Estilos de casa: os tipos de arquiteturas e suas características!

Estilos de casa: os tipos de arquiteturas e suas características!

Neste artigo apresentamos os diversos estilos de casas e suas características. Confira todos e inspire-se!


Os diferentes estilos de casa para você se inspirar!

Os diferentes estilos de casa

Você sabia que existem muitos estilos de casas? Cada um diz muito sobre a personalidade da pessoa e seu estilo de vida. Saiba que, ao construir uma casa, é preciso escolher um deles, e isso não é nada fácil. Para começar um projeto, saber qual estilo de arquitetura vai se usar, é muito importante, já que esta escolha vai influenciar grande parte dos materiais utilizados e a estética da casa que se planeja construir.

E de tantas possibilidades, você pode não saber qual escolher e se sentir confuso, então com este artigo e nossas dicas iremos te orientar. Trazemos abaixo, diversos estilos diferenciados de casas e os mais procurados, suas características para lhe ajudar a se inspirar e usá-los como referência em seu projeto. Não deixe de conferir e se encantar com as opções.

Os estilos de casa e suas características

Agora, iremos ver sobre estilos de casas fora do comum, com suas características marcantes e diferenciadas das demais. Confira a nossa lista abaixo com estes estilos para você ter uma ideia de como eles são, e quem sabe escolher uma delas como inspiração.

Estilo de casa Rainha Ana

Casa Rainha Ana

O estilo Rainha Ana pertence à arquitetura Vitoriana e foi popular no fim da década de 1800. Casas projetadas com o estilo Rainha Ana possuem telhados íngremes com formatos assimétricos ou até irregulares. Seus telhados fazem uso de telhas padronizadas, e na frente da casa há uma grande janela.

Usa-se bastante janelas grandes e muitas ornamentações na casa. As casas Rainha Ana têm empenas, lucarnas, e as vezes alguns tipos de torres. As empenas são partes triangulares na região externa do telhado inclinado; e lucarnas são janelas que ficam na parte inclinada de um telhado. Esse estilo é baseado no embelezamento.

Estilo de casa Tudor

Casa Tudor

Esse estilo foi desenvolvido com arquitetura medieval, durante o período Tudor, entre 1485 e 1603. Durante essa época, houve a introdução do estilo renascentista da Inglaterra. Assim, o estilo de arquitetura Tudor só ficou popular dentre 1500 e 1560.

Atualmente, as casas neste estilo são projetadas com tijolo e com estuques feitas de madeiras ornamentadas que ficam dentro e fora da casa. Seus telhados são bem íngremes e há alvenaria com pedras. Também fazem uso de grandes fileiras de janelas de batente.

Estilo de casa Toscana

Casa Toscana

Alguns materiais que são usadas em casas no estilo Toscana tradicional são pedras, madeiras, azulejos e ferro forjado. Casas no estilo Toscana são rústicas, elegantes e adequadamente nos arranjos mediterrâneos originais. O design simples desse estilo foi inspirado há muito tempo, num passado distante.

Na construção de casas neste estilo, utilizam-se materiais disponíveis do local, como pedras, que geralmente são xisto e pedras calcárias, pois são melhores na hora da fazer as paredes e fundações da casa. É um estilo considerado de mal envelhecimento visual, mas àqueles que gostam de uma pitada de antigo-chique, irão adorar!

Estilo de casa Espanhola

Casa Espanhola

Na Espanha, o verão chega a ser muito quente, então paredes claras servem para deixar o ambiente mais fresco e iluminado, como há nesse estilo de casa. Os telhados destas casas geralmente são laranjas ou vermelhos, para que haja um contraste com as paredes.

O estilo espanhol faz o uso de estuques, nas paredes e tetos na parte de fora e dentro da casa; e além do mais, fazem uso de revestimento de pedras no invés do estuque. Os pisos se destacam com suas estampas diferentes, e também nas escadas com seus filetes estampados.

Estilo de casa Prairie School

Casa Prairie School

O estilo Prairie é um estilo arquitetônico até que recente, criado no fim do século 19 e início do 20. Ele é comum na parte oeste dos EUA. Este estilo é definido pelas suas linhas horizontais, coberturas planas ou pouco inclinadas com suas lajes no fim de beiras com balanços relativamente em cima.

Esse estilo usa janelas agrupadas, assim formando conjuntos horizontais, e geralmente são integradas com a paisagem. Uma construção sólida, paredes texturizadas e relevos economizam na parte ornamental. Suas linhas horizontais remetem à paisagem natural de pradarias.

Estilo de casa Flórida

Casa Flórida

Uma casa com arquitetura da Flórida tem um estilo de estrutura de madeira, bem comum na região dos EUA com o mesmo nome. Foi criada por volta do século 19 e ainda está presente como referência nos dias de hoje. As principais características numa casa estilo Flórida são seus telhados feito de metal, e uma grande área para varanda que fica em volta da casa.

Essas casas têm corredores centrais ou retos da parte frontal para a parte “traseira” da casa. Esses corredores são chamados de “corredores espingarda” ou “trote de cães”.

Estilo de casa Pueblo Revival

Casa Pueblo Revival

É conhecido também como tijolo de barro, que era usado como um dos primeiros materiais de construção no mundo. Estas casas se parecem com as feitas de taipa de pilão. Este tipo de construção é popular em diversos países do mundo desde o sul da América até a Espanha.

As casas Pueblo Revival têm paredes grossas e arredondadas. Fazem uso de materiais de barro, como tijolo de barro de adobe ou imitações de estuque e alvenaria. Possuem telhados planos ou pouco inclinados, e seus tetos são de madeira maciça. Geralmente, os pisos são feitos de tijolo, laje ou madeira.

Estilo de casa Bangalô

Casa Bangalô

O estilo Bangalô é um tipo de construção que utiliza materiais naturais e usa a sua área externa no máximo. Esse tipo de casa tem uma atmosfera campestre, com um grande contato com a natureza ao redor, diferente de ambientes urbanos.

Este estilo tem um ar acolhedor, característico de casas do interior. Suas fachadas geralmente são feitas de madeira, tijolos e pedras. A sua aparência não tem simetria, mas apresenta um equilíbrio com colunas quadradas. Seu telhado, muitas vezes, é bem baixo, e sua varanda abrange todos os lados da casa para se integrar com a área externa.

Estilo de casa Escandinavo

Casa Escandinavo

É um estilo que valoriza a simplicidade, funcionalidade e beleza, prezando a iluminação natural do ambiente e o minimalismo. Utiliza cores neutras, como o branco e tons de bege e cinza. Estas casas possuem diversas formas e silhuetas que mantêm a construção funcional e esteticamente bonita.

Assim como algumas outras arquiteturas modernas, esse estilo leva em consideração a paisagem em volta e faz seus projetos de acordo, sem muita interferência na natureza. É notável a existência de texturas naturais, espaços com paredes grossas e tetos tanto altos e baixos, que facilitam o aquecimento e resfriamento do local.

Estilo de casa Rústica Francesa

Casa Rústica Francesa

Este estilo esbanja a combinação entre tradicional e elegante. É uma elegância refinada que introduz cores suaves e elementos da natureza. Geralmente, usa-se madeira branca e cores de azul celeste e verde suave. É rústico e elegante, que faz a junção perfeita entre a beleza e o conforto.

Casas desse tipo possuem portas francesas, que são portas duplas e bem grandes. Suas persianas são pintadas com cores vibrantes. O acabamento dessas casas é feito de uma mistura de pedra azul ou cinza com estuque, e suas varandas são feitas de ferro forjado com grandes janelas ou sacadas.

Estilo de casa Vitoriana

Casa Vitoriana

Casas vitorianas foram criadas no reinado da Rainha Vitória, entre 1837 e 1901. Durante a revolução industrial, várias destas casas foram construídas. Os traços da arquitetura Vitoriana estão presentes nas molduras e bordas de janelas e portas. Originalmente, as principais cores utilizadas na arquitetura Vitoriana eram tons de cobre, vermelho e dourado.

Atualmente, usam-se outros tons de cores, como branco, cinza e tons mais claros. Estas casas, no geral, apresentam telhados inclinados, uma empena frontal grande, telhas com o mesmo padrão de cores e formatos, janelas elevadas recortadas e uma fachada com uma varanda frontal total ou parcial.

Estilos de casa mais procurados

Para que você comece um projeto de construção ou reforma, é necessário a ajuda de um profissional da área, pois uma pessoa com experiência pode lhe ajudar a saber qual estilo ficaria melhor na área do terreno. Mas isso não significa que sua escolha tem que ser só baseada nesse quesito.

Entre tantos estilos, obviamente existem os mais procurados pelas pessoas devido à simplicidade e modernidade. Logo abaixo, iremos ver sobre casas nesses estilos e suas características, para que você se inspire e escolha um dos modelos de construção que nos dias de hoje são os mais populares e conhecidos.

Estilo de casa contemporâneo

Casa contemporânea

Casas no estilo contemporâneo começaram a ficar populares entre as décadas de 1960 e 1970, período conhecido como pós-moderno. Casas com este estilo possuem uma grande quantidade de designs e inclinações. Porém, uma das maiores características dessa arquitetura é seu modo racional de construção e seu minimalismo.

Entretanto, vemos também o uso de formas nada convencionais, como formas curvas orgânicas. Este estilo não possui muitos detalhes ou ornamentos, dando mais espaço para texturas suaves e linhas simples, assim fundindo a casa com o paisagismo.

Estilo de casa moderno

Casa moderna

Casas com o estilo moderno surgiram depois da Segunda Guerra Mundial, com o movimento modernista na Europa, e depois pelo mundo todo. Neste estilo, as casas têm integração e socialização valorizadas, então é bem fácil de se ver casas com ambientes integrados ou vãos amplos.

No geral, as casas modernas são minimalistas no estilo e têm linhas nítidas e limpas, e não fazem grande uso de detalhes decorativos. Usam materiais como aço, concreto, vidro e madeira na parte das fachadas, e há predominância de cores neutras ou claras.

Estilo de casa mediterrâneo

Casa mediterrânea

O estilo de casa mediterrânea foi fortemente influenciado por países que se encontram próximos do mar Mediterrâneo. Uma de suas características é a ligação do exterior e interior da casa, complementando o estilo geral, e o uso da cor branca nas paredes da casa é outro grande detalhe deste estilo.

As paredes exteriores geralmente são construídas com estuque e os telhados cobertos com telhas, e na maioria das vezes inclinados. Fazem uso de revestimentos cerâmicos e possuem jardins que se conectam à área de estar da casa.

Estilo de casa minimalista

Casa minimalista

As casas no estilo minimalista são consideradas um marco na arquitetura moderna e ultimamente viraram uma tendência com seu design simples, poucos elementos e suas formas geométricas. O estilo minimalista preza bastante a sofisticação e simplicidade juntos, e valoriza este conceito nas cores e espaço.

Devido à importância de manter apenas os elementos indispensáveis, todos os tipos de adornos são dispensados do projeto. Uma grande característica da arquitetura minimalista é o uso do branco, sendo destacado por uma cor forte como o preto, e linhas retas são muito frequentes neste estilo.

Estilo de casa rústico

Casa rústica

Casas no estilo rustico geralmente são localizadas no interior, mas este estilo pode ser facilmente aproveitado em cidades ou praias. Estas casas demonstram uma sensação de conforto e aconchego. Projetos neste estilo fazem um grande uso dos materiais na sua forma bruta, em principal a pedra e madeira.

A paleta de cores usada no estilo rústico se baseia nos tons de terra ou tonalidades pastéis, e suas paredes podem mostrar sua aparência natural, mesmo sendo tijolo ou pedra. O uso de madeira no piso é bem típico de casas assim.

Estilo de casa de praia

Casa de praia

As casas de praia são, geralmente, construídas perto de lugares à beira-mar. Estas casas são ótimas para quando se está de férias e você deseja um lugar próximo ao mar, ou até mesmo em regiões com montanhas.

As casas no estilo de praia são construídas com materiais naturais, como madeira e bambu. Elas também possuem grandes terraços ou varandas. A ventilação e iluminação da casa também são bem importantes, destacando janelas e portas amplas. É próprio deste estilo ter um jardim para demonstrar a natureza.

Estilo de casa asiático

Casa asiática

O estilo de casa asiático é bem popular no exterior, porém no Brasil é pouco conhecido. Seu aspecto principal na construção é a sua fachada de madeira com tons claros, e sua junção com linhas retas e simples. Vale ressaltar outro detalhe que são suas aberturas com janelas e portas feitas de vidro.

A Combinação da natureza e a casa é essencial. Então é normal haverem casas neste estilo sendo integradas com a parte externa, e se você quiser ter mais contato com a natureza, o estilo asiático suporta um jardim no formato zen, usando pedras, bambu e pequenos lagos.

Estilo de casa tropical

Casa tropical

Com semelhanças às casas de praia, este estilo dá bastante importância para natureza e a inclusão dela na parte interna e externa. Possuem dominância de materiais naturais como bambu e madeira, e apresentam cores fortes, vibrantes e quentes. Também usam estampas com flores e animais, representando a decoração tropical.

As paletas de cores usadas são basicamente tons de branco ou cores claras, e as vezes faz o uso da cor verde água. O estilo tropical é procurado por moradores de centros urbanos que querem ter a sensação da natureza em sua própria casa, porém sem perder graciosidade e bons arranjos.

Estilo de casa de campo

Casa de campo

Este tipo de construção preza a integração com o entorno da casa, ou seja, na hora do projeto se aproveita a natureza em volta do local, fazendo com que a paisagem e a área interna da casa sejam integralmente visíveis.

O estilo de casa de campo é bem parecido com as casas no estilo rústico, já que fazem bastante uso de madeira em suas colunas e pisos. Também pode se usar pedras nas paredes ou tijolos, e é típico dos telhados terem formatos geométricos.

Estilo de casa neoclássico

Casa neoclássica

O estilo neoclássico busca se inspirar nas infraestruturas da arquitetura greco-romana, assim demonstrando um ar de rigidez e riqueza. Teve seu início no século 18, e até atualmente é usado em projetos de casas. A cor mais usada neste estilo é o branco ou tons similares, pois a arquitetura greco-romana usava muito o mármore.

Casas neste estilo não possuem elementos sem funções práticas, como componentes ornamentais ou puramente estéticos. Valorizam partes estruturais arquitetônicas como pórticos, colunas, cúpulas, frontões e fachadas.

Escolha seu estilo favorito e decore sua casa!

Escolha seu estilo favorito de casa!

Então vemos que cada estilo de casa apresenta suas características principais. E não é impossível que tenha uma mistura de um estilo com outro, por exemplo uma casa contemporânea com componentes rústicos, ou uma casa vitoriana com elementos modernos. Não existe uma regra em que não se pode ter uma mistura.

Mas estas combinações precisam ter harmonia e estética, além da funcionalidade. Assim que você entender o estilo da sua casa ou a que você quer construir, pode-se adicionar ou combinar designs em seu projeto ou reforma.

Agora que você sabe de diversos estilos de casa, que tal fazer um projeto seu? Conte para nós os resultados depois.

Autor deste artigo

Últimos posts


O Motorola Moto G54 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G54 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer em saber se o Moto G54 é um bom celular? Leia este artigo e conheça a ficha técnica do celular da Motorola, suas vantagens, indicações de uso e mais!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

Está procurando uma placa-mãe para montar seu PC ou deixá-lo melhor? Confira aqui como escolher a sua e um ranking com as 10 melhores placas-mãe de 2024!


O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G24? Neste artigo, veja as especificações técnicas do celular da Motorola, vantagens, desvantagens e indicações de uso!


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo