Lírio da paz: significado, como cuidar, curiosidades e muito mais!

Lírio da paz: significado, como cuidar, curiosidades e muito mais!

Veja aqui, por que o lírio da paz é tão famoso na decoração, o que fazer para ele florescer forte e bonito, e como obter suas mudas!


Lírio da paz: características e significados

Lírio da paz contra céu azul

Lírio da paz é uma planta composta por espetaculares folhas verdes e flores brancas em formato de pétalas. A folhagem é bastante grande, de cor intensa, e também é formado por muitos arbustos. Ele é bem popular em casas, graças ao seu tamanho equilibrado.

Além disso, ele é associado a diferentes qualidades como tranquilidade, paz, inocência, cura, esperança, entre outras. As principais são de harmonia, otimismo e pureza. Essa planta também tem vida longa e, quando bem cuidada, floresce todos os anos. Embora o cultivo seja simples, com as dicas deste artigo será ainda mais fácil deixar seus lírios da paz agradavelmente lindos. Confira a seguir sobre esta planta espiritual!

Lírio da paz: informações básicas da planta

Vários vasos de lírio da paz próximos um do outro


Nome CientíficoSpathiphyllum wallisii 
Outros NomesLírio da paz, espatifilo, bandeira branca e bandeira da paz.
OrigemAmérica Central e do Sul e Ásia
Porte
40~90 centímetros de altura
Ciclo de Vida
Perene
Floração
Primavera e Verão
ClimaEquatorial, Subtropical e Tropical


O Lírio da paz vem de florestas tropicais, especificamente do sudeste da Ásia, Colômbia e Venezuela. Outro dado curioso é que, apesar do nome, esta flor não é um lírio: ela faz parte da família Araceae, assim como a flor flamingo e o copo-de-leite.

A melhor época para você plantar é no período do outono e inverno. Assim, quando a primavera e o verão chegarem, as flores e folhas estarão robustas e a planta saudável, chegando a uma altura entre 40 e 90 centímetros.

Significado do lírio da paz

Vaso de cimento com lírio da paz volumoso sobre mesa

É praticamente impossível alguém não gostar de olhar um lírio da paz. O motivo para isso é que ele, geralmente, está relacionado a vários significados e transmite muitas sensações para as pessoas que compartilha o mesmo ambiente em que é cultivado. Veja a seguir, os significados desta plantinha:

O lírio da paz significa harmonia

Na maior parte do mundo, a flor branca lembra a bandeira branca usada como sinal de trégua. Então, se você quiser estabelecer e reatar uma amizade, enviar lírio da paz para essa pessoa é uma ótima ideia.

No Feng Shui (arte e ciência chinesa para harmonizar casas), o lírio da paz acalma, equilibra a energia de um lugar e aumenta os sentimentos de harmonia. Além disso, a capacidade dessa planta florescer a cada estação significa esperança: é a prova de que sempre há algo bom e belo pela frente na vida.

O lírio da paz elimina energias negativas

No Feng Shui, o lírio da paz também está associado à pureza da alma e do ambiente. Manter esta planta em casa ajuda a remover todos os tipos de energia negativa e a promover o otimismo. A cor branca é naturalmente marcante e ganha destaque entre as folhagens verdes escura da bandeira da paz. Assim, apenas olhando essa planta, uma sensação de tranquilidade é transmitida.

O lírio da paz renova e purifica o ambiente

Do ponto de vista científico, os lírios são considerados purificadores de ar naturais. Eles ajudam a eliminar as toxinas do ar. Isso contribui pelo menos para a limpeza do ar na sua casa. Essa qualidade é tão apreciada nessa planta que a NASA (agência espacial norte-americana) colocou essa flor entre as 5 melhores plantas para livrar o ar dos recintos de poluentes.

Como cuidar do lírio da paz

Vasos e instrumentos de jardinagem

O Lírio da paz ou Bandeira branca é uma das plantas mais fáceis de cultivar. Ela cresce em ambientes internos, com um pouco de sombra, água e solo adequado. Como você verá na sequência, saber fornecer esses ingredientes na quantidade necessária deixará suas plantas bem desenvolvidas.

Solo ideal para o lírio da paz

Na natureza, os lírios crescem em locais em que o chão escoa bem a água. Além disso, há muita matéria em decomposição. Então, coloque no vaso da sua planta uma mistura de cascalho para jardim e areia. Solo para envasamento à base de turfa com um pouco de areia ou perlita retém a umidade e os nutrientes. Ademais, esse tipo de terra permite que as raízes recebam bastante oxigênio para o espatifilo se tornar resistente e bonito.

Adubação para o lírio da paz

Se você quiser favorecer o crescimento das flores em tamanhos maiores e com cores mais vibrantes, adube sua planta. Coloque um fertilizante NPK misturado à água ao regar, metade de uma colher de sopa do produto mais um litro de água é suficiente. Também confira nosso artigo som sugestões sobre os 10 Melhores Adubos de 2022 para saber o melhor.

Faça isso uma vez por mês durante a primavera e o verão. No entanto, não faça adubação no período do outono e inverno, porque os lírios entram nesta fase em dormência (estado de interrupção temporária de crescimento).

Temperatura ideal para o lírio da paz

Como o lírio da paz vem de regiões tropicais, ele precisa de temperaturas altas na faixa de 18 a 30 ºC. Esse intervalo de temperatura já é o que normalmente existe no interior das casas.

É importante ressaltar também que uma iluminação fraca é mais adequada para essa planta. Do contrário, as folhas serão afetadas de modo ruim. Por essas razões, um ambiente fresco na sombra é o ideal, longe de correntes de ar frio vinda de portas e janelas ou do calor excessivo do sol.

Rega para o lírio da paz

Há uma grande quantidade de chuva nas florestas tropicais, mas o solo filtra a água e deixa longe da raiz do lírio da paz. É por isso que regar as folhas e flores mantendo a terra apenas úmida é o ideal. O necessário é regar apenas quando o solo estiver seco e com pouca água: excesso de umidade leva ao apodrecimento das raízes.

Os lírios da paz são sensíveis a produtos químicos, então, para evitar danos a sua flor, use água filtrada ou da chuva. Se você deixar a água da torneira por 24 horas em um pote destampado para o cloro evaporar, também pode usá-la.

Propagação do lírio da paz

À medida que cresce, o Lírio da paz gera novas raízes (rizomas) que crescem ao lado do centro. Assim, a maneira mais fácil de reproduzir um novo lírio da paz é tirando a muda de uma planta ou separando a parte da raiz que cresce acima do solo.

Para propagar mudas para novos lírios, faça assim:
1. Remova a planta inteira do vaso, incluindo a terra e a raiz;
2. Procure por seções de, pelo menos, 2 folhas bem desenvolvidas e afastadas do centro;
3. Retire a terra que recobre as raízes da parte da planta que virará muda;
4. Corte delicadamente com uma faca limpa e afiada a "seção" da muda;
5. Com cuidado, puxe a muda desembaraçando as raízes da "planta mãe";
6. Depois, remova as raízes soltas e também as folhas com pontas marrons da muda;
7. Plante a muda em um vaso de tamanho apropriado e com furos na base para a água escorrer.

Levará algum tempo até que as raízes se estabeleçam o suficiente para se sustentarem, por isso, use uma estaca para mantê-las na posição. Regue bem e espere pelo menos dois meses antes de fertilizar.

Dicas de plantio e sobre a flor do lírio da paz gigante

Lírio da paz com uma flor branca gigante no centro

Você quer que as folhas dos seus lírios fiquem sempre verdes e luminosas? Quer evitar que elas murchem? Quer que eles floresçam a cada estação? Se a resposta for sim, não deixe de seguir essas próximas recomendações para manter essas flores sempre saudáveis!

Como fazer o lírio da paz florescer em ambientes quentes

Mesmo gostando de temperaturas altas, muito calor faz com que o lírio da paz seque rapidamente. A solução para esses casos é bem simples, basta mover a planta para um local mais fresco e regar. Você pode colocar a sua muda a uns 2 metros de uma janela por onde entre um pouco de sol durante o dia. Outra opção é fechar as cortinas para diminuir a força da luz e a quentura do sol.

Como deixar as folhas do lírio da paz brilhantes

Apenas passar um pano úmido já realça o brilho das folhas. A limpeza também ajuda o lírio da paz fazer fotossíntese com mais eficiência. Graças a isso, a flor ganha uma aparência saudável e radiante. Outro segredo é passar a parte interna da casca de banana sobre a folhagem. Depois, se você quiser pode triturar a casca e jogar na terra do vaso como fertilizante natural.

Replante o lírio da paz em vasos maiores

Um problema que impede o florescimento de um lírio da paz é o tamanho do vaso em que ele se encontra, uma vez que essa flor necessita de um espaço apertado para desenvolver as raízes. Ao escolher um novo vaso, procure por um modelo com cerca de 5 cm de diâmetro a mais do que o anterior. O maior recipiente que o lírio da paz requer é de 25 cm e as mudas de 15 cm.

Como limpar as folhas do lírio da paz

Para evitar o acúmulo de poeira nas folhas, limpe com um pano úmido ou use apenas água. Se houver manchas marrons, teias de aranha e lodo, use desinfetante a base de álcool metílico (metanol) para evitar uma infestação.

Uma penugem cinza pode aparecer na superfície da terra do vaso, mas não é prejudicial à planta. Você pode remover facilmente com uma pitada de canela, que é um fungicida natural.

Regue o lírio da paz com frequência para não deixá-lo murcho

Seu lírio da paz murcha para avisar que está com sede. Para saber quando é o momento da nova rega, enfie um palito no solo e veja se está seco. Também levante o vaso para verificar se está muito mais leve do que quando você acaba de regar. Outra indicação de que ele precisa de água é se as folhas começarem a cair.

Cuidados com a adubação do lírio da paz para não ter folhas queimadas

Algumas vezes, o crescimento atrofia e as folhas apresentam nas pontas uma cor amarelada ou marrom claro. Isso acontece quando o ambiente é excessivamente seco para seus lírios e, se esse for o caso, mudar o vaso para um local mais úmido resolve.

Outro motivo é a falta de nutrientes. Se isso acontecer, uma boa mistura de fertilizante para o lírio da paz NPK com água deve ser aplicada uma vez a cada duas semanas.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de seus lírios da paz

Neste artigo apresentamos dicas de como cuidar de um lírio da paz, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Aproveite as dicas e deixe a sua casa decorada com o lírio da paz!

Lírio da paz em vaso ao sol

O lírio da paz cresce com o mínimo de cuidado e é uma planta de baixa manutenção. Basta um local com sombra e regar regularmente, e ele durará anos. Seja para fins puramente decorativos ou por considerar um símbolo de uma virtude que você preza, não há como negar que ter um lírio da paz é um elemento maravilhoso da sua casa.

Então, agora que te demos as principais dicas e instruções de como cuidar de um lírio da paz, aproveite para colocá-las em prática agora mesmo e cultivar você também o seu lírio!

Autor deste artigo

É bom viver... Eu me interesso por tudo que faça a vida ser melhor.
A principal delas é a escrita que oferece muita alegria com poucos recursos.

Últimos posts


O Motorola Moto G73 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G73 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G73? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


Os 10 Melhores Celulares Gamers Baratos de 2024: Xiaomi, Asus, Samsung e muito mais!

Os 10 Melhores Celulares Gamers Baratos de 2024: Xiaomi, Asus, Samsung e muito mais!

Está à procura de um smartphone para jogar muito gastando pouco? Neste artigo, apresentamos os 10 melhores celulares gamers baratos e dicas de como escolher!


Os 10 Melhores Carrinhos Guarda-Chuva de 2024: Multikids Baby, Chicco e Muito Mais!

Os 10 Melhores Carrinhos Guarda-Chuva de 2024: Multikids Baby, Chicco e Muito Mais!

Tem um bebê a caminho? Neste artigo, confira muitas dicas para escolher um bom carrinho guarda-chuva e informações sobre os 10 melhores carrinhos do mercado!


Os 10 Melhores Repetidores de Sinal WiFi de 2024: da Intelbras, Xiaomi, TP-Link e muito mais!

Os 10 Melhores Repetidores de Sinal WiFi de 2024: da Intelbras, Xiaomi, TP-Link e muito mais!

Veja aqui um guia básico para encontrar um bom repetidor de sinal Wi-Fi, uma seleção de ótimos modelos para todos os orçamentos e onde comprar!


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Procurando o melhor celular para jogar Roblox? Neste artigo, descubra dicas de como escolher e as 10 melhores opções de 2024!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos