Grama esmeralda: como cuidar, plantar com sementes e muito mais!

Grama esmeralda: como cuidar, plantar com sementes e muito mais!

Nesse artigo, você encontrará o essencial sobre a grama esmeralda, desde curiosidades até cultivo, benefícios e dicas de manutenção. Confira!


Grama esmeralda: uma ótima opção para o seu jardim!

Grama esmeralda bem verde com caminho de passagem feito por blocos de pedra

Além de encantadora e destacada no paisagismo em geral, a grama esmeralda atualmente está entre as melhores opções em relação ao custo e benefício para se plantar em jardins e canteiros. Isso ocorre pois a fácil adaptação dessa grama a diversas situações climáticas faz com que ela seja produzida em maior quantidade pelos fabricantes.

A beleza de suas folhas estreitas por um preço justo é o diferencial e o motivo dessa grama estar entre as mais escolhidas no paisagismo de casas, canteiros, áreas industriais e comerciais. Além disso, ainda apresenta resistência à maioria das pragas e doenças de gramas, podendo ser alocada em diversos relevos e tipos de solo.

Quando bem cuidada, a grama esmeralda proporciona uma visão de tapete verde, macio, denso e extremante atraente aos olhos do observador. Quer uma dessas no seu jardim? Leia mais abaixo e saiba como cultivá-la!

Informações básicas da grama esmeralda

Close up em grama esmeralda


Nome Científico

Zoysia japonica

Outros Nomes

Grama-esmeralda, Grama-zóisia, Grama-zóisia-silvestre, Zóisia

Origem

Ásia (China e Japão)

Porte

Até 15cm

Ciclo de Vida

Perene

FloraçãoPrimavera

Clima

Equatorial, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado e Tropical

No Brasil não é muito conhecida por outros nomes, porém em outros países o nome predominante da grama esmeralda é Wild Zoysia. De origem asiática, essa grama chama atenção por sua adaptação a diversos climas, sendo uma cultura perene e bastante ramificada, características que chamam atenção dos paisagistas ao realizar um projeto e dos clientes ao adquirir um tipo de grama.

Esse tipo de grama também é muito utilizado para cobrir estádios de futebol, como vemos no Maracanã, por exemplo, pois costumam ser bem resistentes a pisoteios e não requerem muitos cuidados após a aplicação.

Como plantar a grama esmeralda

Vários tapetes (placas) de grama esmeralda empilhados

Assim como todas as gramíneas, uma série de cuidados devem ser adotados com a grama esmeralda na hora do plantio para que o mesmo seja bem sucedido, desde o preparo do solo até o manuseio e manejo das mudas ou sementes. Veja a seguir como plantar sua grama e ter a produtividade que você espera no seu jardim.

Plantando a grama esmeralda com sementes, mudas ou placas

Existem três formas de se realizar o plantio da grama esmeralda, por sementes, mudas ou placas, também conhecidas por tapetes. Como o crescimento da grama é lento, a opção mais procurada para plantio são as placas, com isso o resultado será notavelmente mais rápido, agradando a escolha quando o assunto é paisagismo.

Geralmente só é escolhido o método de plantio por sementes quando houve um tratamento nessas sementes a fim de melhorá-las em questão de velocidade de crescimento, uma vez que atualmente existem alguns produtos no mercado com essa finalidade.

Meça o espaço de plantio da grama esmeralda

O primeiro passo após o planejamento de plantio e para colocar "as mãos na massa" é medir a área na qual a grama será aplicada. Esse processo tem a finalidade de controlar os gastos sem que haja desperdício de matéria prima e o investimento seja totalmente aproveitado.

Isso deve ser feito pois, ao medir o espaço, você saberá quantas sementes, mudas ou tapetes irão ser utilizados por metro quadrado, assim como adubos e insumos agrícolas, evitando sobra ou escassez desses materiais.

Preparando o solo para a grama esmeralda

O preparo do solo correto é a chave de sucesso para qualquer plantio, e com a grama esmeralda não poderia ser diferente. Primeiro devemos remover todo e qualquer material intruso da área, tais como lixo, entulhos, pedras, restos de alvenarias, entre outros.

Depois de feito essa limpeza, deve-se remover também as ervas-daninhas no local, e então partir para o nivelamento do terreno, utilizando alguma ferramenta como a enxada para quebrar os torrões do solo, revolvendo ele até que a superfície fique limpa e sem calosidades.

Verifique o PH do solo

O ideal para que o plantio seja seguro é verificar o pH do solo em torno de um mês antecedente ao implante da cultura, esse prazo deve ser respeitado, pois caso haja necessidade de corrigir o pH desse solo, o manejo para correção deve ser feito 30 dias antes da semeadura ou alocação das placas.

O pH do solo ideal para a grama esmeralda é de 6,0 a 6,5. Como a planta prefere um solo levemente ácido, deve ser feita a correção se identificado um pH diferente durante a análise, para que assim a grama se desenvolva plenamente.

Iluminação ideal para grama esmeralda

A iluminação ideal para a grama esmeralda é o sol constante, pois essa é uma variedade que necessita muita luz solar direta sobre ela para que tenha o desenvolvimento adequado. É um tipo de grama amante do sol pleno, podendo resistir tranquilamente a 8 horas de sol diárias, então quanto mais sol ilumine o lugar que você escolheu para cultivar sua grama esmeralda, melhor.

Temperatura e umidade para grama esmeralda

É uma planta que tolera os climas frios, porém se desenvolve muito melhor quando exposta a climas quentes e temperaturas mais altas, além de ter resistência a períodos de seca após ter atingido o seu desenvolvimento. Porém, no plantio e no estagio inicial da planta, é necessário manter o solo úmido, para que haja sucesso na germinação e desenvolvimento correto das placas para aderir-se ao solo.

Como cuidar da grama esmeralda

Pessoa regando grama com mangueira

A alta resistência da grama esmeralda a diferentes situações não exclui a tomada de decisão correta na hora do seu manejo e cultivo. Alguns cuidados essenciais devem ser tomados para que a sua grama mantenha-se vistosa e impecável, confira-os a seguir:

A grama esmeralda precisa de adubo?

Sim! Uma grama perfeita em quesitos de qualidade deve ser adubada a cada 120 dias com o método a lanço, sendo recomendável o uso de fertilizantes 16-4-8 (3 kg/100 m2). Logo após, deve-se irrigar para que o produto penetre no solo. Mas lembre-se, é importante respeitar os limites e as recomendações do produto, o excesso também é prejudicial.

Outra maneira muito utilizada para manutenção da grama esmeralda é cobri-la de terra durante o inverno, podendo misturar essa terra com adubo, a fim de manter a umidade e características nutricionais da planta, resultando no desenvolvimento pleno.

Irrigação da grama esmeralda

Embora seja uma variedade resistente à seca, a irrigação é importante. Em períodos de chuva não necessita rega adicional, pois a grama esmeralda não resiste à água em excesso. Em período de seca, deve-se irrigar a grama constantemente, de modo que mantenha o solo úmido, porém não encharcado. Também deve-se evitar poças ou alagamento no terreno.

Praga e doenças da grama esmeralda

Embora a grama esmeralda seja resistente à maioria das pragas e doenças por conta de sua densidade elevada, essa variedade de grama (assim como todas as outras) não é completamente imune ao ataque de pragas ou doenças. A dica de ouro é fazer a manutenção da grama constantemente retirando toda e qualquer erva-daninha que possa surgir eventualmente.

O uso de defensivos agrícolas deve ser evitado ou auxiliado por um profissional da área do agronegócio, tendo em vista sua toxidade para seres humanos, animais e até para a planta, quando utilizado de maneira incorreta.

Poda da grama esmeralda

Realizar a poda da grama esmeralda é de extrema importância para sua manutenção e desenvolvimento, e deve ser realizada da seguinte maneira: quando a sua grama atingir 5 cm de altura ou mais, deve-se realizar a poda em 2/3 da sua altura total, não sendo recomendado o corte totalmente rente ao solo.

É importante eliminar os restos da cultura após a poda com o auxilio de um soprador ou rastelo, com isso a grama seca não irá formar palhada em cima do seu gramado correndo o risco de ser habitat para desenvolvimento de diversos fungos e doenças. A poda deverá ser realizada a cada 7 dias em média, mas pode variar de acordo com o manejo do cultivo.

Propagação da grama esmeralda

Como dito anteriormente, temos três maneiras de propagação da grama esmeralda: por semente, por muda, ou placas (tapetes). Mas no caso de um gramado já implantado e com a intenção de manutenção e estética do mesmo, recomenda-se a propagação de manutenção por sementes.

Nesse modo, após a poda e preparo do gramado para recepção das sementes, aplicam-se as sementes a lanço com o auxilio de um espalhador, principalmente em trechos falhados, machucados por pragas ou pisoteado animais. Com esse método sua grama será renovada e o seu jardim continuará encantando a todos.

Tempo de repouso

Existe um "tempo de repouso" na sua grama esmeralda se você mora em uma região que não faz calor o tempo todo. Isso ocorre quando, assim que as temperaturas caem e o clima se torna mais ameno, o gramado obtém uma coloração próxima a marrom durante parte dessa estação, o chamado gramado dormente. Por isso, recomenda-se sempre o cultivo da grama esmeralda em regiões quentes.

Caso você queira plantar a grama esmeralda em um lugar que faz muito frio, optar pelas outras espécies do grupo como as gramas-esmeralda, santo-agostinho ou são-carlos é uma opção. Elas costumam ser mais resistentes ao clima rigoroso. Prepare o solo com 30% de substrato e 70% de areia nesses casos.

Informações importantes sobre a grama esmeralda:

Grama esmeralda bem verde

Vantagens, finalidades, podas, comércio, o leque de informações e dicas sobre essa variedade de grama é abundante e completamente rico em informações uteis para você que deseja saber mais ou cultivar. Leia uma seleção das melhores informações abaixo:

Vantagens da grama esmeralda

A principal vantagem da grama esmeralda é sem dúvida a relação custo/benefício perante a sua extrema beleza paisagística quando comparada ao investimento para implantação da mesma. Seguido pela extrema resistência a não só pragas e doenças, mas também a diversas situações climáticas a que for submetida, principalmente a seca e estiagem.

Outra vantagem é que a sua manutenção não requere muita frequência, tampouco cuidados. Basta seguir as dicas apresentadas anteriormente, que a sua grama esmeralda se manterá sempre verde e com um aspecto muito bonito.

As vantagens são inúmeras e, além de tudo, ainda é resistente ao pisoteio. Você que tem um animalzinho em casa ou vive cercado de crianças pode abusar dessa variedade em seu gramado.

Para qual finalidade a grama esmeralda é indicada?

A principal finalidade do uso da grama esmeralda é o paisagismo em uso doméstico, adornando lindos gramados e canteiros em torno das fachadas das casas e seus quintais. Por possuir textura macia e folhas finas, ela encanta e dá um charme requintado aos projetos de paisagismo, com o custo/benefício que o cliente gosta. Também é carro forte no paisagismo de indústrias, áreas comerciais, shoppings centers, áreas de lazer e muito mais!

Além disso, não só de finalidade paisagística, a grama esmeralda tem importância muito grande no setor econômico, uma vez que é uma das favoritas dos produtores de grama, por sua excelente resistência a diversos fatores, resultando em produtividade em grande parte do território nacional.

Tipos de corte da grama esmeralda

O tipo de corte da grama esmeralda varia de acordo com a altura, sendo altura ideal de 2,5 a 5 cm, como explicitado acima. A frequência de podas pode variar muito conforme o manejo, o clima e a umidade relativa do ar, sendo necessário monitoramento constante.

Seja o seu cortador de grama elétrico, à combustão ou até mesmo o manual, as regras são as mesmas, vale escolher o melhor jeito para se adequar ao manejo do seu gramado e mantê-lo saudável e impecável.

Posso vender grama esmeralda?

Se você é produtor de grama ou pretende ser, a boa notícia é que a grama esmeralda pode ser cultivada em quase todos os lugares, facilitando seu acesso e manejo. A forma mais tradicional de se comercializar esse tipo de grama são os tapetes pois, devido ao rápido desenvolvimento e formação, são mais procurados pelos clientes.

Os tapetes devem ser uniformes e padronizados, dessa forma após a medição do terreno, adquirir os tapetes fica muito mais pratico e fácil.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da grama

Neste artigo apresentamos dicas de como cuidar da grama esmeralda, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

Os 10 Melhores Cortadores de Grama a Gasolina de 2022: Tramontina, TRAPP e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2681

Em busca do melhor cortador de grama? Aprenda a como escolher o melhor cortador de grama a gasolina e confira quais são as 10 melhores opções do mercado!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

Crie ambientes externos confortáveis com a grama esmeralda!

Grama esmeralda bem cortada com calçada de cimento sinuosa no centro

Além de todas as características favoráveis fisiológicas, morfológicas e econômicas, o conforto dessa grama é incomparável, é um verdadeiro tapete verde e natural no seu quintal ou jardim. É a melhor opção quando o assunto é paisagismo doméstico, a vitalidade do seu canteiro terá novos ares com a presença da grama esmeralda enchendo-o de vida. E o gramado ao redor da casa? Com certeza será o mais belo dentre os demais.

Se a grama do vizinho é sempre mais verde, que tal você ser esse vizinho? Essa é a grama perfeita para atrair admiradores por toda a vizinhança, e com as informações e cuidados presentes nesse artigo o sucesso do seu gramado é garantido. Aposto que você não vê a hora de deleitar-se em frente ao seu tapete verde. Procure agora mesmo uma loja especializada em jardinagens e Garden Centers, aproveite as dicas e mãos à obra!

Autor deste artigo

Engenheira Agrônoma, amante da escrita e do estilo de vida em contato com a natureza.

Últimos posts


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo