Cannabis Purple Haze: conheça mais sobre a variação roxa dessa planta

Cannabis Purple Haze: conheça mais sobre a variação roxa dessa planta

Sabia que a Purple Haze é uma das espécies mais famosas de Cannabis? Veja aqui sobre o cultivo, origem e algumas curiosidades dela!


Você já ouviu falar sobre a Cannabis Purple Haze?

Close up no topo da cannabis purple haze

A espécie psicodélica de cannabis roxa é sem dúvida, uma das genéticas mais famosas e cultivadas pelo mundo, tanto por causa dos seus fins medicinais quanto para jardinagem. Com cepas originárias da Colômbia, a planta contém boas doses de THC, aromas adocicados e sabores terrosos. A Purple Haze provém de uma genética sativa capaz de promover sensações eufóricas e altamente energéticas!

A planta foi nomeada em homenagem à clássica música de Jimi Hendrix, que faz referência ao LSD, por conta da sua flor roxa. Nesse artigo você vai poder conferir algumas curiosidades, um pouco de suas características e origem em torno do seu polêmico nome, além de informações sobre seu cultivo.

Informações básicas da Cannabis Purple Haze

Purple haze sob luz

Nome científicoCannabis Sativa 'Purple Haze'
Outros NomesCannabis roxa, purple haze
OrigemColômbia
Porteaté 6 metros
Ciclo de Vida6 meses
FloraçãoDepois de 7-9 semanas de cultivo
ClimaTemperado e Subtropical

No exterior, a cannabis purple haze é muito famosa para ornamentação, isto porque as suas folhas e tricomas adquirem um tom arroxeado vibrante quando cultivada em locais mais frios e de pouca luminosidade.

O seu cultivo não costuma ser muito complicado, mas obter uma muda deste exemplar costuma ser bem difícil por ser uma espécie originária por meio do cruzamento entre outras espécies mais clássicas de cannabis.

Características da Cannabis Purple Haze

Close up no topo da cannabis purple haze, próximo à floração

Com tonalidades que podem atingir a cor púrpura e cristais de tricomas que tendem a ser incríveis, ela é considerada uma variedade clássica do mundo canábico.

A Purple Haze tem um aroma doce de frutas vermelhas e um sabor pungente de frutas silvestres com um toque de especiarias, e é uma strain híbrida com dominância de Sativa (85% sativa/15% indica) com teores de THC que variam de 14 a 19%, em média.

Entenda o nome da Cannabis Purple Haze

A espécie foi batizada com esse nome devido ao clássico rock'n'roll psicodélico do cantor Jimi Hedrix que descreveu uma "onda" que teve através de um sonho onde a névoa púrpura estava por toda a cabeça e os olhos. Entretanto, apesar de sua fama atrelada ao sucesso da música de Jimi Hendrix, ele disse que a música não tinha nada a ver com drogas, mas se baseava em um sonho que ele teve.

Confira um trecho da música:

“Neblina púrpura estava nos meus olhos
Não sei se é dia ou noite
Você me soprando, soprando minha mente
Isso é amanhã ou só o fim dos tempos?”

Como a Cannabis Purple Haze ficou popular?

Na década de 1960 surgiu o movimento psicodélico, palavra derivada do grego antigo, que quando se traduz traz o significado "revelar a mente". Essa época foi muito efervescente e as drogas se popularizaram, assim como Hendrix e essa genética de Cannabis.

A Purple Haze, além de pegar carona no sucesso da música também se tornou uma das mais famosas do mundo devido a sua intensa produção de THC e por causar ondas altamente energéticas, eufóricas e psicodélicas.

Efeito medicinal da Cannabis Purple Haze

Por causar um estado eufórico, medicinalmente a Purple Haze é usada no tratamento de pacientes que sofrem de fadiga, casos leves a moderados de depressão, estresse crônico e ansiedade.

Além de melhorar a qualidade cerebral a planta ainda pode ajudar a manter o foco em caso de déficit de atenção, pode causar a sensação de criatividade e contentamento e pode aliviar inflamações menores, como dores de cabeça ou cólicas.

Entretanto, ela deve ser evitada por pessoas com propensão a ataques de pânico ou paranoia, já que seu uso causa intenso efeito no humor e nos pensamentos.

Curiosidades da Cannabis Purple Haze

O aroma forte e adocicado e os cristais roxos que envolvem a flor são os responsáveis por essa maravilhosa fragrância, e também podem ser considerados uma das curiosidades que envolvem essa espécie. As flores de Purple Haze também são pequenas, gordinhas e cheias de cristais e sua coloração é decorrente de pigmentos pertencentes às Antocianinas.

As antocianinas, inclusive, são outro fator em torno das curiosidades sobre a planta. Agrupadas em cerca de quatrocentas moléculas, são caracterizadas como flavinoides, e, além de roxas, podem ser vermelhas ou azuis, a depender do PH da planta.

Origem da Cannabis Purple Haze

A Purple Haze, popularmente conhecida como maconha roxa, é uma variedade criada aparentemente na Colômbia em torno de 1960 a partir de um cruzamento entre "Purple Thai" e "Haze".

Esse híbrido transmite uma mistura de sabores adocicados e terrosos ressaltados por notas de frutos silvestres e especiarias, mas nem sempre atingem a tonalidade roxa, pois, assim como já falamos acima, essas tonalidades são geradas pela antocianina em conjunção de outros fatores, como o frio, por exemplo.

Dicas de cultivo da Cannabis Purple Haze

Pessoa segurando muda de cannabis em mãos sujas de terra

Dois fatores críticos envolvidos no cultivo da Purple Haze são a genética e o controle das condições ambientais no espaço de cultivo.

Conhecida por ser uma strain resistente, a planta é fácil de se cultivar e a sua floração geralmente acontece de sete a oito semanas. Ainda assim, o clima ideal para seu cultivo é em ambientes mais gelados.

Escolha entre o plantio Grow indoor ou outdoor

Quando você decidir iniciar seu processo de cultivo, você pode escolher entre a forma indoor ou outdoor. Essa escolha pode depender diretamente do espaço que você possui para montar sua produção e também da produção que deseja alcançar.

Mas, para tomar a decisão entre um e outro tipo, é importante saber que as principais diferenças entre o cultivo indoor e cultivo outdoor, pois eles vão além do fato do primeiro ser feito em ambiente fechado e do segundo ser ao ar livre.

As principais diferenças entre cultivo indoor e cultivo outdoor se dão pela influência da iluminação, o controle de umidade, calor e ventilação do ambiente, bem como do tempo de duração do cultivo, dentre outros. Tendo esses aspectos em mente, pense nos prós e nos contras para tomar sua decisão.

Germinando as sementes da Cannabis Purple Haze

A hora de germinar a sua semente é um dos momentos mais importantes do cultivo de cannabis: a germinação, quando mal planeada, pode acabar com o cultivo antes mesmo do seu início. Nesse sentido, proporcionar às suas sementes de cannabis o melhor início possível é uma forma segura de encorajar uma planta robusta e saudável.

Para decidir a época de germinar e plantar as suas sementes você pode considerar o calendário biodinâmico, desenvolvido Maria Thun e levar em conta as melhores fases do sol e da lua para cada categoria de planta.

O sexo da planta tem influência no plantio?

Sim! As plantas machos quase sempre são podadas e até mesmo consideradas inúteis e perigosas pelo risco de polinizarem as fêmeas em um cultivo.

Nesse sentido, a genética feminina pode ser garantida pela obtenção de clones e sementes feminizadas, pois, no cultivo de cannabis a introdução de machos e fêmeas resultará em polinização cruzada e, desse modo, as sementes, que é como um criador consegue novas genéticas.

Por outro lado, a retirada de um macho do jardim permite que as plantas femininas cultivem botões grandes e sem sementes (chamados de sensimilla).

Temperatura ideial para a Cannabis Purple Haze

Essa espécie de cannabis prefere climas gelados, com temperaturas entre 18º e 27ºC. As temperaturas mais frias fazem com que a clorofila se decomponha, possibilitando assim a produção de antocianina. Suas plantas ficarão roxas quando a diferença entre as temperaturas diurnas e noturnas for de cerca de 15ºC, ou mais.

Mas é preciso cuidado para que a temperatura não caia muito, pois pode danificar seu cultivo. As plantas que mesmo sob frio não apresentam tons violetas são assim porque não produzem quantidades suficientes de antocianinas.

Substratos e adubos para Cannabis Purple Haze

O solo desempenha dois papéis principais no processo de cultivo. Primeiro, ele exerce força sobre as plantas, enraíza-as e protege-as do vento. Em segundo lugar, e mais importante, é um meio de transportar água e nutrientes para as raízes. Além da água, o cânhamo (e todas as outras plantas) requer três macronutrientes básicos: nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K). Eles são o que as plantas mais precisam.

Nesse sentido, muitas pessoas descobrem que preparar sua própria matriz doméstica para sua super cannabis é muito mais valioso do que comprar na loja, e não é difícil fazer isso. Terras vendidas em lojas, como hortas, podem ser usadas para o cultivo de cânhamo, mas apenas em uma área limitada. Para obter a melhor cannabis caseira, recomendamos que prepare o seu próprio substrato para cultivo interior ou exterior.

Colheita da Cannabis Purple Haze

A época da colheita é como o fim de uma longa jornada, então supõe-se que agora a cannabis já pode ser consumida certo? A resposta é não, infelizmente, você tem que segurá-las por mais tempo, pois ainda há muito trabalho a ser feito.

A época da colheita não é tão simples como arrancar os botões e secá-los, pois, além disso, você precisa aparar e curar seus galhos para garantir uma experiência suave e sedosa ao fumar. Todo o trabalho que você fará agora permitirá que você elimine o cheiro forte e armazene seus produtos por um longo tempo.

Períodos de crescimento da Cannabis Purple Haze

Flor e folhas pequenas de cannabis purple haze

Embora bem conhecida por ser uma espécie fácil de plantar e ser uma cepa fácil de cultivar em casa, ela tende a crescer mais alta e pode precisar ser aparada para caber no espaço interno de crescimento limitado.

Com cultivadores pacientes, pode atingir seu potencial total em 16 a 20 semanas, quando cultivada em ambientes fechados. Quando floresce, ela libera um aroma doce e terroso. Embora seja difícil encontrar genética, é uma cepa clássica conhecida e necessária aos maconheiros de todo o mundo.

Período vegetativo da Cannabis Purple Haze

A fase vegetativa é um período do ciclo de cultivo que ocorre após a germinação e antes do florescimento. Após a germinação das suas sementes, elas emergirão do solo como uma plântula. Estas jovens plantas possuem um galho curto e dois cotilédones redondos.

Eventualmente, as primeiras folhas "verdadeiras" tomarão forma. Nas próximas duas ou três semanas, nesse estágio as plântulas começarão a amadurecer e a produzir um número maior de folhas, estruturas necessárias para a fotossíntese.

Período de floração da Cannabis Purple Haze

O tempo de floração da Purple Haze é de sete a oito semanas, e se refere a fase do crescimento da cannabis. A fase da floração é composta por várias etapas e pode ser considerada uma fase animadora, já que os aromas e arranjos florais começam a surgir.

Dicas para Cannabis Purple Haze

Dois pés de cannabis visto do alto, de onde se vê várias folhas

As flores da Purple Haze têm uma cor levemente roxa, e alguns cultivadores dão a dica que para o roxo se manifestar melhor, é necessário expor a planta às menores temperaturas. Um bom fluxo de ar em torno de cada flor também pode fazer você pode ganhar aumentos surpreendentes no tamanho e densidade de sua floração.

Quanto maior o tempo na fase vegetativa, maior a colheita

Um fato determinante sobre a fase vegetativa é que seu tempo de duração varia conforme o tipo de poda, floração e técnicas utilizadas. A fase vegetativa geralmente é de três a oito semanas, entretanto, as plantas-mãe que são fornecedoras contínuas de clones vivem continuamente na fase vegetativa.

A fase vegetativa é muito importante para o sucesso do cultivo, e na etapa que precede a floração deverão ser tomadas decisões cruciais como o tipo de poda a ser aplicada e se a planta poderá fornecer ou não clones. É uma fase sensível a problemas como ataques de pragas e problemas de crescimento entre eles, por isso é preciso cuidados do início ao fim para manter sua planta saudável.

Escuridão é uma das principais amigas no começo da vida

Após o crescimento vegetativo, geralmente a planta iniciará o seu processo de floração, mas nesse processo é importante que a planta receba menos luz, pois dessa forma elas começarão a focar a sua energia no crescimento dos brotos ao invés da folhagem.

Para uma melhor colheita, é importante ajudar a planta nesse processo, com nutrientes, iluminação e condições ambientais corretas. Antes da colheita alguns produtores também deixam as plantas em total escuridão durante 48 a 72 horas, pois esse mecanismo ajuda as plantas a produzir mais tricomas aumentando, assim, a potência da planta.

Na hora da colheita, tenha uma lupa por perto

Quem está cultivando pela primeira vez geralmente tem muitas dúvidas se as plantas estão no momento certo para a colheita. Então, para fazer isso, o cultivador precisa de uma lupa para poder analisar de perto cada pedaço das flores e assim identificar se ela já se está pronta ou não.

Veja também os melhores equipamentos relacionados à jardinagem

Neste artigo apresentamos informações gerais sobre a cannabis purple haze, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Cannabis Purple Haze: a planta psicodélica!

muda de cannabis purple haze

Como você acabou de ver, a Cannabis Purple Haze é uma planta que se destaca entre suas parentes.

No Brasil, essa espécie é ainda bastante desconhecida, mas em diversos lugares do mundo, esse tipo de Cannabis é famoso e cultivado também como uma planta ornamental, pois as suas folhas roxas e vibrantes costumam dar um toque exótico para a decoração de jardins ou quintais. Sem contar com o aroma super agradável de suas mudas.

Se você chegou até aqui, e gostou das nossas dicas, informações e curiosidades em relação ao cultivo, não deixe de conferir sobre outros tipos de plantas no nosso site!

Autor deste artigo

Nômade digital.
Produz textos para blogs e outras ferramentas de marketing e conteúdo.

Últimos posts


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Considerando comprar um Samsung Galaxy S23+? Confira neste artigo a ficha técnica do aparelho, vantagens e desvantagens e comparações com outros modelo!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos