Benefícios de andar de bicicleta: emagrece, perde barriga e mais!

Benefícios de andar de bicicleta: emagrece, perde barriga e mais!

Você sabia que andar de bicicleta tem muitos benefícios? Confira a seguir dicas sobre atividade!


Andar de bicicleta

andar de bicicleta

Andar de bicicleta é sinônimo de saúde, pois ajuda a proteger contra doenças graves, como arteriosclerose, derrame, problemas de coração, infarto, câncer, depressão e ansiedade, diabetes, colesterol, entre outras, e a combater a obesidade. Além disso, é uma atividade muito divertida e para todas as idades, garantindo a diversão em família, desde crianças e jovens a adultos e idosos.

Há também quem utiliza a bicicleta como meio de transporte, para trabalhar e fazer compras (o que é excelente para o meio ambiente) e, é lógico, como lazer. A seguir, vamos falar sobre os inúmeros benefícios de andar de bicicleta e dar algumas dicas!

Os benefícios de andar de bicicleta na saúde

benefícios de andar de bicicleta

Falaremos agora sobre os benefícios de andar de bicicleta para a saúde. A prática regular de esporte ajudará a proteger seu coração de doenças cardiovasculares e infarto, e manterá sua pressão arterial em níveis satisfatórios, o que pode evitar um AVC (popularmente conhecido como derrame).

A seguir, vamos conferir alguns efeitos benéficos de pedalar para a saúde física, mental e emocional.

Andar de bicicleta é uma das atividades que mais emagrece

Andar de bicicleta, por ser uma atividade aeróbica, é uma das atividades que mais emagrece. Em uma hora pedalando pode-se perder até 400 calorias, e mesmo após o término da pedalada o organismo continua queimando calorias, já que o metabolismo está acelerado. Se aliada a uma alimentação balanceada, é possível perder peso de forma ainda mais rápida.

Além disso, contribui também para o fortalecimento muscular das pernas e abdômen, o que ajuda na queima de gordura e, assim, cada vez mais na perda de peso. Como é um exercício completo e de nenhum impacto, pode ser realizado por todos, inclusive por pessoas que sofrem com problemas na coluna, joelhos ou articulações.

Andar de bicicleta melhora a circulação do sangue

Pelo simples fato de andar de bicicleta você garantirá a integridade dos seus vasos sanguíneos, além de regular os níveis de colesterol e prevenir o acúmulo de gordura no interior das artérias. Você só tem a ganhar com uma melhora na circulação de sangue, pois um bom transporte de oxigênio e nutrientes pelo seu corpo é essencial para ter uma boa saúde.

Uma boa circulação sanguínea evitará infartos e hipertensão arterial, que são os maiores causadores de AVC. Além disso, seu coração bombeará ainda mais sangue, aumentando a oxigenação de todas as células, trazendo inúmeros benefícios, como falaremos adiante.

Andar de bicicleta regula o colesterol

Andar de bicicleta controla os dois tipos de colesterol do nosso corpo: o colesterol bom (HDL, colesterol de alta densidade) e o colesterol ruim (LDL, colesterol de baixa densidade). Enquanto o LDL tem como função transportar a gordura do fígado para os tecidos, o HDL retira o excesso de LDL dos tecidos e leva-os para o fígado, para serem metabolizados e não se acumularem nas paredes das artérias do nosso corpo.

É importantíssimo sempre acompanhar os níveis de colesterol, pois o acúmulo de gordura no sangue pode ocasionar um infarto ou AVC, além de comprometer o bom funcionamento do coração. A simples prática de pedalar vai regular o seu nível de colesterol, prevenindo as doenças já citadas.

Andar de bicicleta melhora a qualidade do sono

Andar de bicicleta melhora consideravelmente a qualidade do sono, pois ajuda a gastar energia, proporcionando, assim, o sono reparador, a melhor noite de sono segundo os médicos. Após 30 minutos de pedalada o corpo já entra em processo de relaxamento, o que favorece uma boa qualidade do sono.

Além disso, o hábito de pedalar libera alguns neurotransmissores que promovem o relaxamento muscular, sendo um grande aliado no combate à insônia. Isso acontece devido a liberação do "hormônio da felicidade", a serotonina. Portanto fica a dica: se você sofre com noites mal dormidas, vá pedalar! É possível que você sinta a diferença logo na primeira noite.

Andar de bicicleta tonifica os músculos e perde barriga

Andar de bicicleta torneia a musculatura e faz perder a barriga, por ser um exercício completo. Como exige um grande esforço do abdômen, facilita a queima de gordura dessa região. Porém, os grupos musculares mais exigidos nesta prática são os membros inferiores, em especial quadríceps e panturrilhas, por isso tonifica principalmente as pernas.

Normalmente quem mantém uma rotina diária de pedalada tem as pernas muito bem definidas, enquanto a parte superior não é utilizada na mesma intensidade. Contudo, ciclistas profissionais possuem braços tão tonificados quanto as pernas, devido à prática intensiva.

Andar de bicicleta promove bem-estar

Pedalar promove uma qualidade de vida sem igual, graças à liberação de endorfinas na corrente sanguínea e de neurotransmissores que dão um sensação de bem estar. Além disso, andar de bicicleta faz com que a pessoa se sinta muito mais disposta para a realização de outras atividades.

A pedalada é uma atividade física altamente recomendada pelos médicos, em especial os psiquiatras, devido a inúmeros estudos científicos que comprovam ela como um remédio natural no combate à ansiedade e depressão, diminuindo consideravelmente a dependência de medicamentos. E o melhor, sem os efeitos colaterais que esses remédios trazem.

Andar de bicicleta melhora o desempenho sexual

Andar de bicicleta melhora a vida sexual, pois representa saúde física e mental para os praticantes. Ter um corpo sadio e uma mente tranquila são essenciais para todos os aspectos da nossa vida, inclusive para a atividade sexual.

Há diversos estudos que comprovam que a prática regular da pedalada desestressa corpo e mente, devolvendo o bom humor e, consequentemente, melhorando a atividade sexual. Isso implica numa melhor performance, duração e qualidade da sua vida sexual, inclusive na terceira idade.

Andar de bicicleta reduz a ansiedade e depressão

Andar de bicicleta reduz consideravelmente a ansiedade, a depressão e a perda do controle emocional, o que torna a atividade altamente recomendada por médicos de diversas especialidades. No Brasil, esse é um assunto de grande preocupação, já que o país, a nível mundial, é o quinto com o maior índice de pessoas sofrendo com transtornos de ansiedade e depressão.

Pedalar tem efeitos benéficos por liberar endorfina e dopamina, como já foi citado anteriormente, mas também promove interação social, ainda que seja realizada individualmente. Treinar envolve o desenvolvimento de grupos, o que auxiliando nesse processo e pode atuar como uma terapia eficaz.

Andar de bicicleta é desestressante

Andar de bicicleta é desestressante, mesmo para os ciclistas de final de semana, pois ajuda a refletir melhor sobre os fatos e acontecimentos da nossa vida durante a atividade, nos auxiliando a encontrar uma resposta para os nossos problemas.

Além de todos os benefícios que já conhecemos de pedalar, temos o fato de ser uma atividade econômica e agradável, oferecer independência e criar uma identidade. É muito relaxante, por exemplo, para quem mora em grandes metrópoles, ter a opção de ir para o trabalho de bicicleta, fugindo do trânsito e da aglomeração e ainda apreciando a paisagem.

Andar de bicicleta rejuvenece

Andar de bicicleta rejuvenesce o corpo e a alma. Por melhorar o condicionamento físico e a saúde como um todo, os benefícios ficam visíveis em pouco tempo e a pele fica mais bonita. A queima de gorduras melhora o metabolismo, garantindo o bom funcionamento do intestino e boas noites de sono, o que proporciona uma aparência mais jovem.

Pedalar também rejuvenesce por deixar o coração e os pulmões fortalecidos, facilitando assim a eliminação de toxinas. Distribuindo a perfeita oxigenação de todas as células, garante o bom funcionamento do organismo.

Veja outros benefícios de andar de bicicleta

benefícios de andar de bicicleta na cidade

Abaixo vamos citar outros benefícios de andar de bicicleta, tais como o baixo custo, preservação do meio ambiente, mobilidade urbana, e o fato de ser uma atividade física possível de ser realizada em todas as idades.

Vamos embarcar nesta aventura?

Andar de bicicleta tem baixo custo

Andar de bicicleta é uma atividade acessível, desde que priorizando um aparelho que adequado ao seu biotipo e não esquecendo dos equipamentos de proteção, tais como capacete, cotoveleiras, óculos e joelheiras, e itens para a bike, como retrovisor, lanterna e buzina.

A melhor parte é a manutenção, que tem um custo baixíssimo: os pequenos reparos que precisam ser feitos podem ser realizados pelos próprios ciclistas, necessitando da ajuda de um profissional somente uma vez ao ano, quando é necessário ser feito a troca dos pneus e alguma manutenção mais minuciosa.

Outo ponto positivo é que as bicicletas duram muito, havendo quem consiga andar com a mesma bicicleta por 15 anos! Além disso, quase nunca dão problemas e raramente chegam com algum defeito.

Andar de bicicleta te dá mobilidade urbana

Andar de bicicleta oferece mobilidade urbana por proporcionar a liberdade de ir e vir para onde quiser. Hoje em dia, nas grandes cidades, é possível transportar as bicicletas dentro dos trens e metrôs, facilitando ainda mais a nossa mobilidade.

A atividade também cresceu muito entre a população brasileira após o início da pandemia de Covid-19, pois foi uma forma de quebrar as tristes barreiras impostas pela pandemia, como o distanciamento social. A bicicleta se posicionou mais uma vez como uma solução viável para a mobilidade do dia a dia, ajudando quem precisa se locomover sem a aglomeração dos transportes públicos.

Andar de bicicleta não polui

A bicicleta é um um meio de transporte ecológico: não polui, não emite gases do efeito estufa e ainda evita outros componentes dos combustíveis fósseis. Por não depender de gasolina ou diesel, derivados do petróleo, não emite gás carbônico (altamente prejudicial à saúde) na atmosfera. Andar de bicicleta também colabora com o fim da poluição sonora, pois é um meio de transporte totalmente silencioso.

Além disso, quando chega ao fim a vida útil de uma bicicleta, há diversas opções de descarte consciente, com destinos voltados à reciclagem ou ao reaproveitamento e reutilização de suas peças em outros produtos. Lembre-se disso quando for trocar de bicicleta e procure a melhor das opções na sua cidade!

Andar de bicicleta é uma atividade para qualquer idade

Andar de bicicleta é uma atividade possível de se realizar em qualquer idade, sem contra indicações. A prática pode ser iniciada a partir dos 5 anos de idade, mas os idosos também se beneficiam com ela, não só na questão da saúde física mas também da emocional. Quanto mais cedo começar a usufruir dos seus benefícios, mais longevidade e qualidade de vida este indivíduo terá.

Além disso, muitos adultos na terceira idade perdem massa muscular rapidamente, e praticando a pedalada irão fortalecer a musculatura das coxas, glúteos, panturrilhas e abdômen, além de contribuírem para o aumento da massa, diminuindo a incidência de osteoporose.

Andar de bicicleta é uma atividade individual

A grande vantagem de andar de bicicleta é não depender de ninguém para sua prática, por ser uma atividade individual. É possível andar de bicicleta no parque, na praça, nas avenidas e ciclovias, além da modalidade indoor, realizada em academias.

É uma atividade livre e independente, onde a pessoa é tanto o piloto quanto o motor! A bicicleta é usada como meio de locomoção, possibilitando ida e vinda sem precisar de outras pessoas.

Andar de bicicleta te permite conhecer novos lugares

Andar de bicicleta te possibilita conhecer muitos lugares diferentes, favorecendo um contato direto com a natureza, explorando novos lugares, pessoas e culturas. Isso é algo muito enriquecedor, que proporcionará boas lembranças guardadas na memória e registradas em fotos.

Também existe a possibilidade de fazer um circuito turístico de bicicleta, modalidade mais conhecida como cicloturismo. Para realizá-lo com segurança é necessário um planejamento bem detalhado envolvendo rotas, tempo de viagem e paradas, não havendo restrição de idade.

Andar de bicicleta melhora a sua noção espacial

Começamos a ter um aperfeiçoamento de nossa noção espacial ao andar de bicicleta. Isso se comprova, por exemplo, se presentearmos uma criança a partir de 2 anos com um bicicleta, já que logo veremos como ela aprendeu instintivamente o controle de direção e velocidade.

Pedalando, os movimentos coordenados convertem-se em reflexo e concentração. Tudo isso é resultado do aprendizado de noção espacial e corporal, uma grande qualidade que os pequenos adquirem muito rapidamente, mas que pode ser melhorada depois de adultos.

Andar de bicicleta é fácil e divertido

Pedalar é muito fácil e divertido, pois impulsiona o humor ao liberar endorfinas e adrenalina, além de dar um "up" na autoestima, conforme seus objetivos são alcançados.

Andar de bicicleta é diversão garantida para todas as idades, mas principalmente às crianças em fase de desenvolvimento, devido a interação social. Conforme vão crescendo, podem reunir um grupo de amigos e sair por aí, fazendo passeios por parques e ruas da cidade, o que garante autoconfiança, liberdade e independência.

Veja dicas de como andar de bicicleta para emagrecer

andar de bicicleta perde barriga

Agora que você sabe que andar de bicicleta emagrece, e bastante, apresentamos algumas dicas de como fazer essa atividade de forma que o emagrecimento seja mais rápido. Veja a seguir, recomendações de tempo para praticar a atividade, formas de exercício e mais!

Comece pedalando 30 minutos por dia

Comece pedalando aos poucos, sem forçar, respeitando seus limites. O ideal é começar com 30 minutos de pedalada, pois dentro desse tempo, é possível queimar de 270 a 400 calorias, sendo então, a média recomendada para pedalar todos os dias para a perda de peso e para a melhora da performance.

Você sentirá tanto prazer em andar de bicicleta diariamente, que em poucos dias, isso se tornará algo automático, e sua função cardiorrespiratória melhorará significativamente, já que se trata de uma atividade aeróbica.

Alterne ritmos de velocidade

Procure alternar ritmos de velocidade para um melhor desempenho e perda de peso mais rápida. Para fazer isso, pedale durante 5 minutos para aquecer o corpo e depois por 1 minuto com toda sua velocidade, em seguida reduza novamente por 5 minutos e assim sucessivamente.

Acostumando com esse treino, você deve aumentar a intensidade e reduzir o tempo de descanso. Essas explosões de energia ajudam muito na queima de calorias.

Estabeleça metas respeitando o seu limite

Para se obter resultados é preciso traçar metas, se organizar e sempre respeitar os seus limites. Quais suas metas? Perder peso ou simplesmente ganhar mais tempo no seu dia a dia, ganhando mobilidade? Ou apenas se divertir sozinho ou com amigos? Independente dos seus objetivos, trace sempre suas metas para não se "perder" e obedeça o que seu corpo sinaliza.

Não esqueça que a sua saúde deve estar acima de qualquer meta. Não se force a praticar quando não estiver bem, mas não deixe que a preguiça adie o exercício também.

Intercale a atividade com a musculação

Uma maneira muito efetiva e produtiva de andar de bicicleta para emagrecer é intercalando com a musculação. Por se tratar de uma atividade aeróbica, deve-se realizar juntamente com o fortalecimento muscular.

É um tipo de treinamento que tem como objetivo a hipertrofia muscular, isto é, o aumento do volume dos músculos, ganho de força e potência. Você poderá fortalecer seus músculos a medida que emagrece! Existe uma combinação melhor do que essa?

Andar de bicicleta emagrece, sim!

andar de bicicleta emagrece

Você que nos acompanhou até aqui se convenceu de que pedalar emagrece, sim! Diante de tudo que colocamos aqui, podemos chegar à conclusão de que andar de bicicleta é um exercício muito completo. Além de trabalhar todos os grupos musculares, em especial os músculos das pernas e abdômen, facilitando a queima de gordura.

Andar de bicicleta proporciona a sensação de bem estar geral, diminuindo o estresse do dia a dia, ansiedade e depressão, somando a isso todos os benefícios para a saúde cardiovascular. E o melhor de tudo: trata-se de uma atividade super acessível e barata, simples de praticar e sem limitações.

Vamos embarcar nesta grande aventura que é o mundo da pedalada?

Autor deste artigo

Últimos posts


Os 10 Melhores Monitores Gamers de 2024: Samsung, BenQ, AOC e muito mais!

Os 10 Melhores Monitores Gamers de 2024: Samsung, BenQ, AOC e muito mais!

Para escolher um monitor gamer é importante conferir os recursos e tecnologia que ele oferece, confira tudo isso, mais os 10 melhores monitores gamers de 2024!


Os 10 Melhores Videogames de 2024: Xbox, Playstation, Nintendo e mais!

Os 10 Melhores Videogames de 2024: Xbox, Playstation, Nintendo e mais!

Não sabe que videogame comprar com tantas opções no mercado? Descubra como escolher seu console com nosso artigo e conheça os 10 melhores videogames!


As 15 Melhores Cadeiras Gamer de 2024: ThunderX3, DXRacer, Max Racer e muito mais!

As 15 Melhores Cadeiras Gamer de 2024: ThunderX3, DXRacer, Max Racer e muito mais!

Não sabe como escolher a melhor cadeira gamer para você? Confira o nosso artigo com dicas e um ranking com as melhores cadeiras gamer do ano!


O Motorola Moto G82 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G82 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G82 é um bom celular? Confira neste artigo a ficha técnica do aparelho, suas principais vantagens e desvantagens e indicações de uso!


O Motorola Moto G13 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G13 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G13? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, suas vantagens, desvantagens e indicações de uso!!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Periféricos Gamer TVs Suplementos Relaxamento