Benefícios da abobrinha
A abobrinha é um alimento que a maioria de nós já conhece e consome, mas o que você pode não saber sobre ela, é a quantidade de benefícios fornecidos pela sua ingestão. Esse maravilhoso vegetal é rico em diversos nutrientes como vitaminas e minerais.
Também é rico em antioxidantes, contribui para um intestino saudável, reduz os níveis de glicose no sangue, melhora a saúde do coração, reduz o colesterol ruim, pressão arterial e pode auxiliar na melhora da visão. Para quem quer perder aqueles quilinhos a mais, a abobrinha é uma aliada indispensável, pois ajuda a combater o ganho de peso promovendo saciedade.
Agora que já falamos um pouco sobre os benefícios, partiremos para algumas características. Vamos nessa?
Informações básicas da abobrinha
Nome científico | Cucurbita pepo |
Outros Nomes | Abobrinha-Italiana, Abobrinha-de-tronco |
Origem | Itália |
Porte | 1.8~2.4 metros |
Ciclo de Vida | 1 ano |
Floração | Qualquer época do ano |
Clima | Tropical e Equatorial |
A Cucurbita pepo, mais conhecida como abobrinha é originária do Norte da Itália, onde foi cultivada durante o século XIX. Elas tem um crescimento anual, ou seja, leva em torno de 12 meses para passar por todos os processos de vida como crescer, florescer, dar frutos e morrer. Sua luminosidade é de Sol pleno, ela precisa receber 6 horas ou mais de Sol direto por dia, pois é adaptada ao clima tropical e equatorial.
Além de ter diversos nomes por todo o país, ela também possui várias maneiras de ser preparada. Por exemplo: em Pernambuco ela é chamada de jerimum, e é preparada com carne de carneiro em uma receita chamada "Quiche Maria Pernambucano".
Nos próximos tópicos deste artigo, falaremos sobre o cultivo da abobrinha. Venha descobrir todos os passos para ter uma linda abobrinha no seu quintal.
Como é o cultivo de abobrinha
Cultivar abobrinhas no quintal ou em qualquer lugar, pode ser uma tarefa difícil se você não souber o que está fazendo. Mas não se preocupe, nos tópicos a seguir ensinaremos tudo o que você precisa saber sobre o cultivo desse incrível vegetal. Acompanhe:
■Temperatura recomendada para abobrinha
A abobrinha é de clima tropical/equatorial como já citado anteriormente, por isso é amante do Sol e do calor. A temperatura ideal para se cultivar o vegetal é em torno de 20ºC a 35ºC, com luz solar diretamente sobre a planta. Elas geralmente são plantadas entre o início da primavera e início do verão.
Em alguns lugares, onde é extremamente quente e muito seco, ela é plantada no outono, pois mesmo resistindo bem ao Sol, ela pode acabar desidratada.
■Qual o melhor local e iluminação para abobrinha?
O melhor local para plantar sua abobrinha é onde ela receba pleno Sol, em um espaço onde a luz esteja presente por várias horas, pois ela precisa de no mínimo 6 a 8 horas de luz solar direta, e solo constantemente úmido. Algumas espécies de abobrinha podem precisar de mais espaço do que outras para ter um crescimento saudável, o ideal é ter um bom espaço para o plantio, pode ser em um quintal ou jardim grande.
Se decidir plantar sua abobrinha em um vaso, opte pela espécie que mais se adequa a espaços pequenos e adube com um composto específico para vasos.
■Como preparar o solo para uma abobrinha
Antes de plantar sua abobrinha, é importante preparar o solo com o adubo correto. Misture ao solo uma camada de mais ou menos 7 centímetros de um substrato a base de matérias orgânicas envelhecidas, e que contenha ao menos três dos principais nutrientes necessários que são: nitrogênio, fósforo e potássio.
Depois, crie mais 15 centímetros de camadas superiores com solo fértil. Se você decidir plantar sua abobrinha em um recipiente fechado como um vaso, escolha um adubo que tenha os mesmos nutrientes, mas que seja próprio para vasos, pois esse tipo tem uma textura mais fofa que é o ideal.
■Saiba como começar o plantio da abobrinha
A primeira coisa que você precisa fazer antes de plantar sua abobrinha é escolher a espécie que quer cultivar, existem tipos diferentes de abobrinha, falaremos mais sobre eles nos tópicos posteriores. Depois de escolhida a semente, selecione um dia bonito de calor para plantar, o Sol deve estar pleno e o solo com temperatura entre 18º e 21º graus.
Plante em um solo rico e fértil e não esqueça de regar, pois nos primeiros dias a planta precisa de todos os nutrientes possíveis. A terra deve estar adubada para o broto crescer forte.
■A adubação da abobrinha
Já falamos anteriormente como preparar a terra antes de plantar a abobrinha, o adubo correto e a quantidade, agora vamos para a alimentação da planta. A planta precisa de alimentação constante, por isso a frequência ideal é pelo menos uma vez por semana, com um adubo com os mesmos nutrientes já apresentados; nitrogênio, fósforo e potássio.
Na primeira alimentação da planta após o plantio, coloque o adubo seco e em seguida regue o solo. Nas outras vezes, você pode misturar o adubo na água para fazer a alimentação. Seguindo esses passos, sua colheita será farta de lindas abobrinhas.
■Frequência de rega para abobrinha
A abobrinha necessita de uma terra constantemente úmida, por isso, regue sua planta regularmente, principalmente no verão. Assim que você observar que a parte superficial do solo está seca, regue com água abundante, tome cuidado apenas para a água não escorrer da folha ao solo, pois as doenças que estiverem presentes na planta podem se espalhar, causando contaminação em outras plantações.
Uma dica para evitar que isso aconteça é regando diretamente no solo. Uma outra opção seria instalar um mangueira de imersão ou irrigação por gotejamento, pois assim, evitamos o contato da água com a superfície da planta.
■Como lidar com pestes e doenças na abobrinha
Pragas e doenças podem ser um transtorno quando se trata de plantas, elas surgem de repente e nem sempre sabemos o que fazer para resolver o problema. As abobrinhas podem ser contaminadas por variadas pragas e doenças, como percevejos, brocas da videira, besouros listrados do pepino, oídio e murcha bacteriana.
Uma forma de ajudar a prevenir essas indesejadas pragas é plantar a semente em solo aquecido, em uma temperatura entre 18°C e 21°C. Se as pragas já estiverem na planta, você pode utilizar um spray de controle de insetos e doenças, há diversas marcas diferentes no mercado, e pode ser encontrado facilmente em sites online ou lojas físicas.
Caso uma planta da abobrinha venha a morrer pelas pragas, retire-a completamente do solo e descarte.
■A colheita da abobrinha
A colheita das abobrinhas geralmente acontece quando elas alcançam o comprimento de 7 a 20 centímetros. As mais saborosas são colhidas ainda jovens, pois, se ela ficar tempo demais na terra, além de crescer em demasia, sua qualidade será muito inferior as colhidas jovens, podendo ficar farinhenta e cheia se sementes.
Utilize uma faca ao retirar os frutos da sua abobrinha, e com muito cuidado, separe as frutas da planta, deixando pelo menos uma polegada de haste ainda presa, isso vai fazer com que sua abobrinha colhida se conserve por mais tempo sem apodrecer.
Os diferentes tipos de abobrinha
Já abordados os assuntos referente ao cultivo, vamos agora para os variados tipos de abobrinha. Você sabia que existem mais de 13 espécies diferentes de abobrinha? Falaremos a seguir de cinco delas. Confira!
■Abobrinha italiana
A abobrinha italiana é bastante conhecida e consumida por muitos brasileiros. Ela tem uma casca verde e possui um sabor doce e crocante. É uma espécie de abobrinha de rápido crescimento e amadurecimento, por isso é ótima para se ter no quintal de casa.
O período da colheita pode variar entre 50 e 55 dias, e depois de colhida você pode aproveitá-la de várias maneiras, seja refogada, assada, cozida, ou o que sua imaginação desejar.
■Abobrinha menina brasileira
Abobrinha menina brasileira é uma espécie encontrada em grande quantidade na América Latina, apesar de não conhecerem exatamente onde ela se originou. Suas características são casca verde e corpo longo, por isso é conhecida também como abóbora de pescoço, ela pode chegar a pesar 20kg e medir 1 metro de comprimento.
Sua espécie é cultivada a mais de 5.000 anos, e seus frutos maduros são consumidos como vegetais, geralmente servidos tanto em pratos doces, quanto em salgados. A abobrinha menina brasileira é perfeita para se fazer um refogado, fica uma delícia acompanhada de outros legumes, além de ficar um prato bonito, colorido e saudável.
■Abobrinha amarela
Abobrinha amarela ou curgete golden, é muito utilizada em pratos mais chiques e elegantes. Seu formato alongado, e sua cor amarelo brilhante, chamam a atenção de muitas pessoas. No entanto seu sabor não se diferencia muito da abobrinha convencional, podendo ser levemente mais adocicada.
Grande parte dos cozinheiros utilizam essa espécie para preparar um prato chamado "fritada", o prato leva abobrinhas amarelas, ovos, leite, queijo e outras especiarias. Ela também fica ótima combinada com a abobrinha verde, pois dá um contraste de cores no prato.
■Abobrinha paulista
A Abobrinha paulista é a melhor escolha para quem tem intestino preso. Por ser fonte de fibras, ela auxilia na digestão, fazendo o intestino trabalhar melhor. Suas características são: casca verde com listras amarelas, corpo fino na parte de cima, onde o vegetal se conecta com a planta, e redondo na parte de baixo, sua polpa é alaranjada e de textura macia.
Seus preparos consistem tanto em pratos salgados quanto em pratos doces. Ela é naturalmente adocicada, por isso seu doce é apreciado por muitas pessoas, principalmente na região sudeste do Brasil, onde eles têm o doce da abobrinha paulista como principal aperitivo em festas tradicionais nos meses de maio e junho.
■Abobrinha libanesa
A abobrinha libanesa é um vegetal longo e cilíndrico com a casca em tom verde-escuro. Além dela ser de fácil cultivo, ela também cresce muito rápido. Sua colheita acontece entre 2 a 7 dias após as flores brotarem. Como qualquer outra espécie de abobrinha, se colhida depois do tempo ela pode amargar bastante, podendo ficar com um sabor nada agradável.
Se caso você comprar uma abobrinha libanesa e ela estiver amarga, uma dica é dar uma marinada no sal. Pegue sua abobrinha, corte em rodelas ou cubos e lave bem em água corrente. Em seguida, coloque-a em uma peneira e jogue um punhado de sal, deixe desidratar por mais ou menos 2 horas. Passado o tempo de descanso, lave-a bem para tirar o excesso de sal, e está pronta para você preparar como quiser.
Veja também os melhores equipamentos para cuidar da abobrinha
Neste artigo apresentamos dicas de como plantar a abobrinha, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!
As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!
https://portalvidalivre.com/articles/2088Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!
Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!
https://portalvidalivre.com/articles/1041Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!
As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!
https://portalvidalivre.com/articles/1523Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!
Comece agora mesmo o cultivo de abobrinha e aproveite!
Agora que você já conhece todos os passos para se cultivar uma abobrinha, não tem desculpa para não ir correndo plantar a sua. Já imaginou poder comer uma deliciosa abobrinha orgânica, que veio direto da hortinha do seu quintal, e ainda poder ajudar na sua saúde, prevenindo o colesterol alto, hipertensão e intestino preguiçoso?
Se você não é muito fã de abobrinha, não se preocupe, existem diversas receitas para você fazer e experimentar, receitas salgadas e doces. Preparar a abobrinha de um jeito diferente, é uma maneira de fazer com que as crianças também consumam o vegetal, já que elas têm um paladar mais restrito.
Aproveite as dicas e cultive a abobrinha na sua horta!
Escrever é se comunicar pelas palavras, é dar informação a quem precisa, por isso amo o que faço. Gosto muito de ler e escrever, sou formada em Letras e apaixonada pela área. A leitura me proporciona bem estar e tranquilidade, é um dos meu hobbies favoritos.