Como plantar orégano: em vaso, no jardim, dicas de cuidado e muito mais!

Como plantar orégano: em vaso, no jardim, dicas de cuidado e muito mais!

Gosta de orégano? Conheça neste artigo as variedades desta planta aromática, como plantá-la e principais benefícios!


Como plantar orégano: opções de plantio e mais!

Orégano

Presente nas pizzas, em legumes refogados, em tomates, em carnes e até em frangos, o orégano é conhecido como uma das plantas aromáticas mais populares do mundo. Diferente de outras ervas aromáticas, o orégano não desperta muitas controvérsias, pois é uma planta que costuma conquistar diversos simpatizantes.

Outro motivo que o torna popular é a praticidade do plantio, crescendo tanto dentro de casa quanto em jardins. É possível plantar orégano através da germinação das sementes, das mudas, mas também é possível plantar por galhos, cortando os ramos e transplantando em outro vaso. Assim, a erva traz várias opções de plantio.


Que tal cultivar orégano em sua casa? Além dos benefícios à saúde, ervas aromáticas colhidas direto do próprio jardim (quando bem cuidadas) possuem uma ótima qualidade, incomparável com os tipos industriais.

Informações básicas do Orégano

Orégano

Nome Científico

Origanum vulgare

Outros NomesOrégãos, Orégano, Ourego, Manjerona-Silvestre
OrigemSul da Ásia, Sul da Europa, Norte da África
FamíliaLamiaceae
Porte45 cm de largura, 60 cm de altura
Ciclo de vidaPerene
ClimaMediterrâneo e subtropical

O orégano surgiu na região sul da Eurásia e Norte da África. Desde os primórdios, é uma planta conhecida por seu sabor impactante e por suas propriedades medicinais.

O ciclo de vida da erva é perene, isto é, contínuo. Assim, a manutenção dos cuidados é mais prática em relação a plantas com outro tipo de ciclo. As folhas e o caule do orégano são verdes, enquanto as flores costumam ser róseas e brancas.

Como plantar orégano

Homem segurando maço de orégano

Por ser uma planta resistente às adversidades, é ótima para iniciantes do cultivo. Contudo, é preciso ter atenção aos cuidados a serem tomados para que a erva se desenvolva bem. Veja a seguir dicas essenciais para plantar orégano.

Clima ideal para orégano

Assim como grande parte das plantas aromáticas, o orégano tem afinidade com clima de temperaturas amenas. Por isso, ela costuma se desenvolver bem em climas de região subtropical e mediterrâneo.

Apesar de ser uma erva que consegue suportar tanto os dias frios como os quentes, o orégano não é uma planta que gosta de temperaturas muito baixas, então o ideal é fazer o cultivo após o inverno. Isto é, no início da primavera, estação do ano com temperaturas amenas, que variam entre os 18ºC aos 21ºC.

Solo para o orégano

Um dos segredos para garantir um bom desenvolvimento para o orégano está relacionado ao solo. A erva não se dá bem em solos úmidos, por isso, é essencial fazer a drenagem do solo, colocando britas, argila e uma camada de areia antes de por a terra.

É importante também que o solo esteja misturado com esterco de boi e casca de ovo, que tem carbonato de cálcio e ajuda no crescimento da planta. Um solo bem drenado é o primeiro passo para obter um orégano de qualidade.

Irrigação do orégano

Diferente da maioria das plantas, o orégano não gosta muito de água, um elemento que torna o vegetal mais prático de cuidar para quem não tem tempo de realizar as regas com muita frequência. Como o orégano é uma planta que cresce melhor em solos bem drenados, não é bom regar a planta demais, pois a umidade acaba prejudicando no desenvolvimento da erva.

Desta forma, as regas são realizadas de dia, após o solo estar seco ao tocá-lo. Mesmo que haja outros fatores envolvidos, é sempre bom prestar atenção à umidade do solo.

Como fertlizar o orégano

Como a erva desenvolve-se apenas em solos ponderadamente férteis, não é recomendado adicionar muitos fertilizantes caso a terra tenha sido preparada na época ideal, com as quantidades de compostos orgânicos recomendadas.

No entanto, se o cultivo do orégano for em larga escala, é necessário colocar habitualmente o fertilizante para repor os nutrientes do solo. Uma dica é o uso de borra de café, que é rico em nitrogênio. A aplicação é limitada, pois uma quantidade acima do ideal pode prejudicar o solo.

Poda do orégano

Para que o orégano cresça de forma saudável conforme o tempo passa, é importante podar a planta. O ideal é podar quando os ramos estiverem com cerca de 12 a 15cm de altura, cortando a partir de 7cm acima do solo, para que haja uma renovação no crescimento dos ramos e liberar espaço para o desenvolvimento de novos ramos.

Não é recomendado podar o orégano em épocas com altos picos de calor. Caso queira ter as folhas do orégano o ano inteiro, é recomendado cortar as flores corretamente para que a planta concentre o desenvolvimento no caule.

Como fazer a colheita do orégano

O melhor momento para realizar a colheita do orégano é durante o período matutino, especialmente as manhãs calorosas, pois é o intervalo em que o aroma e o óleo da erva está mais concentrado. Outra dica é fazer a colheita logo antes da floração do orégano, quando a planta está na fase dos botões de flor.

Para aproveitar bem o orégano, é bom realizar o processo de desidratação da erva. Uma das formas é separar os ramos cortados, lavá-los, pendurá-los pela ponta mais próxima da raiz e esperar secar durante alguns dias. É importante que o local em que os ramos estiverem pendurados seja escuro e seco para conservar bem o aroma.

Doenças e pestes comuns do orégano

Apesar do orégano ser uma planta muito resistente por ter um ciclo de vida perene, assim como todas as plantas, ela não está livre dos riscos de pestes e doenças. A maioria das doenças do orégano estão relacionados aos fungos, que costumam aparecer quando o solo não está bem drenado e podem apodrecer as raízes.

Também é comum aparecer pulgões e ácaros no orégano. Para espantar, recomenda-se usar um sabonete inseticida ou um jato de água até que se livre das pestes. Por isso, é bom observar bem as folhas para ver se está tudo certo e seguir as recomendações de cultivo.

A propagação do orégano

O orégano é uma planta de fácil propagação, porém o tempo de propagação depende da fase do plantio. Caso tenha plantado por sementes, demora mais tempo para a muda se desenvolver, apesar de ser um método altamente recomendado pelos cultivadores, pois quem planta acompanha todas as etapas de crescimento da erva.

Também é possível cultivar a planta por estacas ou galhos. Para isso, o ideal é deixar uma parte das estacas mergulhadas até criar raiz. Esse processo pode levar de duas a três semanas. E assim que criar raiz, já pode plantá-la em vaso.

Como fazer mudas de orégano

Semelhante ao modo de propagação, é possível fazer mudas por meio das sementes e por meio de estacas. Para realizar o cultivo por meio das sementes, é necessário ter paciência, pois consome mais tempo. O cultivo por estacas é rápido e é possível achar a preços acessíveis em lojas virtuais e lojas de produtos naturais.

Antes de transplantar a estaca com a raiz para o vaso, é essencial realizar a drenagem do solo, com pedras britas, areia e argila. As mudas também estão disponíveis para vendas e são um dos métodos mais rápidos para cultivar orégano. As mudas são especialmente recomendadas para quem quer ter orégano em casa o mais rápido possível.

Conheça o ciclo de vida do orégano

Um dos atrativos da planta é o fato dela possuir um ciclo de vida perene, isto é, contínuo, que pode durar anos. Além de tornar o cultivo mais prático quando relacionado a plantas com outros ciclos, por serem mais resistentes aos fatores adversos.

Por isso, o orégano é uma planta altamente recomendada para cultivadores iniciantes, pois não é espécie que exige cuidados muito específicos. E por ter um ciclo de vida perene, quem cultiva pode ter orégano orgânico durante anos. Tudo isso por um preço baixo e com diversos benefícios à saúde.

Como plantar orégano em vaso

Orégano em vaso

É possível plantar orégano em vaso utilizando três maneiras diferentes: por sementes, por ramos ou por mudas. Antes de realizar o plantio, é importante preparar o solo como o instruído anteriormente, pois o orégano prefere um solo bem drenado. Veja a seguir dicas de como cultivar orégano em vaso e cuidados a serem tomados.

Quais os tipos de vasos para a orégano?

Como é uma planta sem muitas exigências e bem resistente, o orégano cresce em vasos, potes, jardins e até em garrafas PET. O detalhe está no tipo de orégano que decidir cultivar, pois dependendo, pode ser que a erva necessite de um recipiente maior ou menor.

Uma dica é pesquisar qual o tipo de orégano a ser plantado para poder adquirir um vaso adequado. Por exemplo, em garrafas PET devidamente cortadas, o ideal é plantar em mudas. Dessa forma, também é necessário ter atenção quanto a fase de desenvolvimento da erva na hora de escolher um recipiente.

Com qual frequência se deve trocar de vaso?

Assim como os tipos de vasos, a frequência para realizar a troca de vaso também depende do tipo de orégano cultivado e da fase da sua fase crescimento. Quando o plantio é realizado por sementes, pode colocar tanto em um vaso médio de 6L como em um copinho de plástico.

Atenção quanto ao espaço disponível no local de cultivo, pois o orégano pode chegar a mais de 70cm de altura. Antes de trocar com frequência, é interessante pensar no espaço disponível e na quantidade de orégano que quer produzir. O ideal é realizar a troca cada três anos, para fortalecer a planta, que apesar de ter um ciclo de vida perene, acaba perdendo a resistência com o passar dos anos.

Como trocar o orégano de vaso

É bom realizar a troca de vaso quando os ramos estiverem com mais de 15cm de altura, pois assim é possível trocar tanto por meio da muda quanto por meio dos ramos. Lembrando que no caso dos ramos, é importante manter mantê-los úmidos até que crie raízes. Outro jeito é reservar o galho em um recipiente com água até criar raízes.

Para as mudas, é importante ter muito cuidado na hora de retirar as touceiras do vaso, pois pode acabar afetando o desenvolvimento do orégano. Além disso, é necessário deixar um espaço de 30cm entre uma touceira e outra.

Variedades de oréganos para cultivo

A diferença de sabor não está apenas no modo de cuidar, mas nas diferentes espécies de orégano, que também podem variar de tamanho. Conheça as espécies de oréganos para cultivo e descubra as especificidades de cada uma.

Orégano selvagem

Orégano selvagem

É o clássico orégano utilizado nas receitas da culinária europeia e a mais comum entre as espécies de orégano. Seu sabor é mais doce, suave e menos picante. Por isso combina com tomates, pizzas e alguns legumes.

Suas pequenas folhas são ovais e aveludadas. A erva pode chegar a 50cm de altura e as flores variam de branco, rosa, e uma mistura dos dois. Também são ricas em óleos essenciais e são bastante utilizadas na aroma terapia e em outros campos medicinais.

Orégano lavanda

Orégano lavanda

Encontrado em algumas regiões da Turquia, o orégano lavanda tem sido objeto de diversos estudos científicos devido a sua alta concentração de óleos essenciais. Conhecida também como orégano Dubium carvacrol, esta espécie está sendo estudada pelas propriedades biológicas dos componentes.

Também está sendo examinado a hipótese do orégano lavanda ser utilizado na produção de remédios, pelo alto teor de óleo essencial encontrado nesse tipo, como uma forma de conservar as espécies selvagens de plantas aromáticas.

Orégano de vaso

Orégano de vaso

Algumas espécies de orégano, apesar de cultivadas, não podem ser consumidas, como é o caso do orégano de vaso. São várias espécies que podem ser consideradas orégano de vaso por dividirem o propósito de serem decorativas. As flores variam de rosa, roxo e o formato é muito charmoso, combinando com o ambiente da sala.

Outra característica é o fato da planta não ser tão aromática como as outras espécies de orégano. Por ter um aroma mais suave, é ótima para cultivar e deixar como decoração. O orégano de vaso também possui um ciclo perene e seu solo necessita estar bem drenado.

Orégano dourado

Orégano dourado

Um destaque do orégano dourado com certeza está em suas folhas amareladas, que ficam mais intensas com a exposição solar. A floração ocorre durante o verão e as flores costumam ser roxas ou rosas. Assim como os outros tipos de orégano, esta espécie gosta muito de sol e tem preferência por climas amenos.

O orégano dourado é uma planta mais decorativa, porém é comestível. Seu sabor é mais suave e bem utilizado na gastronomia. As flores também são aproveitadas, por serem comestíveis. Apesar de se desenvolver melhor em solo ponderadamente úmido, o orégano dourado é uma planta resistente tanto a ambientes secos quanto à ambientes úmidos.

Orégano sírio

Orégano sírio

Diferente dos outros tipos de orégano apresentados, o orégano sírio possui um sabor mais picante e refrescante, incluído em diversas receitas do Oriente Médio. É uma erva que se desenvolve melhor em climas quentes, secos e em abundância, podendo atingir 90cm de altura.

As folhas do orégano sírio podem ser colhidas durante o ano inteiro, sendo uma ótima opção para quem procura cultivar bastante orégano e tem espaço disponível do lado de fora. Como é uma planta que gosta muito de sol, o ideal é que ela se desenvolva em ambientes externos.

Curiosidades sobre orégano

Orégano

Além de ser uma planta muito utilizada na culinária, o orégano também é conhecido por suas propriedades medicinais durante muitos séculos. Confira a seguir as curiosidades sobre esta erva tão popular e tão benéfica à saúde.

Aplicações terapêuticas

Assim como outras plantas aromáticas, o óleo essencial do orégano é aplicado na aroma terapia. Por ter propriedades antioxidantes, ajuda a aliviar as dores causadas pelo reumatismo, por exemplo. Além disso, é uma erva que auxilia na insônia, e alivia os sintomas das crises de ansiedade quando consumida como chá.

No entanto, por ser um óleo essencial, é de extrema importância saber a dosagem ideal para ser consumida. Consulte um especialista para utilizar os óleos essenciais do oréganos de maneira correta. Este uso é contraindicado para grávidas e puérperas que estão na fase de amamentação dos recém-nascidos.

Beneficios do orégano

Outros benefícios à saúde que o consumo de orégano traz está nas propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias. Também é eficaz em sintomas como indigestão, tosse e diarreia. Dessa forma, o orégano é um ótimo aliado no combate a gripes.

O orégano também é utilizado para aliviar dores musculares e no tratamento de problemas de pele, como acnes, feridas, alergias como psoríase e picadas causadas por insetos. Há também alguns estudos acerca do uso de orégano e seus possíveis benefícios no tratamento de câncer, por ser uma erva rica em propriedades antioxidantes.

Orégano e o Feng Shui

O orégano também é empregado no Feng Shui, filosofia chinesa que consiste em alinhar as energias do ambiente local com a natureza, por meio da organização e aplicação de determinados objetos. Busca-se a harmonia do indivíduo com o ambiente em que se vive.

Acredita-se que o orégano ajuda no aproveitamento da vida profissional, aumentando as chances de sucesso e prosperidade financeira. Para isso, é importante colocar o orégano em um ambiente interno utilizado para estudos e trabalho, como a sala, o quarto ou o escritório.

Como plantar orégano: cultive esse tempero maravilhoso em casa!

Orégano

Aproveite as nossas dicas e plante orégano em sua casa. Tenha orégano orgânico e acrescente em suas receitas caseiras, com certeza será uma experiência diferente de quando consumimos orégano industrial. Por ter um ciclo de vida perene, é possível achar tanto as sementes, quanto galhos e mudas a preços baixos e acessíveis em lojas online ou lojas de produtos naturais. Além de ter a planta durante anos, se cultivada da maneira correta.

Com orégano, é possível preparar pratos deliciosos e também aproveitar dos inúmeros benefícios a saúde que essa erva traz. É também um ótimo presente para dar a aquela pessoa que ama cultivar e até mesmo a aquelas que querem começar a cuidar de plantas, por ser prática, resistente e muito utilizada em receitas.

Não perca tempo e comece agora a cultivar orégano em casa!

Autor deste artigo

Estudante de Letras, com bacharelado em Português e Japonês pela FFLCH-USP. Nas minhas horas vagas, gosto de ler quadrinhos japoneses e ouvir música, além de tocar piano. Amo ter rotina e alimentação saudável, então fico muito feliz de conseguir compartilhar meus aprendizados por aqui.

Últimos posts


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Procurando o melhor celular para jogar Roblox? Neste artigo, descubra dicas de como escolher e as 10 melhores opções de 2024!


As 8 Melhores Máquinas de Lavar de 16kg em 2024: Consul, Panasonic, Brastemp e Mais!

As 8 Melhores Máquinas de Lavar de 16kg em 2024: Consul, Panasonic, Brastemp e Mais!

Em busca da máquina de lavar de 16kg ideal? Neste artigo, apresentamos as 8 melhores máquinas de lavar de 16kg da atualidade, como escolher e onde comprar!


As 11 Melhores Impressoras Tanque de Tinta de 2024: Canon, Epson e mais!

As 11 Melhores Impressoras Tanque de Tinta de 2024: Canon, Epson e mais!

À procura da melhor impressora tanque de tinta? Neste artigo, confira como escolher o modelo perfeito para você e quais são os 11 melhores modelos do mercado.


As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

Está buscando uma nova televisão Samsung? Neste artigo, apresentamos dicas de como escolher e as 10 melhores opções para você encontrar a TV perfeita. Confira!


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas