Flores de verão: espécies para jardim, dicas de cuidado e muito mais!

Flores de verão: espécies para jardim, dicas de cuidado e muito mais!

Apresentamos neste artigo, as flores de verão e seus principais cuidados. Veja também dicas para decorar o seu jardim.


O que são flores de verão?

flores de verão

Nem todas as flores deslumbrantes florescem apenas na primavera. Há muitas opções para aqueles que desejam ter o jardim decorado no verão, ou até mesmo para aqueles que querem dar um toque especial em cada ambiente de sua casa.

Chamadas de flores do verão, elas são plantadas no inverno, no outono ou na primavera, e possuem o ápice de sua beleza apenas nos meses mais quentes do ano com o auxílio dos raios solares que permitem que seu jardim tenha um grande contraste de cores. Plantando as flores certas, seu espaço externo ficará encantador e cativante durante toda a estação.

Não deixe de conferir neste artigo os diversos tipos de flores de verão para decorar o seu jardim e dicas de cuidados de cada um!

Conheça algumas flores de verão para decorar seu jardim

Não se preocupe, pois te auxiliaremos a manter seu jardim impecável até mesmo depois da primavera. A seguir, confira uma lista de quais flores plantar para a estação mais quente do ano.

Dálias

flor dália

As dálias são flores de fácil cultivo e de porte médio, chegando a medir por volta de 1,50 metros quando adulta. Além de servir como uma decoração super atraente com sua floração rosada e cheia de vida, as pétalas da dália são comestíveis e possuem diversas utilidades. Entre elas, a extração da frutose encontrada no amido abundante na raiz, esta que serve como adoçante para diabéticos.

Em temperaturas mais altas, é recomendável que o cultivo seja feito apenas à meia-sombra, evitando contato direto com raios solares por muito tempo. Morfologicamente, dálias são flores muito frágeis. Por conta do peso de suas flores, seus ramos finos podem romper-se facilmente, por isso, é necessário proteger a planta de ventos.

Gerânios

flor gerânio

Os gerânios são recomendados para pessoas que desejam manter a mesma flor por muito tempo, pois eles permanecem vivos por muitos anos, florescendo principalmente na primavera e no verão, com diversas cores. Essa flor significa carinho e harmonia, portanto é uma ótima opção de presente de dia dos namorados.

A luz solar direta é essencial para o desenvolvimento dos gerânios, caso contrário, eles não florescerão. O recomendável é deixar a flor entre 4 a 6 horas sob o sol, e por se tratar de uma planta com preferência às atmosferas secas, não borrife água diretamente nas folhas! É importante se lembrar que, após a floração, é necessário podar os galhos pela metade para que novas flores possam crescer.

Zínias

flor zínia

As zínias possuem grande diversidade tanto em cores quanto em tamanho, variando entre 15cm até quase um metro de altura, e florescendo em tons de rosa, roxo, vermelho, amarelo, branco e laranja. Por não suportar baixas temperaturas, ela é a flor ideal para se cultivar no verão, necessitando de luz solar direta durante algumas horas por dia para estimular seu desenvolvimento.

Ela é resistente a ambientes mais secos após adulta, no entanto, um solo devidamente úmido é essencial durante seu período de crescimento.

Girassol

flor girassol

O girassol é uma das plantas mais conhecidas e podem variar entre 2 a 3 metros de altura, no entanto, há a variação anã que possui cerca de 40cm. É uma flor bastante resistente, crescendo em ramos grossos e altos. Se a sua casa tiver um canteiro para fazer um campo de girassol, vai notar o quão lindo ele vai ficar!

Seu nome científico é Helianthus, o que pode ser traduzido como "flor do sol" e caracteriza seu famoso heliotropismo (o movimento em direção ao sol). E, por mais que seja resistente às temperaturas altas e baixas, ela necessita de ao menos 8 horas sob luz direta do sol. É de suas sementes provém o famoso óleo de girassol, muito utilizado no combate ao colesterol alto.

Cosmos

flor cosmos

Os cosmos são plantas do tipo herbácea, e podem variar entre 0,5 e 2m de altura, possuindo folhas extremamente finas e delicadas com caules ramificados. Sua paleta de cores inclui tonalidades vermelhas, brancas, rosáceas e roxas. É uma flor que atrai muitos insetos pela sua característica rica em pólen, e ainda possui um cheiro suave e agradável.

Para que haja floração, é necessário cultivar a planta sob a luz direta do sol durante algumas horas ao dia, além de ser uma ótima escolha para iniciantes, por se tratar de uma planta que é capaz de lidar com a seca e solos pobres.

Verbenas

flor verbena

A verbena é uma flor delicada de pequeno porte e com variações de apenas um tom ou misturas de vermelho, branco, rosa ou roxo. Não só procurada para fins decorativos e de jardinagem, ela também é utilizada no tratamento de ansiedade, estresse, insônia, inquietação, distúrbios digestivos e muitos outros, possuindo propriedades relaxantes e sedativas.

A verbena possui também alta procura no mercado de cosméticos para a fabricação de hidratantes, óleos e alguns outros produtos de perfumaria. Para que ela floresça de forma saudável, é necessário de 8 a 10 horas de luz solar direta.

Petúnias

flor petúnia

Há dois tipos de petúnia: a petúnia híbrida e a petúnia axillaris, e ambas se diferem apenas pela aparência de suas pétalas. A petúnia híbrida possui pétalas com formato triangular no centro e arredondado nas pontas, enquanto na petúnia axillaris, as pétalas convergem em um único ângulo.

É uma planta que adora luminosidade, então é necessário deixá-la sob a luz direta do sol. Durante o verão, é necessário regá-la diariamente, enquanto em outras estações, a rega deve ocorrer apenas de 2 a 3 vezes semanais.

Hibisco

flor hibisco

Essa planta dá origem a um dos chás mais conhecidos – o chá de hibisco – e possui extrema demanda por conta de seus usos medicinais, como no auxílio no controle do colesterol, além de ter propriedades diuréticas que estimulam a perda de peso.

É importante ressaltar que nem todas as espécies são comestíveis, apenas as pétalas em tons de vermelho intenso servem para este papel. O hibisco é uma planta que necessita de muita luz, por isso é necessário colocá-la onde ela possa estar sob o sol direto. A flor é ambundante no Havaí, crescendo em solos arenosos e de muita brisa salina.

Flor-de-cone

flor de cone

A equinácea, popularmente conhecida como flor-de-cone ou também como púrpura, é uma planta altamente procurada especialmente por seus efeitos medicinais por conta de suas propriedades anti-inflamatórias, antialérgicas e antioxidantes. As suas pétalas finas e alongadas podem apresentar variações de cores de rosa, amarelo, laranja e branco, uma paleta completa para colorir o seu jardim!

É uma ótima escolha para iniciantes, pois ela necessita de pouca manutenção para sobreviver. A flor-de-cone deve ser cultivada sob luz direta do sol e a rega deve ocorrer regularmente, tomando muito cuidado para que ela não fique encharcada. Não se esqueça de que é necessário cortar folhagens antigas para estimular a próxima floração.

Lírios-de-um-dia

lírio de um dia

A hemerocallis, conhecida como lírio-de-um-dia, leva este apelido por conta da sua floração que desabrocha pela manhã e murcha pela noite, repetindo esse mesmo ciclo no dia seguinte. Um charm único desta flor é a sua pétala bicolor que é tingido em forma de degradê. Pode apresentar variações em tons de rosa, roxo, amarelo e branco.

Essa flor é a ideal para quem está começando agora, pois possui alta resistência ao sol e é capaz de sobreviver até mesmo em solos pobres de adubo. Não sendo resistente à seca, é necessário regar regularmente, porém tomando muito cuidado para que o solo não fique encharcado.

Margaridas

flor margarida

A margarida é uma das flores de verão mais populares do mundo, chamando atenção de todos por conta de sua delicadeza e pureza. A famosa brincadeira "bem-me-quer, mal-me-quer" para descobrir se a pessoa amada possui sentimentos recíprocos é originária desta planta.

Ela é encontrada apenas em sua única tonalidade de cor, possuindo pétalas brancas e com o botão central amarelo ou dourado. As margaridas amam tomar sol e não precisam de muita água na hora da rega, sendo necessário apenas deixar o solo úmido para que ela permaneça saudável.

Gladíolos

flor gladíolo

O nome gladíolo se origina da palavra "gladius" em latim, que significa "espada ou lança", e leva esse nome por conta de sua principal característica que é seu caule se assimilar a uma pequena espada. É uma flor que possui uma infinidade de variações de cor, entre elas tons de roxo, branco, rosa, laranja, verde, amarelo, e etc.

Por se tratar de uma planta que se desenvolve apenas em sol pleno, ela deve ficar exposta aos raios solares durante o dia inteiro.

Rosa

flor rosa

A rosa é muito popular em todos os lugares do mundo, atraindo diversos admiradores por conta de suas variedades de coloração. Como cada cor possui seu próprio significado, ela é ideal para presentear alguém especial.

Durante seu desenvolvimento, é necessário regar todos os dias, porém, após a floração, a rega acontece apenas nos dias mais quentes para que ela permaneça saudável. Só tome cuidado com seus espinhos quando for trabalhar com elas na jardinagem, a espetada dói e pode machucar bastante.

Orquídeas

flor orquídea

As orquídeas são uma das poucas flores de verão que não suportam muita luminosidade. Em seus habitats naturais, elas ficam suspensas em galhos de árvores. E preferencialmente, em locais onde podem se esconder nas sombras das folhas para evitar a luz solar direta em si.

Por conta disso, é necessário recriar esse ambiente para que elas floresçam saudáveis em seu jardim, deixando-as em locais onde não entrem em contato diretamente com o sol. Por ser uma planta delicada em relação à umidade, a dica é colocar o dedo no substrato para verificar se a rega é necessária naquele dia.

Cuidados com as flores de verão:

Como cuidar de flores de verão

As flores de verão levam este nome por conta de sua alta resistência aos períodos mais quentes do ano, sendo escolhas ótimas para decorar seu jardim ou qualquer ambiente de sua casa. A seguir, confira nossas dicas de como cultivar essas flores deslumbrantes.

Cuidados com o solo das flores de verão

Por mais que cada flor possua sua particularidade e cuidados necessários para se manter saudável, o solo nessa estação deve manter o mesmo padrão para que todas possam se desenvolver corretamente.

O solo é o fator principal nesse desenvolvimento pois é nele que as flores de verão recebem seus sustentos de água e nutrientes necessários. É importante ter o controle do pH do solo, ou seja, seu potencial hidrogeniônico. O ideal é que o pH esteja em torno de 7, significando que o solo é neutro e está pronto para receber as sementes.

Adubação para flores de verão

O adubo é essencial para o fornecimento de nutrientes necessários para o desenvolvimento da planta. Por mais que os vegetais sejam capazes de produzir seu próprio alimento através do autotrofismo, em alguns casos é preciso usar fertilizantes para realizar o complemento desses nutrientes, como os que você pode conferir em Os 10 Melhores Adubos para Flores de 2022.

Como no verão as chuvas são constantes, as plantas possuem maior capacidade de absorção de nutrientes do solo, tendo um grande aproveitamento do adubo utilizado na preparação.

Clima para flores de verão

Cultivar flores de verão é uma opção ideal para quem deseja um frescor a mais aos cômodos da casa durante a estação quente, ou até mesmo colorir o jardim com as diversas opções de espécies, e por conta disso é necessário selecionar aquelas com maior resistência a altas temperaturas. Algumas inclusive, podem viver bem expostas à maresia e alta salinidade dos ventos.

O clima alto deixa as flores mais propensas a atrair pragas, insetos e parasitas, por isso, é importante se lembrar de realizar a pulverização com fungicidas pelo menos uma vez ao mês.

Iluminação para flores de verão

Por mais que muitas flores de verão possuam alta resistência ao calor, elas ainda precisam de cuidados específicos em relação ao sol, pois o excesso dele pode fazer com que as folhas fiquem enrugadas ou murchas, e ninguém quer isso, certo?

O ideal é verificar quanto tempo de luz direta do sol a planta pode receber, e escolher o local adequado para que nas horas restantes ela fique exposta apenas à meia luminosidade.

Rega para flores de verão

No verão, as plantas perdem mais líquido, por isso, precisamos prestar atenção ao intervalo entre as regas. Lembre-se que ela deve ser feita pela manhã ou no final da tarde, horários em que o sol não está muito forte e evitando picos de calor para que a água não evapore rapidamente.

Uma dica importante: evite regar as flores e colocá-las no sol imediatamente após isso, pois causará queimaduras e manchas em sua extremidade.

Como decorar o jardim com flores de verão:

Flores de verão para casamento

As flores no verão possuem cores mais vibrantes e deslumbrantes, chamando atenção de todos ao seu redor. A seguir, descubra como decorar seu jardim ou até mesmo ambientes internos de sua casa para combinar com a estação mais quente do ano.

Combinações de cores

A harmonização de cores é ideal para quem deseja provocar determinado impacto tanto em ambientes externos quanto em ambientes internos, ela é possível graças à ampla cartela de tonalidades que encontramos em espécies diferentes das flores de verão.

Você pode misturar a delicadeza das margaridas e suas pétalas brancas junto com os tons de vermelho, roxo, ou rosa das verbenas, criando um lindo contraste entre ambos, ou até mesmo combinar as diversas cores dos gerânios com os tons únicos dos girassóis.

Combinações de tamanhos e formatos

Agora que você já sabe como harmonizar as cores de suas flores de verão, que tal usar as mesmas dicas para combinar diversos e tamanhos e formatos das espécies que apresentamos?

A beleza da assimetria nas flores pode ser encontrada, por exemplo, em combinações entre as dálias de porte médio, medindo por volta de 1,50 após adulta, junto com as pequenas petúnias que raramente ultrapassam os 50cm de altura mesmo após seu desenvolvimento completo.

Combinações entre as floradas

A floração da planta ocorre somente após da mesma atingir a idade adulta, e após isso sua combinação é frequentemente utilizada na criação de buquês de noiva, mas não se limita a apenas isso, podendo ser utilizada também na harmonização com o ambiente externo e com o ambiente interno da casa.

Seguindo os mesmos métodos de combinação que os outros citados acima, você pode ousar na escolha das espécies para criar a mistura pretendida.

Use sua imaginação

De acordo com sua escolha das flores de verão, o local pode exalar charme, elegância, alegria, pureza, sensualidade, entre muitos outros. Lembre-se de que não existe certo ou errado na hora de harmonizar cores, tamanhos e formatos, e sim, alguns métodos eficazes que podem te ajudar a chegar no resultado desejado rapidamente.

Use sua criatividade e imaginação para deixar seu ambiente interno e externo do jeito que você sempre quis aproveitando uma infinidade de opções.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de suas flores de verão

Neste artigo apresentamos dicas de como cuidar e escolher flores de verão, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Torne o seu jardim mais colorido com as flores de verão!

flores de verão para jardim e canteiros

As flores de verão são escolhidas para florescerem nesta estação por conta de sua alta resistência às temperaturas mais altas, sendo ideais para esses meses mais quentes do ano. Elas também são recomendadas para iniciantes, por demandarem menos atenção e cuidado que algumas outras espécies nas demais estações. Mas isso não significa que elas podem ser negligenciadas.

Com muito carinho e atenção, é possível cultivar qualquer espécie de flor desejada, respeitando suas respectivas demandas. Existem no Brasil, muito mais opções de flores de verão que as apresentadas neste artigo. Vale dar uma pesquisada e procurar a mais perfeita ao seu jardim! Certamente, encontrará várias e vai se encantar ainda mais com a beleza destas plantas.

Agora que você já aprendeu tudo sobre flores de verão, que tal cultivá-las e nos contar o resultado? Não se esqueça também de compartilhar com seus amigos e com sua família.

Autor deste artigo

Estudante de psicologia apaixonada por viagens e descobrir novos lugares para visitar.

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos