Bonsai de romã: como cuidar, podar, fertilizar e muito mais!

Bonsai de romã: como cuidar, podar, fertilizar e muito mais!

Você sabia que existe um bonsai de romã? Confira neste artigo informações sobre essa planta, dicas de como plantá-la e sua manutenção.


Já ouviu falar em bonsai de romã?

Bonsai de romã

Diferente do que se pode pensar, o bonsai de romã, e qualquer outro bonsai, não é uma variedade da romãzeira comum. O nome bonsai, na verdade, diz respeito à técnica de cultivo que busca imitar o crescimento da árvore comum em uma escala muito menor. Uma técnica similar era praticada na China há aproximadamente 2 mil anos e posteriormente chegou ao Japão, onde tornou-se o que hoje conhecemos como a arte "Bonsai".

A romã é uma fruta repleta de significados em diferentes culturas. Na mitologia grega, por exemplo, a fruta é símbolo da vida, da regeneração e do matrimônio. Já na fé judaica, a romã remete à santidade, à fertilidade e à abundância.

Informações básicas do bonsai de romã


Nome científicoPunica granatum
Outros nomesRomã, Romãzeira
OrigemOriente Médio e Sudeste da Ásia
Porte5 a 80 cm
Ciclo de vidaPerene
ClimaEquatorial, Continental, Subtropical, Mediterrâneo e Tropical 


A Punica granatum, conhecida como romãzeira, é originária do Oriente Médio e do Sudeste da Ásia e chegou no Japão pela rota da seda. Devido à sua aparência bonita e robusta do tronco em conjunto com suas frutas e flores, a árvore passou a ser cultivada em forma de bonsai. A espécie dura muitos anos, atualmente existem espécimes com mais de 200 anos de idade em alguns lugares da Europa.

Como cuidar de um bonsai de romã

Mulher aparando folhas de bonsai

O bonsai de romã é uma planta que requer alguns cuidados especiais, principalmente com relação à poda e à frequência de regas. Mas, com essas dicas, você vai conseguir manter seu bonsai saudável:

Frequência de rega do bonsai de romã

De modo geral, o bonsai de romã deve ser regado com frequência, de modo que o solo fique sempre úmido, mas não encharcado. Uma boa forma de garantir que você está dando a quantidade adequada de água para seu bonsai é colocar o vaso dentro de uma pia ou um tanque com aproximadamente dois dedos de água, assim a água será absorvida através dos furos do vaso.

Quando a planta for cultivada em um vaso raso, é ainda mais importante atentar-se à umidade do solo, pois ele tende a secar mais rapidamente.

Adubação para bonsai de romã

A adubação do bonsai de romã é muito importante para que ele cresça de forma saudável. O uso de adubos orgânicos é uma forma simples de nutrir a planta sem muito risco de sobrecarregá-la com algum tipo de nutriente.

Para isso, faça uso intercalado de torta de mamona e farinha de osso uma vez a cada dois meses. A forma adequada de aplicação é colocar uma colher de um desses adubos sobre a terra, procurando deixá-los longe da raiz. Essas aplicações devem ocorrer entre a primavera e o início do outono, já que essa é a fase de crescimento da planta.

Poda para o bonsai de romã

A poda é um elemento crucial da manutenção do bonsai, pois é isso que vai dar forma a ele, mas é preciso de algumas técnicas para não danificar a planta. Antes de podar um galho, espere que ele cresça e se desenvolva, mesmo que para isso ele fique maior do que o desejado, e só então corte no tamanho adequado.

Além disso, é importante esperar até o fim da fase de floração antes de realizar a poda, caso contrário a árvore não dará flores nem frutos.

Propagação do bonsai de romã

O bonsai de romã pode ser cultivado tanto a partir de sementes como por estaquia. O primeiro método é mais demorado e a árvore demora mais para produzir flores e frutos. Ainda assim, é uma boa maneira de começar um vaso. Para esse tipo de plantio, basta limpar bem as sementes de romã, retirando a parte da fruta que fica em volta da semente. Depois de deixar que as sementes sequem por ao menos dois dias, é só planta-las.

Caso opte pela propagação por estaquia, você deve cortar um galho de um bonsai de romã, retirar as folhas e pequenos ramos que estiverem nascendo nesse galho. Depois, coloque o galho em um vaso com terra, o bonsai demorará aproximadamente dois meses para começar a criar raízes. Evite deixar o vaso no sol durante esse período.

Para ambos os métodos, é importante utilizar um substrato rico em matéria orgânica e mantê-lo sempre úmido.

Fertilização do bonsai de romã

Os fertilizantes líquidos agem mais rapidamente do que o adubo orgânico, mas é preciso atentar-se ás concentrações de cada nutriente. Um fertilizante NPK com níveis mais baixos de nitrogênio (N) e níveis altos de potássio (K) e fósforo (P) estimulará o desenvolvimento de flores e frutas. É possível utilizar um fertilizante líquido comum, mas o uso de fertilizantes próprios para bonsai é mais recomendado por terem a concentração adequada.

A fertilização do bonsai também deve ser feita entre a primavera e o início do outono. Nesse período, aplique o fertilizante uma vez a cada duas semanas. Além disso, caso você tenha acabado de replantar seu bonsai, espere ao menos três meses antes de realizar a fertilização.

Aramação do bonsai de romã

Outra maneira de direcionar o crescimento dos galhos e do tronco para criar o visual característico desse tipo de árvore é a técnica de aramação.

Para realizar esse processo, é necessário utilizar um arame fino de cobre ou alumínio. Comece a enrolar o arame na base do tronco, passando depois para os galhos maiores e por fim envolva os galhos menores. Lembre-se de que só é necessário enrolar os galhos que você pretende modificar. Quando terminar esse processo, coloque os galhos na posição desejada com cuidado.

Depois de aramar o seu bonsai, atente-se ao crescimento dele. Quando os galhos e o tronco começarem a engrossar, retire o arame, pois ele pode deixar cicatrizes da casca da árvore. A aramação não deve ser realizada caso o bonsai tenha sido replantado recentemente.

Pragas e doenças comuns

Um problema comum encontrado no cultivo do bonsai de romã é o aparecimento de fungos, especialmente em épocas mais úmidas. Por isso, é importante garantir que seu vaso esteja em um lugar com boa ventilação, de preferência próximo a uma janela. Para lidar com o problema, é só utilizar um fungicida adequado para plantas.

Para controlar pragas como pulgões e moscas brancas, procure aplicar algum inseticida apropriado a cada três meses ou conforme a necessidade. Mas o mais importante mesmo é deixar seu bonsai em um lugar com a ventilação adequada.

Como plantar o bonsai de romã

Bonsai de romã com fundo de madeira

Agora você já sabe quais os cuidados necessários para o cultivo do bonsai de romã. Ainda assim, é muito importante prestar atenção aos métodos de plantio mais adequados. Confira a seguir algumas dicas para plantar seu bonsai.

Solo para o bonsai de romã

Por ser uma árvore frutífera, o bonsai de romã precisa de um solo com bastante matéria orgânica para garantir um crescimento saudável da planta. Além disso, é de extrema importância que o solo tenha uma boa capacidade de drenagem, pois o excesso de água pode facilitar o surgimento de fungos, bem como o apodrecimento das raízes.

Para isso, além de usar um vaso com furos, acrescentar areia ao substrato e forrar o vaso com pedras de areia expandida.

Envasamento do bonsai de romã

Na hora de escolher o vaso para plantar seu bonsai, é importante atentar-se ao tamanho adequado para a sua árvore. A profundidade do vaso deve ser igual à espessura da região do tronco do bonsai próxima à raiz.

Verifique também se o vaso possui furos na parte de baixo para garantir a drenagem da água. Quanto ao material, vasos de plástico, cerâmica e porcelana são apropriados, e o uso de materiais porosos como o barro não é recomendado, porque o acúmulo de água pode prejudicar o desenvolvimento da árvore.

Temperatura para o bonsai de romã

O bonsai de romã é uma planta bastante resistente às mudanças de temperatura, mas é preciso tomar cuidado com climas muito frios. Em regiões com inverno mais rigoroso, que atinja temperaturas menores que 2°C ou onde ocorrem geadas, é melhor deixar o vaso dentro de casa durante esse período. Em casos de verão muito quente e seco, o ideal é que a árvore fique mais protegida do sol no período da tarde.

Iluminação para o bonsai romã

Proveniente de locais de clima mediterrâneo, a romãzeira se desenvolve melhor se for exposta ao sol durante a maior parte do dia. Quando possível, deixe-a na parte externa da casa. Se você optar por cultivá-la dentro de casa, coloque seu vaso perto de uma janela ou em um local com bastante claridade. No entanto, durante o inverno o bonsai de romã passa por um período de dormência, quando ele precisa de menos luz solar.

Como e quando replantar o bonsai de romã?

O momento adequado para se replantar um bonsai de romã é quando suas raízes não estiverem cabendo mais no vaso, o que costuma demorar entre um e três anos, dependendo da idade do bonsai. A melhor época do ano para isso é a primavera.

Quando for replantar o bonsai, retire-o do vaso e limpe as raízes desembaraçando-as e tirando o máximo de terra possível. Pode as raízes mais longas que não couberem no vaso, corte no máximo um quarto das raízes para que o bonsai ainda consiga sobreviver. Depois disso é só colocar a árvore no vaso com um novo substrato e regar.

Características do bonsai de romã

Bonsai em foco

Antes de começar a cultivar seu bonsai de romã, é interessante saber um pouco mais sobre essa planta. A seguir, separamos algumas informações sobre as características do bonsai de romã e de seus frutos.

Morfologia do bonsai de romã

Quando devidamente cultivado, o bonsai de romã em sua fase adulta apresenta um tronco grosso com casca resistente. Suas flores são laranjas ou vermelhas com pistilos amarelos no centro. Diferente de algumas espécies de árvores frutíferas, flores machos e fêmeas nascem na mesma árvore.

Além disso, as folhas da romãzeira são alongadas e finas que crescem em galhos espinhosos. Quando plantado em regiões com inverno muito rigoroso, o bonsai de romã pode perder as folhas durante a estação.

Os frutos do bonsai de romã

A romã é uma fruta com casca rígida que contém várias sementes que ficam agrupadas em câmaras no interior do fruto. A parte da fruta própria para consumo é a polpa que envolve as sementes individualmente. A polpa pode ser consumida in natura, mas seu uso culinário é muito comum em alguns países como Armênia, Irã e Índia. No Irã, por exemplo, o melaço de romã faz parte de preparações como molhos e sopas.

Dicas de rega de bonsai de romã nas estações

Pessoa regando bonsai

Anteriormente já foram abordas as regras gerais sobre a rega do bonsai de romã. No entanto isso pode variar conforme as estações do ano. Veja abaixo quanto de água seu bonsai precisa ao longo do ano.

No verão

Durante o verão o bonsai de romã precisa ser regado com frequência, principalmente porque precisa receber bastante sol. Regue o bonsai uma vez pela manhã e novamente no fim da tarde. Cuidado para não molhar as folhas, pois o sol muito intenso pode acabar queimando-as. Além disso, se o calor estiver muito intenso, evite regar o vaso pois a água pode esquentar demais e danificar as raízes.

No inverno

Durante o inverno, a romãzeira passa por um período de dormência. Por isso, não é preciso regá-la com tanta frequência: duas ou três vezes já é suficiente, mantendo o solo úmido, mas não encharcado. Em regiões com inverno muito rigoroso, evite regar em horários mais frios, como pela manhã ou à noite, pois a água pode congelar, o que é bastante prejudicial para a planta. Então, dê preferência para regas no período da tarde.

Na primavera e no outono

Nos climas mais amenos da primavera e do outono, é necessário regar a romã uma vez ao dia ou conforme for necessário. Para saber se já está na hora de aguar o bonsai de romã novamente, verifique se o solo está levemente seco, se estiver, você pode regar. É importante também escolher um momento do dia para a rega e sempre regar mais ou menos no mesmo horário.

Tenha um bonsai de romã bem cuidado!

Bonsai de romã com um fruto

Agora que você já sabe todos os cuidados necessários para cultivar um bonsai de romã, é hora de colocar a mão na massa e começar a plantar hoje mesmo! Basta seguir as dicas que separamos e colocar o que você aprendeu em prática. Logo você terá um belo bonsai que viverá por muitos anos para expor na sua casa!

Autor deste artigo

Sou estudante de letras, gosto de ler e escrever. Sempre que posso passo meu tempo cozinhando, cuidando das minhas plantas e andando de bicicleta.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G52? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos