Tipos de decoração: estilos para casa, festas, como planejar e mais!

Tipos de decoração: estilos para casa, festas, como planejar e mais!

Neste artigo, apresentamos estilos de decoração de interiores e festas, e como planejar um ambiente com muita personalidade. Confira!


Está com dúvidas em relação aos tipos de decoração?

Ambiente interior decorado

A decoração é um dos aspectos mais importante em qualquer ambiente, seja na sua casa, ou seja no seu evento, a decoração sempre será o que mais chamará a atenção dos seus convidados. E por isso, é necessário que você decida de acordo com a sua personalidade, a decoração da sua casa, e também, das suas festas.

Como vivemos em uma época onde demonstrar a nossa personalidade é muito importante, e percebemos que somos livres para misturar as coisas, fica mais fácil para desenvolver a melhor decoração de interiores para nossos espaços.

Veja a baixo, alguns gêneros de decorações de interiores para você se inspirar.

Tipos de decoração para inovar a sua casa!

Hoje em dia você pode encontrar vários tipos de decorações dentro de uma mesma residência, basta você abusar da sua criatividade para criar uma decoração única. Veja algumas opções:

Clássica

Ambiente interno com decoração clássica

A decoração clássica é a aposta ideal para quem deseja trazer um ar de sofisticação para dentro do ambiente. Esse tipo de decoração é muito utilizado em casas nobres e castelos, e lembra épocas antigas. Você pode trazer essa sofisticação para dentro da sua casa, a decoração possui peças marcantes, atemporais e tradicionais.

Para esse estilo de decoração é recomendado que sejam ambientes mais amplos, já que os móveis são espaçosos. As cores desse estilo são bem neutras, e tons amadeirados também são muito bem vindos uma das peças chaves e muito característica para esse tipo de decoração são os candelabros e abajures.

Escandinava

Interior com decoração escandinava

A decoração escandinava é inspirada na simplicidade dos países nórdicos, e possui tons claros e amadeirados como seu principal diferencial. O branco é muito utilizado nesse estilo, a madeira entra para dar o contraste necessário, e as plantas fecham a decoração com chave de ouro.

Esse tipo de decoração de interior também leva muitas mantas, colchas e tapetes na sua composição, além de muitas almofadas, todos em tons claros que passam uma sensação de conforto ao ambiente. Esses objetos são posicionados de formas aleatórias e incomuns dentro do espaço.

Industrial

Decoração Industrial

O estilo industrial é consideravelmente novo, mas é um dos tipos de decoração de interiores que mais está sendo utilizado nos últimos tempos. Ele é uma decoração mais rústica, com tubulações aparentes, e móveis de madeira e metal. A ideia principal dessa decoração é trazer o clima industrial, ou de galpão para dentro da sua casa.

Para esse estilo são utilizados luminárias de cobre, tubulações, e lâmpadas rústicas, tijolos aparentes são muito bem vindos no desenvolvimento dos projetos. Esse estilo se encaixa melhor em casas com teto bem alto, as cores dominantes são mais sombrias, como marrom e cinza.

Campestre

Decoração Campestre

O estilo de decoração campestre é associado a decoração de casas de campo. Geralmente possuem um ambiente aberto e bem iluminado, com móveis e madeiras claras, e muitas plantas espalhadas pelo espaço. A madeira é o principal material utilizado nessa decoração.

A iluminação é um dos elementos fundamentais desse estilo, é útil para destacar ainda mais os elementos naturais dentro do ambiente. Também é interessante focar em fibras naturais dentro do cômodo, como em cadeiras, ou em cúpulas de abajures que ajudam a enriquecer o clima bucólico do lugar.

Minimalista

Decoração minimalista

O conceito da decoração minimalista é um dos mais utilizados nas decorações de interiores nos últimos tempos, ele traz uma percepção de menos é mais que é muito reconhecido por decoradores. Os espaços com decoração minimalista geralmente são claros, e possuem poucos elementos para passar uma impressão mais elegante.

Nesse tipo de decoração, os móveis funcionais são os recomendados, para que diminua a necessidade de mais itens dentro do ambiente. Os móveis precisam ser elegantes e simples, com cores neutras, como branco, preto ou bege. Poucos itens decorativos também é um traço do estilo minimalista.

Futurista

Decoração futurista

O objetivo da decoração futurista é fazer você se sentir em um filme de ficção científica. Esse estilo ganhou grande reconhecimento nos últimos anos, principalmente com o avanço da tecnologia dentro das residências. A proposta foge um pouco do tradicional, e busca trazer um aspecto de vida no espaço.

Para esse estilo, uma grande aposta são os mobiliários futuristas, geralmente monocromáticos em cores claras. Ele também traz um pouco do minimalismo no seu aspecto. Uma outra característica desse estilo são os tetos, que geralmente possuem um diferencial em gesso, com modelos diferentes e únicos.

Romântico

Ambiente interno com decoração romântica

O estilo romântico é conhecido como um dos estilos de decorações mais delicados, com cores neutras e claras. Ele também traz consigo algumas características do estilo clássico, com móveis maiores e delicados, lustres também são muito bem vindos nessa decoração.

É importante para o estilo romântico que o ambiente seja funcional, por isso, é indicado o uso de móveis que sejam mais práticos, para que não seja necessário muitas mobílias dentro do espaço. A luz natural também é de extrema importância, trazendo um ambiente mais tranquilo e harmonioso.

Vintage

Decoração vintage

O retrô sempre foi a paixão de muitas pessoas, e a decoração vintage traz toda essa característica para dentro do seu ambiente. São decorações coloridas e antigas que chamam a atenção de qualquer pessoa que os observe. O Vintage traz uma autenticidade única nos seus espaços, e se inspira muito em itens clássicos.

Nesse estilo, é importante buscar por móveis e utensílios antigos, para fazerem parte da decoração. Ele também faz a utilização de cores mais chamativas e misturadas, para que você possa fazer essa brincadeira com as tons dentro do seu ambiente. O mais indicado é buscar esses itens em brechós ou garimpos, para garantir autenticidade.

Contemporâneo

Decoração contemporânea

A maior definição do estilo de decoração contemporâneo é a simplicidade. Ele também é uma saída para pessoas que não gostam muito da rotina de limpeza da casa, pois facilita essa atividade. Esse estilo busca trazer o essencial para dentro do seu lar, para que você tenha tudo que precise dentro do espaço, mas que não seja sobrecarregado com inúmeras decorações.

Uma das principais características da decoração contemporânea é a personalização dos espaços em cores neutras e escuras, como branco e preto, por exemplo. O estilo contemporâneo traz a utilização de muitas linhas e objetos geométricos na elaboração dos ambientes, para criar um espaço único, utilizando poucas decorações ou acessórios.

Boho

Decoração boho

O estilo boho é um pouco menos conhecido atualmente, mas ele possui uma mistura muito grande de influências, como a cultura cigana e oriental, trazendo um aspecto mais hippie chic para o cômodo. Ele é um estilo mais ousado e muito mais despojado.

O principal segredo desse estilo está em combinar muitos elementos de forma harmoniosa dentro de um só ambiente. Plantas, macramé e estampas étnicas fazem o grande diferencial dessa decoração, peças em crochê também dão um toque final único. As cores utilizadas são neutras, como bege, cinza e branco.

Dicas de como escolher os tipos de decoração para casas e festas:

quarto com detalhes de acessórios na decoração

É necessário uma atenção especial na hora de escolher os tipos de decoração da sua casa e festas. Existem diversos estilos e temas que você pode escolher, desde clássico até o moderno. Confira algumas dicas de como se organizar para decorar o ambiente:

Escolha os elementos principais

Escolher os elementos principais é uma das primeiras decisões que você precisa tomar para realizar a decoração da sua casa ou festa. Os elementos serão fundamentais para que você possa deixar o seu tema característico e definido, e conseguir impressionar seus convidados e visitas.

Depois de você decidir o tema, os elementos que irão compor a sua decoração devem ser pensados com cuidado. Quando escolhemos um estilo, algumas coisas são pré-definidas, como cores, móveis, acessórios e até plantas. Por isso, a organização e definição dos elementos é um dos primeiros passos para ter uma decoração harmônica e inovadora ao mesmo tempo.

Descubra o que não gosta

Descobrir o que você não gosta é fundamental na hora do planejamento da decoração da sua casa ou festa, assim você consegue diminuir as opções, e tornar sua escolha mais simples. Para sua casa, veja se você tem alguma cor que odeia, algum móvel que não queira inserir em específico, se o estilo moderno não é muito a sua cara, etc.

Para festas, veja variedades de decorações, comidas, tonalidades, estilo de músicas, e elimine tudo o que você não gosta da lista de opções. Assim, as chances de você acertar em cheio na decoração com a sua personalidade aumenta!

Fazer pesquisas sobre os temas mais comuns em festas, e descubrir o que não te agrada é uma boa ideia também. Essa etapa é simples, mas importante, com ela você consegue pensar em uma decoração que atenda todos os seus gostos, e torne sua festa inesquecível, para você e seus convidados.

Pense no seu espaço como um todo

É importante no momento da definição da decoração de sua casa ou festa, o espaço útil em que você vai inserir os móveis ou detalhes. Pense no ambiente num todo, e também em utilizar todo o espaço disponível de forma funcional. Assim, você poderá ter um espaço mais amplo e decorado de acordo com a temática do estilo escolhido, que será mais confortável para você e seus convidados ou visitas.

Se você resolver fazer a sua festa em casa, você poderá utilizar a sala, a cozinha, ou a garagem, também tem o pátio, ou todos juntos. Você pode organizar um espaço maior, e não necessariamente focar tudo em um ambiente só. Dessa forma, você amplia as possibilidades de organização, e até mesmo de número de convidados.

Além da beleza, pense no conforto

Antes de mais nada, tanto em decoração de festas quanto de lares, é necessário que o ambiente seja confortável acima de tudo. Sem um ar aconchegante, nenhum lugar se torna agradável mesmo com as decorações mais belas. Então, sempre foque em deixar os ambientes o mais aconchegantes possíveis, com bastante espaço e locais para as pessoas sentarem e relaxarem.

Aposte bastante em sofás ou cadeiras, garantindo o conforto e bem estar de todos, use combinações de cores harmônicas e acessórios simples como quadros e plantas. Em caso de festas, você poderá planejar a sua em um lugar mais amplo, e espaçoso, para que seja possível ter mesas para os convidados. Ou locais com assentos, que não sejam muito próximos um dos outros. Além de também pensar em um espaço específico para as crianças.

Preste atenção nos pequenos detalhes

Quando estamos falando de decoração, os detalhes são fundamentais para que tudo saia perfeito, então, cuidar dessa parte é uma das etapas mais importantes. Veja se os pequenos acessórios que você escolheu faz parte da sua personalidade e está de acordo com o estilo de decoração que optou.

Para decoração de festas, caso você esteja pensando em contratar um profissional para cuidar de tudo, é importante lhe deixar claro os detalhes que você gostaria de ter dentro do seu evento.

Os pequenos detalhes podem ser diversas coisas, como os doces, músicas, lembrancinhas, convites, todas essas pequenas coisas são detalhes importantes para se planejar. São esses detalhes que no final farão toda a diferença.

Use e abuse de referências da internet

A internet atualmente se tornou uma grande ferramenta, e no momento de pesquisa do tipo de decoração para sua casa não seria diferente. Existem diversos sites e inspirações que você poderá encontrar para tornar o ambiente chamativo e único, além de dar um toque de personalidade.

Inspirações para festas também não faltam! Essas informações também auxiliam você a tomar as melhores decisões. Você poderá encontrar referência de decorações, algumas dicas de comidas, como salgados e doces para incluir no cardápio da festa, lembrancinhas, modelos de convites, e muito mais! E também pode ter algumas inspirações de atividades para fazer na sua festa, use e abuse das ideias que a internet pode te oferecer.

Escolher bons fornecedores pode ser um dos pontos chaves para você conseguir obter itens de qualidade para a decoração do seu ambiente. Móveis de boa qualidade duram mais tempo, são mais bonitos e funcionais. Confira algumas dicas para tomar a decisão certa na hora da escolha:

Anote todas as suas ideias

Quando for escolher os móveis, papeis de parede, quadros e tudo mais, anote todas as suas impressões e ideias para analisar com calma. Certamente, você não vai conseguir tornar realidade todas as suas inspirações, algumas coisas precisarão ficar só no papel mesmo.

No entanto, ficará mais fácil de fazer a consideração final quando você listar tudo e simular as combinações de cada item. Nessas impressões, avalie preços, qualidade dos produtos e a estética.

Converse com especialistas

Conversar com profissionais de arquitetura ou design de interiores é fundamental para que você não erre na hora de escolher os móveis que farão parte dos detalhes da sua decoração. Eles costumasm dar várias ideias de possibilidades de detalhes com a sua personalidade, além de recomendações de lojas e marcas.

Assim, você poderá encontrar uma maior garantia de qualidade nos produtos sem precisar se arriscar comprando móveis e acessórios de uma loja desconhecida. Pergunte aos amigos sobre indicações de profissionais e peça dicas de pessoas que já tenham planejado uma decoração antes.

Escolha o tipo de decoração que mais combina com você!

Sala retrô com personalidade

O estilo de decoração de casas ou festas diz muito sobre a personalidade da pessoa que planejou. Seja uma estante de livros, um instrumento musical, quadros de personagens ou plantas ornamentais, todos eles representam um pedaço do estilo de vida de uma pessoa e criam um ambiente com a carinha de "lar" e aconchego.

Inspire-se e misture os tipos de estilos e decorações dentro da sua casa, essa é uma das melhores maneiras de demonstrar a sua personalidade e característica pessoal dentro do ambiente, deixando o espaço com um toque especial e único.

Aproveite as dicas e transforme suas decorações!

Autor deste artigo

Estudante de marketing de conteúdo, amante da escrita, decorações e do estilo de vida em contato direto com a natureza.

Últimos posts


Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Em busca do melhor monitor 75 Hz? Confira neste artigo dicas de como escolher o ideal para você, além de um ranking com os 10 melhores produtos de 2022!


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Pensando em como escolher o melhor celular para jogar free fire? Acompanhe as dicas de escolha e o ranking com os 10 melhores produtos da categoria a seguir.


As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

Procurando a melhor Smart TV para comprar? Veja neste artigo os melhores modelos do mercado, como escolher a ideal e encontre a Smart que mais combine com você!


As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

Quer curtir seus programas favoritos na telona? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs de 55 polegadas do mercado, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

Quer uma geladeira de qualidade que seja em conta? Aqui você encontra um ranking com as 10 melhores geladeiras com bom custo-benefício e aprende como escolher!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Saúde sexual Doces e sobremesas Sapatos