Como tingir roupa: preta, jeans, com tinta de tecido e mais!

Como tingir roupa: preta, jeans, com tinta de tecido e mais!

Existem muitas formas de tingir roupa em casa! Confira aqui o passo a passo de como tingir, quais materiais usar para cada tipo de tecido e custos.


Como tingir sua roupa em casa

Roupa tingimento degradê

Com certeza se você abrir seu guarda-roupa agora encontrará alguma roupa precisando ser renovada. Seja porque está com uma mancha ou porque você não gosta mais dela, nesses casos, tingir a peça é uma boa solução. Afinal, como você verá ao longo deste artigo, existem muitos benefícios.

Então, para tingir sua roupa em casa, você precisa saber qual o tipo do tecido, qual é a melhor tinta, e claro: saber preparar a roupa para o tingimento. Com essas informações, você garantirá um tingimento com qualidade.

Seja pintando uma peça jeans, uma roupa preta ou de forma colorida, você terá o resultado desejado seguindo o passo a passo descrito a seguir. Sendo assim, continue lendo este texto e descubra como tingir sua roupa em casa!

Recomendações de como tingir roupa

roupa tingida na água

Antes de você tingir uma roupa, é preciso que você saiba de algumas informações. Caso contrário, sua roupa pode sair não como o planejado. Para isso, confira a seguir as 5 recomendações.

Saiba qual é o material da roupa

Antes de começar a tingir a sua roupa, você precisa descobrir qual é o tecido. Logo, cada material reage de uma forma diferente à tintura. Então, para descobrir qual é o tipo do tecido, você pode checar a etiqueta da roupa.

Mas, caso sua roupa não tenha mais etiqueta e o vendedor não saiba lhe dizer, você terá que fazer um teste. Uma maneira rápida e simples é tentar vincar o tecido. Neste caso, a lã e a seda ao serem dobradas não ficaram com marcas, enquanto o algodão e o linho ficaram com o vinco.

Escolha o melhor tipo de tintura para o tecido

Ao saber qual é o tecido da sua roupa, você conseguirá escolher a melhor tinta. Portanto, se sua roupa é de seda ou de um tecido leve, use tinta para tecido em aquarela. Logo, esse tipo de tintura possui uma textura aquosa que o tecido absorve rápido.

Mas, caso seu tecido seja de algodão ou linho por exemplo, você pode estar usando corantes reativos. Já os corantes ácidos são indicados para tecidos sintéticos, como couro ou roupas de pele de animal, por exemplo. Enquanto que os corantes sintéticos são usados em tecidos de poliéster.

Prepare a roupa antes do tingimento

Além de saber tudo isso, para que você consiga alcançar a cor desejada, é preciso preparar o tecido antes. Somente assim a tinta irá se fixar no tecido. Sendo assim, lave o tecido, de preferência com água quente e detergente, caso ele seja novo. Tecidos que são novos, sempre vêm com resíduos de amido que interferem.

Como também, lave a roupa ou pano que esteja velho com água morna e detergente. Fazendo esse procedimento qualquer tipo de resíduo ou sujeira que esteja no tecido sairá e não interferirá na cor final do tecido.

O que fazer pós-tingimento

Saiba que após tingir o tecido, o trabalho não terminou. Para que você tenha uma cor viva e que fique fixa no tecido ou na roupa por mais tempo, faça o pós-tingimento. Após lavar o tecido até que a água saia limpa, siga os passos a seguir.

Você precisa lavar novamente o tecido, porém, desta vez usando um bom detergente próprio para tecidos. Caso você consiga, use de preferência um que ajude na aderência dos corantes. Além disso, use água quente para esta lavagem, e por último, adicione amaciante para deixar o tecido mais macio.

Formas diferentes de como tingir roupa

Agora que você já aprendeu desde como identificar qual o tecido da sua roupa até o que fazer após o tingimento, chegou a hora de entrar em ação. Vamos nessas!

Como tingir roupa com tinta de tecido

roupa pendurada no varal

Esse é um método de tingimento muito fácil de fazer que até as crianças podem participar. Para esse processo você precisará apenas de tintas líquidas para tecido e um borrifador. Com a ajuda do borrifador umedeça a roupa.

Logo em seguida, dissolva a tinta em 500ml de água e coloque dentro do borrifador. Pendure a peça bem esticada em um varal e pode começar a borrifar-la. Após finalizar, coloque a peça para secar ao sol. Quando secar, ela estará pronta para uso, só tenha cuidado ao lavá-la, pois ela pode manchar as outras peças de roupa.

Como tingir roupa jeans

Tingir roupa jeans

No processo de tingimento da sua roupa jeans, você precisará dos seguintes materiais: uma panela grande e que você não a use mais, uma colher e corante reativo, que você encontra nos mercados em forma de pó.

Depois de ter separado os produtos, coloque a água para ferver. Em seguida, quando a água estiver fervendo dilua a tinta. Antes de colocar o jeans dentro da mistura umedeça a roupa em água natural para facilitar a pigmentação. Fique mexendo durante 40 minutos e somente depois retire a peça de roupa e deixe secar.

Para clearear o jeans, você pode usar a famosa cândida também. Só tome cuidado para não usá-la em excesso, e evitar que a peça fique em contato com o sol depois do tingimento.

Como tingir roupa preta

Roupa preta tingida

Antes de você começar a tingir a roupa, é importante que você saiba que existem tecidos que são mais fáceis de serem pintados. Logo, tecidos de algodão ou 100% naturais, são mais fáceis. Além disso, se a cor da roupa for escura, facilitará o processo.

Sendo um método muito parecido com o anterior, a diferença aqui é que, para fixar melhor a cor preta na roupa, você precisará usar sal. Quando a água estiver fervendo dissolva o corante, adicione um pouco de sal, coloque a roupa e deixe de molho durante uma hora. Para finalizar, enxágue a roupa normalmente.

Como tingir roupa de forma tie dye

tingir roupa tie dye

Sendo um método que surgiu nos Estados Unidos no final dos anos de 1960, se popularizou pelo grupo hippie. Para tingir a roupa você irá precisar de água, tinta de tecido, amaciante de roupa, uma camiseta, elástico, luva, copo descartável e um borrifador.

Com o auxílio do borrifador, umedeça a camiseta. Logo em seguida, escolha o formato do desenho, para isso, use o elástico. No copo descartável, dilua a tinta na água e despeje em cima da roupa. Para finalizar, deixe secando no sol e depois de secar, lave com amaciante para retirar o excesso da tinta.

Como usar tinta xadrez para tingir roupa

roupa branca preparada para tingimento

Para esse processo, você irá precisar de tinta xadrez, um balde, luva e uma colher. Primeiramente, verifique se a roupa está limpa para não interferir no resultado final. Depois, coloque água em temperatura ambiente no balde, jogue uma quantidade necessária de tinta que dê para tingir a roupa e depois mexa com a colher.

Em seguida, mergulhe a roupa nessa mistura e deixe por dez minutos. Passado esse tempo, retire a roupa e deixe secando na sombra em um varal. Após secar sua roupa estará pronta. E lembre-se de lavá-la separada das demais para não manchá-las.

Como tingir roupa manchada

roupa manchada em molho

Para tingir, você precisará dos seguintes materiais: removedor, uma panela velha, tinta em pó, uma xícara de sal e uma colher. Caso queira clarear as manchas, use um removedor, mas lembre-se de que a roupa ficará em um tom mais claro.

Na panela, coloque a água para ferver, logo em seguida, desligue o fogo e reserve um pouco da água. Na panela, despeje a tinta com o sal e mexa. Depois, umedeça a roupa na água morna e em seguida, mergulhe ela na tintura e deixe por 30 minutos. Após isso, tire a roupa, enxágue na água morna e coloque para secar na sombra.

Como tingir roupa de forma degradê

tingir roupa degradê

Para ter o efeito de degradê, você precisará de uma roupa 100% algodão, corante em pó, fixador, uma panela velha e uma colher. Comece umedecendo a peça de roupa. Na sequência, dilua a tinta em pó na água. Ferva a água, então, quando subir a fervura, despeje a mistura de tinta dentro.

Mergulhe a peça na panela, a parte mais clara ficará apenas um minuto, enquanto que as partes escuras ficaram por 10 minutos. Logo após, retire a peça da panela e coloque em uma mistura de água com fixador durante 20 minutos. Para secar, deixe na sombra.

Como tingir roupa com café

tecido tingido com café

Para você tingir sua roupa com café, precisará de um recipiente grande para colocar a roupa dentro, café, vinagre e uma colher. Em seguida, coloque a roupa no recipiente e faça o café. Com o café ainda quente, despeje sobre a roupa e mexa.

Se você quiser o tecido em um tom escuro, deixe por 30 minutos e para que fique bege, apenas 10 minutos. E, para que a tintura não saia com facilidade, coloque a roupa em um recipiente com água e três colheres de vinagre. O resultado final do tingimento sempre será um tom de bege ou marrom.

Vantagens de tingir roupa

Como tingir roupa amarela

Até aqui, neste artigo, você aprendeu como tingir uma roupa de diferentes formas. Mas, a verdade é que existem muitas vantagens em fazer esse processo. Confira a seguir as três principais vantagens.

Faz bem para o meio ambiente

Para confeccionar uma roupa se gasta muitos litros de água. Apenas no processo de tingimento, são gastos cerca de 70 litros. Sendo assim, de um modo geral, a indústria têxtil gasta entre 6 a 9 trilhões de litros de água por ano para tingir peças de roupas.

Logo, em um momento em que países estão passando por escassez de água, isso equivale a encher mais de dois bilhões de piscinas olímpicas todos os anos. Sendo assim, tingir roupas usadas é uma ótima forma de reaproveitar uma peça e não jogá-la fora.

Evita o consumismo

Além de colaborar com o meio ambiente, tingir roupas também é uma maneira de evitar o consumismo. Todo ser humano precisa desde o alimento até a roupa para sobreviver. Porém, quando a aquisição desses suprimentos passam a ser adquiridos sem necessidade, ocorre o consumismo.

Dessa forma, tingir roupas é uma maneira de reaproveitar uma peça que esteja manchada, velha ou que você queira mudar a aparência. Fazendo esse processo você estará evitando o consumismo, ou seja, evitando comprar uma peça de roupa que não precise e que depois será descartada.

É barato

Tingir roupa, é uma ótima maneira de você ter uma peça nova e por um preço acessível. Atualmente, o preço das tintas podem ser encontrados em diversos valores, tudo vai depender do tipo da tinta. Afinal, como você viu ao longo do artigo, existem vários.

Sendo de fácil acesso a tintura, podendo ser encontrada em supermercados ou em sites online. A tinta em pó pode ser comprada no valor de R$7,95. Enquanto que a tinta líquida para tecido custa em torno de R$3,50 a R$4,00 o pote de 37ml.

Dê uma renovada em suas roupas antigas com estas técnicas de tingimento!

Roupa com tintas DIY

Agora que você leu este artigo, você já sabe o quanto é fácil tingir sua roupa em casa! Além disso, você aprendeu que antes de sair pintando sua roupa de qualquer jeito, é necessário ter certos cuidados. Saber qual é o material da roupa, escolher a tinta certa para o tecido e como preparar a roupa, são pontos muito importantes a serem considerados nesse processo.

Conforme vimos nesse texto, é possível tingir uma roupa com café, com tinta xadrez e com tinta para tecido. Mas, claro, tudo vai depender do tipo do tecido da sua roupa. Bem como, você aprendeu como pintar uma roupa preta, um jeans e até mesmo de forma estampada. Logo, existem as técnicas tie dye e a degradê. Agora, você está preparado para dar uma renovada em suas roupas antigas com estas técnicas de tingimento!

Autor deste artigo

Atualmente sou estudante de Psicologia e nas horas vagas amo cuidar de plantas, caminhar ao ar livre e ver o pôr do sol.

Últimos posts


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Considerando comprar um Samsung Galaxy S23+? Confira neste artigo a ficha técnica do aparelho, vantagens e desvantagens e comparações com outros modelo!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos