Caladium: veja seus tipos como o seguinum, branco, rosa e muito mais!

Caladium: veja seus tipos como o seguinum, branco, rosa e muito mais!

Você sabia que caladium é uma planta tóxica? Conheça as espécies, como cuidar delas, dicas de decoração e outras curiosidades.


Você conhece o gênero de planta caladium?

Várias folhas de caladium nas cores verde, verde claro e bordô

A planta Caladium ou tinhorão, como é conhecido em alguns lugares, é um gênero botânico da família das aráceas. É uma espécie nativa brasileira e de países tropicais, totalmente tóxica e venenosa, portanto é preciso ter cuidado ao manusear.

Com folhas ornamentais que parecem ser pintadas à mão, o caladium chama a atenção pela variação de cores exuberantes, marcadas com combinações de verde, branco, rosa e vermelho. Existe em média mais de 1000 tipos dessa espécie, sendo categorizadas por suas cores presentes em sua folhagem.

O caladium é muito versátil e se adapta muito bem a lugares fechados, mas algumas espécies possuem folhas muito delicadas e ao receber luz solar direta podem sofrer queimaduras. Aprenda mais sobre essa planta e seus cuidados!

Tipos de Caladium

Plantas muito apreciada por possuírem folhas grandes, rajadas e de cores variadas, existem espécies indicadas para serem cultivadas em jardim e outras para ambientes internos. Mas há também uma grande variação nos tipos de caladium no que diz respeito às cores de suas folhas. A seguir, você conhecerá alguns deles.

Dieffenbachia seguine (antes chamada de Caladium seguinum)

Comigo-ninguém-pode, Caladium seguinum ou Dieffenbachia seguine

Também conhecida popularmente como "comigo-ninguém-pode", é uma planta de origem florestas tropicais úmidas. É uma planta semi-herbácea e sua principal característica é o caule cilíndrico grosso e firme, folhas verdes com manchas brancas, grandes e alongadas. Uma planta que encanta pela beleza presente em suas folhas, é utilizada para decoração de ambientes, pois não necessita de alta exposição da luz solar.

Considerada como as duas espécies mais tóxicas da família das aráceas, hoje essa planta pertence ao gênero Dieffenbachia, embora ainda seja conhecida por caladium. A intoxicação é ocasionada por uma reação química propiciada pelo oxalato de cálcio presente nas folhas e caule da planta que em contato com a membrana mucosa causa irritação.

A reação nos os olhos, por exemplo, pode ocasionar dor, inchaço, lesões na córnea, espasmos na pálpebra e lacrimejamento, enquanto a hipersensibilidade na pele pode causar queimaduras e dermatites. Se ingerida, pode causar sintomas extremamente graves, portanto, em caso de acidente, deve-se procurar um médico.

Caladium bicolor

Folhas de caladium bicolor

É uma planta bulbosa, de origem da América tropical, caracterizada por possuir folhas grandes e pintalgadas de cores com duas ou mais tonalidades, podendo ser branco, verde, rosa e vermelho. A floração do caladium bicolor ocorre no perídio do verão.

A coloração e o desenho das folhas se alteram durante a fase vegetativa, portanto, podem apresentar modificação completa na coloração das folhas no processo de amadurecimento e a morte da planta.

Caladium branco

Caladium branco com folhas grandes

Essa variação é caracterizada por possuir folhas grandes e finas com manchas brancas e bordas verdes. Os tipo "caladium moonlight" e "white wonder", por exemplo, apresentam folhas de um branco leitoso com veias verdes.

É uma planta de sombra total ou meia sombra, sendo delicada e muito charmosa e utilizada em decoração de interiores. Sua cor neutra em contraste com cores vibrantes traz um equilíbrio e harmonia ao ambiente.

Caladium rosa

Caladium rosa com folhas em vários tons de rosa e verde

O caladium rosa, chamado de "Tincke the pink" em inglês, apresenta uma coloração de fundo verde e o centro rajado de cor rosa e branco. Geralmente apresenta tons claros e suaves, porém a tonalidade da cor varia de acordo com local e o ambiente escolhido para o cultivo. É uma planta que gosta de bastante luminosidade, no entanto, não necessita de sol direto durante todo o dia.

A plantação do bulbo pode ser feita em lugar definitivo ou em vasos que tenham aproximadamente 20cm de terra. A planta irá se desenvolver 60 dias após o cultivo e, em média, a duração de todo ciclo é de cerca de 180 dias.

Caladium verde

Caladium verde miss muffet

Para quem é mais tradicional e gosta de um verdinho essa é uma ótima opção. A "Miss Muffet", por exemplo, é uma espécie anão da família do caladium podendo chegar de 25 a 30cm de altura. É caracterizado por possuir folhas de coloração verde-limão salpicadas com manchas bordô e detalhes em branco.

É uma planta que gosta de luminosidade, mas evitando o sol direto, sendo possível cultivá-la tanto em jardins como ambientes internos que possuem uma boa iluminação. É uma espécie muito atraente e excepcionalmente decorativa.

Caladium x hortulanum

Caladium hortulanum com muitas folhas grandes

"Caladium x hortulanum" significa caládio-de-folhas-grandes e esses podem chegar a crescer até 60cm de altura. Há duas importantes espécies de caladium, Caladium hortulanum e Caladium bicolor, sendo a C.hortulanum a mais comum. Sobre a sua origem, consideram a hipótese do cruzamento do C. Bicolor com C. marmoratum.

São plantas muito sensíveis à baixa temperatura, quando as folhas podem ser danificadas, prejudicando o seu desenvolvimento e crescimento. A alta exposição da luz solar também traz danos a sua coloração, causando o desbotamento.

Como cuidar do caladium

Caladium vermelha com verde e ferramentas de jardinagem sobre terra

Agora que você já sabe e conhece algumas espécies de caladium, é importante saber cuidar dessa planta. Uma ótima opção para decoração de ambientes e jardinagem, seguindo algumas dicas você conseguirá cultivar adequadamente o seu caladium. Confira a seguir.

Rega do caladium

Em média, a rega do caladium deve ser realizada de 2 a 3 vezes por semana. Se identificar que o caule e as folhas estão amarelados é sinal de que a planta está com excesso de água, então diminua a quantidade. Uma dica bem legal para saber se há necessidade de regar sua planta é fazer o teste com o dedo: se perceber que a terra está úmida não é preciso regar, se for o contrário, sua planta está pedindo água.

Regue com bastante água e deixe escorrer pelos furinhos do vaso. É importante que sua planta possua uma boa drenagem, pois a falta dela poderá ocasionar apodrecimento na raiz e possíveis doenças.

Luminosidade e temperatura ideal para caladium

O ideal é que a planta seja cultivada à meia sombra, não a exponha à luz solar direta. Se for em ambientes internos, escolha um local bem iluminado, de preferência próximo a uma janela que receba luz e fique bem arejado.

Se optar plantar em seu jardim, deixe a planta em local que possua sombra, como por exemplo embaixo de uma palmeira que irá fazer sombra na maior parte do dia. O caladium é uma planta de clima quente, temperaturas entre 23º a 30ºC são ideais para o seu crescimento e desenvolvimento.

Poda do caladium

Realizar a poda é necessária para que o caladium cresça saudável, com um melhor aspecto, trazendo vigor e restauração a sua planta. A poda deve ser feita no final da temporada e depois que as folhas começarem a murchar, cortando rente ao solo - nesse estágio, será necessário suspender a rega, pois a planta entrará em repouso. Faça também uma poda de limpeza, utilizando uma tesoura previamente esterilizada com álcool, sempre que identificar folhas fracas, secas e amareladas.

Umidade ideal para caladium

Para que você tenha sucesso no cultivo do caladium, grande parte desse processo depende da umidade do ar. O verão é a melhor época para o desenvolvimento da planta, já que esse é um tipo de planta que ama ambientes quentes e úmidos, e nesta fase começa a floração. No entanto, quando a umidade do ar está muito seca, é necessário realizar uma pulverização nas folhas.

Ventos ou ar condicionado prejudicam a planta, pois isso irá fazer com que as folhas fiquem murchas e queimadas. Se sua planta estiver dentro de casa, uma boa dica é, utilizar um umidificador de ar ou um copo d'água próximo a planta, isso irá ajudar em dias muitos quentes e secos.

Adubo para caladium

A falta de adubação pode causar doenças fúngicas, e sintomas como manchas amareladas, pintinhas e folhas moles são sinal de que sua planta precisa de adubo. A falta dele irá ocasionar um crescimento raquítico e a planta não irá obter um desenvolvimento saudável.

Um adubo bastante recomendado para as plantas é o bokashi, que é um adubo orgânico completo. Além de possuir composto de origem animal e vegetal, contém micro-organismos eficientes que fazem a metabolização desses nutrientes.

Pragas e doenças do caladium

As doenças mais comuns no caladium são fungos e bactérias como o patógeno Pythium, que atacam as raízes do tubérculo, causando podridão e aparecimentos de manchas necróticas nas folhas. O nematoide-das-galhas é um parasita que também pode infectar a raiz do tubérculo. Esses podem ser tratadas com água quente e fumigação do solo.

Lagarta e pulgões são outras pragas que podem ser um problema para sua planta, fique sempre atento e observe se há sinal de folhas mordidas, e, se a infestação estiver fora do controle, utilize Bacillus thuringiensis, um inseticida para vários tipos de espécies de insetos. Se identificar a aparição de pulgões, lave a planta, e utilize óleo de nim para controlar.

Curiosidades e características do caladium

Caladium vermelho e verde

A principal característica das folhas, é o seu formato, bastante semelhante ao de coração ou uma flecha. Muitos chamam essa planta de "Coração-de-Jesus" ou "orelha-de-elefante". Confira a seguir mais curiosidades.

Caladium são tóxicas?

Todas as espécies caladium são tóxicas. O caladium seguinum (comigo-ninguém-pode), por exemplo, é uma das plantas que possuem maiores casos de intoxicação. Possuem substância muito perigosas e suas folhas e hastes produzem oxalato de cálcio, que causam reações metabólicas nos seres humanos.

A mastigação e ingestão das folhas causa salivação excessiva, vômitos, inchaço na garganta, dificultando a ingestão de alimentos e bolhas na língua. Em caso de intoxicação é necessário ir ao médico, que realizará um exame e tratará os danos, como por exemplo estomatite, com remédios anti-inflamatórios.

O repouso do caladium no inverno

Durante os meses de inverno as folhas e o caules amarelam e caem, aparentando estarem mortos, e isso acontece porque o caladium entrará em período de hibernação. A planta não resiste a temperaturas muito baixas, portanto nesta época ela ficará em repouso.

Neste intervalo é necessário suspender a rega, para que a umidade não cause apodrecimento nos bulbos. Você também poderá optar por tirar os bulbos da terra, limpá-los e espere secar, para em seguida guardar em lugar seco. Quando estiver na estação da primavera, replante o bulbo na terra.

Em época de plantio, prepare a terra com mistura de areia, adubo animal e composto orgânico de folhas ou turfa. Plante o bulbo, deixando uma parte para fora da terra, acomode sua planta em um lugar fresco, bem iluminado e protegido. Quando o clima estiver mais quente, começará a brotar.

O crescimento do caladium em ambientes fechados

O Caladium é uma planta que se adapta muito bem a ambientes internos, mas é preciso escolher o local certo para que a planta consiga crescer e se desenvolver. Certifique-se de escolher um ambiente semi-sombreado, onde ela consiga receber a luminosidade adequada para crescer.

É aconselhável colocar sempre perto de uma janela ou lugares bem iluminados. Vale a pena lembrar que o caladium é muito sensível a ventos, e a corrente de ar pode danificar as folhas. Fique sempre atento a umidade e a drenagem da planta.

Ideias de paisagismo com caladium

O caladium encanta pela sua beleza e cores deslumbrantes, sendo uma planta muito interessante para introduzir em projeto de paisagismo. Fazer combinações com diversas plantas podem gerar grandes resultados.

Entretanto quando entra em época de hibernação, a planta deixa um espaço vazio, e neste momento é necessário combinar com outras plantas que consigam resolver esse problema. Arranjos com outras aráceas, como o lírio-da-paz, antúrio, copo de leite, que não perdem as folhas no período do inverno, podem ser uma boa escolha.

Não é recomendado cultivar essa espécie em condomínios ou locais onde crianças e animais domésticos possam ter acesso, por serem muito curiosos, há riscos de acidentalmente comerem a planta.

Arranjos com caladium

Você pode fazer arranjos incríveis com caladium, pois é possível realizar diversas combinações e colorir sua casa e jardim. Arranjos com diversos modelos e tamanhos também são uma ótima opção para decorar sua casa e proporcionar um ambiente ainda mais aconchegante.

Se você possui um jardim, poderá escolher diversos tipos de espécie de caladium. Colecione e explore as diversas cores que essa planta oferece e deixe o seu jardim ainda mais colorido e cheio de vida.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar do caladium

Neste artigo apresentamos informações e dicas de como cuidar do caladium, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Enfeite sua casa com a planta caladium e traga mais vida ao ambiente!

Caladium rosa

Apresentamos a você essa planta exótica que traz muitas lembranças afetivas da casa dos nossos avós, já que era uma planta muito encontrada nesses locais. Considerada como uma planta "clássica", ela ficou sumida por um tempo, mas está voltando com tudo e está em alta no momento, sendo muito apreciada na decoração de ambientes.

Uma planta ornamental cheia de vida que transmite beleza, bem-estar, conforto e elegância para o seu lar, com certeza vai embelezar qualquer local em que for colocada. Que tal colorir seu jardim ou dar um toque de cor em sua casa? Seguindo as dicas que trouxemos neste artigo ficou fácil cuidar do caladium, uma ótima opção pra você que não possui muita experiência em cuidar de plantas, por ter um cultivo simples.

Autor deste artigo

Amo a natureza, gosto de ler livros e sou apaixonada pelo mundo das artes.

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos