Você conhece as potencialidades da borra do café?
A borra de café é rica em nutrientes essenciais ao bom desenvolvimento das plantas e atua na saúde do solo. Pode funcionar como repelente de insetos, tintura natural para os cabelos e é até usada na limpeza de gorduras e manchas difíceis de serem removidas das superfícies.
Além disso, possui antioxidantes, substâncias essenciais que previnem a oxidação das nossas células, ou seja, atuam no rejuvenescimento celular, deixando você mais jovem! A cafeína também é um excelente estimulante e atua na circulação sanguínea, auxiliando no tratamento de olheiras e da celulite.
Neste artigo, você vai aprender a economizar e a combater o desperdício, aproveitando esse material, que, na maioria das vezes, tem como destino a lixeira. Você vai ver que, de maneira simples e barata, é possível aproveitar todos os benefícios da borra de café e ainda contribuir para o planeta, reduzindo a quantidade de lixo produzido!
Borra de café nas plantas:
A borra de café é uma excelente ferramenta no cuidado com as plantas.
Ela possui inúmeras substâncias essenciais ao bom desenvolvimento do solo e das plantas, além de atuar na defesa da plantação. Seu uso é super recomendado, mas é preciso ter alguns cuidados. Veja a seguir quais são!
■Quais são os nutrientes da borra de café?
A borra de café é rica em carbono, nitrogênio e matéria orgânica, nutrientes essenciais ao solo. Além disso, possui minerais, como potássio, ferro, fósforo, magnésio e cromo, e ainda ajuda a eliminar metais pesados, que contaminam o solo.
Esses nutrientes são capazes desde melhorar a qualidade dos substratos na jardinagem até trazer benefícios à beleza das pessoas quando utilizados na estética.
■Problemas com a borra de café
Apesar de ser extremamente benéfica ao solo, a borra de café possui algumas substâncias que são nocivas, como, por exemplo, a cafeína, que pode atrapalhar a germinação das sementes e o desenvolvimento da planta.
A borra de café é bastante fina e compacta-se facilmente. Se uma camada muito grossa for colocada na terra, a borra irá endurecer, impedindo a penetração da água e a absorção de ar, dificultando a absorção de nutrientes. Por isso, atenção! A borra de café pode — e deve — ser usada, mas com moderação!
Utilize em pequenas quantidades, apenas espalhando levemente ao redor da planta. Na compostagem, o ideal é que a borra de café deve equivaler de 20% a 40% do total da massa do composto.
■Fertilização do solo
A maioria dos solos não possui os nutrientes necessários para o desenvolvimento ideal das plantas. Por outro lado, à medida que as plantas vão crescendo, absorvem os nutrientes do solo, deixando-o esgotado.
Além disso, a terra precisa ser bem fertilizada para que as plantas recebam todos os nutrientes de que precisam para crescer de forma saudável. E, como vimos, a borra de café é uma excelente fonte de nitrogênio e de outros minerais essenciais para o crescimento da planta e enriquecimento do solo.
Coloque a borra sobre a terra, no vaso ou na horta. Lembrando que devem ser pequenas porções levemente espalhadas ao redor da planta.
■Proteção de cultivos
Como se não bastassem todos os nutrientes que proporcionam para o bom desenvolvimento das plantas, a borra de café também atua como repelente natural, ajudando a combater pragas, como lesmas, caracóis e formigas.
Embora não ofereça proteção 100% contra as lesmas (sobretudo das ginastas, que geralmente rompem quaisquer obstáculos), a borra de café costuma reduzir bastante a presença destas.
Além disso, é uma excelente alternativa aos repelentes químicos. Estes, embora combatam as pragas, matam os insetos que são benéficos para a planta e acabam prejudicando a qualidade desta. Portanto, prefira inseticidas naturais aos produzidos artificialmente.
■Atraia minhocas para o seu jardim
Se, por um lado, a borra de café afasta animais que prejudicam o desenvolvimento do solo e das plantas, por outro, atrai aqueles que lhes são benéficos. Um exemplo desses são as minhocas.
Os grãos de café ajudam a atrair essas pequenas criaturas, importantíssimas, pois, ao ingerirem porções de terra, decompõem os resíduos orgânicos, transformando-os em húmus. As minhocas ainda são “arados naturais”, ou seja, auxiliam no processo de circulação de ar no solo. Esse processo também facilita a penetração de água e o desenvolvimento das raízes.
■Compostagem
A borra de café também pode ser usada na compostagem, um processo natural que transforma materiais orgânicos em composto ou húmus, material imprescindível para o desenvolvimento do solo e das plantas.
A adição do composto ao solo ajuda-o a reter maior quantidade de nutrientes e água, contribuindo assim para a saúde da planta.
Além disso, compostos feitos com resíduos de cozinha são ainda mais ricos em nutrientes do que aqueles feitos apenas com resíduos. Além do mais, os compostos contendo entre 20% e 40% de borra de café emitem menor quantidade de gases de efeito estufa. E, como já de se esperar, esses compostos possuem uma melhor qualidade.
Casa e decoração
A granulação e a consistência da borra de café funcionam como abrasivo. Por isso, alguns de seus muitos usos envolvem os cuidados domésticos. Com ela, é possível neutralizar odores, limpar panelas e até afastar pulgas do seu pet! Veja a seguir algumas dessas funções.
■Neutralizador de odores
Sabe aquele "cheiro de guardado" de ambientes que é bem difícil de eliminar? Ou cheiro de cigarro impregnado na casa? Saiba que a borra de café tem um efeito milagroso quando o assunto é tirar os maus odores dos ambientes, e basta só colocar um pote com borra de café seca no local. Você pode colocar num canto da sala, na sapateira ou até mesmo no carro.
Para tirar o mau odor nos sapatos, coloque a borra de café numa meia e a coloque dentro do sapato. Lembre-se de trocar a borra de vez em quando. A borra de café também remove odores desagradáveis nos ralos. Basta diluir em água e despejar nos drenos, ralos, pias e vasos sanitários.
■Espante as pulgas do seu lar
Pulgas são um problema comum para quem tem animais domésticos. Existem vários remédios no mercado, porém, muitos destes podem causar alergias, intoxicações e até a morte do animal. Para evitar essas situações, durante o banho, depois de lavá-lo com o shampoo habitual, esfregue a borra de café na pele do seu bichinho, movimentando levemente.
Atenção apenas para aplicar externamente, pois o pó de café pode ser tóxico para alguns pets.
■Repelente de insetos
Os mosquitos, em geral, possuem um olfato bastante apurado. Como o café possui um cheiro forte, costuma espantá-los. Quando queimado, o odor se torna mais forte ainda. Além disso, os insetos costumam associar fumaça a perigo, o que faz com que procurem abrigo em outro lugar.
A receita é bem simples: basta colocar a borra de café num recipiente metálico e depois queimar lentamente, como se fosse um incenso. Em seguida, é só esperar a fumaça se espalhar pelo ambiente e pronto! Livre de insetos.
■Produtos de limpeza à base da borra do café
Você também pode remover sujeiras — até mesmo aquelas mais difíceis — utilizando a borra de café misturada com água e sabão líquido! Utilize essa mistura para esfregar a superfície com um pano.
É possível ainda limpar pisos e balcões de cozinha. Misture a borra com água e sabão líquido ou detergente e esfregue toda a superfície manchada com um pano. Para limpar churrasqueiras e grelhas, misture a borra com água e detergente e esfregue as grelhas com uma escovinha.
Você pode até desentupir ralos, canos de pias e até vasos sanitários! É só despejar a borra de café seguida de água bem quente. Não se preocupe, pois a borra de café não se aglutina e não vai entupir os canos.
■Limpeza das panelas
A borra de café é excelente para remover manchas e sujeiras difíceis. Sabe aquela gordura difícil de tirar da panela? Basta acrescentar um pouco do pó de café na bucha já umedecida e com um pouco de detergente.
Além disso, a borra também serve para dar aquele brilho especial às suas panelas. Depois de lavá-las, é só polvilhar a borra de café seca e esfregar com uma bucha.
■A borra do café como corante
Você sabia que a borra de café é um corante natural? Pois é... Você pode tingir algodão, linho e lã, conferindo um tom marrom natural a eles. Umedeça o tecido sem encharcá-lo. Depois, faça uma pasta com água e a borra de café e aplique sobre ele, cobrindo-o total e uniformemente (cuidado para não deixar uma parte com mais borra do que a outra, pois uma parte vai ficar mais escura e a outra mais clara). Deixe agir por cerca de 8 horas.
Depois, remova toda a borra de café (estará sequinha e você ainda pode reaproveitá-la). Por último, passe ferro no tecido.
O ideal é que o procedimento seja feito num lugar que você possa sujar (exemplo, numa garagem ou quintal) e lembre-se de cobrir toda a superfície sobre a qual a peça tingida ficará. Quanto maior a quantidade de borra de café, mais escuro o tecido ficará.
■Reparo de móveis riscados
A mistura de água morna com a borra de café é excelente para polir móveis de madeira escura que estejam sujos ou riscados. Basta aplicar a pasta sobre o móvel com um pincel bem fino ou utilizando um cotonete para escurecer a madeira e disfarçar arranhões.
Os melhores usos da borra de café na pele
Ainda falando das suas mil e uma utilidades, a borra de café também pode ser usada como cosmético. Isso por causa da cafeína, que estimula a circulação sanguínea, e dos seus antioxidantes, grandes responsáveis pelo rejuvenescimento celular.
Você pode usar a borra de café como cosmético para fazer esfoliantes, máscaras caseiras, para tratar acne, manchas escuras e até celulite!
■Esfoliação com borra de café
Por conta de suas características abrasivas, a borra de café é um excelente esfoliante para a pele. E aí vai uma ótima receita, simples e fácil de fazer: faça um creme misturando uma colher de sopa de borra de café com meia colher de sopa de azeite de oliva. Misture bastante e espalhe sobre a pele, fazendo movimentos circulares.
Aos poucos, você perceberá que sua pele reagirá muito bem às esfoliações. Isso, porque tanto o azeite quanto o café possuem propriedades curativas. Uma dica é usar um café moído mais fino, com menor granulação.
Depois da esfoliação, basta lavar o rosto e usar seu creme hidratante de preferência.
■Estimula a regeneração celular
Por ser rica em antioxidantes, a borra de café promove o rejuvenescimento da pele, auxilia no processo de regeneração celular, na circulação sanguínea e elimina as impurezas da pele. Você pode fazer uma mistura da borra de café com o óleo de girassol (ou outro óleo natural de sua preferência), fazendo movimentos circulares sobre a pele.
■Clareia manchas leves na pele
Uma vez que atua no rejuvenescimento celular, a borra de café também ajuda a clarear manchas na pele.
Basta fazer um creme suave misturando uma clara batida em neve, duas colheres de sopa de borra de café, óleo de amêndoas e duas gotas de óleo essencial de gerânio. Depois, é só aplicar sobre a pele, fazendo movimentos circulares suaves. Deixe agir por 10 minutos e depois enxágue com água fria.
■Tratamento para acnes e olheiras
Usar borra de café regularmente sobre a pele ajuda a combater bactérias nocivas a ela. O café é rico em ácidos clorogênicos (CGAs), substâncias anti-inflamatórias e antibacterianas. As esfoliações diárias são uma excelente ferramenta no combate à acne.
Além disso, também age no combate a olheiras. Isso, porque a cafeína dilata os vasos sanguíneos, melhorando a circulação na área. Para o tratamento dessas manchas incômodas, faça uma mistura utilizando ½ colher de chá de borra de café e adicione um pouco de azeite e água, até formar uma pasta.
Aplique dando tapinhas leves na região das olheiras, sem esfregar. Depois, deixe agir por 10 minutos e enxágue abundantemente.
■Diminui a aparência da celulite
Outro super benefício da borra de café é uma considerável melhora na aparência das celulites. Isso porque a borra de café age como um estimulante para a circulação sanguínea, dando uma melhor aparência à pele. Você pode fazer uma mistura com a borra de café e um pouco de água quente, fazendo movimentos circulares durante 10 minutos.
Repita duas vezes na semana.
Para potencializar os resultados, em vez de água quente, você pode usar amêndoas doces, azeite de oliva ou um hidratante de sua preferência.
■Estimula o crescimento capilar
Shampoos e produtos para cabelo costumam deixar resíduos que acabam prejudicando o crescimento do cabelo. Esfoliar o couro cabeludo com a borra de café remove as células mortas, auxilia no rejuvenescimento celular, melhora a circulação sanguínea na região e promove o crescimento dos fios.
O ideal é fazer a esfoliação sempre antes de lavar os cabelos, repetindo uma ou duas vezes por semana.
■Favorece o escurecimento capilar
A borra de café, de fato, ajuda a escurecer o cabelo. Mas atenção! Os efeitos são para um resultado rápido e temporário. Todavia, acaba se tornando uma excelente alternativa às tinturas químicas, pois é um método natural para tingir as madeixas. Para economizar, você pode alternar o uso de pó de café com as tinturas químicas.
E aqui vai a receita: faça a quantidade de duas xícaras de café bem forte (de preferência, use café solúvel) e deixe esfriar. Aplique sobre os cabelos (já lavados com xampu e ainda molhados) e massageie, deixando agir por uma hora. Depois, misture ao seu condicionador 4 colheres de sopa de pó de café e aplique no comprimento dos fios. Enxágue e pronto!
Outra dica é inserir algumas colheres de pó de café solúvel no creme de pentear.
■Efeito calmante
Apesar de o café ser conhecido por seus efeitos estimulantes, funciona como calmante se aplicado topicamente. Isso por causa de seus antioxidantes.
A borra de café pode ser usada, por exemplo, nos cuidados pós-sol. Basta fazer uma pasta com a borra e um pouco de água e aplicá-la sobre a pele (sem esfregar), deixando agir por alguns minutos.
Depois disso, enxágue abundantemente.
A borra de café tem muitas utilidades!
Dá para fazer muita coisa fazendo o uso da borra de café, reaproveitando esse recurso valiosíssimo que, na maioria das vezes, é jogado no lixo.
Aproveite as dicas e utilize a borra de café para fertilizantes de jardinagem, limpeza da casa, tirar odores e esfoliante de pele. As opções são diversas para quem quiser optar por um estilo de vida mais sustentável e ecofriendly. Reutilize esta substância e seus nutrientes que só trazem benefícios e vantagens ao seu cotidiano.
Então, a partir de agora, depois de preparar aquele cafezinho maravilhoso, reaproveite a borra e prove suas mil e uma utilidades! Assim, você economiza tempo, dinheiro e ainda dá aquela ajudinha para o planeta! O que você está esperando? Comece hoje!