Vale da Utopia: conheça as trilhas, a praia do maço e muito mais!

Vale da Utopia: conheça as trilhas, a praia do maço e muito mais!

Veja neste artigo as principais e mais atraentes trilhas, praias e mirantes do incrível Vale da Utopia, localizado em Santa Catarina!


Conheça o Vale da Utopia em SC!

Vale da Utopia visto de cima

Localizado a aproximadamente 38 quilômetros do centro de Palhoça, em Santa Catarina, você irá se surpreender com o Vale da Utopia. Um lugar famoso pelos seus belos cenários e atmosfera paradisíaca, lá você conseguirá relaxar e aproveitar diversos mirantes e praias de águas cristalinas.

Este recanto natural integrante da unidade de conservação Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, contém várias trilhas que levam a cumes e costas com aspectos únicos e diferenciados uns dos outros, como a Enseada da Pinheira, a Praia da Guarda e a Pedra do Urubu. Por ser uma área protegida, tais lugares possuem uma vegetação e ambiente intocáveis.

Adiante, você encontrará uma seleção de dicas e das melhores atrações para visitar nesta região catarinense.

Pontos turísticos do Vale da utopia:

Considerado por muitos turistas e moradores locais como um lugar paradisíaco e revigorante, o Vale da Utopia é uma ótima opção para se conectar com a natureza por meio de belíssimas paisagens, praias e morros.

Adiante, você encontrará mais detalhes dos principais pontos turísticos do vale.

Praia do Maço

A mais próxima praia do Vale da Utopia é a chamada Praia do Maço. Esta costa mais isolada possui apenas 50 metros de extensão, e é perfeita para relaxar e desfrutar de uma bela vista. De um lado, você terá um cenário rural com áreas bem preservadas e do outro, um belo litoral com pedras rochosas e um mar azul.

Com um ambiente silencioso e de águas calmas, esta pequena praia pode ser acessada por meio de duas trilhas. Uma se inicia na rua Manoel Martins: com apenas 200 metros de caminhada, ela está próxima à Praia de Cima. A outra alternativa é pela Praia Guarda do Embaú, cuja trilha possui este mesmo nome e tem 3 quilômetros de extensão, durando uns 40 minutos de caminhada.

Bar do Mema

Na Praia do Maço, você encontrará bem próximo à beira da costa apenas um único bar. De características simples e rústicas, o proprietário deste estabelecimento é um senhor simpático que serve lanches e bebidas no local aos turistas, chamado de Mema.

Aberto apenas na alta temporada, este local também oferece espaço para camping. Com uma estrutura bem funcional, você poderá passar alguns dias em uma área arborizada, com grama baixa e uma vista deslumbrante da Praia do Maço. Local perfeito para quem deseja relaxar e se conectar com a natureza.

O que saber antes de ir para o Vale da utopia:

Camping no Vale da Utopia

Para desfrutar ao máximo desta região encantadora de Santa Catarina, veja a seguir os detalhes sobre a melhor época para ir, lugares para se hospedar e como chegar nesse incrível vale.

Qual a melhor época para ir?

Com um clima subtropical úmido e chuvas bem distribuídas ao longo do ano, a região possui temperaturas não muito extremas e as estações do ano bem definidas. No inverno, principalmente nas áreas mais montanhosas, a temperatura é mais fria. Já em áreas mais próximas da costa, o clima é mais ameno.

Por isso, a melhor época para visitar o Vale da Utopia é na alta temporada, durante o período de verão, que ocorre entre dezembro e março. Assim, você aproveitará sem riscos todos os estabelecimentos que ficam abertos neste período, bem como as atividades da região como as praias e trilhas.

Locais para se hospedar perto do Vale da utopia

Próximo ao Vale da Utopia, você encontrará diversas opções de hospedagem em pousadas, campings e bangalôs próximos da Praia de Cima. Caso deseje um lugar mais turístico e badalado, você encontrará boas opções na Guarda do Embaú. Por fim, se desejar um ambiente mais familiar e afastado, também há diversas opções na Praia da Pinheira.

Na Praia de Cima, você encontrará diferentes opções de hospedagem. Para pousadas, as opções são: Arcadia Pinheira, Pousada Água Marinha e Estrela do Mar. Já se preferir por apartamentos individuais, há a Moradas Oceano, Morada da Solange e Residencial Ramos. Além deles, quem deseja uma experiência mais próxima da natureza, há os campings: Pinheira e do Tio Nico.

Na Guarda do Embaú, com um bom custo-benefício, você encontrará a Pousada Madre Guarda e o Camping Beira Rio. Se preferir mais conforto e opções de lazer dentro da hospedagem, você pode optar pelo Zululand Bangalôs.

Como chegar ao Vale da utopia?

Para chegar ao Vale da Utopia, é possível acessá-lo via duas trilhas. A primeira opção é pela Praia da Pinheira. Com uma caminhada de 1,5 quilômetros de extensão, você conseguirá chegar ao Vale em cerca de 30 minutos. Assim que se aproximar do local, você encontrará um pequeno portão com uma placa, indicando o valor do camping e contato do responsável.

A segunda trilha é pela Guarda do Embaú. Nesta praia, seguindo na direção do morro do Urubu, você encontrará o início da trilha. Com uma extensão de quase 5 quilômetros e cerca de 1 hora e 45 minutos, esta trilha é mais extensa e cansativa que a primeira, porém possui paisagens incríveis ao longo do caminho.

O que precisa para acampar no Vale da Utopia?

A priori, o Vale da Utopia é ideal para quem gosta de aventura e de estar num ambiente completamente próximo da natureza. Por isso, o local do camping é bem simples e rústico, sem uma infraestrutura sofisticada. Ele conta com dois chuveiros frios de água doce para banho e um banheiro, ambos para uso coletivo.

Como o local fica em uma propriedade privada, é necessário tratar com o proprietário do terreno para reservar um espaço na região e pagar cerca de 25 reais pela diária, por pessoa. Além disso, lembre-se de levar uma barraca, equipamentos necessários de acampamento e água potável.

Trilhas do Vale da utopia e região:

A região onde se localiza o Vale da Utopia é formada por diversos caminhos que levam a mirantes e praias incríveis. Por isso, veja abaixo quais são as principais trilhas e os detalhes de como aproveitar este lugar paradisíaco.

Trilha da travessia do Vale da Utopia

Para amantes de longas caminhadas, contato com natureza e belas paisagens, a trilha do Vale da Utopia é o passeio ideal para se fazer na região. Considerada como a mais longa trilha de Palhoça na área costeira, ela se estende desde a Praia de Cima até a Guarda do Embaú.

Com mais trilhas menores ao longo do caminho, a principal travessia do Vale da Utopia passa pelas seguintes atrações: Prainha na Guarda do Embaú, onde você terá uma bela paisagem e piscinas naturais, Pedra da Utopia, Praia do Maço, Ponta das Andorinhas e por fim, a Praia de Cima.

Trilha da Praia solita

Próximo a Prainha, da Guarda do Embaú, você encontrará a pequena e isolada Praia Solita. Com surpreendentes áreas rochosas, costões e de frente para o mar, você encontrará esta singular e tranquila costa. Local perfeito para quem deseja relaxar e se conectar com o ambiente.

A trilha que leva para a Praia Solita pode ser feita por dois caminhos: pela trilha do morro, de aproximadamente 1 quilômetro ou pela trilha da costa, de 1,6 quilômetros. Chegando lá, você poderá dar uma pausa na caminhada e retomar o fôlego para continuar explorando a região.

Trilha do mirante da Pedra do Urubu

O mirante da Pedra do Urubu é conhecido por oferecer uma vista panorâmica de toda a praia Guarda do Embaú, enxergando até Gamboa e o rio da Madre. Com uma caminhada considerada de moderada a pesada, o trecho se inicia no final da praia da Guarda do Embaú. Ele possui fácil acesso e sinalização, o que facilita para quem não conhece o caminho e quem está visitando pela primeira vez.

Com 130 metros de altura, para chegar na Pedra do Urubu é necessário caminhar pela trilha em meio a mata. Com 500 metros de extensão e cerca de 30 minutos, você conseguirá chegar ao cume em meio a mata fechada. Porém, por ser um caminho com terra batida e subida constante, a caminhada pode se tornar cansativa.

Portanto, recomendamos que vá bem equipado caso você for se aventurar em uma trilha no Vale da Utopia. Confira aqui, as 10 melhores botas para trilha!

Conheça mais sobre a região do Vale da utopia:

Além de muitas trilhas, os entornos do Vale da Utopia abrigam atrações e vistas únicas que merecem ser visitadas. Por isso, veja mais sobre o que tem de melhor para se fazer nesta região catarinense.

Guarda do embaú

A Guarda do Embaú é uma conhecida praia de Santa Catarina. Situada a 53 quilômetros no sul do centro de Florianópolis, e a 67 quilômetros do aeroporto da cidade, este lugar possui belas paisagens naturais como bancos de areia, dunas, montanhas e trilhas que levam a incríveis mirantes.

Com um aspecto rústico e receptivo para turistas, esta praia tranquila e extensa também é ideal para quem gosta de surfar e se banhar. Além disso, na região você encontrará diversos restaurantes, bares e pousadas. Próximos deles também é possível avistar o rio da Madre, que possui algumas canoas locais, das quais também compõem este belo cenário.

Pedra do urubu

A Pedra do Urubu é um ponto turístico essencial para quem gosta de mirantes com cenários incríveis. Do alto da pedra, você conseguirá ver toda a Guarda do Embaú até a praia seguinte, a Gamboa. Além disso, também é possível encontrar o rio da Madre e há quem consiga ver do outro lado da vista, a região da Praia de Cima e Pinheira.

Com um espaço pequeno e pouca proteção no local, o cume tende a ficar lotado nos feriados, alta temporada e, principalmente, em dias mais ensolarados. Por isso, a sugestão é ir logo pela manhã e fazer uma rápida parada no topo para aproveitar a paisagem e tirar fotos.

Praia da barra

A Praia da Barra se localiza próxima a lateral externa da Praia da Guarda. De forma mais específica, ela fica no lado esquerdo da foz do rio da Madre. Diferente de outras costas, nesta pequena margem você encontrará uma bela paisagem composta pelo encontro da água do rio com o mar.

A cerca de 600 metros do centro de Guarda do Embaú, esta praia possui águas bem rasas e calmas. Para chegar neste local, você conseguirá acesso por meio da trilha da Guarda, que se inicia no final da Rua Candida Maria dos Santos.

Praia da Guarda do Embaú

Localizada no sentido sul da região do Vale da Utopia, a praia da Guarda do Embaú é uma pequena e reservada costa. Ela pode ser acessada andando até o final da Praia da Guarda ou pela trilha entre a Praia de Gamboa até a região.

Embora tenha um tamanho menor do que as praias próximas, sua paisagem é complementada por belas dunas e águas claras. Muito bem preservada e situada em um beira-mar fechado, este local é ideal para se conectar com a natureza, apreciar o ambiente e praticar surf.

Praia da Pinheira

Situada a 50 quilômetros do centro de Florianópolis, a Praia da Pinheira é considerada por muitos turistas como um lugar divino e ideal para relaxar. Com várias opções de bares, restaurantes e pousadas, esta região é perfeita para famílias e pessoas que buscam tranquilidade.

Com 7 km de extensão, e de aspecto parecido com uma concha, esta praia possui um tamanho perfeito para as pessoas realizarem caminhadas, praticarem esportes ou simplesmente se banharem nas águas calmas e cristalinas.

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é um local de conservação da biodiversidade e de mananciais que abrangem a região ao redor da Serra do Tabuleiro, em Santa Catarina. Este parque, com seus 84 mil hectares, abrange grandes formações vegetais da Mata Atlântica, como a restinga e manguezal, floresta ombrófila densa, matinha nebular, floresta ombrófila mista e campos de altitude.

Para ter acesso ao local, a sede fica na Baixada do Maciambu, em Palhoça. Lá, os visitantes e turistas podem explorar as trilhas, ter contato com espécies nativas e aprender mais sobre as características da Mata Atlântica. Ademais, a entrada é gratuita e o local fica aberto ao público de quarta a domingo, das 9 até as 16 horas.


Horário de Funcionamento
De quarta à domingo, das 09:00 às 16:00
EndereçoRod. BR 101, KM 238 S/N - Santo Amaro da Imperatriz - SC, CEP 88140-000
Telefone(48) 3286-2624
Valor
Entrada gratuita
Site
https://www.ima.sc.gov.br/index.php/biodiversidade/unidades-de-conservacao/parque-estadual-da-serra-do-tabuleiro



O Vale da utopia é uma ótima opção para quem gosta de trilha!

Bela vista do Vale da Utopia

Em síntese, o Vale da Utopia é um ótimo lugar para visitar e explorar a riqueza natural presente nesta região catarinense. Composto por um cenário diversificado entre dunas, praias, morros e vegetação inalteradas, neste local você conseguirá facilmente sair da rotina e se conectar com a natureza.

Conforme vimos, neste paradisíaco destino brasileiro você encontrará diversas opções de lazer, alimentação e hospedagem. Desde experiências mais rústicas até aquelas mais confortáveis e com melhores infraestruturas, você se encantará com o vale. Por isso, aproveite estas dicas com as melhores rotas e trilhas da região para se surpreender com este lugar incrível.

Autor deste artigo

Estudo Administração e adoro de praticar esportes e viajar. Além disso, me interesso em ler e aprender sobre temas relacionados a atividades ao ar livre e estilo de vida.

Últimos posts


Os 10 Melhores Fornos para Pizza de 2024: a lenha, elétrico, a gás e muito mais!

Os 10 Melhores Fornos para Pizza de 2024: a lenha, elétrico, a gás e muito mais!

Pensando em adquirir um forno para pizza? Confira no artigo a seguir seus tipos, preços, funções extras, onde comprar e como limpá-los.


Os 10 Melhores Aromatizadores de Ambiente de 2024: elétrico, automático e mais!

Os 10 Melhores Aromatizadores de Ambiente de 2024: elétrico, automático e mais!

Quem não ama ter a casa sempre perfumada? Veja neste artigo as melhores opções de aromatizadores de ambiente disponíveis no mercado, seus preços e onde comprar!


As 10 Melhores Araras de Roupas de 2024: de chão, de parede e muito mais!

As 10 Melhores Araras de Roupas de 2024: de chão, de parede e muito mais!

Quer comprar uma arara de roupas? Confira neste artigo uma lista com as 10 melhores de 2024, além de dicas para escolher o modelo ideal para você!


As 10 melhores pipoqueiras elétricas de 2024: com bico direcionado, clássica e mais!

As 10 melhores pipoqueiras elétricas de 2024: com bico direcionado, clássica e mais!

Pensando em comprar uma pipoqueira elétrica? Confira neste artigo os melhores modelos de pipoqueiras de 2024 e veja como escolher qual combina mais com você!


Os 10 melhores licores do mundo em 2024: Amarula, Frangelico, Cointreau e mais!

Os 10 melhores licores do mundo em 2024: Amarula, Frangelico, Cointreau e mais!

Está em busca de um excelente licor? Confira a lista com os 10 melhores licores do mundo que separamos para você e como escolher o licor ideal!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Treinos