Manga rosa: fruta, benefícios, características, como cuidar e mais!

Manga rosa: fruta, benefícios, características, como cuidar e mais!

Saiba aqui como aproveitar todos os nutrientes e sabor da manga rosa, além de dicas de plantio, cultivo e curiosidades!


Você já ouviu falar da manga rosa?

Várias mangas empilhadas

A manga rosa (Mangifera indica L.) é uma fruta com grande expressão nos mercados brasileiros. Para alguns, a manga rosa lembra um sabor do Nordeste brasileiro, por ser um sabor fresco e com bastante água, mas a fruta tem sua origem no Sudeste Asiático, e seu cultivo tem indícios de aparecimento há cerca de 4.000 anos atrás.

Segundo o Conselho Federal de Nutricionistas com dados do Ministério da Saúde, o Brasil ocupa a sétima posição entre os países que mais produzem manga no mundo. É polposa, carnuda e mais fibrosa em alguns casos com um aroma doce e agradável, além de ser uma grande fonte de vitaminas e carboidratos, geralmente é consumida natural.

Segundo o Conselho Federal de Nutricionistas, devido a grande importância econômica vindo de seu bom sabor e condições nutritivas, a manga ganha o terceiro lugar entre as frutas mais cultivadas nas regiões tropicais, em aproximadamente 94 países. Na atual situação da mangicultura nacional, o Brasil ocupa a nona posição como maior exportador do fruto. E preparamos um artigo completo para você saber mais sobre a manga, confira!

Conheça a manga rosa

Uma mulher segurando uma manga


Nome científico

Mangífera índica

Outros nomes
Manga, Mangueira
OrigemÁsia
Porte

Pode atingir cerca de 30 metros

Clima
Equatorial, Subtropical, Tropical
FloraçãoInverno
Ciclo de vidaPerene

A manga é um fruto vindo de uma árvore duradoura chamada de mangueira. São frutos com formato ovóide-oblongo e tem uma casca fina e resistente, a cor pode variar dependendo da maturidade, indo entre verde, vermelho, rosa, amarelo até o laranja, com manchas pretas se estiver muito madura. A polpa é bastante suculenta e tem coloração amarela ou alaranjada.

No mundo todo, segundo a Embrapa, existem aproximadamente 1.600 espécies de manga. Os fatores que as diferenciam são, basicamente, a consistência dos frutos e da polpa, o formato e o tamanho de cada uma. No Brasil, são comercializados cerca de 30 tipos de manga, alguns deles foram desenvolvidos por pesquisadores locais.

Sobre a manga rosa

A fruta manga cortada e suco de manga em uma mesa de madeira azul

A manga tem diversas variações, entre as principais estão: “Tommy Atkins”, “Palmer”, “Keitt”, “Haden”, “Coração de boi”, “Carlota”, “Espada”, “Van Dick”, “Rosa” e “Bourbon”. Em todas, há uma grande variedade de benefícios. Abaixo confira informações sobre características, vitaminas, importância econômica e melhores épocas para colheita.

Benefícios da manga rosa

A manga, incluindo a manga rosa, é uma fruta com inúmeros benefícios, uns conhecidos outros nem tanto. Rica em fibras solúveis, a manga possui uma substância chamada mangiferina, que ajuda a regular o intestino, melhorando problemas como prisão de ventre, agindo como um laxante natural. A mangiferina também protege o fígado, ajudando em uma melhor digestão e auxiliando no tratamento de vermes e até mesmo infecções intestinais.

Além disso, a manga contém também como propriedade a benzofenona, que protege o estômago e possui efeito antioxidante, diminuindo a produção de ácido no estômago e ajudando no tratamento da gastrite ou úlcera gástrica.

Estudos recentes comprovaram também que a manga pode ajudar no controle da glicemia diante de alguns componentes presentes em sua composição, como os polifenóis, ácido clorogênico e o ácido ferúlico, que podem reduzir os níveis de açúcar no sangue. Contudo, a manga não deve ser consumida em excesso para não haver efeito contrário, o recomendado é consumir pequenas porções. No caso do controle da glicemia, a fruta deve ser consumida quando está verde.

Suas propriedades também possuem ação anti inflamatória, antioxidante, e estudos revelam que esta fruta pode até mesmo combater o câncer pois, a mangiferina e outros componentes da manga fazem ação anti-proliferativa o que ajuda na redução das células cancerígenas. Contudo, os estudos relacionados ao câncer ainda não foram feitos em seres humanos.

A manga também pode prevenir doenças cardiovasculares, pois as fibras ajudam a reduzir o colesterol “ruim” e os triglicerídeos, portanto, também evita problemas como infarto, derrame ou entupimento das artérias. A fruta também tem potencial de fortalecer o sistema imunológico, melhorar a saúde dos olhos e da pele.

Características do pé de manga rosa

A árvore possui uma copa densa, perene e muito frondosa. Pode chegar aos 30 metros de altura, com tronco largo e casca escura, rugosa e látex resinoso. As folhas são coriáceas, lanceoladas, com 15 a 35 cm de comprimento. São vermelhas quando jovens e verde com amarela quando maduras.

A árvore tem forma de pirâmide e sua folhagem é verde-escura. A manga é classificada como uma Anacardiaceae, família de plantas também da qual o cajueiro faz parte. A manga é uma planta que se aprofunda bem ao solo, o que a torna resistente à faltas de chuva e também resistente a quedas.

As flores da árvore de manga são pequenas com cerca de seis milímetros. O florescimento e amadurecimento podem variar de acordo com o clima, geralmente ocorrendo entre 100 a 150 dias. No Brasil, há diferentes espécies de manga, entre elas a manga-rosa, tommy, palmer e a espada.

Vitaminas da manga rosa

Em relação a nutrição, a manga pode ser um ótimo complemento alimentar, principalmente pelas suas propriedades e vitaminas da manga rosa. Entre as vitaminas presentes nesta fruta, podemos citar as vitaminas A e C, encontradas na polpa. Há também a niacina e a tiamina, componentes da vitamina B que ajudam na pele com a melhora das manchas, além de controlar a oleosidade e ainda é indicada para pele sensível.

A manga também é rica em sais minerais como o fósforo, que ajuda no fortalecimento dos ossos, músculos e dentes. Há também a vitamina E que possui ações antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias, melhorando o sistema imune, a pele e o cabelo, e também prevenindo doenças como a aterosclerose e o Alzheimer. A vitamina K é outra propriedade, ela é importante na ativação de proteínas na coagulação sanguínea e na fixação do cálcio no organismo, além disso, contribui para a saúde cardiovascular e dos ossos.

A manga rosa na economia

Chamada também de rainha das frutas tropicais, a manga tem grandes vendas no varejo devido a sua beleza e diferentes formas, cores, aromas e sabores, isso é resultado dos cruzamentos de plantas que ocorrem espontaneamente no campo produzindo variedades. Foi uma das primeiras frutas produzidas no Brasil, que hoje é o terceiro país que mais produz manga no mundo, atrás apenas da Índia e China.

A manga é uma fruta que hoje, o Brasil produz um milhão de toneladas de manga por ano, desta, a maior parte vem do Nordeste. Além disso, a geração de emprego é muito grande, apenas nas plantações do Vale do São Francisco, são 60 mil pessoas trabalhando, e o faturamento dessas fazendas chega a R$ 900 milhões por ano e a exportação a R$ 200 milhões.

Épocas de colheitas da manga rosa

Na colheita, o critério utilizado é a mudança que ocorre na cor da casca do fruto e da polpa. A mudança do tom dessa fruta ocorre entre 100 dias após a planta ter florescido, no entanto, depende também das condições climáticas e do tipo de cultivar envolvida.

No entanto, a avaliação da época certa da colheita ocorre através de alguns métodos, como por exemplo, a utilização de refratômetros para analisar o teor de brix, a resistência da polpa à pressão e a quantidade da acidez. Para determinar a melhor época de colheita é levada em consideração o tempo de consumo.

Contudo, caso os frutos sejam colhidos antes de atingir a maturação plena, poderão amadurecer após a colheita, por conta, entre outros fatores, da grande produção de etileno. Os frutos que não seguem as etapas da maturação pós-colheita, acabam apodrecendo alguns dias depois, enquanto isso, aquelas que seguiram a maturação podem sofrer danos tanto no transporte como no armazenamento, o que diminui e interfere em seu valor de mercado.

Como cuidar da manga rosa

Ferramentas de jardinagem e botas de borracha

Se cuidada da maneira correta, regando, adubando, e plantando no local adequado, a manga pode chegar até 20 metros de altura e um crescimento rápido. Também pode ser cultivada em vasos e produzir frutos da mesma maneira. Para entender melhor como cuidar e cultivar um belo pé de manga, vamos ajudar com as informações a seguir. Vamos lá?

Quando plantar a manga rosa

Segundo a Embrapa, especialista no assunto, a melhor época para plantar a mangueira na nossa região, é quando iniciam as chuvas, ou seja, entre janeiro e fevereiro, pois isso vai ajudar a planta a suportar melhor as épocas de estiagem além de manter a terra úmida. Contudo, é uma planta bastante resistente, se dando bem em qualquer época do ano.

Vasos para manga rosa

O pé de manga também pode ser cultivado em vasos, porém precisam ter a capacidade mínima para 50 litros de terra. Este tipo de plantio pode, inclusive, produzir frutos se houver boa drenagem e adubação do solo, mas isso precisa ser feito durante o ano todo, principalmente adubação orgânica.

A muda deve ser proveniente de enxertia, havendo a substituição gradativa para vasos maiores que deve acontecer a cada 4 ou 5 anos. É recomendado que o fundo do vaso seja preenchido com argila expandida e disposta uma camada de geotêxtil, em seguida, complete com terra específica para vasos.

Luz para manga rosa

Deve ser cultivada sob sol pleno, mas a mangueira também é muito usada em paisagismo devido suas qualidades ornamentais e por gostar de meia sombra, portanto, ela pode ser plantada em vasos. No entanto, é recomendado evitar a utilização da mangueira em vias públicas e estacionamentos, pois os grandes frutos podem cair e gerar problemas.

Solo da manga rosa

A manga rosa deve ser cultivada em solo fértil e a sua irrigação deve ocorrer em intervalos constantes. No entanto, também é possível cultivá-la em solos pobres e com menor produtividade, mas tem uma maior dependência da irrigação. Planta tipicamente tropical, a mangueira não tolera o frio excessivo, ventos ou geadas. Multiplica-se por sementes, enxertia ou alporquia.

Rega da manga rosa

A rega deve acontecer cerca de três vezes por semana até que a planta forme as raízes no solo e comece a brotar. A partir disso, regue apenas quando o solo estiver seco, vale verificar a umidade com o dedo. Para as plantadas em vaso, é necessário molhar o substrato uma vez por dia. Vale lembrar que não é para encharcar a terra, apenas umedecer.

Substratos e adubo para manga rosa

Para a adubação correta da manga, há três fases importantes, na hora do plantio, a adubação de formação e a de produção. A primeira, segundo a Embrapa, depende do solo, fertilizantes minerais e orgânicos que são adicionados em uma cova e misturados com a terra, deve-se fazer isso antes do transplantio das mudas.

Já na adubação de formação, as adubações minerais podem ser iniciadas entre 50 a 60 dias depois do plantio, é recomendado que se distribua os fertilizantes no local, no entanto, sempre mantendo distância mínima de 20 cm do tronco.

Enquanto na adubação de produção ocorre a partir de três anos ou quando as plantas estiverem produzindo, os fertilizantes devem ser colocados em sulcos abertos ao lado da planta, alternando o lado ano a ano. Na adubação orgânica é necessário aplicar de 20 a 30 litros de esterco, por cova no plantio e pelo menos uma vez por ano. Na adubação com micronutrientes ocorre com fertilizantes no solo ou via foliar.

Temperatura para manga rosa

No período de inverno, a mangueira ganha uma cor mais clara por conta das inflorescências que entregam à copa uma beleza evidente. Enquanto no verão, ela ganha o momento dos frutos, sendo esta, a época em que tem seu auge de cores e também de maior produção de sabores. Como trata-se de planta de clima tropical, o ideal é que o cultivo de mangueira ocorra em um lugar com temperatura quente, pois haverá maior probabilidade e capacidade de produção, mas lembre-se de regar corretamente.

Poda da manga rosa

As podas devem ser feitas logo depois do período da frutificação para que o tamanho da copa seja controlado se necessário. Hoje em dia, o pé de manga é cultivado com poda, mantendo-a baixa e com a copa controlada, o plantio deve ser mais adensado e é recomendado medidas de 7 x 6 metros a 6 x 4 metros e o tamanho das covas recomendadas é de 40 x 40 x 40 centímetros.

Propagação da manga rosa

O fruto da manga contém uma única semente bem grande e fibrosa. Uma opção bastante usada para plantar e cultivar em pequena escala, é fazer isso em um lugar mais isolado e que ofereça uma grande sombra durante o ano inteiro. Para quem não tem muito espaço, o ideal é plantar e cultivar em vasos, para que as árvores não passem de 2 metros de altura e tenham frutos bonitos e saborosos, assim como em árvores maiores.

Até o século XIX, o processo de propagação de manga era feito só por sementes, fazendo com que as plantas demorassem muito para produzir. Por serem mais fáceis de cuidar e desenvolver com agilidade, a melhor opção é a propagação através de mudas enxertadas após o segundo ano de cultivo, pois já estarão produzindo frutos com as mesmas características das mangas geradas pela planta-mãe.

No entanto, plantas vindas de sementes levam sete ou mais anos para frutificar e são vulneráveis ao surgimento de mangas com características diferentes da espécie que foi originada.

Doenças e pragas da manga rosa

Entre as pragas e doenças da manga, está a podridão interna que é causada pela mosca-da-fruta ou, como também é chamado, o bicho da fruta, que é a espécie Anastrepha obliqua e a mais frequente em mangas, e pega mais em variedades tardias do que em precoces. Existem também algumas mais resistentes, como a alfa, chok anan, ataulfo, espada stahl e azenha.

Quando adulto, é uma mosca amarela que caminha sobre os frutos inserindo o ovipositor na casca e colocando seus ovos na polpa. Sendo assim, as larvas brancas nascem e passam a se alimentar da polpa da manga, causando escurecimento e podridão no fruto. Para ajudar no controle em pequenas chácaras e quintais é mais dificultoso, porém, o método mais eficiente neste caso é o ensacamento dos frutos, que deve ser feito quando os frutos já estão desenvolvidos, porém, ainda aparentando verdes, visto que a mosca age no início da maturação.

Também podem ser utilizadas iscas tóxicas, para isso, você só precisa adicionar ao melado ou suco da própria fruta a 5% algum inseticida em uma parte sombreada da árvore, com isso, irá atrair as moscas e matá-las. É importante usar fungicidas para pulverizar a planta, este é o método de controle mais usado. A aplicação deve ser feita em épocas de floração, visto que há uma maior sensibilidade à praga, e no período dos frutos novos.

Outra praga frequente na manga rosa é a antracnose, um fundo considerado o principal problema presente na mangueira. Seu desenvolvimento pode ocorrer nas folhas, ramos, flores e frutos, causando manchas pretas na casca e penetrando na polpa, também causando a podridão. Neste caso, também é recomendado usar fungicidas ainda na época pré-floral e continuando durante o florescimento, fase de chumbinho dos frutos e, depois, na época de maturação.

Também pode ocorrer, entre outras coisas, falha no volume de cálcio em comparação ao de nitrogênio, o que pode levar ao escurecimento da polpa. Isso ocorre em caso de alto teor de nitrogênio, que sempre deve ser a metade da do cálcio. Neste caso, evite qualquer adubo nitrogenado, inclusive esterco orgânico, e deposite 20 quilos de gesso ao redor da árvore.

Há a possibilidade de aparecer manchas brancas, comumente encontradas em frutíferas, elas indicam a presença de cochonilhas, um inseto sugador de grande quantidade de seiva dos tecidos das plantas, causando o enfraquecimento das mesmas. O controle pode ser realizado com pulverização de óleo mineral misturado com um inseticida registrado no Ministério da Agricultura, este pode ser comprado em casas agropecuárias com um receituário agronômico.

Problemas comuns com a manga rosa

A manga pode se tornar um problema devido ao seu crescimento rápido, chegando a atingir 20 metros de altura. Portanto é importante cuidar sempre realizando podas regulares e cuidando também com o local de plantação. Além disso, é fundamental observar seu processo de crescimento e florescimento para evitar danos como pragas ou ressecamento da terra. Caso ocorra, é importante seguir as dicas e usar os adubos e controle de pragas recomendados.

Manutenção da manga rosa

A manutenção deve ser realizada de maneira a deixar a planta bonita, saudável e apta para o local e finalidade da plantação. Para tanto realize as podas, não esqueça de adubar o solo, manter a rega em dia e cuidar dos frutos. Além disso, pense antes de plantar em um local ideal para a planta crescer saudável.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da manga rosa

Neste artigo apresentamos informações e dicas de como cuidar da manga rosa, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Experimente a manga rosa quando tiver a oportunidade!

Uma manga inteira e outra cortada

Em suma, a manga rosa é uma fruta com vários benefícios e, além disso, você pode aproveitar do seu pé de manga rosa para fazer pratos tanto doce quanto salgado, como vitaminas, saladas e sucos. Além disso, é uma fruta que faz parte do cotidiano de todo brasileiro e é bastante consumida em nosso país.

E por ser uma belíssima árvore que pode atingir até 30 metros, é ideal para dar um destaque especial ao seu jardim, além de produzir um ótimo sombreado para os momentos de descanso em dias de verão. Pode ser plantada tanto isolada como um ponto de destaque, como também com outras plantas. Além disso, também exigem pouca manutenção, sendo de fácil cultivo.

Então, se após a leitura deste artigo você sentiu um grande desejo de saborear uma bela manga rosa colhida direto do pé, então siga todas as dicas do nosso artigo e aproveite para embelezar seu jardim com a maravilhosa fruta manga rosa!

Autor deste artigo

Sou Deydjan Dias (@deyddeys), matogrossense e jornalista. Trabalhei em produção de programas televisivos, redação publicitária, reportagem e textos jornalísticos. Atualmente, produzo matérias para alguns sites nos quais me identifico pessoal e profissionalmente, incluindo o Vida Livre. Adoro temas que despertam melhorias para a vida dos seres em geral, e espero que gostem do meu conteúdo.

Últimos posts


Os 10 Melhores Fornos para Pizza de 2024: a lenha, elétrico, a gás e muito mais!

Os 10 Melhores Fornos para Pizza de 2024: a lenha, elétrico, a gás e muito mais!

Pensando em adquirir um forno para pizza? Confira no artigo a seguir seus tipos, preços, funções extras, onde comprar e como limpá-los.


Os 10 Melhores Aromatizadores de Ambiente de 2024: elétrico, automático e mais!

Os 10 Melhores Aromatizadores de Ambiente de 2024: elétrico, automático e mais!

Quem não ama ter a casa sempre perfumada? Veja neste artigo as melhores opções de aromatizadores de ambiente disponíveis no mercado, seus preços e onde comprar!


As 10 Melhores Araras de Roupas de 2024: de chão, de parede e muito mais!

As 10 Melhores Araras de Roupas de 2024: de chão, de parede e muito mais!

Quer comprar uma arara de roupas? Confira neste artigo uma lista com as 10 melhores de 2024, além de dicas para escolher o modelo ideal para você!


As 10 melhores pipoqueiras elétricas de 2024: com bico direcionado, clássica e mais!

As 10 melhores pipoqueiras elétricas de 2024: com bico direcionado, clássica e mais!

Pensando em comprar uma pipoqueira elétrica? Confira neste artigo os melhores modelos de pipoqueiras de 2024 e veja como escolher qual combina mais com você!


Os 10 melhores licores do mundo em 2024: Amarula, Frangelico, Cointreau e mais!

Os 10 melhores licores do mundo em 2024: Amarula, Frangelico, Cointreau e mais!

Está em busca de um excelente licor? Confira a lista com os 10 melhores licores do mundo que separamos para você e como escolher o licor ideal!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Treinos