Dracena Reflexa: saiba como cuidar, características e muito mais!

Dracena Reflexa: saiba como cuidar, características e muito mais!

Você já conhece a Dracena Reflexa? Confira curiosidades e instruções de como cuidar desta planta.


Você já ouviu falar em Dracena Reflexa?

muda de Dracena reflexa

A Dracena (ou Dracaena) reflexa é uma árvore nativa de regiões próximas ao Oceano Índico. Ela é uma planta muito utilizada no paisagismo, já que contribui para melhorar a estética de vários tipos diferentes de decoração devido às suas folhas.

A altura da Dracena reflexa pode chegar a 3 metros fora de seu habitat de origem, com um mínimo de 1,80 m. Seu ciclo de vida é perene e ela lida muito bem com a luz solar, desde que seja exposta sem excessos. Suas folhas são de cor verde-oliva e podem ter ou não linhas em um tom de verde bem mais claro (como é o caso da "Song of India") ou na cor creme ("Song of Jamaica").

A Dracena reflexa também pode florescer no final do inverno. As flores são pequenas e brancas. Essa árvore também pode ser plantada em vasos grandes e mantida em ambientes internos, de preferência em cômodos com luminosidade razoável.

Informações básicas da Dracena reflexa

Dracena reflexa em estaquia


Nome científicoDracaena reflexa
Outros nomesPleomele reflexa, canção-da-índia, canção-da-Jamaica, Pleomele Variegata
OrigemÁfrica, Madagascar, Ilhas Mascarenhas
Porte1,80 m a 3 m
Ciclo de vidaPerene
FloraçãoFinal do inverno
ClimaTropical, subtropical, temperado, oceânico


A Dracena reflexa é uma planta que teve origem em ilhas da continente Africano e, por isso, se desenvolve muito bem em regiões litorâneas, mas também pode crescer de maneira satisfatória em clima tropical.

Cultivar a sua Dracena reflexa pode ser bem simples. A seguir, confira dicas para cultivar e cuidar da sua durante o crescimento.

Como cuidar da Dracena reflexa

kit de jardinagem para dracena reflexa

Cuidar da Dracena reflexa pode ser muito simples, desde que fatores como a luz ideal, a temperatura do ambiente a umidade do solo sejam respeitados.

Manter a planta sob condições adequadas pode contribuir para seu bom desenvolvimento. A seguir, confira dicas para cuidar da sua Dracena reflexa.

Luz ideal para Dracena reflexa

A Dracena reflexa sobrevive bem em Sol pleno, luz difusa e também meia-sombra. Ela é uma planta que sobrevive bem em ambientes variados, tanto internos quanto externos, desde que não fique jamais na sombra total.

Se você ficar na dúvida a respeito da melhor iluminação para a sua Dracena reflexa, observe o estado das folhas. Se elas estiverem caindo demais e se, ao mesmo tempo, a planta crescer somente em altura, mas não ganhar novas folhas, então é sinal de que ela precisa de mais luz.

Caso a região de cultivo de sua Dracena reflexa seja um ambiente quente e ensolarado, vale manter a planta em meia-sombra.

Temperatura para Dracena reflexa

A Dracena reflexa não suporta o frio intenso. Por isso, é importante mantê-la em um lugar quente durante épocas de forte inverno. O clima quente, mesmo que haja um pouco de estiagem, permite maior desenvolvimento da planta, que é tolerante a ele.

Evite deixar a Dracena reflexa ao ar livre por muito tempo durante o inverno, sobretudo se a temperatura estiver demasiadamente baixa. Se a planta estiver se desenvolvendo bem, evite mudá-la muitas vezes de lugar, já que isso pode fazer com que ela perca parte de suas folhas.

Experimente deixar a sua Dracena próxima de janelas ou lugares onde ela poderá receber a luz do Sol.

Umidade para Dracena reflexa

Por ser uma planta originária de regiões litorâneas, a Dracena reflexa suporta bem a umidade, que inclusive pode ajudá-la a se desenvolver bem. A planta precisa de um solo que seja irrigado constantemente para manter-se saudável.

Se você quer plantar a sua Dracena reflexa em um ambiente onde o solo tende a ser mais árido, é importante intensificar a rotina de irrigação. Borrifar um pouco de água nas folhas também pode ajudar.

Solo para a Dracena reflexa

O solo para a Dracena reflexa deve ser sempre fértil, drenável e rico em matéria orgânica. Usar cascas de frutas, legumes e até de ovos pode ajudar a enriquecer a terra. Você também pode optar por comprar adubo orgânico em uma loja de materiais para jardinagem.

A fertilização deve ocorrer, de preferência, a cada quinze dias, principalmente durante a primavera e no verão. Isso ajuda a planta a se desenvolver bem e a florescer na época propícia.

É fundamental garantir que a sua Dracena reflexa recebe os nutrientes necessários para se desenvolver de maneira satisfatória. Por isso, não pule essa etapa após o cultivo de sua muda!

Rega da Dracena reflexa

A Dracena reflexa deve ser irrigada diariamente, já que é uma planta que precisa de muita umidade, seja do solo, seja do restante do ambiente.

Embora a rega deva ocorrer todos os dias, é importante verificar sempre, antes de regar, se a terra não está encharcada. Caso esteja, evite molhá-la ainda mais. O local onde a Dracena está plantada pode afetar diretamente na umidade do solo, por isso esse cuidado deve ser tomado.

Adubação para Dracena reflexa

Adube e fertilize sempre a sua Dracena reflexa. O adubo ideal para esse tipo de planta é aquele rico em nutrientes como o nitrogênio, o potássio e o fósforo. Além disso, é importante que o substrato tenha cálcio, magnésio, enxofre, ferro, zinco, cobre, entre outros elementos importantes para o desenvolvimento.

Se você não dispõe de tempo para fazer adubo caseiro, vale comprar misturas já prontas em lojas específicas para materiais de jardinagem. Você também pode optar pelo adubo químico, embora ele tenha um pouco menos dos nutrientes necessários para a planta.

Como fazer muda da Dracena reflexa

Você pode fazer mudas da Dracena reflexa usando um dos galhos da própria planta. Basta quebrar um deles para remover do restante. Depois, mergulhe o galho em um recipiente com água até que ela comece a criar ramos e raízes.

Você pode fazer quantas mudas quiser - e pode aproveitar os períodos de poda para retirar as mudas que achar necessário. Uma vez que as raízes já estiverem aparecendo, é só plantar uma das mudas em um vaso, com solo bem regado e fertilizado. Isso é suficiente para que a planta se desenvolva bem.

Pragas e doenças da Dracena reflexa

As Dracenas não são totalmente resistentes a pragas e doenças virais. Para cuidar dessas plantas, vale usar produtos específicos e manter a poda em dia.

Os ácaros fitófagos costumam ser os principais responsáveis pelas más condições de cultivo. Sua presença é denunciada por folhas com um aspecto diferente do normal, geralmente queimadas, partidas e murchas. Para evitar essa infestação, mantenha a poda em dia e use inseticidas para impedir que os insetos continuem infestando a planta.

Evite usar produtos químicos desconhecidos para afastar os insetos: isso pode prejudicar ainda mais a saúde de sua planta.

Como e quando replantar a Dracena reflexa

A floração da Dracena reflexa ocorre durante a primavera. Por isso, vale replantar mudas em estações do ano que se aproximem dela. Para garantir que ela cresca bastante nesse período, comece a plantá-la no inverno em solo rico em nutrientes.

A Dracena raramente fica sem folhas ou com um aspecto mais "murcho", a não ser que a sua saúde esteja comprometida por falta de iluminação, irrigação, nutrientes ou até alguma doença viral/praga.

Manter os cuidados de sua Dracena reflexa é fundamental para garantir que ela se desenvolva adequadamente.

Propagação da Dracena reflexa

Caso você esteja interessado em aumentar as mudas que já tem, a propagação da Dracena reflexa dura o ano todo. Por isso, mantê-la saudável é essencial para que, após madura, ela já consiga se reproduzir.

Para garantir que a Dracena reflexa tenha boas condições de reprodução, mantenha a planta em local iluminado e arejado, sem submetê-la a temperaturas muito baixas. Deixar o vaso perto das janelas ou na varanda é uma boa opção para garantir a saúde da planta.


Poda da Dracena reflexa

A poda da Dracena reflexa não é estritamente necessária - somente em caso de infestação por pragas ou insetos -, mas pode ser feita com uma tesoura de jardinagem e alguns cortes simples.

Não existe muito segredo: basta usar a tesoura para cortar as partes de sua Dracena reflexa que você considerar necessárias. Você pode aproveitar para dar formato ao "arbusto" formado pela planta após seu crescimento.

É interessante podar a sua Dracena reflexa na primavera, antes que ela atinja completamente o período de crescimento. No verão, depois que o crescimento tiver sido concluído, vale podar novamente para dar formato à planta e permitir que ela conserve os nutrientes necessários.

Características da Dracena reflexa

folhas de Dracena reflexa ao sol

As características da Dracena reflexa a transformam em uma planta única, que se destaca frente às demais. O formato de suas folhas e as flores que nascem esporadicamente fazem dela uma planta interessante para decorações. Confira algumas características a seguir.

As flores da Dracena reflexa

A Dracena reflexa floresce na primavera e exibe flores brancas, cujos botões podem ser encontrados um abaixo do outro, em fileiras. As suas flores não são seu principal ornamento, já que ela é bem conhecida pelas folhas em tons de verde, mas podem lhe trazer um charme ainda mais especial.

Algumas dracenas também exibem flores em tons de vermelho, mas esse não é o caso da Dracena reflexa. Como qualquer outra planta, ela possui vários subtipos.

O crescimento da Dracena reflexa

A Dracena reflexa é uma planta que costuma crescer muito, mas cuja altura pode ser controlada através de podas ou colocando a planta em um vaso menor.

Esse tipo de dracena pode chegar a 3m de altura, o que a torna ideal para áreas externas, como entrada de casas, estabelecimentos e jardins. Quando menor, a planta pode ser mantida na parte interna da casa.

A planta alcança 2m de diâmetro, mas a poda pode ajudar a conter sua largura quando ela cresce demais.

Dracena reflexa é tóxica?

A Dracena reflexa é uma planta tóxica para cães e gatos, já que contém saponina, um ingrediente que, quando ingerido, pode induzir reações como perda de apetite, vômito, aumento da salivação e até depressão. Para evitar que seus pets se aproximem da Dracena, vale deixá-la em um ambiente para o qual eles não tenham acesso.

Embora a planta não seja tóxica para humanos, é preferível que ela não seja ingerida, já que se trata de uma planta não comestível.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de sua Dracena reflexa

Neste artigo apresentamos informações e dicas de como cuidar da Dracena reflexa, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Decore seu lar com a Dracena reflexa!

Dracena reflexa em zoom

Agora que você já conhece muito mais sobre a Dracena reflexa e já teve acesso a dicas para o cultivo, poda e manutenção dessa planta em sua casa, já pode plantar a sua! É possível encontrar mudas de dracena pela internet, em lojas de jardinagem ou até pedindo algumas para um parente próximo ou amigo.

Por ser uma planta que não exige muitos cuidados, ela é ideal para trazer vida a qualquer ambiente e para deixa-lo muito mais bonito. Prefira vasos maiores para colocar a planta, que sejam resistentes e ofereçam espaço para ela se desenvolver, mesmo que dentro de certos limites.

Não se esqueça de seguir as recomendações corretas para a preparação do solo de sua Dracena reflexa. Assim, você garante que a planta viva por muito mais tempo.

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos