sua importante bacia hidrográfica, formada principalmente pelos rios Araguaia e Tocantins.

Outras culturas como a indígena, a portuguesa, e de outros Estados como Minas Gerias, São Paulo e Goiás também estão presentes nos temperos servidos no Norte. As feiras da 304 Sul e do Bosque, a Pamonharia Paraíso e as várias opções de bares e restaurantes deliciosos também são outras atrações imperdíveis que você não pode perder quando for à Palmas.

Onde ficar?

Palmas é uma cidade planejada dividida em zonas norte e sul, com uma grande avenida que a atravessando – a Avenida Joaquim Teotônio Segurado. A melhor região para ficar hospedado em Palmas é nas proximidades do Palácio Araguaia, sede do governo do Tocantins.

Outra boa região é próxima do aeroporto da cidade, que fica bem no extremo sul de Palmas, onde há uma boa variedade de hotéis, mas para essa região o ideal é estar com carro, já que o centro de Palmas fica mais distante.

Palmas possui uma grande quantidade de hotéis, se comparado a pousadas e casas de temporada, mas há todo tipo de acomodação para cada necessidade de cada visitante.

Visite Palmas e conheça mais sobre Tocantins!

Palmas - Tocantins

Agora você já sabe quais são os melhores pontos turísticos histórico-culturais de Palmas, as melhores praias e cachoeiras da região e o Jalapão, você já pode montar um roteiro incrível para quando for à capital tocantinense.

Temos certeza que as dicas como os melhores locais para se hospedar, como chegar na cidade, quais melhores passeios gastronômicos, qual o melhor momento para ir e quanto tempo ficar em Palmas vão ajudar você a colocar logo em prática a tão sonhada viagem de descanso!

Não perca a oportunidade de viver uma experiência incrível no Norte do Brasil e corre já para arrumar a mala! Boa viagem.

Autor deste artigo

Jornalista, carioca, lgtbqia+, vegetariano e astrólogo nas horas vagas.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos