Descubra receitas de como conservar alho triturado caseiro e mais!

Descubra receitas de como conservar alho triturado caseiro e mais!

Você sabia que dá para conservar alho triturado? Veja técnicas de conservação, embrulho e diferenças entre os alhos em conserva e naturais.


Querendo conservar seu alho triturado? Veja as dicas e receitas aqui:

Alho amassado em colher

Por conta de sua versatilidade, sabor e benefícios para saúde, o alho é um elemento fundamental e muito utilizado nas cozinhas. Porém, mesmo sendo muito útil, descascar e cortar a todo momento antes de utilizá-lo em suas receitas, pode gerar certo trabalho e alguns minutos a mais, que você poderia economizar.

Como forma de obter maior praticidade, o alho em conserva é uma ótima opção para se ter disponível na geladeira. Diferente dos industrializados que possuem pouco sabor, muito sódio e conservantes dentro da mistura, as conservas naturais são ótimas alternativas para você usar no dia a dia.

Por tais motivos, veja neste artigo as diferentes formas de como preparar e armazenar esta deliciosa e simples conserva. Além disso, contaremos com dicas certeiras para sua conservação durar meses no congelador.

Receitas de como conservar alho triturado e descascado:

Alho e amassador de alho

Veja a seguir quatro maneiras diferentes de conservar o alho por semanas ou meses refrigerado. Seja ele, no óleo, envolto por plástico, água e vinagre ou congelado em porções. Você se surpreenderá com a facilidade dos processos!

Azeite ou óleo

O óleo é um ingrediente muito útil para proteger e preservar o sabor do alho. Por isso, ele pode ser usado tranquilamente para fazer a conservação do mesmo. Para esta receita, você precisará dos seguintes ingredientes: alho picado, um recipiente hermético (de preferência de vidro), óleo vegetal a seu gosto e uma etiqueta para rotular o pote.

Primeiro, adicione o alho picado no recipiente limpo com o óleo até cobrir completamente o alimento, deixando uma camada de 1 ⁄ 2 polegada a mais para proteger do ambiente externo. Em seguida, sele e rotule o pote com a data do preparo, pois lembre-se que você pode consumir por até uma semana na geladeira ou três meses no congelador.

Embrulhar em plástico e conservar no freezer

Outra forma para conservar o alho de forma prática é embrulhar os dentes em um saco plástico e mantê-lo no freezer. Neste caso, você precisará de: alhos descascados, um saco plástico resistente ao congelador ou filme plástico, e uma caneta marcadora.

Para congelar o alho, deixe os dentes sem a casca no formato que preferir: inteiro, amassado ou picado. Logo depois, envolva-os em filme plástico ou coloque em uma pequena sacola plástica, evitando qualquer tipo de abertura. No final, coloque a data de fabricação e mantenha por até 3 meses no freezer.

Água e vinagre de álcool

A terceira forma de manter o alho em conserva é por meio da água e vinagre de álcool. Para esta conservação, além desses ingredientes citados, separe: dentes de alho descascados, um pote de vidro hermético e uma etiqueta.

Neste tipo de conserva, siga a proporção de 200 gramas de alho descascado para 20 mililitros de vinagre de álcool. Ao colocar em um recipiente limpo estas duas porções, preencha o restante do pote com água gelada, até cobrir completamente o alho. Em seguida, coloque a data do preparo na etiqueta e lembre-se de manter por até 4 meses na geladeira.

Congelamento de alho em porções

O congelamento em porções é ideal para economizar tempo, ganhar velocidade na cozinha e manter por até 3 meses no freezer. Neste caso, você pode fazer porções utilizando uma assadeira ou forma de gelo com o alho envolto por óleo, picado ou em dentes inteiros de alho.

Se optar por formas de gelo, dê preferência para as de silicone pois serão mais fáceis de retirar as porções de alho que estiverem congeladas. Caso opte por uma assadeira, forre-a previamente com uma folha de plástico, coloque o alho e deixe no freezer até congelar. Por fim, corte em porções e coloque em um saco plástico. Além disso, não se esqueça de rotular com a data de fabricação.

Dicas sobre o alho e como conservar:

Pedaços de alho e alho amassado em colher

Para manter uma duradoura conservação, além de usar ingredientes de boa qualidade, é preciso ter alguns cuidados no manuseio e higienização. Por isso, veja a seguir dicas de como deixar em perfeitas condições sua conserva de alho.

Como escolher o alho

O primeiro passo para se ter uma boa conserva é escolher alhos frescos e saudáveis. Por isso, opte por aqueles com a cabeça completa, sem machucados e com casca inteira. Evite os que estiverem com sinal de broto ou com manchas escuras. Por último, lembre-se que quanto mais firme, melhor.

Como descascar o alho

A princípio, retire a quantidade de dentes que serão utilizados da cabeça inteira do alho. Depois, descasque o alho usando uma das seguintes formas: com um pote de vidro hermético ou uma faca. Usando o recipiente, coloque os dentes dentro dele, tampe bem e chacoalhe fortemente por cerca de 20 segundos. Assim, as cascas irão se separar dos dentes.

Na segunda forma, coloque o lado achatado da faca sobre os dentes de alho. Depois, com um golpe rápido e firme, acerte a faca com a palma da mão, porém pressione de forma sutil para que o alho não fique esmagado. Por fim, retire as cascas e corte as pontas do alho.

Re-lavar o potinho do alho em conserva para uma nova receita

Os frascos e as tampas que forem utilizadas em sua conserva devem sempre serem esterilizados antes do uso, para evitar que micróbios proliferem em sua conservação. Assim, o alho terá o prazo de validade conforme o planejado. Caso o contrário, os resquícios no pote podem contaminar sua conserva e reduzir este prazo.

Por isso, toda vez que fizer uma nova remessa de alho em conserva, lave os potes muito bem com água e sabão de forma a retirar qualquer resquício de alimento. Em seguida, coloque os recipientes em uma panela com água filtrada, tampe e deixe levantar fervura.

Sempre utilize uma colher limpa

Além de potes previamente esterilizados, é fundamental fazer o uso de colheres limpas e secas para remover o alho do recipiente. Por isso, toda vez que for utilizar sua conserva, verifique se o talher está bem higienizado. Desta forma, você evitará a contaminação e crescimento de fungos dentro de sua conserva e ela se manterá intacta até o prazo de validade.

Como utilizar o alho conservado

Para utilizar sua conserva, seja ela congelada ou apenas esfriada, não é necessário esperar que a porção se descongele. Uma vez já picado ou em tamanho menor, o alho facilmente entrará na temperatura desejada. Assim, você poderá colocar tranquilamente o alho em conserva direto na sua receita.

Assim como o alho fresco, esta mistura pode ser usada para temperar carnes, massas, saladas e também em molhos e patês. Caso você utilize a conserva misturada em azeite para refogar alimentos, lembre-se de colocar uma quantidade menor de óleo ou outro tipo de gordura para untar a panela.

Tabletes de alho em conserva

Este método é ideal para você armazenar o alho em porções individuais e utilizar em suas receitas. Neste caso, você precisará de: alho picado, óleo de sua preferência, uma assadeira, filme plástico ou papel alumínio e caneta marcadora.

Primeiro, misture o alho picado com óleo até atingirem uma consistência mais densa e pastosa. Em seguida, numa assadeira forrada com filme plástico ou alumínio, coloque sua conserva e deixe no freezer. Quando estiver congelado, corte em cubos para porções individuais e embale um a um no filme plástico. Assim, você poderá manter no congelador por até 3 meses.

O sabor do alho em conserva muda?

Diferente de conservas compradas em supermercados, o sabor do alho feito de forma caseira é mais intenso e saudável, por conter produtos naturais, com menos sódio e conservantes misturados na conserva.

O alho mergulhado no óleo ou azeite é uma ótima forma de preservar o sabor do alimento e além disso, deixar a gordura mais aromatizada. Desta forma, é ótimo para fazer alimentos refogados ou usar em patês. Já o alho congelado pode perder um pouco do sabor se comparado em manter na geladeira, porém certamente terá um prazo maior de validade.

Facilite sua vida com essas dicas de como conservar alho triturado caseiro!

Alho amassado em recipiente

Em suma, o alho é uma ótima opção para ressaltar sabores, usar em diferentes receitas e técnicas de preparo. Não obstante, este alimento está fortemente presente nas cozinhas desde as mais caseiras até as profissionais, de grandes restaurantes.

Embora o processo de descascar e cortar o alho pode levar um tempo, como vimos, há diferentes formas para manter esse alimento muito bem conservado e disponível para uso em qualquer momento. Além disso, você mesmo pode fazer de forma simples e orgânica, sem precisar recorrer às conservas prontas de mercado.

Por isso, não deixe de experimentar essas dicas e faça você mesmo um delicioso alho em conserva!

Autor deste artigo

Estudo Administração e adoro de praticar esportes e viajar. Além disso, me interesso em ler e aprender sobre temas relacionados a atividades ao ar livre e estilo de vida.

Últimos posts


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo