Templo budista: em Foz, RS, SP, Três Coroas, Cotia e muito mais!

Templo budista: em Foz, RS, SP, Três Coroas, Cotia e muito mais!

Você conhece algum templo budista? Confira nesse artigo os templos mais belos do Brasil, o que fazer neles e dicas para planejar a sua visita!


Você já visitou algum templo budista?

Várias estátuas de Buda com diferentes tamanhos

O budismo é uma religião, também chamada de filosofia por alguns, originária da Índia que se espalhou e tem grande representatividade nos países asiáticos. Existem diversas vertentes do budismo, uma vez que ele foi se adaptando as diversas culturas locais, o que explica sua popularidade em todo o mundo.

No Brasil, segundo o IBGE, cerca de 250 mil pessoas são adeptas do budismo e existem por volta de 240 templos budistas espalhados pelo território nacional. Os templos budistas, assim como as igrejas, são locais nos quais as pessoas podem praticar sua religião, porém também chamam a atenção como pontos turísticos, pela beleza de suas construções e sensação de paz proporcionada pela visita desses locais.

Ficou curioso para conhecer um templo budista? Veja a seguir mais informações sobre alguns de nossos templos brasileiros e planeje sua próxima visita!

Templo Budista Chen Tien de Foz do Iguaçu (PR)

O Templo Budista de Foz do Iguaçu é um dos mais conhecidos do país, além de ser um dos pontos turísticos indispensáveis para aqueles que estão visitando a cidade ou seus arredores. Conheça mais sobre esse lindo templo!

História do Templo

Construído em 1996, o Templo Budista Chen Tien é um tesouro, não somente da cidade de Foz do Iguaçu, mas de toda a comunidade chinesa da região da tríplice fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai). Esse templo é considerado o segundo maior de toda a América Latina e um dos mais bonitos.

Como o local foi idealizado pela comunidade chinesa, o templo segue o estilo e a vertente do budismo chinês. Isso não impede, entretanto, que pessoas que sigam outras vertentes ou até mesmo religiões possam frequentar o local, uma vez que ele é aberto a todos.


EndereçoR. Dr. Josivalter Vila Nova, 99 - Jardim California, Foz do Iguaçu - PR, 85867-504
Telefone(45) 3524-5566
FuncionamentoDe segunda à sábado, das 09:30 às 16:00
ValorGratuito
Sitehttps://www.visitefoz.com.br/pontos-turisticos/templo-budista/


O que fazer lá

O templo está localizado em uma área aberta com cerca de 2,5 mil metros quadrados de belos jardins, perfeitos para se sentir em contato com a natureza, tirar belas fotos e praticar a meditação.

Além disso, o local possui mais de 1200 magníficas estatuas de Buda espalhadas por toda a área, sendo as mais icônicas a estátua do Buda sorridente, vista logo da entrada do local, recepcionando os visitantes; e o Buda deitado, outra estátua de grandes proporções. Outra visão impressionante são as 108 estátuas Amitabhas, todas enfileiradas próximas ao templo.

O santuário em si conta com dois andares, sendo apenas o primeiro aberto à visitação. Nele, há 18 estátuas de Arahant, que são aqueles que não necessitam mais reencarnar por já terem atingido um estado elevado de iluminação. O segundo andar é onde ocorrem as cerimônias.

Há também uma lojinha onde se pode adquirir souvenires, livretos com mais informações sobre o local, comprar cartões para deixar pedidos e incensos para oferecer ao Buda no incensário em frente ao templo.

Como chegar

O Templo Budista Chen Tien fica localizado na Rua Dr. Josivalter Vila Nova, 99, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná. Caso esteja fazendo turismo pela cidade, uma opção é contratar um passeio guiado em uma agência turística.

Outra opção mais em conta é pegar o transporte público. Há ônibus disponíveis saindo do Terminal de Transporte Urbano de Foz do Iguaçu que passam próximo ao templo. O local também conta com estacionamento para aqueles que desejam ir de carro.

A entrada no templo é gratuita e fica aberto ao público de Terça a Domingo, das 9h30 às 16h30.

Templo Budista Chagdud Gonpa Khadro Ling de Três Coroas (RS)

Também localizado na região Sul do Brasil, o Templo Budista Chagdud Gonpa Khadro Ling é a sede dos templos de tradição tibetana na América Latina. Veja a seguir mais informações sobre a história do local e como chegar lá.

História do Templo

Localizado no topo de uma montanha em Três Coroas, Rio Grande do Sul, o Templo Budista Chagdud Gonpa Khadro Ling, mais conhecido como Templo de Khadro Ling ou Templo Budista de Três Coroas, foi inaugurado no ano de 1995 pelo mestre tibetano Chagdud Tulku Rinpoche.

Segundo o próprio mestre, o espaço foi idealizado para abrigar visitantes de todas as religiões, se tornar uma atração turística e, mais do que isso, inspirar pessoas do mundo todo. Chagdud Khadro é esposa de Rinpoche e atualmente comanda os trabalhos espirituais do templo.

O Khadro Ling é a sede sul-americana da Fundação Chagdud Gonpa, representante do Budismo Tibetano Vajraiana.


EndereçoRua Arnaldo Port, 1211 - Águas Brancas, Três Coroas - RS, 95660-000
Telefone(51) 3546-8201
FuncionamentoAtualmente fechado (prevenção ao Covid-19). Verificar mudanças no site
ValorGratuito
Sitehttps://www.templobudista.org/


O que fazer lá

A primeira coisa a se ver é o prédio do templo principal. O local, construído em estilo tibetano, é adornado por diversas estátuas, pinturas, gravuras e textos sagrados. O lugar é de uma beleza imensurável, porém não é permitido tirar fotos lá dentro. Também não se pode entrar no templo com sapatos e chapéus, então pense nisso antes de fazer sua visita.

Outra construção maravilhosa é o Templo Terra Pura, que se trata de uma réplica de Padmasambava, onde costumava ser a morada do mestre tibetano. As rodas e as bandeiras de orações são preenchidas com mantras e textos de positividade que o vento espalha para todo o mundo. Há também o Jardim das 21 Taras, com lindas estátuas de Tara, o Buda feminino, conhecida como a salvadora veloz.

Também há oito grandes monumentos chamados estupas, que representam as mentes iluminadas, e cada uma delas corresponde a uma das passagens da vida do Buda. Outros pontos do local que valem uma visita são a estátua do Guru Rinpoche, a do Buda Akshobia e a casa das lamparinas, onde diversas velas são acesas diariamente.

Como chegar de carro

Se você está hospedado ou é da cidade de Três Coroas, o acesso feito a partir de carros de passeio é uma ótima opção. O templo está a cerca de 7 km do centro da cidade, na Rua Arnaldo Port, 1211. A estrada tem uma parte de terra, portanto tome cuidado em dias de chuva.

A entrada é gratuita e não necessita de agendamento. O funcionamento do templo se dá de quarta-feira a sexta-feira, das 9h30 às 11h30 e das 14h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, o templo funciona das 9h às 16h30.

Como chegar de ônibus

Se optar por ir até templo de ônibus, fique atento: o transporte não consegue se aproximar do estacionamento do local, portanto você terá que fazer uma parte do caminho a pé, do portão até o templo.

Sendo assim, o ideal é pegar um táxi ou Uber até o local, a menos que esteja em grandes grupos ou fazendo passeios com ônibus turísticos, no qual o uso do carro não seja possível. O templo não oferece traslados.

Como chegar de Gramado

A cidade de Gramado é uma das mais procuradas para o turismo no Rio Grande do Sul, e se você está planejando ir para lá, saiba que é possível visitar o Templo Khadro Ling. Gramado fica a cerca de 25 km de Três Coroas e é possível chegar na cidade pegando um ônibus intermunicipal, com custo de R$7,70.

Como dito anteriormente, os ônibus não chegam até o templo, portanto pegue um táxi ou um Uber assim que chegar à cidade. Outra opção é usar um carro particular ou alugado para ir diretamente ao templo. A viagem dura cerca de meia hora.

Como chegar de Bento Gonçalves

Outro destino turístico próximo do Templo Chagdud Gonpa Khadro Ling é a cidade de Bento Gonçalves. Um pouco mais longe, ela está localizada a cerca de 150 km da cidade de Três Coroas, lar do Templo Khadro Ling.

Idealmente, o traslado de uma cidade a outra deve ser feito de carro, por conta da distância e do tempo de viagem, que demora por volta de duas horas, além de facilitar o acesso ao templo. É possível chegar à cidade de ônibus, porém é necessário fazer baldeação e a viagem é bastante longa, não sendo possível fazer um bate e volta.

Templo Budista Zu Lai de Cotia (SP)

O Templo Budista Zu Lai, localizado no estado de São Paulo, é considerado o maior da América Latina. Próximo à cidade de São Paulo, o templo é sempre muito visitado e é um dos maiores pontos turísticos dos arredores da cidade. Confira abaixo mais informações sobre:

História do Templo

O Templo Zu Lai, de vertente chinesa do budismo, foi idealizado por conta da alta demanda de novos seguidores e discípulos do antes pequeno templo da cidade de São Paulo. Isso ocorreu após a visita do Venerável Mestre Hsing Yün que, a pedido de um discípulo brasileiro, deixou a Reverenda Jue Cheng, uma das monjas de sua comitiva, ficar no país para propagar os ensinamentos do Buda.

A Reverenda, posteriormente chamada de Mestra Sinceridade, viajou para a China com um grupo de arquitetos para que a construção do templo fosse fiel à estética dos templos chineses. O local foi inaugurado no ano de 2003 e ocupa um terreno de 10 mil metros quadrados de área construída, além 150 mil metros de seus arredores.


EndereçoR. São Fernando, 1461 - Parque Rincao, Cotia - SP, 06705-490
Telefone(11) 3500-3600
FuncionamentoAtualmente fechado (prevenção ao Covid-19). Verificar mudanças no site
ValorGratuito
Sitehttps://templozulai.org.br/


O que fazer lá

Se considerarmos o seu tamanho, já é possível saber que há muito que se ver no Templo Zu Lai. A área do templo conta com diversas estátuas de Buda e monges, além da própria construção já ser um marco impressionante por si só.

O pátio do templo dá acesso aos locais de cerimônias e festas, como a popular festa do Ano Novo Chinês, aberta ao público todos os anos. Sempre aos domingos, ocorrem eventos e cerimônias, sendo o dia mais indicado para visitação, caso queira experimentar mais da cultura budista.

A área externa é ótima para entrar em contato com a natureza e provar uma sensação de paz. Além das belas cerejeiras, que florescem no meio do ano, há um pequeno lago com carpas e tartarugas encantadoras.

O local ainda conta com uma cafeteria, um restaurante vegetariano e uma lojinha, portanto você pode aproveitar o dia todo no templo tranquilamente.

Como chegar

O Templo Zu Lai é acessível tanto por carro quanto por ônibus. Indo de carro, o acesso é feito através da Rodovia Raposo Tavares, sentido Cotia, para depois entrar na Estrada Fernando Nobre, na altura do km 28. Tanto a entrada no templo quanto o estacionamento são gratuitos.

Além disso, é oferecido um serviço de ônibus fretados saindo da Rua Dr. Rodrigo Silva, próximo à estação de metrô Liberdade, em São Paulo. O fretado funciona aos domingos, com saída às 8h30 e volta as 16h15. O serviço custa R$18,00 por pessoa.

Partindo de São Paulo, também é possível usar o transporte público. A partir do terminal de ônibus Butantã, qualquer ônibus em direção a Cotia serve. Como o ônibus acessa apenas a Rodovia Raposo Tavares, é necessário fazer uma caminhada até o templo, de cerca de 20 minutos.

O templo se encontra aberto para visitação de terça a sexta, das 12h às 17h; aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h.

Outros templos budistas na região de SP:

A região dos arredores de São Paulo é cheia de templos budistas maravilhosos para você conhecer. Veja a seguir quais são, onde se localizam e comece a fazer o seu roteiro de visitas!

Templo Kinkaku-ji

O Templo Kinkaku-ji, situado na cidade de Itapecerica da Serra, a 33 km de São Paulo, é uma das maiores atrações turísticas da cidade, ideal para passar o dia. Também chamado de Kinkaku-ji do Brasil, o local é uma réplica do templo Kinkaku-ji do Japão.

O templo é conhecido por sua bela cor dourada e por estar cercado por um lago com carpas coloridas, assim como sua versão japonesa. Apesar de ser um templo budista, o Kinkaku-ji funciona como um espaço ecumênico, onde são realizadas cerimônias como casamentos, batismos e, principalmente, serviços de cremação, algo pelo qual o lugar é muito conhecido.

Localizado dentro do Parque Turístico Nacional Vale dos Templos, há mais para se ver do que apenas visitar o templo. O local é cercado por natureza e contém diversas espécies de plantas nativas da Mata Atlântica, além de ter um belo jardim japonês na entrada.

O horário de funcionamento é das 9h às 16h, todos os dias, e a entrada custa R$5,00.


EndereçoR. Camarão, 220 - Chácara das Palmeiras, Itapecerica da Serra - SP, 06872-390
Telefone(11) 4666-4895
FuncionamentoTodos os dias, das 09:00 às 16:00
ValorR$5,00
Sitehttps://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g1731604-d6474798-Reviews-Templo_Kinkaku_Ji_Do_Brasil-Itapecerica_da_Serra_State_of_Sao_Paulo.html


Templo Enkoji

Se você planeja visitar o Kinkaku-ji, não deixe de passar pelo Templo Enkoji. Também centrado em Itapecerica da Serra, o Enkoji se encontra ao lado do Vale dos Templos, e é um local dedicado ao ensinamento das práticas budistas. Inaugurado em 2001, o templo Enkoji abrange todas as vertentes do budismo.

Ambos os templos são acessíveis de carro e de ônibus, saindo de São Paulo. O local está aberto ao público sempre no segundo domingo de cada mês, a partir das 10h, sendo possível assistir a cerimônia memorial às 11h.


Endereço Rua Izequias, Estr. dos Hengles - Chácara das Palmeiras, Itapecerica da Serra - SP, 06872-415
Telefone(11) 97093-2499
FuncionamentoSegundo domingo de cada mês, à partir das 10:00
ValorGratuito
Sitehttp://temploenkoji.org.br/


Templo Kadampa

O Templo Kadampa, também conhecido como Centro de Meditação Kadampa Brasil ou Templo pela Paz Mundial, conta com um belo projeto arquitetônico, inspirado nos tradicionais templos de tradição Kadampa.

Situado na Serra do Japi, na cidade de Cabreúva, a cerca de 80 km da capital, o templo também conta com diversas outras filiais espalhadas por cidades, tanto em São Paulo quanto em outros estados.

A sede de Cabreúva, entretanto, é de fato um ponto turístico que chama atenção pela beleza de sua construção e de seus jardins, além de oferecer uma bela vista da Serra do Japi. A entrada é gratuita e funciona aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h. Se você se interessar, pode fazer visitas guiadas e participar da programação do dia.


EndereçoAv. Cláudio Giannini, 2035 - Distrito do Jacaré, Cabreúva - SP, 13318-000
Telefone(19) 99674-2508
FuncionamentoSábados, domingos e feriados, das 13:00 às 17:00
ValorGratuito
Sitehttps://budismokadampa.org.br/


Templo Odsal Ling

Assim como o Templo Zu Lai, o Templo Budista Chadud Gonpa Odsal Ling também fica na cidade de Cotia, a cerca de 30 km de São Paulo. O Odsal Ling é filiado à Fundação Chadud Gonpa, portanto também segue as tradições tibetanas.

O templo impressiona por suas lindas cores vibrantes, que representam os cinco elementos do mundo material. E suas pinturas e gravuras presentes em toda a arquitetura do local, assim como as estátuas, formam um elemento que não pode faltar. O espaço oferece visitas guiadas, assim como diversas outras atividades, como aulas de meditação e retiros.

A visitação é gratuita, assim como o estacionamento. A melhor opção para se chegar lá é o carro, uma vez que não há ônibus que leve até o templo. O endereço é do local Rua dos Agrimensores, 1461. O horário de funcionamento é das 10h às 16h, aos sábados, domingo e feriados.


EndereçoR. dos Agrimensores, 1461 - Chácara Ondas Verdes, Cotia - SP, 06715-580
Telefone(11) 4703-4099
FuncionamentoSábados, domingos e feriados, das 10:00 às 16:00
ValorGratuito
Sitehttps://www.odsalling.org/


Templo Quan Inn

Localizado no bairro do Grajaú, o templo Quan Inn é o único dessa lista que fica de fato na cidade de São Paulo. De tradição taoista chinesa, o templo segue o mesmo estilo arquitetônico, cercado de jardins e natureza, um verdadeiro refúgio na cidade de São Paulo.

O espaço foi construído por imigrantes chineses e até hoje funciona inteiramente com a ajuda de voluntários. A entrada é gratuita, mas vale deixar alguma doação ou comprar algum souvenir para contribuir com a manutenção do local.

O Quan Inn está aberto a visitações apenas aos domingos, das 9h às 14h. O endereço é Rua Rio São Nicolau, 328. O acesso é melhor feito de carro ou ônibus.


EndereçoR. Rio São Nicolau, 328 - Jardim Campinas, São Paulo - SP, 04858-630
Telefone(11) 3228-7910
FuncionamentoAos domingos, das 09:00 às 14:00
ValorGratuito
Sitehttps://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g303631-d7262508-Reviews-Templo_Quan_Inn-Sao_Paulo_State_of_Sao_Paulo.html


Templos budistas para conhecer pelo Brasil

Como pudemos ver, são muitos os templos localizados no Estado de São Paulo, mas não é apenas lá que você pode conhecer belos santuários budistas. Confira a seguir outras localidades nas quais há templos abertos à visitação.

Templo Zen Morro da Vargem (Ibiraçu - ES)

O Templo Zen Morro da Vargem é o primeiro dessa lista localizado no estado do Espírito Santo, mais especificamente na cidade de Ibiraçu, a cerca de 70 km da capital Vitória. De tradição japonesa, seguindo os princípios da escola Soto Zen, o templo é considerado o primeiro mosteiro zen-budista da América Latina.

Cercado pela Mata Atlântica, o Morro da Vargem tem como principal função a formação de monges. Entretanto, o local fica aberto à visitação aos domingos, das 8h às 12h. Uma taxa de entrada é cobrada, por se tratar de uma reserva ambiental, de $15,00 por pessoa, sendo R$10,00 para crianças de 5 a 10 anos.


EndereçoBR 101, Km 217, s/n Zona Rural, Ibiraçu - ES, 29670-000
Telefone(27) 3257-3030
FuncionamentoAos domingos, das 08:00 às 12:00
ValorR$10,00 para crianças de 5 a 10 anos e R$15,00 para outras idades
Sitehttps://www.mosteirozen.com.br/


Templo Shin (Brasília - DF)

Centrado em Brasília, o Templo Shin Terra Pura foi idealizado e até hoje é mantido pela comunidade japonesa e nipo-brasileira da cidade. Tombado como Patrimônio Histórico da Capital Federal, o local conta com o prédio do templo, dois portais, um pórtico de entrada, a casa do sino e três jardins exteriores.

Diversos cursos e atividades são oferecidos no templo, sendo alguns pagos e outros gratuitos. Consulte o site deles para mais informações.


EndereçoÁrea Especial 315/316 Lote 5, Brasília - DF, 70384-400
Telefone(61) 3245-2469
FuncionamentoVários horários, dependendo da atividade praticada no local (verificar no site)
ValorPodem haver cobranças dependendo da atividade praticada (verificar no site)
Sitehttps://terrapuradf.org.br/


Centro de Estudos Budistas Bodisatva Darmata (Timbaúba -PE)

O Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB) é uma rede presente em todas as regiões do país, que tem sua sede no Rio Grande do Sul. O Darmata é uma filial situada na cidade de Timbaúba, Pernambuco.

Fundado em 2009, o local tem como principal objetivo sediar retiros longos, por isso sua localização em uma área mais rural e isolada. Para mais informações sobre os eventos e retiros do local, checar o site do CEBB.


EndereçoCentro de Estudos Budistas Bodisatva Darmata, Fazenda Nossa Senhora, Km 7 Cx. Postal 89 - Zona Rural, Timbaúba - PE, 55970-000
Telefone(81) 99229-2904
FuncionamentoVários horários, dependendo da atividade praticada no local (verificar no site)
ValorPodem haver cobranças dependendo da atividade praticada (verificar no site)
Sitehttp://www.cebb.org.br/centros/pe/darmata/


Centro Budista KTC (Rio de Janeiro - RJ)

O Centro Budista KTC ou Karma Theksum Chokhorling, é voltado para o ensino e prática do Dharma, sendo um local de tradições tibetanas. O KTC oferece atividades em uma programação semanal fixa, além de eventos especiais, todos abertos ao público.

O espaço ainda conta com uma biblioteca, com acervo de mais 1200 obras, disponíveis para consulta e empréstimo.


EndereçoEstr. dos Bandeirantes, 25.636 - Vargem Grande, Rio de Janeiro - RJ, 22785-575
Telefone(21) 98954-6344
FuncionamentoAtualmente fechado (prevenção ao Covid-19). Verificar mudanças no site
ValorGratuito
Sitehttps://ktc.org.br/


Centro Budista Chagdud Gonpa Rigdjed Ling (Florianópolis - SC)

Outro centro filiado ao Chagdud Gonpa é o Rigdjed Ling, que se encontra na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, sendo mais um a seguir as tradições tibetanas do budismo. O local é ideal para aqueles que desejam conhecer mais sobre o budismo ou se iniciar nas práticas religiosas.

O endereço do centro é Rua Laurindo Januário da Silveira, 5110, Casa 6 Canto da Lagoa, Florianópolis, Santa Catarina.


EndereçoR. Laurindo Januário da Silveira, 5110 - Porto da Lagoa, Florianópolis - SC, 88062-201
Telefone(48) 3226-8355
FuncionamentoTerças, quintas e domingos, das 19:00 às 20:00
ValorGratuito
Sitehttp://budismofloripa.com.br/


Por que visitar um templo budista?

Local para depositar incenso em um templo

Agora que você já conhece alguns dos templos budistas mais importantes do Brasil, veja a seguir algumas razões para incluir esses incríveis lugares no seu roteiro de visitas.

Ótimo lugar para meditar

A meditação é uma prática muito associada ao budismo, mas de forma alguma é algo apenas com simbologias religiosas. A meditação traz diversos benefícios à saúde, ajudando na redução do estresse, da ansiedade e podendo ser um caminho para o autoconhecimento.

Os templos budistas são um ótimo lugar para a prática de meditação, pois costumam ser tranquilos e promovem uma sensação de paz, ideal para a concentração que a meditação exige. Além disso, muitos lugares oferecem cursos de meditação ou grupos nos quais você pode frequentar e melhorar suas habilidades meditativas.

Jardins bonitos

Como manda a tradição, os templos budistas costumam estar em locais mais afastados, cercados por muita natureza. Por esse motivo, é comum que haja sempre belos jardins na área dos templos, normalmente muito bem conservados e lindos de se apreciar.

Perfeitos para tirar fotos, fazer piqueniques, meditar ou simplesmente entrar em contato com a natureza, os jardins dos templos são uma atração à parte que vale muito a pena visitar.

As entradas geralmente são gratuitas

De todos os templos mencionados aqui, apenas dois são pagos. Os templos budistas são lugares religiosos, por isso não costumam cobrar entrada, assim os praticantes podem satisfazer suas necessidades espirituais sem se preocupar com ter que pagar.

Entretanto, apesar dos templos serem abertos ao público e atraírem muitos turistas, a maior parte deles depende apenas de doações para se manter. Por isso, se puder, deixe alguma doação ou compre nas lojinhas locais para ajudar na conservação dos templos.

Visite um templo budista e aproveite um dia cheio de paz!

Fachada de um templo budista

Seja para ver as belas construções arquitetônicas e os magníficos jardins, aprender mais sobre o budismo e a cultura oriental ou meditar e relaxar em um local cheio de paz e tranquilidade, os templos budistas são uma ótima opção de passeio para se fazer sozinho, em família ou com amigos.

Como vimos no artigo, são muitos os templos espalhados pelo país, contemplando as mais diversas tradições budistas, porém sempre respeitando os princípios da busca da felicidade, autoconhecimento e iluminação. Independentemente de sua religião ou crença, os templos budistas são um ótimo local para entrar em contato com seu lado mais espiritual, refletir e buscar paz.

Se você ficou com vontade de conhecer mais sobre, planeje uma visita ao templo budista mais próximo de sua localidade. Não se esqueça de checar nos sites dos locais as datas de eventos e cerimônias abertas ao público! Essa pode ser uma experiência muito interessante e você poderá conhecer mais sobre a tão rica cultura oriental.

Autor deste artigo

Formada em Letras pela USP, sou uma apaixonada pela leitura e pela escrita. Busco estar sempre em contato com a natureza e amo viajar.

Últimos posts


O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto E22 é o celular certo para você? Neste artigo, veja as especificações técnicas do aparelho, vantagens, indicações de uso e muito mais!


Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Descubra como a gestão de negócios otimiza o departamento de Recursos Humanos, melhorando processos e estratégias empresariais.


Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Quer comprar o melhor notebook i7 para você? Confira neste artigo as dicas necessárias para escolher o modelo ideal e os 16 melhores produtos do mercado.


Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Em busca do notebook ideal da marca Acer? Neste artigo, apresentamos os 8 melhores notebooks Acer para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 10 Melhores PCs Gamers Completos de 2024: Chip7 Informática, Mancer e mais!

Os 10 Melhores PCs Gamers Completos de 2024: Chip7 Informática, Mancer e mais!

Procurando o melhor PC gamer completo? Neste artigo confira muitas informações desse produto para escolher o ideal e veja um ranking com os 10 melhores!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Decoração Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos